quinta-feira, 18 de junho de 2009

Are baba

E as expressões indianas ganham as ruas.

Leia AQUI

44 comentários:

Ana disse...

"engraçado" q as pessoas q criticam a maya sao as mesma que apoiam as safadesas de cesar, zeca, yvone, surya...
nao tem sentido!

Anônimo disse...

Namastê Glória!

Sou portuguesa e aqui também já se utiliza algumas expressões da novela, é muito engraçado! Queria aproveitar para dizer que sou fã da sua novela e que torço MUUIITTOO pelo par Maya/Bahuan!! E não sou só eu, por aqui todas as minhas amigas tambem torcem por eles!! Li um comentario aqui no seu blogue de alguem que dizia que a Maya deveria ficar com o Raj para se mostrar que o casamento indiano(o amor construido como eles afirmam) é possível. Tudo bem, tem a sua razão mas eu discordo plenamente porque ja existem outros exemplos na novela de que isso é possível!! Veja-se os casamentos de Indira/Opash, Kochi/Manu, Rani/Komal... todos eles ja sao prova de que é possivel se construir um amor e um casamento!! Logo, nao e necessario o Raj e a Maya serem o exemplo disso!! Para além disso, penso que tinha muito mais interesse vermos o triunfo de um amor "proibido" e alvo de preconceitos como o ds Maya e do Bahuan! Estou um pouco triste com o rumo da historia porque estou vendo que a Maya pelo vistos (segundo ela diz) ama o Raj e sempre pensei que fosse apenas uma paixão e que amor de verdade, ela sentisse pelo Bahuan!! Porque ele sim a ama. O Raj ama a Duda! Tanto que ele ainda nao foi capaz de retribuir o "amo-te" que a Maya já lhe disse!!
Tento manter-me a par das noticias que vao saindo sobre a novela aí no Brasil e li algures que está para breve um novo encontro entre Maya/Bahuan, em que eles vão por tudo em pratos limpos! Mal posso esperar e, se for mesmo verdade que isso vai acontecer, por favor Glória, sei que não tenho o direito de me intrometer no seu trabalho mas como fã do que voçê escreve, peço-lhe encarecidamente: dê-nos um presente (a nós que torcemos pela Maya/Bahuan)e crie um clima entre os dois...talvez o acender duma chama que parecia estar apagada entre os dois...Quem sabe a Maya fica balançada com o perdão do Bahuan, sobretudo quando ele lhe contar que lutou por ela até ao dia do seu casamento com o Raj??? Poorr ffaavvoorr!!! Pense com carinho no destino deste casal porque eles fazem parte da essência da novela...

Beijos,
Maria - Lisboa

Anônimo disse...

Maria, de Lisboa, infelizmente, nossa gloriosa Glória, de quem tb sou fã, não deixa nada ser colocado em pratos limpos. O encontro entre Bahuan e Maya vai ser tão rápido que se vc piscar, já acabou. Duda e Raj, tb é assim, arrumaram até um premio de consolo pra ela, um médico. Não sei pq, existe uma pressão que faz com que Maya fique todo tempo confinada com Raj, mentindo e "se amando" sem dar oportunidades iguais aos outros pares. Aí, em Lisboa, eu sei a resposta, rs, mas só pra fixar, um homem perdoa uma mulher que a enganasse dizendo que um filho de outro homem é seu? Sim, eu pergunto pq algumas pessoas acham que SÓ NÃO SE PERDOA ISSO NA INDIA.... Tb estou muito trite com os rumos da novela, é a lógica, né? O romantismo que se perdeu. Mas Glória é a dona da novela.

Anônimo disse...

Gloria,
meu comentário diz respeito ao personagem Tarso.
Gostaria de lhe relatar duas experiências pessoais e próximas sobre casos semelhantes.
Ao que tudo indica, parecem crer que o mesmo tenha esquizofrenia.
Tivemos um caso antigo na família, de um primo muito querido, que chegou a ser internado muitas vezes com esse diagnóstico, e só piorava. E isso porque não era esquizofrênico, mas passava por uma crise de hipermania (surtos psicóticos), dentro de um quadro de transtorno bipolar. Foram anos até acerta o diagnóstico e hoje, aos 50 anos, já há uns 25 sem crise, tem 3 filhos adultos, e vive muito bem. Continua tomando medicamentos, mas tem uma vida ativa e normal.
Infelizmente, essa história se repetiu em nossa família. Aos 30 anos, depois de um longo estresse para conclusão de mestrado, meu marido, que nunca havia tido nenhum sintoma, também teve um surto psicótico.
Talvez por destino, eu já tinha aquele caso anterior na família e o encaminhei para o mesmo médico do meu primo. O diagnóstico tb foi de transtorno bipolar e ele passou a ter crises recorrentes de hipermania, com delírios recorrentes. Nos momentos de controle da doença, cheguei a engravidar e achar que ele estava curado, mas as crises voltavam.
Infelizmente, não existe uma dosagem para saber qual substância cerebral está faltando ou sobrando, para evitar as crises, então o médico precisa ir tentando vários medicamentos estabilizadores de humor para evitar tanto as crises de hipermania como de depressão.
Foi somente depois de quase 3 anos do diagnóstico que a doença foi controlada e agora meu marido já está há 1 ano sem crise, com baixíssimas dosagens de medicamento e terapia.
Trabalha normalmente e temos um filho maravilhoso.
Vejo exatamente o mesmo quadro dele nas crises do Tarso, inclusive a dificuldade da família (no caso, dos pais do meu marido) de aceitar a doença mental. O surto psicótico e a idéia de conspiração são idênticas.
Espero que o Tarso também tenha um final feliz.
O médico do meu marido é Dr. Pérsio R. Gomes de Deus (SP), e é conhecido da Globo, caso queira detalhes: persio.deus@ig.com.br
abs

Anônimo disse...

Gente não tem NADA a ver quem torce pela Maya automaticamente torcer por Surya , Yvone e etc..A Maya merece ser feliz com o Raj por inumeros motivos , o mais forte é que eles conquistaram o Brasil , com carisma, cumplicidade , beleza e proteção!!
E mais o final das novelas tem que mudar CHEGA de mesmice!!
Não tem nada a ver a Maya no final voltar pro Bahuan!!
Pq vcs não torcem para a Duda se dar bem com o Lucas? Pra que melhor que ele?

Anônimo disse...

Eu gosto muito das expressões indianas. As que mais gosto são: are baba e ulu capatá rsrs. Não sei se é assim que escreve. Mas acho engraçado. Sei q eles usam essa expressão, quando estão brigando, então deve ser algo ruim, mais soa divertido aos ouvidos.
Mudando de asunto, Maya e Raj, estão cada vez mais lindos. Que casal!! totalmente demais!
Ontem , fiquei triste, quando eles brigaram, tomara que façam às pazes logo e tenham uma noite daquelas...rsrs
Acho muito interessante, um amor que foi crescendo aos poucos,os dois se descobrindo...bem diferente daqueles romances de novela repetitivos e maçantes.
Não consigo mais ver os dois separados!
Adorei, qdo Maya disse que o ama!Acho que o Brasil inteiro, queria ouvir isso.

Anônimo disse...

Glória, você é sinônimo de sucesso!

Tudo que você faz, só pode virar sucesso.

Parabéns, pela audiência , pelo sucesso de Caminho das Indias.

Esses pontos que sobem já eram de se esperar, afinal estamos falando de uma novela da Gloriosa Glória Perez.

E que subam os pontos ... ATCHÁÁÁÁ!!!

Beijo grande pra você!

Anônimo disse...

Campanha: MAYA E RAJ, JUNTOS!

Beijo pra você, Glória.

Aurélia Coral disse...

Olá, querida Glória Perez! Os pontos só podem subir pq sua novela está maaaraaavilhoooosaaaa!!!! Atchá!
Com certeza o Bahuan deve ficar sózinho com muito dinheiro, seu amor primeiro, e com todo o reconhecimento que ele também quer socialmente. A Maya deve ser só a lembrança do que ele perdeu. A Maya deve ficar com o Raj e cheia de filhos, talvez fique no fim com outro amor, mas JAMAIS com o Bahuan pq ele a desrespeita tomando as atitudes baixas que está fazendo, destruindo a paz da vida da Maya. Quem ama de verdade deixa o ser amado ser feliz, ele (Bahuan), ao contrário, faz de tudo pra prejudicar a vida dela e o Raj. Eta, rapaz mais rancoroso o tal do Bahuan... A Melissa e o marido precisam ter uma grande lição por não assumirem a doença do Tarso dando o tratamento que ele merecia... E a filha do Raul deveria assumir a direção da Cadore depois de ficar com juizo. A Surya.... ah, a Surya... Essa cobrinha precisa levar uma boa...
Cá estou eu, como muitos, me metendo em sua história.... como se fosse preciso... Perdoe-me a intromissão. Agora, Glorinha, fala sério.... que novela DIVINA!!!!! NoTA MIL pra tudo. Torço por sua saúde. Parabéns pela linda história e pelo sucesso alcançado.

Mariana (USA) disse...

Glória! Vi a reportagem sobre a novela e vim dar os parabéns a vc!
Gosto muito da Duda e torço para ela ficar com o Raj. Também acho que a Maya e o Bahuan fazem um lindo casal!
Parabéns pela novela!

Joao Batista Santos. disse...

A minha filha de 17 anos discutia no tel com o namo e disse que ia se atirar no poço. Olhei pra ela sério e disse:
Ari baba!... Antes de se atirar no poço, lave a louça do almoço. hehehehehehe...

Brincadeira, hein?... Eu e a minha filha somos dois gaiatos.

Aline Perin Rocha disse...

Boa Noite Gloria!!
Voce esta de parabens com a novela, pois estou vendo o resultado em meu consultorio, pessoas se conscientizando da importancia da "saude mental".
TENHO UM APELO QUE DISCUTINDO COM ALGUNS COLEGAS COLOCAMOS ISSO COMO FATOR IMPORTANTE A SER OBSERVADO, O FATO DA PSICOTERAPEUTA AÍDA NAO TER MOSTRADO SEU TRABALHO EM NENHUM MOMENTO ATENDENDO OS PACIENTES OU SEJA, TRABALHANDO E CUMPRINDO COM SEU PAPEL. Se for possivel Gloria, por favor dê mais enfase a essa questão. Ficaremos cada dia mais gratos à voce.
Obrigada por mostrar as pessoas que não é só o que sangra que precisa ser cuidado.
grande abraço
Aline

Anônimo disse...

É preciso discernimento até para ver uma novela. Eu sou a favor de que o bem e a verdade triunfe.
Acontece que tanto Norminha, quanto César e Ilana fazem parte do núcleo cômico da novela, é para proporcionar distração sem comprometer o aspecto dramático da trama, onde estão Sílvia, Tarso, Bahuan, Maya, Duda, Raj etc.
Embora eu pense que Cesar e Ilana devam ser castigados sim! E a turma do Zeca nem se fala.
Ivone é uma psicopata, tb deve ser punida. Surya, por sua inveja. Maya por suas mentiras e deslealdade ao marido, que não merece, pois ele confia nela.

Maya é criticada pq tinha outra opção, podia pedir ajuda à mãe, muito cooperativa e solidária com ela, ou uma vez que, escolheu casar-se com Raj, ao conhecê-lo deveria ter aproveitado as mil oportunidades q ele lhe deu, inclusive qdo falou da virgindade. Ao invés disso, Maya parece ter tomado gosto pela mentira, pois ela agora mente desnecessariamente e olho no olho. Pra que aquela lamentável cena falando pra Duda que tinha um filho lindo com Raj?

E depois? Quando o marido lhe diz mais uma vez não admitir mentiras, pq ela disse que Duda casou, teve um filho com outro homem e o pai estava muito feliz com criança? Bastava dizer que Duda tb estava em outra e pronto, assim Maya já começa a dar requintes à mentira, ares de maquiavelismo para ganhar a guerra com Duda. Olhando sempre nos olhos, sem tremer, sem gaguejar, muito segura do que estava fazendo. Ela não mente mais pq tem medo, como diz, é UMA MANIPULADORA COM LÁGRIMAS. Ela mente com segurança, com a certeza de que não será pega, mente até no que não é preciso, pq Raj não cogitou em nenhum momento investigar o bebê que viu com Duda.

Não, Maya, definitivamente, não é uma mocinha indefesa atormentada por ter que mentir. Ela é uma mulher determinada, obstinada em fazer o que for preciso para conseguir o que quer. No caso em comenta: manter o marido e as aparências.

Anônimo disse...

Oi Glorinha, sou eu de novo,para comentar esse post, sou professora e fico admirada em ver como as crianças brincam com o vocabulário da novela e como inserem as palavras em seu dia-a-dia durante as aulas, elas falam com tanta naturalidade que até parecem personages das novelas.Muitas vezes até pronunciam errado,mas com tanta entonação que até parece que falaram certo.Parabéns pelo sucesso do seu trabalho.
Elaine.

Anônimo disse...

Are baba Glória,
Vc é antenadíssima, sabe criar modismos como ninguém.
Vc fez aquele curso com o David Linch? rsrs
Eu adoro o TIQUE! mas na matéria não diz o que significa, o que é?
Tipo um "tá?"
Olha fico muito curiosa para saber se vc já tinha costurado toda esta trama, está perfeita! Ou mudou ao longo da novela? Meu sonho é escrever novelas e tb fico curiosa em saber pra quem vc vai passar todo este connhecimento ( no livro dos dramaturgos vc disse que já tinha os eleitos) quem são eles afinal? hehe)
Querida, arruma uma nomorado novo pra Tônia, tadinha!Aliás espero que o Murilo não morra...

Bjs MIl mamandi das novelas!

LUciana do Valle

Anônimo disse...

Foi a própria Maya que fez de sua vida um inferno, com suas mentiras, aliás, cada vez mais desnecessárias... Pra que falar sobre o filho da Duda com outro homem, requintar a mentira dizendo que o pai da criança estava feliz... Raj nem perguntou nada sobre isso. Vamos combinar, ela já está extrapolando o estado de necessidade...
Maya é uma moça culta, poliglota, que trabalhava, ela se entregou a Bahuan, por amor, ele não a forçou. Eles iam ficar juntos, mas o pai de Maya descobriu que ele era um dalit e Bahuan não podia mem mais vê-la!!! Os pais dela proibiram ele de vê-la. Bahuan, um derrotado por sua prória condição de intocável, foi para os EUA, enriquecer, pois achou e continua achando, que assim conseguirá superar essa condição.
Pq quase todo mundo entende Maya e não entende Bahuan? Eu entendo o prejuízo dos quatro. Shankar só deu dinheiro para Bahuan se sustentar, ele pediu pra Maya colocar defeito no noivo, não casar, ela sabe mentir, seria fácil, mas veio a gravidez e ela se viu contra a parede. Podia ter armado algo com sua mãe, mas não foi assim. E agora ela está numa situação delicada, mas por culpa dela, pois Bahuan nem sabe da criança. Se soubesse já teria ajudado-a. Ela diz que se apaixonou por Raj, não acredito. A convivência com um homem gentil, leal, educado a encantou. Mas, a mentira dela fere os princípios dele. Ele deixou uma mulher que amava no passado por tradições, como ele agora pode passar por cima das tradições, que são a sua marca, sua alma por causa de Maya?

Duda não tem nada que acabar com Lucas, pq ela foi correta de A a Z, ainda ama Raj e não deve nunca ganhar por isso um premiozinho de consolação por bom comportamento...

Anônimo disse...

Acho que a algumas mulheres, estão acostumadas com aqueles romances" Sabrina" ,de banca de jornal, onde a heroína e mocinha da estória, é sempre uma boboca, perfeita, chata e quase beirando ao retardo mental; então qdo vê uma protagonista como a Maya, humana,com personalidade, que erra, que mente por medo e insegurança, criticam-a até não poder mais.
Ainda bem, que eu e a maioria das mulheres, pensamos diferente.
Acho que a "graça" da Maya, é justamente essa. Ela ser tão real, tão próxima a um ser-humano!
Afinal, ninguém é santa, né? As santas estão na igreja e nos romance bregas.
Torço muito para que Maya crie coragem e consiga contar tudo ao Raj, acho que ele tinha q ouvir de sua própria boca e com certeza, perdoá-la pois eles já se amam

Anônimo disse...

Não é preciso ser santa, mas é preciso ter caráter e não apelar, como Maya vem fazendo, para mentiras sem fim e até sem motivos.
Essa inversão de valores de achar que as pessoas podem fazer qualquer coisa para se defender não me espanta, é apenas um reflexo da sociedade em que vivemos hoje, por isso tantas mentiras, tanta impunidade, crimes, barbaridades, pq toda a maldade foi banalizada e pode ser justificada.
A verdade está "out"
As pessoas apoiam a mentira e depois quando veem um crime na TV, que, as vezes, pode ter acontecido por uma mentira que foi crescendo, ELAS FICAM CHOCADAS. Não estou dizendo que os crimes possam ser justificados.
Estou dizendo é que um crime pode começar de uma mentira, a dissolução de uma família, o fim de uma amizade sincera, de um amor... que pode ou não resultar em tragédia.
E quando a tragédia acontece, as pessoas se penalizam, mas não raciocinam que por trás de uma simples desarmonia ou tragédia pode estar a falta da verdade - a mentira.
È uma decadência de valores da sociedade.
E quem tenta ir contra essa corrente é barbaramente insultado e ridicularizado.
Essa "torcida" por Maya e a agressão ímplicita aos que não defendem suas mentiras é apenas um termômetro dessa completa inversão de valores.

Deixo meus parábens a Glória, excelente em provocar reflexões e ao trabalho de Juliana Paes, perfeita, Tania, igualmente perfeita em seu papel de mocinha tradicional, Rodrigo Lombardi, uma revelação e Márcio Garcia, tão bem colocado em seu papel de um execrado por uma sociedade preconceituosa.
Bruno e Majorie, Lima Duarte também excelentes.

Anônimo disse...

Tem gente que diz que Maya é corajosa, Raj lhe deu mais uma grande oportunidade de contar a verdade. Antes, porém, ele lhe garantiu que não a jogaria no Ganges, aquelas baboseiras todas que ela sempre joga para se fazer de vítima e continuar mentindo.
Se Maya fosse boboca, perfeita, quase beirando ao retardo mental como comenta a telespectadora em seu post irritadiço, Maya nem estaria nessa situação, mas se por um acaso fosse colocada e estivesse, ela agarraria a oportunidade e diria toda a verdade ao marido. Mas, ela não conta. TAL COMO LASKMI, ELA QUER PARECER PERFEITA PARA O MARIDO E PARA TODOS, UM VERDADEIRO EXEMPLO. Mais tarde, ela estará lá, como a matrona da família, criticando todos, exigindo verdades (como ela já exige do marido) e cobrando mundos e fundos da família.

O amor que ela confessa é egoísta, ela não pensa em Raj, somente nela, EM NÃO SER TROCADA PELA OUTRA, principalmente. Ela usa O AMOR, o amor que ela diz sentir, o seu AMOR, para garantir a SUA FELICIDADE, a sua vitória. Os sentimentos do marido não importam. Ele não sabe, nunca saberá, ele sente carinho por ela e PROBLEMA É DELE SE NÃO CONHECERÁ A VERDADE E NEM O FILHO VERDADEIRO, Maya e seu amor egoísta estarão bem.

A certeza de que a verdade não será descoberta faz com que Maya e muitas mulheres façam o mesmo há anos, condenando os homens àquilo que nós mulheres tb não toleramos deles: a deslealdade, a possibilidade de sermos enganadas. QUEM NÃO QUER PRA SI NÃO DÁ AOS OUTROS. Maya não quer Raj se aproximando da estrangeira, não quer ser enganada, nenhuma mulher quer. Mas, Raj e todos os homens do mundo podem ser, né?

Ela USA E ABUSA DAS LÁGRIMAS, DOS CLICHÊS, PARA SE JUSTIFICAR, mas frente a Duda VÊ-SE UMA OUTRA MAYA, segura, massacrando a outra com a menção de sua felicidade, de sua harmonia familiar, do filho dela com o marido que não existe, rsrs.
Entretanto, na hora de contar pra Raj, ela imagina-se apanhando do marido!!!!!!! É A OUTRA MAYA: a cicunstancial - frágil, coitadinha, medrosa, convenientemente medrosa. Seu "amor" é o que interessa, afinal É CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS!!! Ela convive com ele, sabe que o marido que Raj vem demonstrando ser não faria isso. Ficaria chateado, talvez gritasse e a deixaria, como qualquer homem faria, nos quatro cantos do Planeta.

Mas ela não quer perder sua pose de esposa perfeita que construiu um amor cuja base é mentira, armações, clichês e conveniências. O IMPORTANTE É QUE NINGUÉM SABERÁ A VERDADE.

Realmente, Maya é uma esperta, imperfeita, uma espertalhona. E os espertalhões hj em dia estão levando tudo, sem dúvida, rs.

Nilsa Almeida disse...

Amo demais essas expressões indianas...

A toda hora solto um ARE BABA e TCHALO

Muito legal!!!

Adorei ver o Marcelo hoje conversando com o Dr. Castanho.

Que Deus te abençoe muito Glória e continue escrevendo os capítulos pra gente se deliciar na frente da tv.

Beijãoo =*

Taty disse...

Oi Glória, nossa confesso que no começo demorei para acostumar com a novela e aquelas roupas coloridas, e ria muito com as músicas as danças e o jeito como eles falam e fazem com a cabeça...Hj já me pego falando "are baba", "narrim", shauhsusha
Acho que comecei a aceitar msm quando passei a entender um pouco da cultura indiana...procurei ler algumas coisas sobre e tals...e amei..é tudo muito significativo e percebi que não foge muito ao meu estilo de vida, naquela coisa de sempre receber bem as pessoas,entre outras coisas...Enfim,
parebéns pelo sucesso...

priscila disse...

Não torço por Duda com Lucas pq acho que ela não deve ganhar um agrado por ter sido boazinha. Ela tem que ganhar o homem que ama, ficar com ele, o filho e ser feliz.
Maya está longe de ser a mocinha da novela. Só no começo.

Não gostaria que ninguém se apaixonasse por mim e por isso me fizesse de boba, como Maya vem fazendo com Raj.[2]

Para mim Lucas soa, como um prêmio de consolação.

Odele Souza disse...

Outro dia ouvi um jornalista ao dar a notícia na TV, usar a expressão Are baba!

Todos riram. Foi mesmo divertido.

Beijos.

Anônimo disse...

Casal mais lindo da novela é Maya e o Raj!!!

Unknown disse...

Are Baba que mulher linda, parece uma deusa de Bollywood, e ainda não tem medo de escorpião,que car de sorte este Komal. Parabéns para o excelente desempenho da acreaninha mais famosa do Brasil.
A novela ta maravilhosa.

Anônimo disse...

Mas uma vez eu pergunto, porque será que algumas pessoas que defendem a Duda, são tão agressivas? Parece até que essas pessoas acham que é realidade, não uma novela!! rsrs
Eu continuo defendedendo a Maya. Para mim, ela é uma mulher real, de fibra, com personalidade e que mente, devido a situação. Na cena em que ela disse ao Raj, que por ele ser homem, qualquer coisa que ele faça, nada acontece, a gente percebe, o quanto as mulheres são cobradas na Índia e aí, quem é inteligente compreende, o porque dela ter feito tudo o que fez.
Torço muito para que ela termine com o Raj, pois ela já o ama e que eles sejam muito felizes, pois eles merecem!!

Cristina disse...

É engraçado como alguns falam de inversão de valores, só pelo fato das pessoas apoiarem a Maya em suas atitudes.
Até parece, que a Maya mente por maldade!
Será que esses indivíduos, ainda não perceberam, que Maya faz parte de uma cultura diferente e que se ela continua mentindo é pq tem Medo de ser abandonada pelo marido, que ela já está totalmente apaixonada?
Quanta intolerência, meu Deus!!
Como essas pessoas falam que a Maya deveria dizer a verdade, se elas mesmas são preconceituosas e à condenam?
Dizem que Maya é egoísta e eu discordo veemente. O motivo dela ter agido assim, não foi só por salvar sua pele, foi também pela vida de seu filho e também por sua família.
Se existe uma coisa que ela não é , é egoísta.
Mas não adianta, né?!o julgamento e a intolerância de algumas pessoas, estão enraizadas.
Uma pena!!

Anônimo disse...

Glória,
eu queria saber se vc não podia por na trilha sonora internacional a musica: Mare dos Black Eyed Peas!!
desde já agradeço, sou muito fã seu

Helena M. N. disse...

......já percebi que Maya vive numa cultura diferente, sim, claro!

......mas, vc é que devia perceber, com todo respeito à sua opinião, qual é a cultura do país em q vive.

......qtas mulheres, meninas, vc tem visto casarem grávidas, serem mães solteiras, fazerem produção independente, perderem a virgindade cedo no Brasil?

......certamente que muitas, nem dá nem pra contar nos dedos...

......qtos homens casam com mulheres q tem filhos de outros homens? Alguns.

......mas qtos homens vc conhece q dp de registrarem e criarem um filho como seu, descobriram posteriormente q esse filho era de outro homem e ficaram com a mulher? Eu não conheço nenhum e não conheço tb ninguém q conheça.

.......se um homem sabe disso, o q será que ele faz????????

.......não sei, nunca vi. é provável q ele agrida a mulher e eu chuto q é certo ele abandonar a mulher no Brasil.

........então será que nossas culturas são tão diferentes assim??????????????????????

........e será q é por isso q Maya tem o direito de enganar Raj?
Será que as mulheres querem homens leais e aceitam a deslealdade da mulher, mesmo q por necessidade?

........mas não é o caso de Maya, pq o filho de Maya tem um pai, Bahuan, que com certeza assumiria o filho.....

........ah, mas Maya ama o Raj...

........ e Raj? vai amá-la qdo souber disso, ele já pediu tantas vezes a verdade, é o personagem mais coerente da história, vai virar 180graus?

........q coisa sem nexo, pra mim, pelo menos.....

Anônimo disse...

Então, todas as personagens que mentem e armam em todas s novelas por estarem apaixonadas, teriam que ganhar seu objeto de desejo, amor.
Isso muda praticamente todos os finais que já existiram até hj na TV e no cinema brasileiro e mundial.
Seria o apocalipse, rsrsrsrsrs.

Anônimo disse...

Então, todas as personagens que mentem e armam em todas s novelas por estarem apaixonadas, teriam que ganhar seu objeto de desejo, amor.
Isso muda praticamente todos os finais que já existiram até hj na TV e no cinema brasileiro e mundial.
Seria o apocalipse, rsrsrsrsrs.

marij disse...

Olá Glória,

Particularmente, não acho que Maya deve terminar com Raj. Não consigo ver amor nos olhos deles, apenas uma harmonia por falta de opção de Maya. Também acho que você deveria mostrar um pouco da verdadeira India, pobre, suja, superpopulosa etc. O que vemos nos dá a impressão de que a India é essa riqueza e opulência que é mostrada no dia-a dia.

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ EU PEÇO, PELO CASAL RAJ E MAYA. SE ELE TERMINAR COM A DUDA E A MAYA COM O BAHUAN, VAI SER O PIOR FINAL DE NOVELA Q JÁ EXISTIU.

Anônimo disse...

Concordo com Renata Dias. Raj e Maya, já são uma paixão nacional. o resto é BLÁ BLÁ BLÁ...

Unknown disse...

Quando Raj e Maya estavam olhando as fotos do Bebê fora do casamento, as fotos eram de verdade, de papel. Eu acredito que foto é assim que se observa, no papel. Também as noivas ao escolherem o bolo do casamento, foram buscar nas fotos em papel a melhor alternativa. Tá vendo! Eu falo pra todo mundo, assista a novela e veja que fotos a gente tem que ampliar em papel, e não se iludir com uma imagem no computador! Apaixonado por fotografias, fico assistindo e torcendo para aparecer algum personagem vendo, comentando, refletindo sobre as fotos. Até imagino o Tarso buscando nas fotos sua identidade. Valeu!

Dea disse...

andrea amorim...

Glorinha,


Sou apaixonada por suas novelas, mais caminho nas Indias se superou... Estou encantada com tudo que acontece, mais confesso que estou roendo as unhas por causa de Maya e Raj, aqui em Salvador estamos torcendo por eles, não tenhe nada mais haver Maya e Bahuan voltarem, tenhe de haver um jeito de Maya e Raj ficarem juntos no final... Beijossssssssssss.

Dea disse...

andrea amorim...

Glorinha,


Sou apaixonada por suas novelas, mais caminho nas Indias se superou... Estou encantada com tudo que acontece, mais confesso que estou roendo as unhas por causa de Maya e Raj, aqui em Salvador estamos torcendo por eles, não tenhe nada mais haver Maya e Bahuan voltarem, tenhe de haver um jeito de Maya e Raj ficarem juntos no final... Beijossssssssssss.

Fernanda disse...

Are Baba!!!!!! A novela tá esquentando AINDA!!! Li por aí que o Raj vai sequestrar o filho dele com a Duda... Are baba!!! Que as lamparinas do bom senso de todos sejam acesas... O pobre Toni não tem que "pagar o pato" dos erros dos pais. Todos estão errados e todos tem razão no seu ponto de vista porque assim é a vida, tudo tem dois lados. Imaginem por um instante uma guerra entre dois países, ambos lutam por suas idéias mesmo q esses motivos pareçam idiotas pra nós. Em tudo há guerra de interesses e poder ja que ninguém é santo nesse mundo de contradições. Na novela, pessoas tomam lados, normal, pois a vida é assim, nos posicionamos ante nossos pontos de vista e nossas projeções inconscientes. Mas.... que essa novela tá D+++++, ah! isso tá. Parabéns, Glorinha. E o assunto da guarda do menor, envolvimentos de países diferentes é muito atual... ARE BABA!!! Você sabe como mexer com a mente de todos. Saúde, sucesso e paz pra vc.

Unknown disse...

Olá grande escritora Glória:Meu nome é Jhulia, tenho 11 anos, sou uma linda morena. Sonho muito em ser atriz. Quero te pedir pra deixar eu fazer um teste pra trabalhar na sua novela CAMINHO DAS INDIAS. Garanto que não vai se arrepender. Meu e-mail pra contato é:jfrancioli@hotmail.com
Espero anciosa com sua resposta

Anônimo disse...

concordo com a pessoa que postou, que Maya e Bahuan não tem mais nada a ver. Depois que ela ficou com o Raj, não tem mais p ninguém. Ainda bem que a Maya, agora só dá passa fora no Bahuan, sorte a nossa! rsrsrs

Anônimo disse...

Sou da campanha Maya e Bahuan já!!! Eles nem tiveram oportunidade de desenvolver o amor. Agora assistimos esse casal engodo que é Raj e Maya o tempo todo, enquanto as pesquisas (que não são da casa) bombam Maya e Bahuan, raj e Duda, enquanto as pessoas comentam o mau exemplo de Maya prendendo um homem por um filho...
Eu torci tanto para que Bahuan tirasse Maya do casamento com Raj! mas ele sequestrou Deva, ele lutou por ela até o último minuto! Como sofre esse rapaz e ainda nem sabe que tem um filho com a mulher que ama...
Duda tb é um exemplo para nós brasileiras e ela deve ficar com Raj, pq ele abandonou-a por respeito as tradições e a família dele recusou uma criança por causa de tradições...ou de hipocrisia? Ai, não se recusa uma criança, um neto, nunca...
A família de Raj provou que não mereceu o scrifício dele, Maya tampouco merece ficar com Raj, no máximo o perdão e adeus, ele deve ficar com Duda e criar seu filho.
Namastê, Glorinha!

Anônimo disse...

Maya e Bahuan já era. O homem que ela ama de verdade, é Raj, que é maravilhoso e um sonho de marido.

Daniela Garrido disse...

Recentemente o Globo.com também colocou um QUIZ para a gente testar os conhecimentos a respeito das expressões indianas e das dez questões consegui acertar oito, ficando com dúvida em apenas duas.
Aqui em Ribeirão Preto tem um programa em que é feito um resumo dos principais acontecimentos da semana, em uma tv local cujos apresentadores vivem falando are baba, atchá...
Detaalhe: um dos apresentadores é um conceituado professor de Literatura do Sistema COC de ensino e tem trabalho direcionado para a análise de todos os livros pedidos pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp.
Além de nos atualizarmos com as notícias, dá para nos divertirmos mais um pouco com as expressões indianas.
E ainda tem gente que fala que novela é cultura inútil!
Are baba!

ana maria disse...

Glória adoro sua novela mas por favor deixa Duda e Raj juntos! Um casamento construido em mentiras não pode funcionar, mesmo quando é com medo de perder a outra pessoa! Duda sim é uma mulher admirável e merece esse final, muitoooo :)