sábado, 15 de agosto de 2009

Euclydes da Cunha: 100 anos

A Tragédia da Piedade faz 100 anos hoje, e olhem o que eu ganhei da Ana Paula Araripe, que fez a matéria para o Jornal EXTRA: um trecho da entrevista com seu Joel Bicalho, da familia de Euclydes, falando sobre a minissérie, DESEJO, onde contei essa historia: a morte de Euclydes da Cunha e seus tragicos desdobramentos.

Deu trabalho. Antes de mais nada porque falava de pessoas reais, e nao se pode dispor de pessoas reais como se pode dispor de personagens, mesmo que elas nao estejam mais aqui para reclamar!

O trabalho foi feito com base nos autos da morte de Euclydes, no inventário, nos autos da morte de Euclydes Filho, e nas cartas de Dilermando para Ana de Assis.

Quero compartilhar esse video com vocês. Emocionante rever o seu Joel.



14 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gloria,
Sucesso total.Parabéns e q venham outros belos trabalhos.
Eu sei que já pedi algumas vezes aqui para ver novamente a babá do bebê da Duda na novela, mas vou deixar aqui mais um pedido deste admirador capixaba.
Um grande abraço.
João Victor ES

Marcia disse...

Namastê.

São desta espécie de post que sinto falta.

Qual a dificuldade de narrar uma história tão dramática quanto a da morte de Euclydes da Cunha? qual a diferença de narrar a dramaticidade do trivial?

Elogio menos e agradeço mais.

Artes da Marga disse...

Oi Glória!
Concordo com seu Joel, vc foi mais historiadora que novelista e mostrou que tem capacidade prá tudo. A história revelada foi linda e forte para os padrões da época além de triste.
Parabéns pela novela e estou com saudades das cenas do Stênio com o Daniel. Quando será novamente?
Bj
Margarida

fabiulinha disse...

QUE PENA QUE A NOVELA ESTÁ TERMINANDO, AS DANÇAS INDIANAS, AS PALAVRAS INDIANAS, A NORMINHA, O RADESHI,RSRSRSRSRS, MAS EU GOSTARIA DE VER MESMO A MAYA COM BAHUAN E RAJ COM DUDA, GLORINHA ME CORTA O CORAÇÃO QUANDO PASSA A MAYA COM RAJ, QUE INJUSTIÇA, TENHA PIEDADE, MAYA E BAHUAM FELIZES, É ISSO.

Anônimo disse...

CAMPANHA:
MAYA E RAJ, JUNTOS!!!


UM BEIJO !!

Carolina MG disse...

Querida Glória, sou sua fã há muito tempo. Sempre que passo pelo blog preciso dizer o quanto esta novela está maravilhosa. Você está arrasando mais uma vez!
Só queria pedir uma coisa. Que tal mostrar um pouco da culinária indiana antes da novela acabar? Tenho curiosidade em saber como são as refeições em família na India.
Bjos!!

Daniela Garrido disse...

Glória, essa minissérie foi linda e emocionante.
Realmente é uma responsabilidade e tanto fazer trabalhos como esse e também o do Chico Mendes em "Amazônia".
Mas, você sabe muito bem como devem ser feitos trabalhos como esse, envolvendo pessoas e suas histórias.
Você disse tudo: não se pode dispor de pessoas reais como se pode dispor de personagens, mesmo que eles não estejam mais aqui para reclamar.
A Globo poderia aproveitar esss 100 anos e eprisar a minissérie.
Quem sabe!

Anônimo disse...

caraca, bem depois dessa novela caminho das indias ,gloria meu deus que lindo, se ia adorar um dia se vc fazer a novela falando sobre o espirito santo , tem muita coisa legal aqui , no norte se vai conhecer tribos indigenas de aracruz , praias de carnaval tipo itaúnas e guriri ,nossa aqui e fantastico , melhor a regiao serrana e sul que fala um pouco de povos de descendentes italianos e pomeranos que a grande mistura de italianos e alemaes e as festas alemãs e italianas que fazem e muito foda , eu adoro as danças dele que e super criativa , mais pode se imaginar na brincadeira de roda que vivemos na infancia , se tem que ver gloria a cultura rica do espirito santo , e as bandas de congo que tem por aqui , ixi tem muita coisa pra viver aqui e ilario, poxa gloria faz um esforço para o povo capixaba ,ia ser um grande presente de um ano inteiro ,pode acreditar vai ser a maior novela de sua vida , beijos gloria te adoro demais

Sara disse...

Por falar em série sobre pessoas reais, eu gostaria muito de assistir uma série sobre a Janete Clair. Ela foi a única até hoje que conseguir 100 pontos no ibope. E você, como sua discípula, só com Caminho das Índias já conseguiu 65 pontos. Imagine só no capítulo em que Raj vai descobrir que Niraj não é seu filho! Are Baba!

Amante Perfeita disse...

Glória, eu separei uma foto da Janete Clair para desenhar e gostaria muito de mandá-la para você quando estiver pronta para você colocar em seu blog, em homenagem a esta brilhante autora! Então, como eu faço para mandá-la pra você? Qual o seu e-mail?

Amante Perfeita disse...

Sim! Me esqueci. Meu e-mail é: escritoraepoetisa@gmail.com

Cristiana Passinato disse...

Eu vi Desejo e amo essa minissérie, muito obrigada por esse serviço pela cultura nacional, é maravilhoso poder conhecer à obra e Biografia do Euclydes da Cunha de forma mais ilustrada a partir da linda obra de Desejo.
Beijos,
Cris

Anônimo disse...

queria saber quem são os atores que você já indicou para minisserie, é porque sempre tem seu dedinho com alguma indicação. São mesmos atores, mesmas gafieras - não adianta que isso não pega moda- mesmos problematicas chave; é impossivel não perceber que um trbalho é seu. É muito ruim querer insistir em copiar historias depois que uma deu certo. Foi otima a novela O Clone, mas sempre vir a mesma coisa, cansa. Vir criando novelas que só falam de outros países como se existisse realmente uma naturalidade, da maioria da população, todo este intercanbio do Brasil com o Egito, o Estados Unidos, India ou seja lá que outro país seja o proximo. Além de toda novela das oito mostrar um brincadeira de casinha de boneca, ainda serve como descultura Indiana. Toda novela parece esquecer de tratar do Brasil e de emoções humanas, tentando visar as dificuldades a patir das culturas, é importante, sim, mas esta bem distante do comum brasileiro, sendo a novela um certo retrato deste país. Apesar de um pouco acido não quero que entenda as criticas como destrutivas, mas modificadoras, pois tambem sou fão de trabalhos como O Clone e Amazonia- que lembra um pouco o ultimo trabalho de Milton Hatum.
Mas pelo cartaz, Tarcisio Meira como Euclides é um crime maior do que o que o matou, na serie que passou. Tarciso é um esteriotipo forte galã que esta milhões de anos distante do que foi Euclides.

Um fã. O Rei, o Plebeu e também Juiz.

Elaine Ormeni disse...

Uma série que ficou marcada na minha vida. Assisti cada capitulo e realmente foi maravilhosa. Vera Fischer de olhos negros estava maravilhosa.

Bjs

Elaine