segunda-feira, 8 de junho de 2009

India: um olhar amoroso

Vale muito a pena, para quem quer saber um pouco mais sobre a India. O livro de Jean Claude Carriere estava esgotado e foi reeditado pela Ediouro.

Carriere é um roteirista francês que começou com Bunuel e trabalhou no roteiro de muitos filmes que fizeram história.

É realmente um retrato amoroso, sensivel e delicado dessa India que, como ele diz, é uma surpresa a cada piscar de olhos. Uma incessante provocação ao olhar e ao pensamento.

85 comentários:

Luis Gustavo Buglia disse...

Em 1.999, Eu estava caminhando perto da rodoviária
de Indaiatuba-SP, à tarde, quando um menino pobre,
de uns 7 a 11 anos "dálit" ? :-) me pediu "um trocadinho".
arrumei 50 centavos para ele e na sequencia ganhei
"um presente" do mesmo, que recomendou-me "Você viu
o Lima Duarte? ele tá ali no posto!", e então fomos até
lá e era mesmo o Shankar! lembro que Lima estava abastecendo
seu carro, azul-escuro, modelo "popular", talvez Chevrolet ou Fiesta.
Então tive esta oportunidade de cumprimentar pessoalmente o
grande ator Lima Duarte, do qual Me lembrava desde a infancia
de "Roque Santeiro", e tambem um autografo.
A seleção de atores de Caminho das Indias está bem boa.
Minha sugestão: seria divertido e super-artistico ver referencias aos trechos de filmes do Indiana Jones durante as passagens DA NOVELA! Exemplo: a Maya e Bahuan ou Raj conversando algo nas ruas da India e no "BACKGROUND" da cena pode-se ver "um sujeito" Indy de chapeu de couro com passagens similares a do filme! no indiana falam muito de Shiva não me lembro de ter-se falado desta na novela.
Pra "viajar" de vez, e misturar Indias com Indias, sugiro algumas filmagens em locais índios aqui da América do Sul legais pertinho de nóis, tipo Machu Picchu e Nazca(tô planejando uma super-viagem pra lá...), Amazonia, etc; até no ultimo filme do Indiana parece que usaram nossa cidade de Foz!
E também: um trecho durante a novela com o pessoal dançando
ao menos aquele auge da musica da abertura como no videoclipe que há no youtube! ou mesmo um remix desta musica!

Anônimo disse...

Obrigada pela dica..Bjus

Anônimo disse...

Desejo muito que Maya seja feliz com Raj. Não deixa ela sofrer muito! Os dois são a alma da novela. Agora aquele bahuan é chato pra burro. O cara realmente não passa nada, nem com a familia cayme, com sessão espírita, realmente não rola. Já to até com dó da moça que vai fazer par com ele. Não conheço a atriz, mas minha intuiçao me diz que tb não vai rolar.O Marcio diz que a culpa é do personagem, será? Bom você é quem deve saber. Eu tenho impressão que não. Quer personagem pequeno como o Gopal? e o Andre Gonçalvez ta dando um show. E olha que não gosto dele como pessoa (entrevistas e afins), mas temos que separar o profissional

Katia disse...

Oi Glória
Conhecer melhor a India é maravilhoso. Através da novela estamos descobrindo uma nova cultura. Parabéns!
Estou adorando a novela principalmente as cenas do Raj com a Maya, triste saber que essa linda história de amor pode acabar. Não deixe isso acontecer eles são encantadores.
Parabéns pelo seu trabalho
beijos

Rafaela Silva Santos disse...

Ah eu já acredito ao contrário, o Raj entrou no gosto popular pq o ator é lindo e esse Raj é o principe dos sonhos de qualquer um, mas dá pra perceber que ele tenta amar Maya, mas fundo sempre pensa em Duda.Na minha opinião tinha que dar um UP no Bahuan, sei lá, ele se encontrar com Maya, decidir esquecê-la, mesmo que tenha que amá-la pela vida toda como o caso de Laksmi e Shankar.Ver ele chorando, lembrando das coisas e tentando enterrar o passado seria tudo de bom.márcio Garcia é um bom ator, só que essa raiva desmidida do Bahuam tem deixado o personagem insoso, já que a culpa é toda dele pela perda de Maya.Ele devia chorar e muito, e tentar levar a vida pra frente, afinal ela é casada.Mas ele antes teria que contar que teve Maya sim, com o odio que ele está, essa seria a última cartada...

Paulo Ascenção disse...

Esse livro é maravilhoso.
Foi me recomendado por uma aluna que ficou fascinada com o livro.
Recomendo a todos.
Paulo Ascenção.

Anônimo disse...

Gloria! Não deixa o Bahuan ficar chato na novela não! Deixa ele ter um final feliz com a Maya....me emocioneio ontem quando ele disse para Maya que amava ela! Bjs

Ana disse...

Olá Gloria,
Espero que a Maya conte logo a verdade sobre seu filho ao Raj, já que um dia ele vai descobrir mesmo. Que ele entenda os motivos q a levaram a ocultar durante esse tempo e que depois possam lutarem juntos contra o Bahuan, pois pelo o visto ele ainda vai encher muito o saco dos dois.

Camile disse...

A diferença da quantidade de pessoas que querem Maya com o Raj do que com Bahuan ou Duda é gritante. Não é coisa de 45% contra 55%, e sim 30% contra 70%. É MUITA coisa.
E eu sou mais uma que está na torcida pelo casal Maya e Raj. Acho q já tah na mais do que na hora da Maya engravidar do Raj.

Maria disse...

Vi que o ibope da novela continua subindo, parabéns.
Isso mostra que apesar de algumas pessoas ainda se queixarem pela Duda nao estar com o Raj, continuam assistindo a novela. Enquanto isso outras pessoas que não assistiam começaram a assistir depois que o romance da Maya com o Raj engatou, como eu!
Por favor, não separe os dois, queremos continuar vendo o ibope crescer!

Daniela disse...

A forma mais fácil de resolver toda essa confusão seria juntar os casais com seus respectivos filhos. Porém, como uma maravilhosa escritora que você é, sei que irá resolver toda essa confusão da forma mais emocionante.
Obvio que quero que Maya fique com o Raj, mas nem se passa pela minha cabeça em ver Duda com o Bahuan, acho q nem a Duda merece esse carma!

Artes da Marga disse...

Oi Glória!
A novela está linda a cada dia graças a grande equipe que inclui vc como a maior responsável pelo grande sucesso. Parabéns.
Fico cada vez mais feliz tb em ver o destaque do personagem Marcelo embora ainda falando pouco. Poderíamos desfrutar também das falas alegres do Dr Castanho informalmente com ele. Seja num papo sobre a Suelen, D. Cidinha e Cadore ou outro. O ator está mostrando seu potencial e fazendo por merecer ter ido parar justamente nas suas mãos. Nós aqui aplaudimos Glória Perez de pé com um olhar atento em Daniel Marques. Que tal formar um par entre ele e a pé no chão Leinha? Ambos lindos e sós.
Deus continua me atendendo como sempre fez. Peço muito a Ele pela sua saude. Sei bem o que é isso. Sou sua fã e adoro seu trabalho.

Adorei ver seu crachá do Facebook aqui de volta.
Um abraço
Margarida

Anônimo disse...

Está errado quem diz que Maya deve ficar com Bahuan pq se não o sentido inicial da novela se perderia.
Se o sentido inicial da estoria era romper com o preconceito, mostrar que uma pessoa de casta pode se apaixonar por um dalit, a mensagem foi passada. Maya tinha se apaixonado por Bahuan e largou tudo por ele, foi ele quem preferiu o dinheiro ao amor.
Nao existe nada mais chato do que essas novelas em q só em ver o primeiro capitulo vc sabe como vai ser o ultimo!

Anônimo disse...

Glória

estás de parabéns pela novela e principalmente pela cena do encontro da Duda com a Maya,foi
simplismente magnífica...as atrizes deram um showwwww passaram realmente toda o embate da ocasião...quanto a Maya q eu torço muito, sei q logo começará o "calvário" dela...mas continuo na torcida q ela fique com o Raj, bjs

Andréa disse...

Olá Glória!!!
Estou adorando a novela Caminho das Índias, principalmente o romance de Maya e Raj, gosto de ve-los juntos! Aliás, se possível seria bom que ficassem juntos no final.
Tenho uma sugestão para o seu próximo trabalho: escrever uma minissérie sobre os 50 anos de Brasília ou ainda, sobre os romances extraconjugais de JK! Afinal, ano que vem comemora-se os 50 anos da fundação da cidade de Brasília!
Para uma próxima novela que tal abordar a religião Budista ou o espiritismo ao estilo da novela A Viagem?
Super beijo, sucesso. Se possível me responda!!!

Unknown disse...

Amada !!!sempre apreciando suas indicações , como mentes perigosas , livro excelente ,certamente vou ler essa nova indicação ìndia Um Olhar Amoroso, grata pela dica . Namastê.
AH!!! cuida do Bahuan amada , tira dele essa revolta essa sede de vingança que vai sobrar nele doçura tenho certeza .Torço muito por um final como o ínicio algo abençoado por Lord Ganesha.

Anônimo disse...

Ola Gloria!! eu não tinha assistido a cena do encontro da Duda com a Maya e achei lindissimo a Maya lutando pelo seu AMOR !!!Tomara que ela tenha a mesma garra para lutar por ele quando ele descobrir do filho !! Se fosse eu no lugar da Maya eu tinha feito o mesmo e ate mais quebrado o porta retrato na cabeça da sem graça da Duda ! kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

vou ler vou ler .......... quero guto com melissa para provocar ciumes em ramiro !!! ja ta na hora de ramiro levar um toque !!!

Anônimo disse...

GLÓRIA!!!
Segue majestosamente seu trabalho, e um dos assuntos o qual +is aguçou minha curiosidade (o que me incentivou a pesquisar s/ a Índia, é entender melhor pque. é citado às vezes n'um mesmo personagem "Deus" e ao mesmo tempo Deuses; eu tenho lido bastante ùltimamente... e tenho verificado que deve haver uma separação qto. à " Costumes x Cultura de "Religião" e às vezes dá a impressão de que se igualam...
___S/ a Enquete no Video Show s/ qual profissão se ocupará o Raul...
Ave!...achei válidos os palpites dos autores...mas um que teria uma certa lógica, em se tratando do fato dele estar n'um país estrangeiro... seria o d'uma piedade do novo amigo "André" ceder algumas horinhas em revezamento no seu táxis! que tal?;sim, lá já seria normal as ocupaçoes do tipo servente.. ( construção civil) p/ imigrantes,seria interessante mesmo!!! qdo ele chegar aqui... aí sim! passar por determinados vexames, p/ pagar a penitência...
___Sabe Glória!a princípio eu até achei que o desvio monetário... era +is p/ um susto no irmão, talvez, quem sabe por ele se achar o "BOM" na empresa e sufocá-lo...mas após perceber que era mesmo um Belo! d'um desfalque...ele terá +is é que pagar pela sua desonestidade...
___Entre tantas idéias que tenho...uma que seria interessante tb.ele ser um Representante Comercial...(no ramo farmacêutico, já que é o da família....P/ ñ dizer caixeiro viajante...rsrs...)daí sim!!! ele teria que se ver, n'uma situação embaraçosa dos novos patrões, o de fazer uma visitinha P/ onde?... justo na da família...pegar ou largar a pasta...
___É sabido que se qdo um Patriarca se desmancha em zelos p/ preservar o que c/ tanto sacrifício conquistou p/ deixar p/ os filhos, e de repente...algum dos filhos não corresponde à altura, há grande decepção ainda +is qdo os inconvenientes surgem qdo já passou a cadeira p/ eles; entonce.... ele o Raul terá que se redimir perante o Pai e ao irmão(já que provado o fato de que ele realmente zelava pela empresa, embora sendo um tanto escravizador...)e tb. perante a própria família p/ dar o exemplo à filha de que todos os erros estão sujeitos à correção desde que haja boa vontade...
___Digo no ramo da família...pque referindo-me à "Idade do Lobo"...é justo nestas idades, perto dos 40 anos qdo muitos se voltam à mudanças...(cadeira cativa nisto)e a pessoa qdo só aprendeu uma só coisa na vida, quer se aventurar n'uma diferente, ou qdo fez de tudo um pouco, tb. tende a escolher uma das que +is se engraçou....(teve afinidades) só que em ambos os casos.... terá sempre que iniciar do ZERO! e é nesta que se dá mal...(se ferra, se lasca... etc..etc..)ainda +is qdo c/ más intenções...e no caso do Raul!!! nada mais adequado dele reiniciar c/ o que já sempre fez, ou seja, o ramo da família....Que tal?
___Bem, c/ minhas humildes e nada breves opiniões...Grande!!! Abraço à vc. x Parabéns!!! PAAAZZZ!!!

A disse...

Glória, Boa Noite!!!!!
Queria um endereço de e-mail para falar de uma coisa que me atormenta e não só a mim, mas tenho certeza que incomodam a muitos. ( são os donos de cachorros que não recolem as cacas feitas por esses bichinhos), eu moro no recreio dos bandeirantes, eu ando com porta-saquinhos no guia da minha cadelinha, ela faz as necessidades dela seja onde for, e recolho e jogo no lixo, mas a maioria não fazem isso, até na areia da praia, nas gramas em frente aos prédios, ah! entre a praia e a rua tem a ciclovia e áera de esporte com coqueiros e tem gramas, alí é bosta pra todo o lado, caminho e se não tomo cuidado meu apartamento fica nossa!!!! Eu fico p da vida, porque eu recolho da minha mas piso nas cacas do donos porcos. Eu sou meio cara de pau, teve um dia desse que a mulher toda madame junto com sua filha parou logo próximo da banca de jornal na praia um pouco antes da farmácia drosgasmil aqui no posto 10, esperou a cadela fazer a caca e já estava indo em direção a praia deixando a caca, eu chamei e ainda e perguntei se ela não tinha um saquinho, ela muito sem graça disse que tinha esquecido, peguei do rolinho da minha e dei pra ela, ela muito sem graça, catou. Mas uma andorinha não faz verão, e vc consegue mudar e muito pra melhor o nosso dia-a-dia com suas abordagem durante seu brilhante trabalho. Meu e-mail ingredsilva@ig.com.br, meus telefone te passo por e-mail

A disse...

Após enviar meu comentário, vi que vc lê antes e depois publica, então sendo seguro, vou passar meus telefones: 3474-1532 e 9361-9380 Ingred Silva. vc pode ler e apagar.

Torço por vc, vc já está curada. Na semana que soube de sua indisposição e de sua operação, pensei em vc. Vc Glória, assim como outros da tv que invadem nossa casa direta ou indiretamente, acaba fazendo parte de nossas vidas, ainda mais os que nós gostamos mais. Não sou gurú, mãe de santo, fanática, nada dessas coisas, apenas coincidências. As únicas sensações e sonho que eu tive não foram nada boas, mas calma não foi com vc e sim com minha avó e meu falecido irmão. Mas não sei o que é e nem quero saber, mas as vezes acontece, aí falo com Deus, falo as vezes com meu marido e peço coisas boas para as pessoas. Mas vamos lá. Me ajuda a fazer as pessoas tomar conhecimento da importância de recolher as cacas de seu animais. Os mais idosos é que recolhem, e foi um casal de idoso que me ensinou onde eu poderia comprar as bobinas com saquinhos com marquinas de ossinhos, que vem com um suporte em formato de osso que penduramos no guia dos nossos bichinhos, porque antes eu sempre carregava aqueles sacos de mercado imenso. Comprei esse cata-caca no pet no subsolo do Shopping Rio Design Barra

Hugo Azevedo disse...

Oi Glória!
Tudo bem?
Eu sou o Victor Hugo Azevedo.
Outro dia te escrevi um tópico te propondo uma espécie de supervisão de texto, ou mais ou menos uma mini de aula de como devo fazer uma sinopse de uma novela. Como falei no tópico anterior, já tenho a novela em mente, e gostaria muito de vê-lá sendo produzida, o nome da novela é Mulher Veneno.
Meu contato é: hugoazevedo1@hotmail.com. Aguardo uma resposta sua!
Muito obrigado pela atenção!
Abraços!

Anônimo disse...

Meu filho diz que nunca ter visto antes em nenhuma outra novela uma incógnita tão grande quanto ao desfecho dos casais - quem fica com quem. Acha que você Glória sustenta muito bem o enredo sem enrolar, mas torce para que Maya fique com Bahuan e Duda com Raj.
Quer saber se você lê os comentários todos.

Deva Shakti (Dani) disse...

Glorinha
Amada espero que esteje bem e com muita sáude;;;;
Saudades de voce.
Realmente a dica do livro é belissima,muito boa mesmo...Te cuida viu...beijocas...Namaste;;;;Deva

Ana disse...

Realmente, o Bahuan deve anmar "muito" a Maya hein. Depois de tudo oq fez com ela quis vingança, depois se declara a ela e no dia seguinte vai atras de outra. Não vejo a hora dele deixa-la em paz!

Unknown disse...

Gloria, vc viu que a novela ilustra materia de ontem do Washington Post?
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/06/07/AR2009060702401_2.html
Foi o Nelson de Sa, na Folha de hoje que indicou. Sucesso!!!!

Cibele disse...

Queria mto q Maya ficasse com Bahuan...as cenas desses dias foram lindas e deu p/ perceber q eles ainda são apaixonados.Raj está em cima do muro e ainda ama Duda. As pessoas assistem a novela por uma causa, esperam o reencontro dos casais...pq queremos que esles fiquem juntos. ameiiii bahuan contracenando com maya foi emocionante, mágico...lindo...eles formam um casal mto lindo

Anônimo disse...

Oi Glória!

Fiquei um pouco desapontada com o capítulo de ontem de "Caminho das Índias" porque torço muito pela Maya e pelo Bahuan e não gostei de ver a Maya tão indiferente a ele...
Gostaria de tê-la visto balançada com as investidas dele pois acho que a história deles ainda não terminou e toda a gente merece uma segunda oportunidade, né?
Ela até pode estar apaixonada pelo Raj mas será que é amor?
Acho que seria muito bom que o Raj ficasse com a Duda no fim,ainda mais agora que a familia dele foi obrigada a aceitar a Camila.
Por favor, não deixe a história da Maya e do Bahuan esquecida e se apagar porque os dois têm um filho, ele tem o direito de saber que é pai e, quem sabe, isso o fará encontrar-se e descobrir o seu caminho para a paz interior,juntamente com a mulher que ama!
Pense nisso com carinho, por favor!

Desculpe a intromissão!

Beijos de Portugal

Márcio Vito disse...

Oba! Mais um pra coleção.

Anônimo disse...

Este é o seu comentário:
Morro de saudades do Brasil e mato esta saudade com as novelas da TV Globo e com a figura de alguns atores. Existe na clínica um ator negro chamado Cristovão Neto que já o conheço de outras novelas e que tenho enorme admiração por ele. Gostaría de vê-lo mais atuante! Sou negra e todos, negros e brancos aquí em espanha, vibram, quando mais um ator negro, bonito e talentoso, se destaca.
Parabens Glória pelo belíssimo trabalho! Parabens a Globo internacional!
Sidney de ... Espanha.

Anônimo disse...

Namastê, Glória!

Chukcriá, querida... li uma breve entrevista do ator/cantor Daniel Boaventura sobre o CD que ele está lançando, falando sobre como vc fez questão que ele interpretasse "I´m in the mood for love" com intenção de inclui-la na novela, para embalar e marcar esse casal lindo que é a Maya e o Raj... confesso que me apaixonei pela música e pelo CASAL...rs

Falando neles, ai, Glória, tô com dor no coração, já antecipando os momentos de tristeza pela briga de Raj com Maya pelo fato dela não ter contado sobre as mensagens e o encontro com Duda... por favor, não a faça sofrer mais do que ela tem sofrido, nem que ambos se magoem, se distanciem, quebrem essa sintonia linda que existe entre o casal...
Ao ver as cenas de ontem, fiquei ainda mais chateada com o Bahuan... que mala, are! Será que ele nunca vai deixar a Maya em paz? sempre rondando... apesar da linda participação da Nana e do Tremedão (e da beleza da música), não tem clima, não se sente "liga" entre o ex-casal... Maya ama Raj e merece desfrutar da felicidade plena ao lado dele... espero que Bahuan siga por um novo caminho em sua vida...
E quanto a Duda, desejo que seja muito feliz com o Lucas... eles fazem um par muito bacana...
Mas, minha torcida é para Maya e Raj, Raj e Maya... apesar de acompanhar a novela desde o início (perdendo um capítulo aqui e acolá..rs) após o casamento deles, não há nenhum outro compromisso entre as 21/22h..rs, não perdir mais nenhum capítulo! Assisto a caminho das indias acompanhando esse fascinante "nascer de amor" e amodoro todas as cenas dos dois... são fantásticas, emocionantes, delicadas, envolventes, mágicas, inesquecíveis... chukcriá, fada das tramas e personagens... so vc para nos possibilitar esse deleite!
Abçs, muita saúde e sucesso sempre. Patrícia (AP)

Mayre Costa disse...

Pow...eu me nego...nego...nego e NEGO mil vezes em, acreditar que cenas como essa do RAJ e da DUDA http://www.youtube.com/watch?v=P3p3irmXX9k&feature=related não sejam perfeias para mostar a tradução da felicidade...do desejo....do amor e da verdade dos sentimenos desses personagens. Vejo isso e imagino um amor assim pra mim, caregado e desejo no alhar.
É tão LINDO sonhar viver uma história assim, onde não existem outras pessoas, onde o que os juntou foi os sentimentos dos dois.
Pow glória, respeito MUITO vc e tua opinião....principalmente pq venho acompanhando muitas coisas a respeito de vc e isso me fez te ADMIRAR pra caramba.... principalmente como mulher e mãe, mas me dixa muito triste saber que vc vai fazer isso com um casal tão lindo....que , mesmo tanto tempo separado, não caiu no esquecimento pelo povo, muto pelo contrário.
Sei q minhas palavras não vão mudar o fim péssimo da novela (Raj e Maya), mas fazer o q né....só me resta, quando a novela acabar, esquecer q ela teve esse fim e rezar para que não reprise tão cedo no vale a pena ver denovo...
mas não vou fazer como muitos andama fazeno e falando, vou continuar assistindo suas novelas SIM, pq vc é 10 e merece respeito, errou uma vez com esse casal 9maya e Raj) mas acertou em outros e tenho certeza que acertará novamente em outras novels........
Bjssssssssssssssssssss

Fernando Belloze disse...

Olá, querida Glória! Realmente tenho q concordar q sua novela "tá bombando"... Adoro ver as cenas de amor e ódio de Shankar e sua adorada Lashmi... Também adoro ver Gopal em ação. Quanto ao Raul Cadore... bom, esse personagem precisa se arrepender profundamente até se entregar a polícia pra poder ressurgir como Raul Cadore, talvez assim a antiga família dele o perdoe pelo que fez... Mas a esposa dele tem que ficar com o Murilo pq ele não merece o amor dela, mesmo pq, numa situação assim, não tem como se apagar as marcas da dor de ter sido tão duramente traída... Raj e Maya!!! Are baba! São a vida de sua novela, a alma... Vamos ver se vc os deixa juntos e felizes... Bjo bem gostoso no teu coração. E, saúde pra ti. Minhas orações também são por sua saúde. A Índia é um país de contrastes... Cheio de dramas, tragédias e comédias... Um belo país por isso mesmo. Tua novela é boa pra também mostrar isso. As pessoas estranham a família do Raj... Mas é assim mesmo por lá... Costumes são costumes, também temos os nossos. E olha que são diferentes no norte e no sul, por exemplo.

Renata Dias disse...

olá, Gloria...
como de costume passo aki pra "ver" vc kkkk....e palpitar, lógico kkkkk.
Andei lendo, me informando, ouvindo e refletindo...
Vou enumerar...são tantas emoções...are baba kkkkk
1. Ouvi num programa de tv e tb antes teria lido nessas revistas semanais q um NOVO Raj nascerá na novela. A partir das descobertas d seus filhos, das mentiras ditas a ele, ele mostraria uma faceta cruel, fria. Não gostei de jeito nenhummmmmmm...tudo bem ser mais uma oportunidade pra Rodrigo lOMBARDI mostrar sua enorme capacidade de atuação, qq ator quer viver esse tipo de faceta, mas pra nós fãs q nos encantamos com esse raj...é duro viu...
eu ate entendo q ele fique extremamente magoado, mas daí ficar desumano, não combina com ele. Por isso te peço: deixe ele ser tomado por um sentimento de mágoa sim, enorme, deixe ate ele dizer a maya q não a perdoa, nakele momento, deixe ele cogitar a hipótese de tirar seu filho de duda e cria-lo nos costumes indianos, e de krer criar o de maya tb, como temos visto nas revistas,mas não deixe ele virar um monstro.. Fikei mega superrrrrrrr preocupada. até pq se ele se tornar isso pode ser q estremeça a torcida por raj e maya, e isso seria de cortar o coração de nós fãs.
2. Pq vc insiste em fazer o caráter de maya duvidoso?????? o de duda passa semrpe mais transparencia, mais confiabilidade...apesar da personagem já ter demonstrado fraquezas. Mas Maya, are baba, ela deixa pssar cada oportunidade de virar o jogo pra si...na hsitória do filho de duda, pq maya, em nome desse amor, não contou ao marido sobre o filho dele com duda???????
espero de coração q vc dê a oportunidade de maya contar, por sua própria boca, de seu filho com bahuan. Esse, ao meu ver, é o momento de OURO da personagem provar pra todos q seu caráter é lindo, fálivel sim , por medos e imaturidades, mas q ela sim tem seu brio e que a qq custo, ela deseja se livrar de tamanha culpa. Maior prova de amor pra RAj NÃO TERIA. SeRia um banho na alma de nós fãs q torcemos pra sua felicidade e definitivo reconhEcimento de seu caráter e intenções.
3.Eu não sei oq se passa na sua cabeça, sei q deve ser coisa boa kkkk, não sei tb a ordem cronológica dos acontecimentos, das verdades vindo à tona, Mas não seria ótimo até pra poder ajudar Maya na sua empreitada de falar sobre seu filho a Raj, se todas as mentiras q rondam a casa e a familia dos Anandas viessem depoisss da revelação sobre seu filho com Bahuan????? sugestão....
Bem, me alonguei demais kkkkkkk
Mas confesso q neste momento da hsitória, ando preocupada. Vai ser dificil separar Raj e Maya. O Brasil se encantou com eles!!! Vc viu no Fashion Rio....
Não é conversa de fã, mas só conheço pessoas q torcem pelos 2. Sei q vc tem suas fontes pra saber o q o povo tá achando de tudo, é nisso q deposito minhas esperanças: de q vc faria sim Raj perdoar Maya e no final, eles se dariam conta da SURPREENDENTE peça q o destino pregou eM sUas vidas, um Amor arrebatador!!!!! ATCHA!!!!!!!
Bem, obrigado mais uam vez por nos dar essa enorme atenção...pense com carinho nas nossas sugestões...o Brasil te ama e está ENCANTADO por Raj e Maya.
Namastê...
Renata do Rio de Janeiro.

Unknown disse...

Amada !! chorei com na cena de Maya e Bahuan, veja que situação. Amada ,, não pode ficar mal resolvida essa história de amor. Adorei a sugestão do livro vou ler mais esse, pois td que vc recomenda é bom . Namastê

Anônimo disse...

Oi Gloria,

Saúde

Espero que cenas tão lindas como o encontro entre Bahuan e Maya não fiquem unilateral. Por favor Gloria acenda as lamparinas do seu juizo e deixe Raj ficar com Duda e Bahuan com Maya

bricadeira!!!!!!!!!

beijos ando torcendo para os casais de origem ficarem juntos.

Rosinha disse...

Glória naum gostei de ver a Maya dando conversa, e olhares com o Bahuan,ela tem que respeitar o marido dela isso sim, ah já estou com saudades das cenas do Dr Cadore e do Marcelo e dna Cidinha adoro a Eva Toudor, um abração beijuss.

Anônimo disse...

Boa tarde, Glória, are baba, as revistas estão bobando nessa semana..se for acontecer tudo o que está escrito...are... a Laksmi...fugindo com Shankar ..adorei.. a família do Opash desmascarada tb...Surya apanhando...ótimo...Maya tentando se matar...definitivamente não...Raul voltando..só se for prá ser preso....Raj expulsando a Maya...odiei...minha heroína vai sofrer bastante com essa história...tô com peninha... mas sabe, antes de sair ... eu mandava a sogra Naja engolir de vez aquela chave...rsrsrs... ô gente chata.. EU amo Maya e desejo que ela encontre forças e refaça sua vida longe dessa India e longe dessa gente ...principalmente de Bahuan... (esse tem que levar uma surra...que amor é esse)... Raj vai se arrepender...acabará se arrastando ... por favor, faça com que ela vá para o exterior...grávida desse bobo...dê a volta por cima e consiga seu filho de volta.... e seja uma super executiva durona representante de uma empresa que comprará essa associação...(porque do jeito que Ramiro, Raj e Bahuan administram esse negócio, vão falir com certeza) assim, os dois saberão que mulher perderam... e ela se fazendo de difícil ( agora não posso, não dá, não sei se quero ainda) ... e que Raj se lembre que todas as vezes que ela tentou dizer alguma coisa...foi ele quem não deixou...porque para mim é assim...homem até quando é enganado tá errado. (não é isso que falam na Índia).AH... Raj e Maya sempre....Bjus...rsrsrsrs

Anônimo disse...

Querida Glória, estou adorando a novela, Parabéns!!! Seus protagonistas estão ótimos, assim como todo o elenco. Li que o Tarso irá atirar no Murilo e fiquei pensando... Depois disso dificilmente, pelo menos por um tempo a Tônia vai ficar com o Tarso. E logo me veio algumas cenas na cabeça, claro que você é maravilhosa e não precisa de palpite desta simples mortal que não tem talento para escritora. Mas enfim, vou te contar assim mesmo... rsss. Então, imaginei a seguinte situação: (Tônia muito chateada e triste, querendo esquecer de vez o Tarso, afinal ele tentou matar o irmão que ela tanto ama. No desejo de ocupar todo o tempo possível e tentar abstrair aquele sentimento, ela consegue emprego na loja de uma amiga da Ciça, que ela havia comentado há um tempo atrás e por necessidade do trabalho acaba consequentemente dando uma mudada geral no visual, inclusive na armação dos óculos para uma coisa menos nerd, mudança esta que será apenas na aparência, porque a essência dela será a mesma. Claro que mesmo muito chateada com o Tarso ela sempre busca estar a par do estado de saúde dele através de algumas pessoas, afinal, apesar de tudo ela ainda o ama muito. Já com o visual melhorado, tentando viver, ela é convidada por Ciça a ir a uma festa numa boate em que estarão alguns amigos da Ciça. Muito a contra gosto e até forçada por Ciça ela acaba cedendo e vai...continua...

Anônimo disse...

Continuação... Chegando lá, ela se sente totalmente deslocada e a mente foge levando as memórias daquele mesmo lugar em que ela conheceu o grande amor da sua vida, o homem que ela combinou casar, ter filhos, estar junto por toda a vida. Pois bem, sem que Tônia percebe-se, já que estava distraída nos seus pensamentos, aparece Ciça com um amigo para apresentar, Marcelo (o estagiário), aquele rosto não era estranho para Tônia, já que algumas vezes ela esteve na clínica, mas como não lembrava, apenas cumprimentou o rapaz. Os três ficaram conversando até que Ciça sai e deixa os dois sozinhos, meios constrangidos e sem assunto, ele pergunta para a ela o que ela faz, então ela conta que trabalha numa loja e que faz faculdade de medicina e esta é a deixa para eles alongarem um papo e descobrirem muitas coisas em comum. No dia seguinte Marcelo comenta com Ciça que ficou interessado em Tônia e esta incentiva Marcelo a ligar para Tônia e convida-la para jantar, as primeiras vezes ela acaba arrumando uma desculpa e nega o convite, mas Marcelo é persistente e eles acabam saindo. Tônia acaba desabafando com Marcelo a sua situação, dos sentimentos que ainda nutre por Tarso apesar do ocorrido. Ele entende e como bom conhecedor da esquizofrenia, afinal ele está sempre aprendendo com o Dr. Castanho, ele coloca todas as situações para ela, no melhor e no pior cenário. Depois de saírem mais algumas vezes Marcelo acaba não resistindo e beija Tônia, que leva um susto e se afasta, mas pela carência e por se sentir segura com Marcelo ela acaba cedendo e os dois ficam juntos. Apesar de estar gostando de estar com Marcelo, Tônia sente-se como se estivesse traindo Tarso. Apesar de estar aparentemente feliz, já que está trabalhando, estudando, namorando um cara bacana e "normal" e que o irmão gosta e apóia, ela sente um vazio enorme, não consegue deixar de pensar em Tarso, de ficar preocupada com ele e com medo de que alguma coisa ruim possa acontecer com ele

Anônimo disse...

Continuação... Apesar de Marcelo estar feliz, ele percebe que Tônia não consegue esquecer Tarso e que apesar dela gostar dele, ela ama mesmo Tarso. Até que Marcelo começa a frenquentar a casa de Tônia e lá ele é apresentado para Júlia que sente alguma coisa estranha quando vê Marcelo, ela fica incomodada com a presença dele. Julia começa a pensar no namorado de Tônia e acaba comentando com Leinha, que a aconselha a tirar ele da cabeça. Julia percebe que a relação de Tônia e Marcelo é mais de amigos do que de namorados e que Tônia ainda ama muito Tarso e criando coragem ela confessa para Tônia que estranhamente se sentiu atraída por Marcelo. Tônia leva um choque e não gosta da conversa, ela não chega a brigar com Júlia, mas faz cara de poucos amigos e até fica um pouco enciumada. Julia pede desculpas e explica para Tônia que só teve coragem de se abrir porque sabe que Tônia não esqueceu Tarso, sabe que Tônia chora quase todas as noites por ele e que ainda o ama muito, que só não consegue perdoar aquilo que ele fez com Murilo. Tônia acaba não contendo as lágrimas e confessa para Julia que realmente o tempo só faz aumentar ainda mais o que ela sente por Tarso, que apesar do Marcelo ser um cara maravilhoso ela sempre soube que Tarso é o homem de sua vida. Mas que por causa da doença dele e pelas recusas em fazer o tratamento ela sabe que este relacionamento nunca será possível. Julia então propõe a Tônia que elas tentem mudar isso e consigam que Tarso faça o tratamento e as terapias adequadas. E Tônia decide não continuar o namoro com Marcelo, explicando para ele a situação e pedindo que eles possam ser grandes amigos. Tônia então começa a fazer com que ele e Júlia fiquem cada vez mais próximos. No início Marcelo fica muito magoado com o término, mas depois ele mesmo percebe que Tônia nunca vai amá-lo de verdade e que a amizade entre eles é muito importante, até que ele começa a olhar Júlia com outros olhos. Ele pergunta a Tônia se ela se importa que ele namore Julia e ela dá a maior força... continua ...

Anônimo disse...

Continuação... Neste momento o trio se une para ajudar Tarso e trazer ele de volta a lucidez. Murilo acaba não gostando muito, mas com a ajuda de Sílvia, ele percebe que a irmã só será feliz com Tarso e que eles têm que apóia-la. E claro que Tarso que estava sofrendo não só com a doença, mas também com a ausência de sua amada, começa a melhorar, a voltar a ser aquele Tarso carinhoso e centrado de antes, começando a fazer planos, conseguindo um emprego e estando feliz com a mulher de sua vida). Acho que com esta história que eu pensei poderia passar várias mensagens, no caso da Julia que ela deixe de ser tão mimada e perceba que existem coisas mais importantes que uma bela casa para morar. No caso de Tônia que dará uma guinada na vida no momento onde parecia que ia desmoronar, ou seja, nos momentos mais difíceis é que geralmente crescemos, melhoramos e aprendemos a lutar com mais garra. E no caso do Marcelo, vai trazer o personagem mais para dentro da trama e com isso dará a oportunidade dele mostrar seu talento e fazendo um monte de fãs felizes, que pelo que vejo aqui nos comentários ele tem bastante. Ah, eu prefiro a Maya e o Raj e a Duda e o Lucas juntos, acho que serão mais felizes. Claro que depois de confessarem todas as mentiras. Desculpe por ocupar tanto espaço. Mas senti necessidade de te falar. Beijos e fique com Deus!!!

katerine disse...

HOLAAAA GLORIA QUERIDA!! COMO ESTAS???TODO BIEN??? ESPERO QUE MEJOR DE SALUD!!! =)
PASO POR ACA PARA SALUDAR Y A LA VEZ DECIR QUE SOY FAN DE DANIEL MARQUEZ.... QUEDO FELIZ CUANDO TIENE ESCENA DE EL EN LA NOVELA..
LO ADOROOOOOOOOOOOO!!
PARABENS PELA NOVELA...
MANDO BESOS PARA TI...
MUACKKKKKK!!!!!

Anônimo disse...

Olá, Gloria! Td bem?

Gostaria de deixar uma sugestão e ao mesmo tempo, fazer um pedido.

Gostaria de sugerir a você que mostrasse na novela um pouco mais do cinema indiano e dos filmes de Bollywoody.

Gostaria de conhecer mais sobre artistas famosos de lá como o Amitabh Bachchan (uma espécie de Antônio Fagundes da Índia.. rss) ou a ex participante do Big Brother britânico que sofreu preconceito na casa, a Shilpa Shetty.

Obrigada.
Andréa.

Andrea disse...

Oi Glória! Procurei o livro do Jean Claude Carriere e não achei aqui em minha cidade,mandei um amigo trazer para mim! Mas em compensação comprei o livro (INDIA CRENÇAS,COSTUME E A SABEDORIA DE UMA DAS CIVILIZAÇÕES MAIS ANTIGAS DO MUNDO) é muito bacana.custa 49 reais na livrarias.fica ai a dica.
Glória estou adorando a Maya com o Raj! Parece que nada vai abalar esse amor,acho que os dois são perfeitos juntos.
Outra coisa é o casamento do Dr Castanho. QUE MAXIMO! Vai ser uma festança...a cena de hoje foi muito divertida. muito mesmo todos ótimos atores.
Glória gostaria de te pedir que arrumasse um par para o Marcelo! Vi algumas pessoas falando da Julinha,mais na verdade gostaria de ve lo com a Leinha,acho que tem tudo a ver! Coloca os dois juntos Glória!
LEINHA E MARCELO JUNTOS!

UM BEIJÃO
ANDREA AIRES

Maristela (Porto Alegre-RS) disse...

Olá, Glória! Muito obrigada pela dica! Nas nossas próximas férias eu e meu marido iremos para lá passar 10 dias!!!
Glória, assisto a novela desde o primeiro capítulo, mas estou muito triste com o desenrolar da história... É muito chato ver a Duda sofrer tanto pelo Raj e acabar com outro como consolo. Ela nunca o traiu, sofreu por ele... E a Maya deveria ficar com o Bahuan. Ele errou muito, mas até mesmo ele tem direito a uma segunda chance. Acho também que fazê-lo mulherengo e vingativo é lamentável. Eles mereciam se entender. Será que não há a mínima possibilidade da Maya se entender com o Bahuan e a Duda com o Raj?
Boa noite e muita saúde pra vc.

Anônimo disse...

Boa noite, Glória. Imagino que esse não seria o final tradicional (talvez por isso, mais surpreendente melhor), mas gostaria muito que Maia e Raj não se separassem. Eles tem uma relação que passa para todos nós o que um relacionamento deve ter para durar, ao contrário do que ocorreu com Bahuan. Terminar com esse relacionamento seria mostrar que as coisas não dão certo quando há amor, persistência, paciência e vontade de construir uma vida juntos, aos poucos. Por favor, pense a respeito...(rs)Abraços.

ISABEL=SOROCABA -SP disse...

OI GLORIA, TUDO BEM COM VOCE!
ESPERO QUE SIM, VOCE NÃO PODE PARAR DE ESCREVER NUNCA ,É TUDO MUITO BOM. ESTOU ENCANTADA COM O AMOR DE RAJ E MAYA, TOMARA Q ELES FIQUEM JUNTOS. E O MARCELO LINDO QUE SÓ ELE COM QUEM SERÁ ELE IRÁ FAZER UM PELO PAR,ESPERO QUE VOCE ESCOLHA A LEINHA, ELA TAMBEM É LINDA. GLORIA SE CUIDA. DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE. BJS

Anônimo disse...

Glória, pelo amor de Deus.. Se o Bahuan não tiver final feliz COM A MAYA, a novela não terá muito sentidoo.. se levarmos em consideração que ele é o dalit e que na Índia histórias como a dele com a Maya - mulher de casta - são rarissimas, o Bahuan deveria conquistar de vez a Maya, constituindo uma linda família junto com o filho dos dois. Eu acredito que Bahuan, como forma de mostrar que o amor vence barreiras e colocá-lo na sua verdadeira condição de protagonista, ele TEEEEEEEEEEM que ficar com a MAYA. e o Raj.. que tanto ama a Duda, merece ficar com a brasileira. Fica o apelo.. A PARAÍBA EM PESO torce por esse final feliz!!!!

Anônimo disse...

Amo a Maya e Raj. Sei que Raj vai ficar uma fera com ela, mas mesmo assim vai perdoa-la. Quero ver o raj bravo, acho que vai ficar ainda mais viril do que já é, além de dar oportunidade para Rodrigo Lombarde mostrar que pode fazer QUALQUER papel.
obs: Oh moleque chato aquele bahuan, hein? Não dá para mandar ele para um colégio interno? Pense com carinho!

Anônimo disse...

OLÁ GLORIA. SOU SUA FÃ INCONDICIONAL. ACHO VC UM ESPIRITO MUITO ILUMINADO E ABENÇOADO COM ESSE DOM MARAVILHOSO DE SER ESCRITORA. VC DAR COR E VIDA A NOSSAS NOITES MUITAS VEZES TÃO TRITONHAS.
MULHER GUERREIRA, LUTADORA E COM UM CORAÇÃO ENORME NA ARTE DE AJUDAR A TODOS NÓS , PREENCHENDO COM SEUS CONTOS MARAVILHOSOS.VC TEM SIDO UM ESTEIO PARA OS SERIOS PROBLEMAS Q ENFRENTO NA MINHA VIDA. SE TIVESSE OPORTUNIDADE UM DIA TE CONTARIA TUDINHO.ACHO VC LINDA POR DENTRO E POR FORA VIU?. BEIJOS!!!!
HÁ NÃO SEPARE A MAYA DO RAJ NÃO MINHA LINDA. ELES SÃO A PROVA Q AINDA PODEMOS CULTIVAR O AMOR PURO E VERDADEIRO NESSES DIAS TÃO TURBULENTOS EM Q VIVEMOS. FICA COM DEUS MINHA LINDA.

vivian disse...

To sentindo falta de umas cenas mais, como poderia dizer..., mais acaloradas e arrebatadoras da Maya e Do Raj. Sei lá , talvez depois de alguma discusãozinha, aí eles se amam.., e por aí vai. De preferencia bem LONGAS!

Anônimo disse...

Gloria, a musica tema da Maya e Raj bem que podria mudar para Salam! Acho que combina bastante com o casal mais espetacular de todos os tempos!

Anônimo disse...

Parabens , Gloria. O casal Maya e Raj estão cada vez melhor em cena. Tenho vontade de abraçar os dois pela emoçao que passam.A Maya arrasou na cena com a Duda.

Anônimo disse...

Parabens , Gloria. O casal Maya e Raj estão cada vez melhor em cena. Tenho vontade de abraçar os dois pela emoçao que passam.A Maya arrasou na cena com a Duda.

Anônimo disse...

Gloria fiquei com muita pena na cena em que o Opash diz que Niraj é a sol de sua vida ! não deixe esse amor e encanto acabarem! Não precisa eles saberem que Niraj não é filho de Raj , POR FAVOR ABAFA O CASO RSRSRRR!!
Maya e Raj até o fim!!!

Anônimo disse...

Vai ser dureza ver o gatão do Raj sofrendo !!ai ai , se eu podesse pelo menos ampara-lo !Que homem lindo viu ,a voz ,o sorriso ,o jeito tudo nele é MARAVILHOSO!
QUERIA QUE ELE FICASSE COMIGO MAIS COMO É IMPOSSIVEL TORÇO PELA MAYA!!! XERO!

Gabriella Mathias disse...

Engraçado! Eu leio uns comentários aqui e fico pásma! Não vejo ninguém criticar a Norminha, por colocar sonífero no leite do marido, para traí-lo com outros homens; muito menos, vejo pessoas criticando a Ivone, por ter roubado, enganado e destruído uma família. Em contrapartida, vejo algumas pessoas, "MASSACRAREM" a Maya, só por ela não ter coragem, de contar td a verdade ao Raj, mesmo sendo nítido, que ela não faz isso, por medo de perdê-lo, ou prejudicar sua família;como disse ontem, enqto falava com os "Deuses".
Isso deixa notório, que estas pessoas criticam à Maya, não por suas atitudes, afinal, as atitudes de Norminha e Ivone, foram muito piores; mas sim, por outros motivos.
Acho que a felicidade de um casal, incomoda muito! é muito difícil,na vida real, ver um casal tão harmonioso, quanto Maya e Raj.
Por isso é mais fácil, algumas pessoas se identificarem com a Duda, que foi uma mulher abandonada e infeliz no amor.
Eu já penso diferente!e sei q a maioria, pensa como eu, pois este casal já é o preferido da maioria do público.
Acho que novela , é entretenimento e não, para ser comparada, com nossos problemas pessoais. Por isso q acho lindo, o casal perfeito, Maya e Raj.
Quem não gostaria de ter um marido como o Raj? gentil, afetuoso, fiel, amigo...
A gente quer ver isso na tv! Beleza, harmonia, sensualidade, química, fantasia...e isso, Maya e Raj tem de sobra!
Fiquei muito feliz ontem, qdo ela admitiu já amar o Raj, quando rezava aos Deuses.
E eu torço, do fundo de meu coração, para que elEs terminem juntos!

Anônimo disse...

QUERIDA GLÓRIA.MAIA TEM QUE FICAR COM O RAJ O AMOR DELE É BONITO.DUDA MERECE UMA NOVA CHANCE DE SER FELIZ COM O MEDICO. RAJ TEM QUE FICAR COM MAIA E VENCER O PRECONCEITO

Anônimo disse...

Namstê Gloria
A cada dia esta novela me surpreende em tudo, pela beleza das indumentárias, dos adereços, da presonalização de cada cenário das casas com as personalidades que ali habitam.
Com a quantidade de jóias mesmo sendo bijiuteria MARAVILHOSAS que cada artista tem em suas vestimentas, e realmente uam novela que teria que virar um filme.
Que diálogos... Laura Carneiro esta dando um show assim como quase todos, é tão frustante quando acaba cada capítulo, que no dia seguinte vejo o que tenho gravado.
Gloria que vc seja abençoada e que continue a mostrar culturas deste mundo afora, para nós.
Que o Raj não maltrate tanto Maya, porque já chega de tanto sofrer coitadinha.
Que mammadi a Laura venha logo com este segrêdo a tona para salvar Maya do que ela terá que passar, e que Bahuan continue na busca interna dele mesmo porque não vai chegar a lugar nenhum. ELe já deu... Agora vamos falar deste lindo caso de amor de shankar e mamadi que coisa linda...quendo sankar diz que foi buscar os maiores sábios e não encontrou uma resposta para haver um casamento por amor..... e assim inocentemente disse para filha de Opashi que salvou seu irmão Ravi...
Olha Gloria que vc seja iluminada e gloriosa como sempre foi em suas novelas.... Mas esta superou a TÔDAS...Parabens!Ana Luiza Riedel

Anônimo disse...

Oi Glória Perez vou dar minha sugestão pra tua novela....assim sei que a maioria gostaria de ver Bahuan
com Maya..Mas Bahuan entendeu tudo errado e deixou a Maya sozinha quando ela mais precisou dele....e só penssa em vingança...eu particurlarmente prefiro Raje e Maya...
antes eu era bem estressada agora assistindo a novela fiquei menos estressada...e que ninguém é perfeito de alguma forma eu só tenho a te agradecer muito obrigada um grande beijo.. fica com Deus.

priscila disse...

Glória, me emocinonei com Bahuan dizendo a Maya que ainda a ama.Como disseram anteriomente dê um up no Bahuan, ele merece ser feliz com Maya!!

Bj!

Rosinha disse...

Oie Glória espero que tudo esteja bem com vc, estou amando orumo que está indo a novela,goataria que a Laskmi deixasse de ser ranzinza, e
contasse logo a verdade, mas acho que isso só irá acontecer no fim da novela,tbém estou gostando de ver o Marcelo aparecendo mais na novela,afinal ele é muito lindo e assim pode mostrar seu talento tbém, muito obrigada pela atenção beijuss fique com Deus.

Anônimo disse...

Oi Gloria,

Nao tenho a menor pena de Opash como vir a leeeitora dizer que tem em relação ao filho de Maya. Ele tabem tem outro neto o filho de Duda que ele sabe da existencia mais resolveu ignorar solenemente.So porque não e filho de uma indiana , nem ao menos quis saber como vai o neto nem ele nem a mulher.O neto correu risco de vida poderia ter morrido e para eles provalvemente seria um alivio porque ate o dinheiro para o sustento do mesmo ele so deu coagido. Acho bem feito para ele amar um dalit e desprezar seu verdadeiro neto. Porque para ele so as mulheres indianas são puras e castas como ele disse para Duda em relação a Maya.Realmente n ada como glamour para um povo sem memoria esquecer das lei causa efeito.

Anônimo disse...

Eu fecho com esse comentário perfeito! Opash descobrir que o filho de uma indiana, que na sua mentalidade fechada, não vai lhe abrir as portas do paraíso, pq a indiana "supostamente casta" não lhe deu um neto, vai lhe fazer enxergar o qto ele agiu mal ao desprezar a estrangeira e não se aproximar do verdadeiro neto. Claro que eu penso que ele deve continuar gostando da criancinha dalit, pq dalits são iguais, essa descoberta tem que ficar clara para todos, inclusive para Bahuan superar seus complexos justificados e ficar com Maya e o filho. Ele deve amar os dois netos: um pq já se afeiçoou e o outro pq é seu e ele o rejeitou injustamente. Não se rejeita nunca uma criança.

Anônimo disse...

Eu não tiro o direito de Opash, de rejeitar o filho de Duda, afinal, ele segue as tradições, e aquela criança, aos olhos dele, não é bem-vinda, pois foi feito com uma "firanghe", que não foi casada com o Raj e não poderá abrir as portas do Paraíso, para ele. O que para nós parece absurdo, para eles é tradição.E acho que não respeitar as tradições de um povo, por mais absurdas que possam parecer, é ignorância!

Daia disse...

Olá Gloria, primeira vez aqui no seu blog, e só queria mesmo parabeniza-la...sua novela é
maravilhosa, um verdadeiro alivio depois de A favorita...rs
PARABÉNS PARABÉNS!!!

Bjnhoss

Anônimo disse...

Campanha: MAYA E RAJ , JUNTOS!

Bjos pra você,Glória.

Anônimo disse...

Ignorância é um personagem como Opash que segue às tradições e manda lavar toda a casa quando um dalit entra (pra desentupir o banheiro, depois de muita discussão) aceitar um neto dalit, Meu Deus, se o filho de Raj e Duda não é neto dele, o de Bahuan com Maya, é? Sinceramente, não chamo ninguém de ignorante, mas que compreensão deveras interessante...

Anônimo disse...

Tradição deles é aceitar neto de nora com outro homem.... Em que pais há essa tradição, hein? Que tradição ignorante....

Anônimo disse...

"Campanha: MAYA E RAJ , JUNTOS!

Bjos pra você,Glória."

ISSO PASSA PELA MEDIAÇÃO TODA HORA, QUE VERGONHA!

Anônimo disse...

Concordo com quem defendeu Opash. Eu também acho que ele não está errado, o problema é que sempre analisam eles, pelo ponto de vista brasileiro e naõ indiano. O que parece ser errado para a gente, para eles é cultura.
E concordo também com o que foi dito: Quem não respeita a cultura alheia, é IGNORANTE!

Anônimo disse...

E Continuando, quem disse que o Opash aceitou a nora grávida de outro? Que eu saiba, ele não sabe da estória, aliás, nem o Raj sabe. Fala sério!!

Paula Ferraro disse...

Glória: É a primeira vez que escrevo em seu blog, apesar de ter elogiado muito a novela Caminho das Indias no respectivo site. Empreimeio lugar, quero desejar-lhe pronto restabelecimento. A sua novela é maravilhosa e vc escolheu muito bem os atores, sem exceção. Fiquei muito surpresa com a atuação do Humberto Martins, q teve a tão merecida oportunidade de mostrar o seu talento em horário nobre, de terno e gravata.Como sou advogada, me atenho muito aos aspectos jurídicos que envolvem o núcleo dos Cadores, sobretudo a atual situação do Raul/Humberto Cunha atualmente.Li nas revistas semanais, que ele impedirá o casamento da Silvia alegando, entre outras coisas, bigamia. Caso isso seja verdade, sugiro que obtenha apoio de um bom advogado criminalista para que trama continue perfeita como sempre foi.Afinal de contas, o Raul está morto juridicamente. Li tb, que a Yvone seduzirá o Ramiro e o arruinará. Não deixe isso acontecer. Contudo, manipulador, omisso no caso de seu filho, achando que o mundo está aí para ser usado, o Ramiro e a família não merecem isso. Seria muito bonito, se ele e a Melissa, juntos, se humanizassem e saíssem dessa situação com dignidade. Serviria de exemplo para muitas famílias.
No núcleo indiano, todos estão muito bem, mas as cenas entre a Laksmi e Shankar são muito emocionantes, são lindíssimas e impecáveis. Que Deus lhe dê muita saúde para continuar trilhando os caminhos dessa vida.
Paula Ferraro
paula.ferraro@uol.com.br

Anônimo disse...

Então, vc tb concorda que, pela lógica, quando souber, nem Raj, nem Opash podem aceitar essa mentira de Maya...
Ah, concordam nada! Vcs só usam argumentos pra defender Maya, não usam nunca para raciocinar com lógica e imparcialidade, independente de preferências...

Anônimo disse...

Raj poderá aceitar e perdoar Maya sim, pois o amor vence tudo!

Daniela Garrido disse...

Oi Glória, tudo bem? Espero que esteja correndo tudo bem com o seu tratamento.
Obrigada pela indicação do livro. A novela já está trazendo muitas informações sobre a Índia. É incrível, cada dia uma informação nova.
Não sabia que eles comemoravam o "DIA DO IRMÃO". Pelo jeito, eles comemoram tudo mesmo, não deixam passar nada, hein?
É muuuuuito bonito isso, eles valorizam tudo o que se refere à família. Aqui no Brasil se comemora tudo muito na base do consumismo e não de um sentimento verdadeiro. Acho que os indianos estão bem à frente da gente. Eles preservam valores enquanto no Brasil inverteram-se os valores. Jogou-se modelos fora porque era "de antigamente" para adotar-se outros que não se sustentam com o tempo.
O "DIA DO IRMÃO" poderia ser aderida aqui no Brasil.
Em um país em que existe até o ridículo dia da mentira...
Por falar em livro, esta semana, mais precisamente dia 18, começa a 9ª Feira Nacional do Livro aqui em Ribeirão Preto e dia 19 é aniversário da cidade. Vou dar uma pesquisada para ver se encontro esse livro sobre a Índia.
Glória, estava ouvindo aquela música do Gonzaguinha que está na novela ( "FELIZ" )e eu vi que em uma coletânea dele tem também a música "GENTILEZA". Prestando atenção descobri que era uma referência ao Profeta Gentileza que você mostra na novela.
No cd tem a letra da música e um relato do Gonzaguinha falando sobre ele.
Para quem, como eu, não sabia, fica aqui o registro:
PALAVRAS DO GONZAGUINHA:
"HÁ MUITOS E MUITOS ANOS ATRÁS, UMA FAMÍLIA INTEIRA MORREU NUM CIRCO EM NITERÓI, NUM INCÊNDIO. ACONTECEU E MORRERAM MUITAS PESSOAS. EU FALO DESSA FAMÍLIA EM ESPECIAL PORQUE, EVIDENTEMENTE, O PAI SOBREVIVEU E ATÉ HOJE ANDA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO - CABELOS COMPRIDOS, ROUPA BRANCA, UM ESTANDARTE, PREGANDO O AMOR ENTRE AS PESSOAS, PREGANDO ATENÇÃO, PREGANDO CARINHO. SEU NOME É GENTILEZA. DIZEM QUE É UM LOUCO. EU DIGO QUE É UM PROFETA! PORQUE ELE JÁ DIZIA ISSO"

MÚSICA:
AIÊ, Ô, Ô, Ô...AIÊ
AIÊ, Ô, Ô, Ô...AIÊ
FEITO LOUCO PELAS RUAS
COM SUA FÉ
GENTILEZA, O PROFETA
E AS PALAVRAS
CALMAMENTE SEMEANDO
O AMOR À VIDA
AOS HUMANOS, BICHOS, PLANTAS
TERRA, TERRA, NOSSA MÃE, Ô
NEM TUDO APODRECIDO
DE MODO QUE SE POSSA DIZER:
NADA PRESTA, NADA PRESTA
NEM TODOS DERROTADOS
DE MODO QUE NÃO DÊ
PARA SE FAZER UMA FESTA,
UMA FESTA

ENCONTRAR, RECEBER,
SE OLHAR, SE ENTENDER,
SE CHEGAR, SE ABRAÇAR,
E BEIJAR, E AMAR
SEM MEDO, INSEGURANÇA,
O MEDO DO FUTURO
SEM MEDO, SOLIDÃO,
MEDO DA MUDANÇA
SEM MEDO DA VIDA,
SEM MEDO DAS GENTILEZAS DO CORAÇÃO

LOUCO PELAS RUAS
COM SUA FÉ
GENTILEZA, O PROFETA,
E AS PALAVRAS
CALMAMENTE SEMEANDO
O AMOR À VIDA
AOS HUMANOS, BICHOS, PLANTAS
TERRA, TERRA,
NOSSA MÃE...

Fica como um pequeno agradecimento a você, ao Gonzaguinha e ao profeta Gentileza, pela dedicação ao bem comum, pelas mensagens "DO BEM"!

Valeu!!!

Bjs
Daniela

Anônimo disse...

Isso de não analisar os argumentos independente de preferencias, abandonar totalmente o bom senso, os valores e a lógica por uma torcida tb é UMA BRUTAL IGNORÂNCIA.

Sueli disse...

Maya dizer que Duda teve um filho de outro homem foi o fim, não havia necessidade desta mentira para fazer as pases com Raj, ela foi longe demais, chega a ser falta de caráter. Maya tem que ser desmascarada e Raj voltar para Duda, que é a única pessoas digna nesta história. Mulher forte, tem fibra, como a mulher brasileira.

Amanda disse...

Eu entendo perfeitamente, o por quê de Maya ter dito ao Raj, que Duda teve um filho de outro homem. Ela se sentiu INSEGURA; por saber que a outra tem um filho legítimo dele e mais uma vez, sentiu o pavor de perdê-lo, pois ela já o ama.
O medo e desespero, a está levando dizer essas coisas.
Maya é boa, só está amando e se sentindo insegura.

Anônimo disse...

Ah, e agora por se sentir insegura toda mulher pode manter um homem ao seu lado a base de mentiras e filho (ainda falso). Que coisa triste!
Maya só é insegura quando quer... Estava bem segura quando disse essa mentirada toda para Duda, bem altiva.
A desculpa da cultura, "de ser destroçada" não existe mais, pois ela pode contar para o pai do seu filho, Bahuan. Agora é na base de prender um homem por meio de táticas, digamos... muito comuns e hediondas, rsrsrs.

paula krebs disse...

Glória eu moro nos EUA e assito a novela todos os dias. É muito bom!!!!! Obrigada!
Quero lhe pedir um mega favor: NÃO DEIXE MAYA COM RAJ! É sério... não tem desculpa para tantas mentiras. Ela é muito mentirosa , tem um caráter duvidoso que combina PLENAMENTE com o do Bahuam!!!!
Seria um péssimo exemplo para as pessoas um final maya raj. Seria concordar que vale tudo em uma relação: mentir, drogar a sogra, trocar exames de gravidez, ter um filho do maior inimigo do marido, deixar os avós com cara de panacas pensando que o neto é deles, saber que o marido tem outro filho e OMITIR, etc, etc.... É sério , essas mentiras são muito graves. nâo dá para amenizar e engolir: "Ah, é por amor ou é auto- defesa..." Não dá...

Anônimo disse...

Puxa Gloria...

O livro do Carriere tá esgotado no fornecedor...

Vc tem alguma outra indicação de livros?

Quero cair de cabeça nesse universo. Quero aprender tudo. Quero realmente mergulhar na India.

Obrigado.

Parabéns por "Caminho..."

Excelente e feliz.

Christian.

Anônimo disse...

Eu adorava que maya e bahuan ficassem juntos, eles fazem um par perfeito. Obrigado por dar a conhecer a cultura indiana . Parabéns

Anônimo disse...

Glória,
Parabéns vc é demais !!!!
Adoro suas novelas , não perco uma .

Espero q a Maia fique com o Bahuan , eles fazem o par perfeito e depois de tudo oq aconteceu eles merecem ter um final feliz....

Aguardo sua próxima novela !!!!

Beijos