quinta-feira, 13 de agosto de 2009

o que faz o desmatamento

A foto está no twiter do Mauricio de Souza  e foi tirada no Acre, nas proximidades de Xapuri.

Andando por essa estrada, a gente vê muitas castanheiras assim, agonizando. 

Não adiantam leis proibindo derrubar a castanheira: para mata-la, basta que se desmate em volta e a deixem como esta, isolada. Ela não sobrevive.


43 comentários:

Unknown disse...

Glorinhaaa

pelo amor de Deus...essa surya está de sufocar e agonizar a quem vê seu veneno e não dá trégua um segundo, não dá mais corda Gloria, acaba com ela kkkkkkkkk

M.J. disse...

E contra estas coisas que os grande Christiane Torloni, Victor Fasano e Juca de Oliveira criaram o Amazonia para Sempre. E nós cá por Portugal valorizamos muito a titude de coragem e de força deles. Lutar por um interesse comum. Lutar pela nossa sobrevivencia que depende tanto da natureza. Lutar por uma beleza que a mãe natureza cedeu e que não merece tal castigo.
Lutar! Há que lutar!

Marcia disse...

Namastê

Para entender melhor o drama da castanheira do brasil eu fiz uma rápida pesquisa. Com alto valor nutritivo, a árvore pode chegar facilmente aos 50m de altura, e ela depende das abelhas nativas e das cotias, como polinizadoras e dispersoras, respectivamente. O artigo que li deixa claro que as leis protetivas (seja de crianças ou de árvores) de pouco adiantam se outras medidas não forem tomadas. No caso da castanheira a vegetação ao redor tem que ser protegida. Não derrubam castanheiras mas a mata ao redor sim, indiretamente, matam as castanheiras. Eu adoro a castanha e é uma pena o que estamos perdendo. Gostaria que alguém da Amazônia brasileira fizesse um retrato mais realista do que está acontecendo por lá. Gostaria de saber se, por exemplo, as áreas desmatadas para virarem pasto se recuperam e como se recuperam. A foto é terrivelmente bonita.

Heliomar Melo disse...

Oi Gloria, Tudo bem?
Realmente nao da para entender. O homem esta se auto-destruindo quando ele destroi a natureza. Acho que deveriamos cuidar mais das matas.
E nossos netos? Como ficam?
Gloria, aqui na Inglaterra tem uma preocupar em reciclar. Por que re reciclando deixamos de agredir mais a nossa natureza em busca de materias primas.
Eu faco minha parte. Junto sempre meu lixo reciclavel. Nao deixo a torneira aberta enquando faco a barba....
Acho que temos pensar no amanha. Nao no nosso amanha. Mas no amanha de nossos familiares queridos.

Parabens pela novela! Estou sabendo que esta arrebentado!!!
Abracao minha querida. E nao esqueca das suas ferias!

Greeen & Blue disse...

Olá,gl´[oria.Eu admiro muito sua novela e seu blog.To sempre nas novidades do seu dia.EAu também tenho um blog mais aí eu sou uma criamça e queria saber comoa fazer teste na rede globo.Olha acesse e veja um pouco sobre mim:
http://casoseacasosdeminhafamilia.blogspot.com
e também http://racehot.wordpress.com
Ficarei grato se você pudesser me falar como faz isso(o teste da rede globo).SE quiser responda no e-mail:gabriel.salsicha@bol.com.br
Obrigadããão

Artes da Marga disse...

Oi Glória!
Como disse sabiamente Cristóvão Buarque, como brasileiros tendo a soberania sobres as nossas florestas não devemos mesmo ceder a tão cobiçada internacionalização destas. Agora do ponto de vista humanista vendo uma imagem dessa, dá tristeza de ser brasileira.
Mas estou aqui digitando e apreciando a festa do casamento do Dr e vejo o Marcelo feliz brindando com os noivos. Se tivesse com uma namorada dançando ao som do Zeca Pagodinho ficaria legal.
A novela está muito bonita, pena acabar.
Um beijo e muita saúde para vc
Margarida

Anônimo disse...

Maya e Bahuan please!!!!

Um final justo e decente...

Bjo querida...

Anônimo disse...

Ah Glorinha ia me esquecendo, é um absurdo a enquete do site da novela na globo não a pergunta e sim os resultados..Como sempre a globo pecando nisso..Nunca que o Brasil acha que Maya deveria ser perdoada pela familia Ananda, honestamnete eu prefiro que ela seja perdoada não pra ela ter um final feliz com RAj e sim pra mostrar que a familia ANanda superou o preconceito, e em relação ao final de Maya já sabe né??a resposta é BAhuan..

Maya e BAhuan....

Bia disse...

Gloria não separe nunca Maya de Raj. Eles conquistaram o Brasil!

Gabriela disse...

E continua a torcida para Maya e Raj juntos e felizes no final e sempre.

Anônimo disse...

Eu penso que Raj e Maya não podem se separar. Eles se amam. Mesmo com os obstáculos que virão, eles devem enfrenta-los unidos. Não é só na alegria que um casal deve ficar junto, mas tambem na tristeza, fortalecendo ainda mais o amor que já construiram.

selma disse...

Torcida para o casl mais exuberante que a televisão brasileira já teve: Raj e Maya!!!!

Anônimo disse...

Torço pelo amor de Raj e Maya que é sensual, romantico, companheiro e terno e maduro!

joice disse...

É engraçado quando Maya chama Raj de marido. Me lembro, ou tenho a vaga lembrança, acho que era criança, que antigamente, era comum as esposas aqui no Brasil chamarem seus esposos de marido. Outra frase que me veio a memória é aquela: eu vou e volto.Não sei se vc, gloria, tb tem essa lembrança. De qualquer forma é gostoso ver essas semelhanças com o Brasil, mesmo que seja de um tempo mais antigo. Dá uma sensação gostosa mesmo. Ah, só para não esquecer, já que estamos falando de memoria, Maya e Raj juntos no final da novela!

Anônimo disse...

Gloria, põe mais umas cenas da Maya com Raj daquelas que a gente gosta, vai? Uminhas. Umas 3 pelo menos tá bom? Acho que da tempo! Na verdade eu queria umas 10. Puxa, puxa que puxa. Faz ums 13 capítulos que não temos nada...
Tá duro viu!

Rose disse...

Glória!
É triste ver uma imagem dessa e saber que não é a única. Se o nosso governo quiser, resolve sim, basta acabar com o principal problema do Brasil a meu ver que é a corrupção e investir pesado em coisas importantes e urgentes.

E urgente tb é ver o MARCELO brilhando mais na novela. Ontem no casamento ele tava mil ao lado da Eva Todor prestigiando o enlace do amigão. E a Cristiane tb nos brindou com a dança dos famosos.
Parabéns Glória, mas não deixa nosso amiguinho Daniel de lado não.
Abç
Rose

Anônimo disse...

Olá Glória!

É realmente uma maldade (para dizer o minimo) o que o ser humano faz com a natureza!!

Quanto à novela, gostaria de lhe dar os parabéns por todo o sucesso (merecido aliás!).
Fiquei muito contente com a cena de ontem entre Pedro e Bahuan, pois vi nos olhos de Bahuan que se Raj atirásse Maya nos gats ele a salvaria no mesmo minuto!!! Pelo rumo da novela, já não tenho grande esperança que o amor de Maya e Bahuan vença todos os obstáculos como seria justo mas fiquei contente por ontem ver um brilhozinho de esperança... Devo confessar que não sou grande fã da Maya (nada contra Juliana Paes que está maravilhosa) mas gostaria de vê-la com Bahuan e Niraj porque é assim que tem de ser. O casamento dela com Raj não é nenhum amor construido...é uma mentira construida! E Raj pode até estar apaixonado, mas todos sabemos que amar, ele ama a Duda, que como é visivel também o ama apesar do aparecimento do possessivo e ciumento Lucas...

Por tudo isto, querida Glória, espero ver Bahuan e Maya juntinhos em breve!!

Namastê de uma telespectadora portuguesa assídua!

Mr.Jones disse...

CONCURSO TOP CONTADOR DE HISTÓRIA DA BLOGOSFERA
Me conte a sua história

Todas as pessoas têm uma boa história para contar. Histórias de vida, de amores, de dores, divertidas, reais, inventadas, recriadas, ouvidas, lidas. A narrativa dá sentido à vida. E nós escritores nos alimentamos desse universo para encantar palavras. Compartilhe sua história. Essa é uma bela maneira para começar nossa amizade.

Anônimo disse...

Gloria,para ser coerente com o espirito indiano porque os personagens são indianos,portanto tem que pensar e agir como indianos,não caberia Raj e Duda nem Bahuan e Maya num final como querem algumas pessoas que são e pensam como brasileiros,isso seria totalmente incompatível com a cultura e modo de ser dos indianos.A permissividade da sociedade brasileira dificulta o entender dos costumes e rigor das sociedades orientais.Apesar desse rigor,os orientais defendem com paixão seu modo de ver o mundo e desprezam o modo ocidental que é considerado permissivo demais pela maioria dos orientais que vivem no ocidente,mesmo aqueles que nasceram e foram criados no ocidente mas ainda mantem parte de sua cultura ancestral.A grande maioria dos indianos e decendentes que vivem nos E.U.A casam por LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE com pessoas da mesma "comunidade".Muitos jovens indianos voltam para sua terra de origem para que seus familiares (as tias casamenteiras),indiquem os parceiros que mais se adequam ao perfil socio-cultural do pretendente,seja homem ou mulher,sim, porque até as garotas que vão estudar e se formar no exterior,voltam com seus mestrados e doutorados para se casar na India. e esses casamentos em sua maioria funcionam muito bem.Um GRANDE ABRAÇO!

Anônimo disse...

SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM ???A prefeitura da São Paulo, está entregando o leite do Programa Leve Leite nas casas dos alunos….Uma medida esdrúxula, cara e não vai resolver o problema da corrupção na escola no tocante ao leite….

Para resolver o problema da corrupção não tem outra medida. TEM QUE PUNIR OS CULPADOS E PUNIR EXEMPLARMENTE.

Ao invéz de punir a escola que anota um número muito maior de alunos que receberão o leite o prefeito resolve entregar o leite na casa dos alunos. Aquele aluno que não recebia o leite por vingança da direção da escola, vai continuar sendo roubado, que não tem para quem denunciar. Os alunos fantasmas deixarão de receber o leite, com essa medida cara, absurdamente cara de entregar o leite nas casas dos alunos.

Alguns professores reclamam que distribuir o leite não é função deles, não é mesmo, e professor na sua maioria não cumpre nem o que é de sua obrigação, quanto mais distribuir leite….

A distribuição de leite nas escolas é uma função rápida e relativamente simples, uma vez que não é perecível e vem muito bem embalado. Uma medida simples que resolveria o problema da distribuição de leite, seria escolher duas mães voluntárias para distribuir o leite e fiscalizar a entrada e saida. Os pais não são bem vindos na escola, nem para ajudar, só se for para limpar banheiro e outros serviços braçais, o resto não ….As mães fariam rodizio e em poucos minutos cada classe estaria com seu leitinho.

Em compensação se pedissem aos pais para distribuir o leite e que se remanejassem em rodízio, iam descobrir que a conta não batia. Que tem também aluno que deixa de receber o leite por vingança da escola.

O leite dos alunos no ano passado abasteceram 23 supermercados de Santa Catarina e não se soube de ninguém que fosse preso por conta disso. Só se soube que os alunos ficaram 6 meses sem recebe-lo. O prefeito deu uma desculpa : PROBLEMA DE LICITAÇÃO, para a falta do leite, e para o leite que apareceu misteriosamente em Santa Catarina a desculpa: PROBLEMA DE LOGISTICA.

Os pais aceitaram as desculpas como um tapa na cara, mas não tinham outro jeito senão aceitar….

Agora essa aberração de entregar leite em casa.

Um molho tão caro para o peixe, mas não tem problema quem paga é o

TROUXA DO CONTRIBUINTE MESMO….



e aguardando que a Gloria Perez divulgue esta mensagem.
ajuda aí ô dona Gloria Poderosa Perez....

Regiane Tomé disse...

Glória, Raj e Maya para sempre, e não faça a Maya sofrer tanto assim ela não merece. Gosto demais do Marcelo, ele poderia ser namorado da Leinha. Quem não gostaria de um medico maravilhoso daquele?
1000 bjs

Um Look Viajante disse...

Ola Gloria.Gloria eu nunca fui muinto de assistir novelas,mas estou tâo envolvida com Caminho Das Indias
q chego a passar mal.Gloria venho por meio desse comentario te emplorar
QUe ninguem nunca em ipotese nenhuma ninguem mais descubra a verdade sobre Maya.Eu te emploro principalmente o Raj ela merece e tem que ficar com raj.
Porfavor ....

by Alê disse...

Oi Glória querida, estive esta semana no Projac na gravação de cenas da Lapa de Caminho das Índias.
Amei tudo, fui como figurante, assim pude ter a liberdade de ver como tudo funciona nos olhos de uma mãe que acompanhava sua filha, em uma nova carreira e de uma curtidora de novelas !! Amei tudo de verdade, você está de parabéns. Se tiver um tempinho vai no meu blog, que relatei tudo com calma e postei o vídeo da cena do Abel jogando as coisas de Norminha pela janela, que realmente ficaram demais. Parabéns a Anderson e Dira
mil beijos
Alê

Guido Cavalcante disse...

Glória,
o maior agente de destruição do meio-ambiente é o próprio sistema político brasileiro ,pois quase um quinto das matérias votadas de fevereiro de 2007 até julho deste ano tem efeito negativo para o meio ambiente. “A pressão contra o meio ambiente vem de todos os cantos”, afirma o coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace, Nilo D’Ávila. “A bancada ruralista exerce muita pressão, a indústria de energia e os lobistas de mineração têm um lobby muito forte, eles conseguem as coisas sem ninguém ver, sem ninguém saber de onde vem. Eu trocava o barulho que a gente faz pela competência deles”, acrescenta o ativista.

O que predomina no Congresso é um modelo de desenvolvimento ultrapassado. Eles veem o meio ambiente como um obstáculo ao desenvolvimento e ele tem que ser visto como parte da viabilidade do negócio, assim como o capital financeiro e o capital humano. O Congresso mantém uma visão ultrapassada, retrógrada e predadora e a candidatura oficial vai prolongar exatamente isso. O projeto de desenvolvimento é o mesmo implantado durante a ditadura militar - a Amazônioa e a natureza são vistos como obstáculos a serem vencidos. A bancada ruralista tornou-se a mais conhecida força contra os ambientalistas pela pressão por terras para o plantio e criação de gado enquanto que o segmento da infraestrutura que teve grande impulso com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tenta aprovar emendas que dispensam licenciamento ambiental para obras de grande impacto, como a da BR 319, estrada que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) e cruza a parte mais preservada da Amazônia. Enquanto o setor de energia pressiona a aprovação de emendas que estendam vantagens de pequenas hidrelétricas para usinas de maior impacto ambiental e inibe que propostas de energias renováveis sejam priorizadas. Como você vê, a coisa está muito feia para a natureza no Brasil.

Por outro lado, deveríamos impulsionar o sentimento em relação á natureza que está próxima - aquela árvore na esquina que está doente, ou o rio diante de casa, ou a vala negra que desemboca na praia. Devemnos aprender como reagir com que está perto, pois muitas vezes falamos "Amazônia!", e é uma paisagem remota, uma abstração que não nos mobiliza tanto quanto os problemas ambientais que estão na porta de nossa casa.

Unknown disse...

Boa tarde Glória.
Sua novela esta cada dia que passa melhor. No Casamento do Dr. Castanho e Suellen o Marcelo estava tão lindo, pena que não participou de nenhuma cena. Por favor coloque mais cenas com o Marcelo.
Obrigada
Abraços

Fã Club disse...

Querida Glória!
Eu amo Caminhos das Índias, sua novela é espetacular...
Você é uma pessoa maravilhosa...

Gostaria de pedir p vc colocar o Daniel Marques em mais cenas na novela...
Ele é lindo, maravilhoso, um ótimo ator e nós AMAMOSSSSSSSSS ele!

Sei q vc sempre que pode atende nossos pedidos aqui ;)

Espero que o Marcelo arrume uma namorada... Ficariamos mtooo felizes!!

Adoroooooooooooo vc!

BjãoOOOOOO

Anônimo disse...

O que poderia ser um belo cenário é tranformado em árvores agonizando, é lamentável.Está cada vez mais raro apreciar uma paisagem, o mundo está virando concreto, precisamos respirar respirar...
Kadê a babá do Tony Niraj, queremos ver a Andrea de volta.A novela já está no finalzinho e torcemos pra ver a babá novamente.
Bjs Lourde Farias.

Daniela Andrade disse...

Maya e Bahuan, Duda e Raj :D eles tem que ficarem juntos com seus filhos.... não é justo Maya ficar com Raj, vai ficar muito sem graça tudo q ela fez as mentiras e o coitado do raj perdoar ele tem que mostrar pra ela que a mentira não leva a lugar nenhum e o raj é tão bom merece viver ao lado do seu grande amor Duda e de seu filhinho Por favor Gloria leve em conta que a mentira não leva a lugar nenhum e que os verdadeiros amores vençam e ontem ainda tocou a musica da Nana Caymi quando o Bahuan pensou na Maya que sejam felizess...um beijaoo

estrela disse...

BAHUAN E MAYA SEMPRE, TEM QUE SER ASSIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

Anônimo disse...

Maya e Raj sempre unidos e se amando muito! Casal nota 1000!!!

Sara disse...

Estou sentindo falta das cenas quentes entre Maya e Raj. Dá pra colocar mais umas?

Bia disse...

Por favor, não faça Maya e Raj sofrerem muito. Deixe esse casal gostosão juntos, ok?

Greeen & Blue disse...

Glória!Eu te admiro muito!!!Sou fã da sua novvela,fão do blog!Sou uma crainça e queria muito que você visitasse meus blogs!Depois disso se você tiver msn pode me adicionar ?Olha o e-maio: gabriel_biel_dog@hotmail.com

Fora S disse...

Que gostei da Norminha tremelicar e achar que tremendo toda,vai conseguir alguma coisa....
Não gostei do casamento do Castanho, ele merece alguém mais legal que a Suelen, ela é muito metida a besta, se acha a tal...
Onde já se viu, largar o noivo minutos antes da cerimõnia por motivo futil e ele ainda querer a dita cuja ????
Acho que o Raul é mau carater mesmo, está planejando pegar parte do dinheiro que roubou e sumir no mundo, ele não se emenda, pior ainda que a Yvone, ela pelo menos não é parente.
Glória, por favor, desenrole esse final um por um, que acabar a novela do nada deixa a gente muito frustrado, acaba como todos gostariam OS DO MAU SENDO PUNIDOS E OS DO BEM SENDO FELIZES PARA SEMPRE. Afinal é para isso que a gente assiste novela não é ????

Gabi disse...

Parabens!!!
Você merece todo este sucesso.
Faça com que as pessoas entendam de uma vez que não existe mais o amor de Raj e Duda, nem o amor de Maya e Bahuam.Tomara que o amor de Raj e Maya seja forte o suficiente para superar a omissão de Maya. Na verdade por direito ele é o verdadeiro pai de Niraj.
Que Bahuam com a descoberta do filho entenda todos ensinamentos que Shankar lhe passou a vida toda,e que por ele deseje intensamente ser uma pessoa melhor

Argos Arruda Pinto disse...

Prezada Glória Perez,

Meu nome é Argos Arruda Pinto, tenho 47 anos, sou professor de Física e moro na capital de São Paulo.

Possuo uma idéia onde eu gostaria que se fizesse um Hino Nacional Ecológico. Acredito que um hino destes conscientizaria muitas pessoas a respeito dos problemas ambientais que o mundo passa.

Possuo um blog (www.osaldaterraohinoecologico.blogspot.com), simples, onde planto esta ideia. Há uma comunidade no Orkut também que foi por onde comecei essa "campanha". O end. está no blog.

Sei que é uma pessoa de paz e por isto vim até você para pedir alguma forma de ajuda. Isto se a ideia lhe agradar e se você quiser, claro.

Deixei duas mensagens em seu "twitter" e espero não te-la incomodado.

Me despeço aqui.

Um grande abraço e parabéns por toda a sua carreira de escritora.

Argos Arruda Pinto disse...

Prezada Glória Perez,

Escrevi a você no dia 29/08/2009 dizendo de um Hino Nacional Ecológico.

Vejo que você publicou e agradeço muito.

Me desculpe mas esqueci de dizer que essa "campanha" é para a música "O Sal da Terra", do Beto Guedes e Ronaldo Bastos.

Ela é perfeita para tanto. Basta ver a letra para se perceber como ela é "ecológica". A melodia também é linda.

No blog que cito na mensagem anterior existem endereços de fotovídeos dela.

Mais uma vez Glória, agradeço.

Fique em PAZ.

leda disse...

Argos!!!!
Que ótima campanha! E vc vai conseguir sim, tenha certeza disso.amigo,parabéns por sua campanha honesta e bem organizada! .. Um Beijão. ... Adorei ...vamos lá devagar e sempre! ...

glória,obrigada por ajuda o Argos nessa campanha em favor da natureza!!!

Unknown disse...

Letra de "O Sal da Terra"
Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar

Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da...
Terra, és o mais bonito dos planetas

Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã

Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor

Música: Beto Guedes - Letra: Ronaldo Bastos

Anônimo disse...

Assisti o documentário "Uma Verdade Inconveniente" do Al Glore e passei para várias pessoas, é realmente assustador saber q nosso continente assim como o continente africano são responsáveis por grande parte dos desmatamentos.

Eu passo o documentário para as pessoas.

Bjs

Elaine

Manaus: Sua Historia disse...

Ola
Que devemos preservar, devemos, agora deveriamos pensar também em recupera-las, não acham? assim deveriamos começar a reflorestar de formar bem realista, iniciando pelo sul e sudeste, que comerçarmos pela zona sul do rio de janeiro e em trocar o Minc liberar a BR319, acho que seria a troca ideal pela preservação e cada um um dá a sua parcela de contribuição nessa Preservação!
è meu entendimento, penso assim!

Argos Arruda Pinto disse...

Prezada Glória,

Sobre um possível Hino Ecológico com a música "O Sal da Terra", do Beto Guedes.

Atualmente está tramitando na Câmara Municipal de Montes Claros, terra do Beto, um projeto de lei neste sentido. E também em Belo Horizonte.
Enviei e-mails aos vereadores das duas cidades explicando o projeto, mas colocando um comentário sobre as suas postagens aqui em seu "blog".
Tenho certeza que isso fez diferença, ajudando o meu projeto para com os vereadores.
Por isto quero lhe agradecer e comunicarei a você qualquer novidade sobre o assunto.
Um beijo bem grande.
Fique em PAZ.

Argos Arruda Pinto disse...

Prezada Glória,

A campanha "O Sal da Terra" - O Hino está em um dos melhores sites do famoso "Clube da Esquina", o blog www.pedro-rossi-clube-da-esquina.blogspot.com
Pode-se também digitar www.clubedaesquinahino.blogspot.com
Muito obrigado a vc mais uma vez.
Mil BJS e sempre sucesso!!!