sábado, 8 de agosto de 2009

Deu no EXTRA:


Publicada em 07/08/2009 às 11:51

Aumenta procura para tratamento de esquizofrenia na Santa Casa do Rio

Extra Online
RIO - Desde que a novela "Caminho das Índias" começou a mostrar os problemas enfrentados pelo esquizofrênico Tarso, interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, aumentou em 10% a procura por tratamento da esquizofrenia na Santa Casa de Misericórdia do Rio. Para a chefe do ambulatório de Psiquiatria, Fátima Vasconcelos, o crescimento se deve à divulgação sobre a doença.

- Antes da novela, muitas pessoas desconheciam os sintomas da esquizofrenia, que se caracteriza principalmente por uma grande desorganização dos pensamentos. Tem gente até que nunca tinha ouvido falar em esquizofrenia. A novela tem contribuído significativamente para a diminuição do preconceito com relação à doença - relata.

Abandono do tratamento pode custar caro
Tendo início no fim da adolescência e início da vida adulta, a esquizofrenia é uma doença mental crônica que pode trazer graves conseqüências se não tratada. De 10% a 15% dos esquizofrênicos comentem suicídio e a falta ou abandono ao tratamento é a principal causa, segundo a médica Fátima Vasconcelos.

- A grande dificuldade no tratamento do esquizofrênico é quando ele tem sintomas chamados de negativos e cognitivos, que envolve perda ou diminuição da capacidade de falar, planejar, sentir e exprimir emoções, sentir prazer nas atividades do dia a dia, problemas de atenção e memória entre outros. A pior parte é que por não entender o que se passa com o paciente, muitos acham que é preguiça ou depressão. Nessa hora, é que a família deve participar e procurar ajuda, pois se depender do paciente, ele vai se isolar e pode vir a ter uma crise com graves conseqüências _ explica a psiquiatra.

A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população no Brasil e no mundo, com idade acima dos 16 anos. Os sintomas se desenvolvem nos homens no final da adolescência e até os 25 anos e nas mulheres entre os 20 e 30 anos. De acordo com a especialista, é fundamental frisar que, apesar da semelhança nos sintomas, já que durante essa idade os jovens passam naturalmente por mudanças de comportamento, é preciso estar atento ao tempo que essas "crises" duram:

- Nos adolescentes, o tempo normal seria de uma ou duas semanas. No caso do esquizofrênico, essas características permanecem por um tempo maior e tendem a se intensificar.

O tratamento é feito com medicamentos antipsicóticos, abordagem para família para ajudar na adesão do paciente ao tratamento e, em alguns casos antidepressivos e ansiolíticos. A psiquiatra ainda ressalta que, mesmo com um tratamento otimizado, por circunstâncias ligadas à própria doença, o paciente pode ter uma recaída no seu quadro clinico e, dependendo da gravidade da crise pode necessitar de internação do paciente.

A Santa Casa de Misericórdia do Rio fica na Rua Santa Luzia 206, no Centro do Rio. O setor de psiquiatria funciona todos os dias, das 8h às 17h. Telefone: 2221-4896.
Links patrocinados

29 comentários:

JULIANA disse...

Alô Glória Perez, maior novelista da TV brasileira da atualidade, tiro o meu chapéu para você em todos os aspectos. Mulher de fibra, lutadora, forte. Mas meu comentário não tem a ver com sua pessoa exatamente.

Li em uma revista, no balcão da farmácia, que Ivone ficará louca e terminará seus dias em um hospício?

Seria o menor dos castigos para um psicopata. Não, ela deve pagar cada centil que deve bem lúcida, consciente.

Seria uma vitória para ela, não acha? Creio que ela deve ser desmascarada diante de todos de seu convívio e ser levada à cadeia para pagar por toda a maldade e manipulação com os seres humanos que feriu e brincou como se fossem coisas.

Abraços de respeito, carinho e admiração.

Muito sucesso!!!!

alessandra disse...

Oi Glória,

Tenho um tio esquizofrenico, e já vivi vários momentos de crise dele.
O Bruno está perfeito no papel.
Gostaria de colaborar com idéias, já que convivo com isso diariamente. Fizemos uma experiencia para facilitar o tratamento através da companhia de um cão. Pesquisei na internet e vi que a dra. Nise utilizou essa alternativa com os pacientes do instituto. Desde que meu tio começou a conviver com esse animal, ele tem obtido melhoras.
Parabéns, muito sucesso!!
Alessandra

Anônimo disse...

Parabéns Glória Eu acho muito importante esse trabalho de concientização que a novela faz!!!!!!!!!!
E també queria aproveitar pra parabenizar a cena em que a Melissa surra a Ivone ... impagável!!!!!!

Anônimo disse...

Glória eu to amando a novela , gosto muito do Humberto Martins e do papel dele na novela
BJO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola!Glória!
O tema da esquizofrênia está real, mostrando tudo. Eu tenho um filho de 18anos, que há 04 anos apareceu está doença. Pois no começo todas as pessoas chamavam ele de maluco, sem saber o que está acontecendo com as pessoas. Eu lembro que umas pessoas falavam assim, o filho da Eliane está maluco, é mole!! Não sabem de nada e vai falando. Hoje a novela mostra o que eu sempre falei da doença do meu filho ,é as pessoas não entendiam. Guando veem falar comigo, falo logo é a doença do tarso, da novela.Obrigada, valeu por mostrar a doença. Rezo todos os dias para que um cientista procure a cura desta doença, pois ela é muitop cruel, sofre o paciente é a familia.
Um grande abraço! Eliane!

Anônimo disse...

Gloria eu adorei a cena de ontem da novela em que Melissa bate na Yvone.
Foi espetacular!

E tenho uma curiosidade: queria saber qual foi o passado de Melissa antes de se tornar uma Cadore.

Tô adorando Caminho das Índias, não perco nenhum capítulo!

Bjos
Ricardo

Thiago disse...

Eu sei que o post não fala disso, mas não poderia deixar de comentar sobre a cena em que Yvone leva uma surra de Melissa: de fato, essa foi uma das melhores cenas que já vi na vida e vou guardá-la e recordá-la por no mínimo algumas dezenas de anos. Numa época em que vilãs se dão bem, essa cena foi uma surpresa. Pena que são tão raras de acontecer. Parabéns.

Deborah disse...

Gloria, faço um apelo para vc não separar o casal mais lindo, charmoso e romantico dos ultimos tempos: Raj e Maya!

Matheus Braga disse...

A interpretação do ator Bruno Gagliasso esta perfeita...Parabéns ao Ator e Autora Glória Perez...perfeita sintonia!!!
Abr. Matheus Braga...!!!
www.matheusbraga.com.br

Anônimo disse...

Amuuuuuuu o Tarso e o Estagiario Marcelo
Ana Claudia Nakamura

Line, Lilica disse...

Gloriaaaa!!!

Amo o Marcio Garcia!!! Faz o meu dalit se apaixonar de verdade pela Shivani e deixa os dois serem felizes!!! Eu torcia pra Bahuan ficar com Maya, mas minha torcida é minoria,então,deixa ele ser feliz ao lado da Shivani e coloca, por favor, cenas romanticas dos dois,please?!
Chukriá!!
bjs

Pedro disse...

Gloria, primeiramente, parabéns pela novela. A abordagem de temas de cunho social que você desenvolve é extremamente importante.
Porém, eu vim aqui por dois motivos: parabenizar (sempre!) pela cena de Melissa e Yvone. La Torloni consagra-se, cada vez mais, como a maior atriz deste país. Dê mais ênfase à personagem, por favor. (E eu gostei da pergunta que foi feita acima: o quê Melissa era antes de se tornar uma Cadore?)
Quanto à Maya... Eu, sinceramente, torço para que ela termine com o Bahuan; seria o mais interessante.
Para mim, Raj deveria encontrar alguma outra mulher ou, quem sabe, terminar sozinho.

Parabéns pela novela! Abç,

Jaque Alves disse...

Oiee Glória!
A novela esta sendo mto importante mesmo para divulgar a esquizofrenia... Parabéns querida!
Ótimo saber q as pessoas estão procurando tratamento, fico mto feliz... Suas novelas trazem temas polemicos e que ajudam a população.

Ahhhh quero ver o Daniel Marques essa semana na novela... E o par romantico dele? rsrs

Ótimo domingo querida!

Bjusssssssssss♥

Lucia Baldessa disse...

O Bruninho Gagliaso tá arrasando no desempenho do esquizofrenico Tarso... Quem lida com esquizofrenicos, quem tem alguém na família que é esquizofrenico, enfim.... quem já teve contatodireto e continuado com um esquizofrenico sabe como são... Parabenizo a esse ator excelente por sua interpretação, e quero deixar meu parabéns especial pra vc, Glorinha, que conseguiu por na mídia mais essa drama da vida de alguns de nós.
E a personagem Melissa??? Ela também não é "normal"...
Cadeia pra Ivone, não morte... é a minha torcida.
Maya e Raj juntos.... e amigos do casal Lucas e Duda.... aliás... amigos íntimos....

Anônimo disse...

Oi Gloria
Sou sua fa!!! Apesar de nao morar no Brasil, acompanho sua novela pela Globo video. Sou filha de psiquiatra e ja' vi de perto algumas cenas que vejo na novela. Seu trabalho de conscientizacao e' de muito valor!! Parabens!!! Coloquei no meu blog um post sobre o sucesso da sua novela e uma foto sua. Desejo sua pronta recuperacao. Se puder venha visitar meu blog!!! Desculpe a falta de acentuacao mas uso um MAC que nao tem acentucao para o portugues, morro de vergonha!!! Fique com Deus! Beijos Larissa

Sara disse...

Olá, Glória! Sou escritora também. Mas não tenho peito para escrever uma telenovela. São muitos personagens para administrar (risos). Eu gostaria muito de saber como era trabalhar com a Janete Clair. Como era o método de trabalho dela? Beijos!

Anônimo disse...

Gosto muito do trabalho do Bruno, e a cena dos depoimentos, da terapia de grupo ontem foi tocante, difícil distinguir quem era o ator quem eram os não-atores.

Apesar do Dr. Castanho soar às vezes muito professoral - "os que sabem" via de regra tratam "os que não sabem" desse modo - é importante, como se vê na notícia.
Parabéns!!

Os esquizofrênicos com os quais convivi eram muito inteligentes e divertidíssimos (como estavam sob medicação não tinham comportamento bizarro, umas manias talvez), assim, o Tarso não poderia alguma hora anotar a placa do carro do tal Beca, checar na portaria do condomínio como ele entra, afinal, ele não é burro.

(Penso que, ao contrário, eles são tão inteligentes,as percepções são tantas,e tão ricas, é tanta coisa para processar que o cérebro "dá pau", como no computador)

Unknown disse...

O Bruno é um ator maravilhoso. Essa interpretação dele de esquizofrenico é perfeita.
Adoro Caminho das Índias.
Lavou minha alma a surra que a Ivone leveu na Melissa.
Adoro ver cenas do Marcelo, um ótimo ator. Essa semana vai ter cena dele?

Abraços
Uma ótima semana

Jaque Alves disse...

Glóriaaaaaaa!
Eu vi uma entrevista que o Daniel Marques deu para o jornal Tem Noticias, em q ele falava que deixou um recado aqui no seu blog qdo fez uma participação na novela...
Então eu resolvi procurar, abri justo o dia 18/01 que foi o dia q ele deixou o recado.
Nossa eu jah era fã dele, agora sou mais ainda... Como esse menino é batalhador além de ser lindoooo e ótimo ator... Acredito e torço mto por ele.Esse ator vai longeeeee!
Obrigada por ter dado essa chance a ele... Ele esta respondendo cm mto talento e dedicação.

Bjuussssssssssssssssssssss♥

Norivani disse...

Parabens pro Bruno Gagliasso, eu nao me lembro dele ter sido protagonista de alguma novela... apesar que arrasou sempre mesmo sem ter o personagem central da trama,
bjs e muiiiiiiiiiiiiita sorte nas ferias e futuros trabalhos, ja to ansiosa esperando a proxima.

marcia disse...

PARABÉNS GLORIA , MAIS UMA VEZ VC CONSEGUIU TRAZER A TONA UM ASSUNTO QUE ESTAVA NOS PORÕES, OU ESCONDIDO DEBEIXO DO TAPETE...
A CADA DIA TE ADMIRO MAIS.

Odele Souza disse...

Acho que pessoas como você Glória, que tem - não por sorte mas por talento - o poder de através da mídia conscientizar as pessoas de problemas sociais como por exemplo este da esquizofrenia, são de certa forma seres humanos privilegiados. Através de seu trabalho você leva distração, mas também conscientização. Através de seu trabalho você pode - e o faz muito bem - mudar conceitos, advertir, alertar, chamar a atenção para algo que muitas vezes as pessoas, por falta de informação, não se dão conta. Que bonito e importante é o seu trabalho Gloria.

Fique com o meu carinho e admiração.

Anônimo disse...

Que reportagem bacana...e que bom que a estória de Tarso,a melhor da novela ao meu ver,está trazendo essa conscientização.

marta disse...

Oi Glorinha!
Antes de tudo quero lhe dizer que estou rezando por você pela sua saúde,e sei que você vai ficar bem,pois o você é uma pessoa espetacular.
Glória só você mesmo para fazer esta campanha afavor dos doêntes de esquizofrenia,antes de você colocar no ar este tema a gente não ouvia ninguém falar em esquizofrenia,agora sempre que eu tenho tempo de lé revistas ou algumas reportagem na internet tem gente debatendo este tema,depoimento de algumas pessoas farmosas falando de doentes na familia que bom que você está quebrando este tabum,quando iniciou a novela caminho das indias e lí uma reportagem sua na tititi que você queria acabar com este preconceito com doêntes de esquizofrenia e você está de parabéns pois você ja consequiu.
Glória minha filha doênte Bárbara está otima,não teve mais nem um surto está tomando um medicado que recebo pelo governo federal e cada dia está melhor,começou terapias ocupacional para ela voltar a estudar no proximo ano,ja está falando em fazer inglês,para poder terminar o ensino médio e prestar vestibular para inglês,estou muito feliz,antes pensava que a minha filha nunca ia ter uma vida normal mais agora vejo que ela vai ter e vai poder realizar todos os seus sonhos.
Glória falando da novela está bombando em Teresina-Pí,adoreu a taca da Ivone queria que a Melissa tiverse batindo mais,não quero que a Ivone morra quero que ela sofra bastante por tudo que fez,por favor Bahuan com Maya pois o amor deles é lindo.
Um beijão tudo de bom para você e toda a sua equipe.
thau!!!!
Marta Célia

Artes da Marga disse...

Oi Glória!
Que bom a novela levar ao aumento da procura pelo tratamento. Há muito tempo ela deixou de ser puro entretenimento. Mas para levar as pessoas a modificarem o comportamento é preciso que o mediador (no caso vc), tenha sensibilidade para conduzir à polêmica e assim levar o telespectador paciente ou o responsável por ele a relexão profunda. Belo trabalho o seu.

Ficará mais lindo ainda se vc destacar o Marcelo com o Tarso nesse um mês que falta. Tudo a ver a esquizofrenia, o paciente e o médico estagiário amigo.
Bj prá vc e que Deus te abençoe
Margarida

Luciana Fossi disse...

Glória! Sou psicóloga e faço parte da equipe de saúde mental do RS. Estamos organizando o VII Encontro Estadual de Saúde Mental, que acontecerá em Porto Alegre nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Gostaríamos muito de poder contar com tua presença para discutir "Saúde Mental e Mídia", tens feito um trabalho admirável, com forte impacto social. Se tiveres interesse, peço que entre em contato comigo pelo e-mail luciana-fossi@saude.rs.gov.br

Abraços!

eu somente eu disse...

oi tudo bem!
olha eu sou muito seu fã!parabens pelo o su trablho!
muito sucesso!
eu queria ser seu claborador algum dia,em algum trabalho!
godofredoandrade@hotmail.com
beijos!abrços!

Anônimo disse...

Hoje a entrevistada de Leinha falou das pessoas com transtorno que estão no mercado de trabalho e dando conta do recado, se eu não me engano estava escrito na camiseta que a vida tem as cores com que a gente pinta. É isso... é isso...é isso mesmo!

Mar