domingo, 4 de janeiro de 2009

Morreu o touro Bandido



Pois é. Morreu o touro mágico da novela América. Mágico só na novela? que nada! nesse caso, a novela não fez mais do que retratar a vida real!Bandido era um rei, nos pastos e nas arenas. Impossível não se impressionar com ele.

Encarava a gente com a tranquilidade e a superioridade de quem detém todos os poderes. E detinha mesmo: ninguém se vangloria de ter ficado sequer 8 segundos em cima de seu lombo. Ele não tolerava ser montado.

Tinha uma origem obscura: foi criado por um cigano e, no meio dos rodeios, lhe atribuíam poderes sobrenaturais.

Foi enterrado hoje, com as devidas honras, e já li no noticiário que será erguido um monumento em sua memória. Mais do que merecido!

Na India, Bandido também é estrela. Vejam o que diz a reportagem do G1:

a fama que o Boi Bandido conquistou no Brasil, e que ganhou destaque na novela "América", de Glória Perez, não ficou só por aqui. Bandido é cultuado também na Índia, onde a novela da autora está em exibição desde fevereiro desse ano.

"Além de ser a primeira novela brasileira a passar naquele país, tem a coisa do culto às vacas, que são consideradas sagradas lá. O país inteiro pára quando o Bandido aparece em cena", contou um dos organizadores da festa.


19 comentários:

Anônimo disse...

Olá Glória!!! Passando pra deixar um beijo, desejar muita luz , pq inspiração não lhe falta!
Sabe, o importante , tenho visto, como tbm autor, ator e diretor de tv, teatro e cinema, é que junto com uma classe de politicos, professores,cientistas, atletas, tudo mais, o autor é responsável por fazer a historia do país, foi-se o tempo de ele ser apenas um retratista mais sofisticado, agora há peso e medida em tudo que ele escreve, ainda mais nos veículos de grande massa, por isso, por mais q ache q sabe o tamanho de seu trabalho, tenah certeza de que ele é maior (isso deve dar uma arrepio na espinha né? rsrs, bjs
qualquer coisa to no orkut
Chico Terrah

jackson alves disse...

oi Gloria a vida é tão imensa no seu sobrenatural, é mesmo incrivel uma novela fantastica como a América ter mostrado esta saga deste boi...
e o mais imprecionante que este conteúdo expetacular esta sendo exibido no país onde vc contara sobre a cultrura deles...
admiro a vida por isso na sua forma incrivel de associar fatos e pessoas ao bem comum...
te adolooo parabéns e milhares de sucesso
visita meu blog sera uma honra p mim...

Eli Carlos Vieira disse...

"O país inteiro pára quando o Bandido aparece em cena."
Muito bom ouvir (ler) isso!
Será realmente uma época legal, o trilhar dos Caminhos das Índias!

Tenho uma amiga de lá, que se decepciona por não falar português e assim, terá de esperar muito para poder acompanhar a novela.

Sucesso!
eLi
:-]

Anônimo disse...

Glória, aproveito o post mais recente pra fazer um comentário mais geral. É louvável que em suas novelas você busque apresentar outras maneiras de ver o mundo, outros costumes e sociedades. No entanto, pelo formato do folhetim, parece sempre que esse esforço tem de ser superado pelo final feliz e previsto, pela superação das "imposições sociais" pela vontade individual, o que acaba por minar todo o esforço citado anteriormente. Por exemplo, ao apresentar o sistema de castas da Índia como algo que atrapalha os desejos individuais simplesmente, como algo limitador, como uma "barreira para o amor", o que sobra no final da novela é que Indianos (ou Árabes em outro caso)são alvo de curiosidade, de interesse, mas no final, o que sobra são os valores ocidentais (como se fossem homogêneos)soterrando a aparente diversidade que a novela estimulava no início. Apresenta-se uma maneira diversa de enxergar o mundo (o sistemas de castas) mas no final o que se diz é que ele é "errado". Claro que uma novela não é pra ser realista, é pra ser um produto a ser vendido conforme manda o freguês, mas é triste a simplificação que é feita sob o manto da "diversidade cultural". Sou antropólogo, e acho uma hipocrisia esse tipo de abordagem. Será que a Juliana Paes ficará com o "intocado" superando todos os limites gigantescos que os separam? Sim. Mas sei que não é seu problema, mas sim do modelo. Mas fica uma dica de uma brilhante análise do sistema de castas na Índia, feita pelo antropólogo Louis Dumont - "Homo Hierarchicus - O Sistema de Castas na Índia e suas implicações", que acho que esteja esgotado. Outra opção é o livro "Hierarquia e Individualismo" de Piero Leirner, que ajuda a entender (com mais profundidade) os meandros dos arranjos hierárquicos da visão de mundo indiana. Parabéns pelo trabalho de qualquer forma. Espero que no futuro façamos uma televisão menos água com açucar e mais interessante de outros pontos de vista.
Abraço.
Alexandre
allmadetoyou@yahoo.com.br

Paloma disse...

Glória,
Quando li a notícia, fiquei triste.
Achava o máximo o Boi Bandido!!!
Enfim...
Estou ansiosa para o inicio da novela. As chamadas estão lindas!
Beijos

Anônimo disse...

gostei daqui! principalmente que é um blog é seu, independente de onde você trabalha... até e um maravilhoso 2009

Doris Motta, produtora cultural disse...

Oi Glória!
Ví a notícia da morte do Boi Bandido na TV... Que pena!
Se quiser, dá uma passadinha, na minha página do Orkut e veja no álbum "Viver é uma Arte" a foto do Erasmo Carlos, tirada no studio, no dia da gravação de "Não se esqueça de mim".
Bjo carinhoso
Doris

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

Olá Gloria! tudo bem? espero que sim! Gloria,estou te escrevendo por um motivo especifico,não sabia como entrar em contato com você e descobri seu blog.
bom...Gloria meu nome é Daniel Marques sou ator,eu fui chamado para fazer uma participação em Caminho das Índias,gravei semana retrasada antes do Natal,fiz o estagiário da clinica,gravei com o Estênio e com a Eva,foi maravilhoso dois grandes atores generosos no ultimo grau! A equipe super entrosada,um clima de alegria foi muito bom mesmo! Não sei se você lembra desse capitulo mas é o capitulo 6 cena 43, Dr Castanho conversa com o estagiário.
O Estênio gostou muito de mim,ate colocou um nome em mim na cena,Marcelo! Rsrsr o Shechtman também gostou muito e disse que eu iria continuar,Bom... Gloria sei que a historia depende de você,quero fazer um pedido enorme a você! Que esse estagiário continuasse quando houver cenas da clinica,sou um pessoa disciplinada honesta e profissional,só preciso de uma oportunidade,sei que você dá oportunidades a novos atores,é só isso que eu preciso! De uma oportunidade! Gloria sou seu fã e será uma honra continuar numa novela. Gloria agradeço sua atenção,pois sei que você está na correria com a novela. Gostaria muito de ter um retorno desse email tá? Aguardo seu retorno. Bjs bjs

danielmarques25@hotmail.com
http://www.danielmarquesator.blogspot.com
Daniel Marques
91426696

Anônimo disse...

Eu nunca pensei que ia gostar de um boi... mas desse eu gostava!

Unknown disse...

Glória,
sou sua fã, desde que eu me conheço por gente meus autores de novela preferidos são: Glória Perez e Manuel Carlos.
Adoro suas novelas, Gloria, porque elas sempre mostram a cultura de algum país diferente do nosso. Adoro cultura e tudo relacionado à ela. Minha atriz preferida é a Christiane Torloni. Putz, a próxima novela é da Gloria e vai ter a Chris no elenco! Não perco isso por nada nessa vida!!!!!!

beijos!
sucesso!

Aline Miranda disse...

Soube da notícia pelo g1 mesmo e achei curioso esse sucesso na Índia, que bom!!

e comentando o post de reveillón:

Adoro essa movimentação. Eu passei a virada na casa de meus pais, em Cabo Frio e, nas devidas proporções, o clima é bem esse aí nas fotos. Ao menos foi a atmosfera que senti.

Gostei de saber desse espaço aqui, Glória. Até a volta!Beijo.

Adelia Campelo disse...

rsrsrsrs Tá explicado por que eu não gostava de olha ele pela telinha na novela América!!!

Eu achava o Bandido meio gente, gente do outro mundo mesmo e ainda por cima tinha o querido chico (Diaz) de assombração!

Glória só você pra fazer eu reviver os momentos de medo da Cuca (do sítio do pica-pau amarelo) rsrsrs.

Como dizem no teatro: muita MERDA pra Caminho das Índias!

p.s. muito agradeçida pela escalação da Silvinha (Buarque) minha atriz favoritaaaa. Obrigada.

Bjão.

Anônimo disse...

Ele era um boi incrível mesmo, hipnotizava. Lembro da entrevista no Faustão, daquele rapaz que o bandido mandou para o hospital todo quebrado. Ele disse que depois de se recuperar fizeram uma proposta para ele montar o bandido novamente. Então ele foi lá, conversou com o Bandido, explicou pq precisava montar nele novamente e, pediu que ele não o machucasse. E não é que parece que o boi entendeu? Pois apenas o derrubou, mas não o machucou!

Agora é esperar e rezar para que algum de seus filhotes tenha herdado seu temperamento indomável

Laurinha disse...

Awww, bichinho!

Indi(a)screet disse...

Nao conheci este touro, mas se faleceu, com certeza foi para o paraiso de Nandi!!
Om Shiva Om!
Om Nandi Om!

Profª Karla disse...

Olá Glória, sou uma barretense e sempre acompanho a festa do peão. O funeral do touro bandido foi muito comentado aqui na cidade. E pode ter certeza que se não fosse a novela "América", ele não teria alcançado tal fama, mesmo com todo "prestígio" que o rodeia.

Admiro você como uma excelente escritora, adoro todas suas novelas, principalmente as questões sociais trabalhadas em todas elas. Também sou escritora, escrevo artigos sobre história aqui de Barretos. Caso tenha curiosidade, visite meu blog. Ficarei muito feliz com sugestões e críticas suas!
www.karlaarmani.blogspot.com

Parabéns pela novela que se estreiou... ela promete grandes realizações! É sempre bom mostrar ao povo brasileiro a diversidade de culturas entre as nações. O brasileiro preciso disso!

Felicidades,

KARLA ARMANI, barretense, 20 anos e estudante de história.

Unknown disse...

Olá!!
O conteúdo desse blog é fantástico!!
Hoje,dia 18 de fevereiro de 2009,é que fiquei sabendo que o Touro Bandido morreu e que a Novela América,escrita por voce,foi a primeira novela brasileira a ser transmitida para os indianos.
Aqui no seu blog a gente fica muito bem informado!!!
Bjos

Tião Peão disse...

O touro Bandido vai virar livro!
Olha algumas matérias que já saíram por aí:
Folha Online:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u544745.shtml

Terra:
http://diversao.terra.com.br/interna/0,,OI3677696-EI3615,00-Touro+Bandido+vai+ganhar+biografia.html

Bol:
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2009/04/02/ult4738u22127.jhtm