segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os frutos da campanha


Quero compartilhar esse mail com vocês. É bom demais saber que a campanha de Caminho das Indias pelo pessoal da saúde mental está dando tantos frutos, trazendo tantos beneficios!

Prezada Gloria Perez

Por ocasião da XVIII Jornada de Psiquiatria da APERJ, a Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro. gostaría de homenagea-la com o título de Sócia Benemérita pela forma  clara, respeitosa e didática com que V.S. tem conduzido a questão da doença Esquizofrenia na novela Caminho das ìndias. Estamos tendo a maior campanha contra o preconceito e o Estigma da Doença Mental que poderíamos sonhar. Obrigada, com certeza além de nós profissionais várias pessoas, pacientres e familiares estão sendo beneficiados.

55 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS GLÓRIA, é uma homenagem merecida!

E parabéns também ao actor Bruno G. que contribui para esta causa com a sua excelente interpretação do Tarso, bem como todos os outros que fazem parte do nucleo da clinica do Dr Castanho (inclusive o proprio), como o Ademir, o estagiário Marcelo, etc...

Aproveito para manifestar o meu apoio e preferência pelo casa MAYA E BAHUAN! Gostaria muito de ver os dois juntos com o seu filho no fim da novela, pois tal como a actriz Juliana Paes disse num programa de tv acerca da sua personagem, o primeiro amor nunca se esquece e a Maya ainda balança quando vê o Bahuan,logo, é porque há esperança!! Aliás, a esperança é a última a morrer, não é?

Beijinhos,

Maria- Portugal

Guido Cavalcante disse...

Outro dia fiquei estupefato quando li que o Brasil tem 16 milhões de doentes mentais, a maior parte sem tratamento e muitos em asilos de fachada. Cara, isso é perto de 10% da população do País! Parece que cerca de 600 doentes novos ficam sem tratamento todos os meses. Cerca de 40% dessa população está condenada à morte por falta de tratamento. É um verdadeiro genocídio que ocorre nesse país, que gostamos de apresentar "o melhor lugar do mundo". Parabéns por seu trabalho de conscientização de uma população totalmente indiferente ao sofrimento do próximo - embora nunca vamos admitir tal coisa.

Anônimo disse...

Essa sim,a melhor estória de "Caminho das índias"!!!Parabéns,Glória!

Matheus Braga disse...

Parabéns...Título esse, mais doque merecido, pois muitas famílias estão sendo beneficiadas, com o carinho e respeito em que esta sendo conduzido a questão da doença Esquizofrenia na novela Caminho das Índias. Mais uma vez "PARABÉNS"...Abrs. Matheus Braga ...!!!
www.matheusbraga.com.br

Heliomar Melo disse...

Acho que da para fazer arte e fazer pessoas felizes. Afinal, para que serve a arte?
Parabens Gloria!!
Um abracao!!!

Renata Dias disse...

vc merece ....vc merece ...vc merece ...

parabéns gloria!!!!
Que vc alcance todo o sucesso do mundo!!!!
Vc é merecedora de tudo de bom...
uma mulher a frnte do seu tempo, acredite nisso....
vitoriosa, lutadora, inteligente, capacitada, querida e abençoada...

mudando de assunto...não esqueça da sminhas campanhas hein!!! kkkkk

Raj e Maya no final!!! ATCHÁAAA
E a linda cena q vc aidna nos deve de amor de raj pra Maya....
Kochi aconselhará Maya a aproveitar os mmentos felizes...será q vc num pode pegar esse gancho e introduzir esta cena romantica preparada pelo raj como prova de amor pela maya???????
mesmoq depois comecem as tormentas...
sei q vc quer criar certo suspense e angústia sobre se ele vai perdoar ou não....mas ate ele descobrir a verdade, raj aidna investe na construção do amor...ou não??? kkkkkkk
bjs e fique com Deusssssss
Namastê
Renata Dias - Rio de Janeiro

Jaque Alves disse...

Oiii Glóriaaaa!
Que legal isso, saber q a novela esta ajudando as pessoas...
Parabénss, vc é o maximoooo!!
Querida espero ver cenas o Daniel Marques essa semana =D
Por favorrrrrrrrrrrrrrrrrr

Bjusssssssssssssssssss♥

Anônimo disse...

fico mto triste em ver q as pessoas referem maya e raj só em sexo, dá impressão q as péssoas ficam excitadas qnd veem eles juntos, e olha q poucas vezes foram apelativas. Essas pessoas devem ser solteiras. Um recado: Vão alugar filme pornô. e tbm não escrevo mais aqui, é pura manipulação, nos foruns de discussão tdos odeiam maya...alem de interpretar super mal.

Anônimo disse...

Glória, boa noite! tudo bem? Acabei de chegar de uma jornada de trabalho. Estava jantando e vendo a novela_ Por favor _ não deixe a familia de Raj tomar conhecimento que o menino não pertençe a familia.Quando o personagem vivido pelo Toni Ramos beija o menino, meu coração doi. Que tal a Maya ficar grávida do Raj. É lindo o amor construído pelos dois, não vejo falsidade.Na reta final alegre nossos corações, coroando, o amor, o perdão, a doação, a cumplicidade e a alegria de dar e receber algo tão repugiado que é o sentimento mais nobre que temos dentro de nós. Amar ao próximo, tão intensamente como nos amamos.
Beijos da suz xará __ Glória Braga
Que os anjos acampem a seu lado, velando por sua noite.

Anônimo disse...

Gloria, Deixe Raj e Maya juntos. Não os separe. É muito lindo o amor que eles construiram!

Celia disse...

Não quero que o Raj sofra muito e nem que a Maya continue sofrendo. Quero que os dois sejam felizes um com o outro.

Lucia disse...

Maya e Raj é o casal mais lindo da novela disparadamente!! Não tem pra ninguem!

Paty disse...

Estou com a Renata Dias: Maya e Raj juntos no final!!!!!

Marli disse...

Parabens para Rodrigo Lombarde, o ator do ano, for sure. Ah, só reforçando:
RAJ E MAYA juntos!!!!

Aron Monteiro disse...

ADOREIII O EPISODIO DE HOJE! O EFEITO DA BALA NA CENA DA YVONNE E DO ERIC.

Anônimo disse...

Raj e Maya juntos, não só pela estória, mas tb pela atuação dos atores. Confesso que Juliana com Marcio fica muito, mas muito a desejar, é uma atuação bem mediana. É o que eu penso

Rodrigo Amarante disse...

parabens por isso Glória, mas quero dizer q hoje (segunda-feira [17/agosto]), a novela foi um maximo, foi MARA, não vejo a hora de chegar amanhã e eu poder assitir a novela, acho que vou sonhar a noite toda com a cena da bala na frente da Yvone, meus parabén pela novela e estou torcendo para amanhã vc conseguir 100 pontos de audiencia.
BJs

Rodrigo Amarante disse...

parabens por isso Glória, mas quero dizer q hoje (segunda-feira [17/agosto]), a novela foi um maximo, foi MARA, não vejo a hora de chegar amanhã e eu poder assitir a novela, acho que vou sonhar a noite toda com a cena da bala na frente da Yvone, meus parabén pela novela e estou torcendo para amanhã vc conseguir 100 pontos de audiencia.
BJs

Anônimo disse...

Adoro as cenas de sexo entre Raj e Maya porque a gente que acompanha a novela, sabe que é sexo com amor. Que é um amor que vem sendo construido a muito tempo, passando por varias fases. E o amor que os dois passam no olhar, é algo de encher os olhos! Não é só sexo não, é carinho, companheirismo, alegria de viver a dois. São cenas artisticas e delicadas.

Anônimo disse...

Are baba, até que enfim o Raj disse o que a gente esperou a novelq inteira..... ela ama a Maya..e ela deve contar a verdade a ele....pense nisso menina.,...acenda essas lamparinas... e nos faça feliz...bjus

Ana disse...

Linda a cena de hj entre Raj e Maya. Parabéns!

vera disse...

Que cena mais emocionante do Raj e Da Maya hoje!. cada dia eu gosto mais e mais desse casal. Quando penso que não vou mais me surpreender com eles, vc vem, e pimba, consegue arrancar suspiros da gente!

Paula Ferraro disse...

Glória:
Boa noite: Você merece a homenagem que lhe foi feita.
Além de proporcionar diversão e entretenimento para milhares e milhares de passoas, você também tem a capacidade de chamar a atenção de todos para os mais diversos problemas sociais. No caso em questão, a saúde mental, você tem ajudado muito, de uma forma bem didática, aqueles que tem o problema, os seus familiares e todos que o circundam, o que, ao meu ver, colabora e muito para amenizar as agruras da doença.
Parabéns, pois você é mais uma mulher que mostra com sabedoria, que não veio ao mundo "a passeio".
No capítulo de hoje, a Mayte Proença,como Nanda, mostrou, mais uma vez, que é competentíssima.
Não esqueça de fazer com que o Ramiro surpreenda a D. Wal com suas empolgações. Ele precisa saber..............

Bjs,
Paula Ferraro
São Paulo - SP

Anônimo disse...

Glória parabens!
Como sempre nas suas novelas você nos alerta para algum problema que muitas pessoas desconhecem.
parabens por sua Melissa e seu Tarso.
Pela Melissa que muitos acham só futil e se esquecem que é mãe, e como tal custa acreditar que seu filho tão amado não seja tão perfeito como ela pensava ser. Fora isso tem a culpa de saber que em algum momento ela não viu os sinais que ele deu e o seu pedido de ajuda.
Passei um problema com meu filho mas velho não no meu grau do Tarso, mas que não me trouxe menos sofrimento. Chorei muito a noite sozinha, chorei por meu filho, por meu marido e até por mim mesma.Graças a a Deus meus olhos não estavam fechados para o problema, e hoje meu filho está bem.
Beijos.

Anônimo disse...

A tempo linda cena entre Ray e Maya no capitulo de ontem.E como Karam fez com Laskimi guardando o segredo dela, faça que a descoberta sobre a origem de Niraj não sai das paredes da casa de Opash.
Meu coração também doi nas cenas de Tony Ramos com o Niraj, mas e preciso que eja mostrado que o amor que nos sentimos por um filho, um neto não depende nos laços de sangue que nos une.

☆ Karina e Rodrigo ☆ disse...

Gloria, to amando Caminho das Indias!!! Uma pena minhas aulas terem voltado, mas já pedi pra minha mãe gravar todos os capitulos da semana!!!!

Mas Gloria, deixa a Maya ser feliz com o Raj, eles merecem, tem um amor lindo...
Foi um amor que nasceu do nada!
O Bahuan tá muito chato, seria bom que ele morresse mesmo na novela e deixar a Maya em paz com o Raj!


Beijos!

Anônimo disse...

Oi, Glória. Tudo bom? Sempre assisto Caminho das Índias e gostaria de parabenizá-la. A novela está ótima.
Aproveitando o espaço, gostaria de convidá-la para assistir o espetáculo chamado Náufragos, que está em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal (no Centro do Rio), às 19h.
O espetáculo trata justamente de dois sujeitos cômicos e trágicos que passam a vida entrando e saindo de clínicas de recuperação e resolvem autonomear-se Dom Quixote e Sancho Pança. Juntos tentam desbravar a cidade do Rio de Janeiro e, assim, enfrentam os monstros e os medos de toda uma vida.
Esse espetáculo é dirigido pela Alessandra Vannucci, que faz a ponte Rio-Itália, o texto é do autor italiano Massimo Bavastro e os atores são Nicola Lama e Marcelo Aquino.
Então é isso! Se quiser mais informações mande-me um e-mail: hayla@target.inf.br
Abraços,
Hayla Leite

Bruna disse...

Tem que ser Maya e Raj juntos no final. A quimica entre eles dois é algo incomum . Eles são fenomenais!!!Não da pra enjoar NUNCA!!!

nathalia disse...

Atchá, finalmente ouvimos como todas as letras Raj dizer que ama Maya.Foi lindo.
Um amor que foi construido com pequenos gestos, apertos de mãos de solidariedade, olhares de cumplicidade, olhares de admiração,e muitos outros mas importantes até que as cenas de sexo.
Um amor construido pelo firme proposito de ambos de dar certo, de descobertas. Realmente lindo, e coroado pela declaração verbal de Raj no capitulo de ontem.
Parabens mais uma vez.

Lucélia disse...

Olá Glória!
Acompanho a novela direto. Não perco um capítulo! Sou apenas mais uma fã das milhares que tu tem. O Bruno Gagliasso ta de parabéns! Ele atua tão bem que parece que elé sofre da doença mesmo. Como pode... Ele ta perfeito! Parabéns pra ele! Nota 10! E pra você nota 1000!
Bjs

Anônimo disse...

Olá, gostaria de dar um fim para o personagem do Tarso. Ele deve morrer. O fim como tratameto é bonito e legal, mas já representado na figura do Ademir. Repercutirá melhor s o Tarso morrer, significando um recado direto para os pais de pessoas assim. O conteúdo é recado para os pais. É triste para a novela, mas uma realidade pra a sociedade.
O fim do Zeca é perder membro e tomando conciência, sai pelos bezinhos fornecendo folhetins e dando testemunhos, assim como uma reportagem da emissora transmitido há um tempo.
Obrigado.

Unknown disse...

Gloria, trazendo a questão da esquizofrenia para a novela você está mudando a minha vida e a vida de toda a minha familia. Tenho um sobrinho esquizofrênico e que precisa ser encaminhado novamente para a sociedade. Agora em recuperação, ele me disse: "Tia, não quero ser um parasita: quero trabalhar". Descobri o maravilhoso programa de inserção de esquizofrênicos no mercado de trabalho chamado PAPEL DE GENTE www.papeldegente.org.br , fundado há 8 anos por uma amiga psicóloga, Eliana Tiezzi, e que produz artesanato com papel reciclado. São peças belíssimas!!!

Papel de Gente é um espaço de circulação de saberes e práticas em torno da saúde mental, reciclagem, preservação ambiental e design. Recebe novos participantes encaminhados pelos diversos serviços em saúde mental espalhados pela cidade, não importando o extrato social ou econômico mas prioritariamente a existência de sofrimento psíquico.
Os participantes atuam em todas as etapas da reciclagem de papel e, a partir dela, na criação e produção artesanal das peças.

Hoje Eliana está em situação dificil, porque não aceita dinheiro de multinacionais farmacêuticas, que a obrigam a medica-los com remédios às vezes desnecessários. Ela está sem sede para acolher os pacientes em recuperação e que podem se curar através do trabalho. Além de trabalhar a inclusão social, também promovem consciencia ecológica. Seria tão fantástico se voce pudesse inserir num dos capitulos da novela a importancia do trabalho e da arte para a recuperação dos pacientes. Muitos dos que estão trabalhando no Papel de Gente pararam de tomar medicação e estão estabilizados. Sonho com o dia em que o PAPEL DE GENTE estiver na sua novela. Precisa de divulgaçao para que o Brasil valorize esse trabalho pioneiro e ajude a ONG a ajudar muita gente!! Parabéns querida Gloria, por esse inesquecível gesto em favor de uma parcela da sociedade que ainda sofre muito por não ter compreensão e só ter rejeição. Eliane Giardini já teve acesso ao material do Papel de Gente e ficou maravilhada.
Meu nome é ROSA ALEGRIA e meu contato em São Paulo (11) 9974.4342

Unknown disse...

Parabéns Gloria pelo bem imenso que está fazendo pelos esquizofrênicos e suas familias.
Meu sobrinho Rômulo, esquizofrênico em recuperação, me disse:"Tia, não quero ser um parasita: quero trabalhar e ganhar meu dinheiro!" Existe uma instituição chamada PAPEL DE GENTE que utiliza mão de obra de esquizofrênicos e muitos se recuperam pela motivação do trabalho. Fundada há 8 anos pela psicologa Eliana Tiezzi, hoje precisa de divulgação, porque não tem sede para ficar. O trabalho é unico no Brasil e no mundo.
Papel de Gente é um espaço de circulação de saberes e práticas em torno da saúde mental, reciclagem, preservação ambiental e design. Recebe novos participantes encaminhados pelos diversos serviços em saúde mental espalhados pela cidade, não importando o extrato social ou econômico mas prioritariamente a existência de sofrimento psíquico.
Os participantes atuam em todas as etapas da reciclagem de papel e, a partir dela, na criação e produção artesanal das peças do nosso portfólio. Meu sobrinho precisa desse espaço, assim como muitos. Sonho com um dia ver o PAPEL DE GENTE num dos capitulos da novela.
Você está transformando a vida de muitas pessoas abraçando essa causa. Com amor e louvor, Rosa ALegria - meu contato em São Paulo (11) 9974.4342 O site do PAPEL DE GENTE www.papeldegente.org.br

Anônimo disse...

Parabéns! por esta homenagem da APERJ, mais que justa e merecida. Que venham muitas outras, até pq. Vc está prestando um serviço de utilidade pública em âmbito federal, digo isto pq.já fui presidente de instituições que prestam serviço a pessoas com deficiência mental e pq, tb sou mãe de deficiente mental e esposa de bipolar, e sei o quanto é importante a informação para que se vençam as barreiras do preconceito, bem como mostrar a população brasileira que existe sim, a chance para que estas pessoas possam ter uma vida digna desde que tenham a chance para isto.Seria importante informar que 10% da população brasileira sofre com algum tipo de disturbio mental e que a grande maioria não tem acesso a um tratamento digno.
Quanto a nossa novela CI, só poderia ser escrita por uma mulher com a sua sensibilidade para abordar temas tão relevantes e principalmente os relacionados a vários tipos de mulheres. Isto é um recadinho, para que se acendam as lamparinas do juízo e se use os dois lados do cerebro?
Eu sou fã de carteirinha do casal Maya e Raj. Que se resolvam as pendências e que vença o amor. E não ao preconceito.
Chucriá!

Anônimo disse...

Será que esse amor construído em cima da mentira, dos interesses vá resistir diante da verdade dos fatos? Uma criança, filho da mulher amada(Duda) e rejeitada por fraqueza de um pai (Raj), vai ser feliz?Será que casamento arranjado dá tão certo assim? Se isso acontecer, vamos dar vivas à ambição, egoísmo, mentiras e falsidades.Hare baba!!!!

Anônimo disse...

Casamento não é só feito de cenas eróticas que aliás são ótimas, principalmente se for com o verdadeiro amor.Casamento com amor já é difícil imagine construído em cima de mentiras.Cai fora, Maya!Fique com Bahuan, seu verdadeiro amor.Raj, corra para Duda!È com ela que vc vai sentir segurança, ela é sincera,vai ser feliz com ela e seu filho de verdade.Acende as lamparinas do seu juízo!!!!!!

Anônimo disse...

Boa tarde, estou chateada com a Durga. Na hora de pedir ajuda ela vai atras de Maya para passar um telegrama, Maya e Raj para ajudarem na história de Gopal e Raul. Mas é uma Naja, ajudando Surya em suas trapaças....devia mesmo perder o marido pra sempre...

VANDRÉ FERNANDO disse...

Doenças mentais nunca foram tão discutidas como agora por causa da novela.OBRIGADO GLÓRIA, por contribuir com nosso conhecimento.
Leiam o artigo da Jornalista Tarcila França de Maringá em www.vandrefernando.blogspot.com

Artes da Marga disse...

Oi Glória!
Justa homenagem, pois vc tem importância extraordinária nessa campanha principalmente contra o preconceito, que deixa marcas tanto no paciente quanto na família. Lindo o seu gesto.
Estou sentindo falta além do Marcelo tb do Dr Castanho mais atuante. Adoro esses dois. União perfeita em cena.
Parabéns pelo título mais que merecido.
Te desejo muita saúde.
Margarida

Andanhos disse...

Parabéns pelo excelente trabalho e pela grande novela!
Gostaria de sugerir que numa próxima novela haja um personagem diabético, pois, embora seja uma doença cujo nome quase todo mundo conhece, a falta de informações sobre ela é imensa, o que muitas vezes gera erros e preconceitos.
Um abraço e sucesso!

mauro disse...

Glória, Glória! Glória Perez!
3 vezes mesmo!!! Sempre... Apaixonadamente brasileira.
Parabéns!!!!

Peço-lhe considerar (adotar) um reles pedido de um fã de tua nossa escritoríssima! Confesso que há tempos! A música é diferenciada de Ananda Jyoti JAY GANESH, com Renato Matos (bom baiano-brasiliense, para a glória final deste personagem que trouxe a realidade mais perto dos problemas. Ele e sua namorada. Caminhando pela praia, gozando a liberdade proposta, após o enfrentamento e solução dos problemas (mesmos os psicológicos). Esta música, além de reggae já na entranha do povo brasileiro, traz uma energia que joga para cima, afinal a música é meio caminho andando? Vais gostar, se já não conheces. Vai estourar! É linda, posso lhe mandar por e-mail? Para mim o Jyothi foi feliz ao escolher os músicos para do CD SRI BHADRAKALI, concebido em Brasília, onde foi previsto o jorrar do mel por este Planalto Central...
Graça, saúde e paz.

Mauro barbosa
Design gráfico
p.s.: falei em mel, lembre-se de tomar sempre manhã e noite colher de chá com canela em pó...

Anônimo disse...

Olá Glória, td bem?Sou sua amiga no seu perfil lV do orkut.
Eu e minha família gostaríamos de agradecer por sua novela maravilhosa que nos mostrou realmente o problema de esquizofrenia.Este ano depois de muitos exames, e muito tempo detratamento, meu irmão foi diagnosticado esquizôfrenico.O mês que vem ele irá se aposentar.
Obrigada!
Aprendemos cada dia mais.
Vc é demais!
bjs!

Anônimo disse...

ESTÁ TUDO PERFEITO E MUITO LINDO!!! PARABÉNS!! SÓ SINTO FALTA DE UMA COISA: TERAPIA OCUPACIONAL!!!!!!! BJOS E FIQUE COM DEUS

Anônimo disse...

Olá Glória, parabéns e muito obrigada pela abordagem que vc faz da esquizofrenia,é muito dificil conviver com tudo isso e encontrar o caminho certo do tratamento mais difícil ainda saber que não existe cura, a não ser pela vontade de DEUS, que tudo pode.
Bom, gostaria muito que Maya e Bahuam ficassem juntos no final da novela e que Raj ficasse com a Duda,uma quimica tão perfeita, sei que sou apenas uma minoria e que o final de Raj e Maya juntos já é certo MASSSSSSSS que tal um segundo final, um final alternativo hein Glória ou então a Anusha e o Hari daqui a alguns anos juntos interpretados pela Juliana Paes e pelo Marcio Garcia rsrsrs (olha aonde a minha imaginação não chega só para vê-los juntos).

Unknown disse...

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pelo grande papel do Bruno e da Christiane no núcleo da esquizofrenia. Não é só um alerta e um aprendizado para familiares de esquizofrênicos, como para outros tipo de problemas. Eu tenho um filho autista e vejo tantas coisas acontecerem como preconceito, mães que não enxergam o problema, falta de tratamento correto... Falta de conhecimento... Fica uma sugestão: numa próxima novela poderia abordar esse assunto... Parabéns, um grande abraço e força!!!

Ivanir Grotti disse...

Primeiramente, quero parabenizá-la pela escolha de temas tão polêmicos e importantes abordados sempre em suas novelas.

Em especial, agradecer pela grande contribuição a mim e todos da minha família quanto à doença esquizofrenia, que faz parte da vida de nós juntamente com minha mãe que é a portadora.

Antes da novela, tínhamos muita dificuldade em esclarecer às pessoas sobre a dinâmica que nossa família vivia e todos nos olhavam de forma duvidosa e crítica quando mencionávamos algo a respeito e até criticavam minha mãe e nós diante dos comentários e dos fatos, como se fossemos todos “errados” ou “estranhos”.

Vejo agora, depois dos esclarecimentos que a novela trouxe de forma bastante consistente; as pessoas nos observando, respeitando e até admirando por conseguirmos ter uma vida normal, tendo uma mãe que sempre fez o que pode, mas que a maioria das vezes foi mais uma filha para todos nós filhos e mais filha que esposa para o marido.

Tenho certeza que vai ajudar muito a outras famílias não passarem pela falta de compreensão que tivemos por muitos, durante tantos anos. Se as pessoas tivessem a oportunidade dessa informação antes, nos pouparia alguns dissabores que passamos, teriam sim contribuído com a compreensão não equivocada dos fatos, tornando assim a nossa problemática mais leve como ocorre agora.

Mais uma vez, obrigada e parabéns!

Ivanir Grotti

Elma Kely disse...

Estou muito feliz em compartilhar através desta belíssima novela de Glória Perez, com uma espiritualidade magnífica em transpor para nós meros leigos e ignorantes sobre um problema que gera preconceito em todos os ãmbitos sociais. Tenho em casa 2 portadores de necessidades especiais: meu marido "esquizofrenia" e meu filho com 3 anos com retardo mental e traços autísticos. É importante a abordagem, mas mais importante ainda ver que através desta novela, a autora mostra que ainda existem seres humanos de verdade. Que não desistem dos outros seres, na esperança da mudança e na fé de que tudo poderá dar certo. Sou casada a 18 anos, só soube do diagnóstico a + ou - 7 anos, nunca tive orientação de familiares e precisei buscar sozinha, minha força interior e meu amor ao próximo, tanto que hoje luto por causas que garantam o bem estar destas pessoas "especiais".
Para concluir, só gostaria de dizer que mesmo sabendo que a ficção não faz parte da realidade, até por que os profissionais que lidam com o problema, não dão a devida atenção as familiares que tanto precisam de apoio e um maior equilíbrio para viver num limite entre o céu e o inferno.
Parabéns, e saiba como foi importante para mim saber que ainda existe pessoas que lutam e não desistem covardemente das pessoas.

Bjs. E muito amor.

Elma Kely

Camila disse...

boa tarde gloria perez fiquei muito feliz com essa novela teve cada tema muito interessante que vc abordou principalmente do bruno gagliasso o personagem tarso essa eu fiquei muito imprencionada pois tenho uma pessoa que mora comigo que tem os mesmo problema que o tarso faz na novela eu assisto ele e logo eu me indentifico com que o tarso faz e essa pessoa que eu falo é do meu tio ele tem esquisofrenia des dos 15 anos hoje ele tem 52 mas é um corpo de um homem mas uma cabeça de criança ele mora com agente comigo e minha mae quero dizer eu e minha mora mora com ele entao hoje eu vejo mas de perto o que acontece com ele pois convivo com ele todo dia e a novela passa igualzinho o que ele faz e o mais interessante e que o meu tio esse que tem esquisofrenia ele nao gosta nem de ver essa parte do esquisofrenico que o tarso faz nossa ele fica com uma raiva nossa e acaba até xingando o proprio personagem que faz esse papel mas eu adorei vc falar sobre esse tema pois nao é todo mundo que conhece sobre essa doença e precisa ser mais divulgado sim .
que pena que está terminando a novela tenho certeza que vai se refletir isso em muitos brasileiros que convive com pessoas com esses problemas.
obrigada...

Anônimo disse...

olha tudo em novela é uma surpresa mas tem tantas mulheres que fzem essas coisas,o marido as vezes perdoa então deixa ela com o Raj isso é amor de verdade,fora que a Maya e Bahuam perderam a quimica durante a novela.
deixa o Raj e a Maya juntos e com um filho deles e dela com o dalit.assim voce ajuda mudar um pouco a cultura dos indianos bjs e Deus te abençoe sempre sucesso sempre
não demorre para nos presentiar com outra novela ok!

Unknown disse...

Glória, sou terapeuta ocupacional, e trabalhei 24 anos em Clínicas Psiquiatricas, e me senti muito feliz de acompanhar o trabalho que você realizou na novela "Caminho das Índias", no nucleo de psiquiatria. Parabéns...belo trabalho.

Anônimo disse...

Olá Glória, peço sua ajuda para meu filho Bernardo Augusto Souza de Araujo, meu filho de 25 anos, ex estagiário da Globo, que sofreu um surto logo após um mês e meio de estágio e acabou perdendo a oportunidade que tanto lutou e esperou por ela. Sinto-me muito decepcionada com a situação; meu filho foi induzido a deixar o estágio, que tanto lutou por, com a promessa que assim que houvesse uma nova em outro departamento ele seria chamado. O que aconteceu, e apesar de eu não ser pessimista, aconteceu o que todos imaginavam ele não foi sequer selecionado para uma segunda entrevista para o novo cargo proposto. Bernardo ainda faz tratamento psicoterápico, continua na faculdade de comunicação social da Univercidade, mesmo com todos os problemas a decepção da perda do estágio, o tratamento, ele está praticamente recuperado, já parou de tomar remédios, apenas mantem em reserva um ansiolítico para o caso de ter algum problema para dormir e continua fazendo terapia (antes 4 vezes por semana e agora 2). Pensei muito antes de te escrever, mas sinceramente, algo me dizia, escreve para ela. Bernardo é jovem, muito bonito, é inteligente, você realmente vai gostar muito dele. Peço para que nos ajude. Bernardo está louco para voltar a trabalhar, perdeu o emprego que tinha pois repassou o cargo para uma amiga (fazia produção com o Leonardo Conde); vejo a Globo marcou muito a vida dele de forma negativa num momento em que ele precisava de muito apoio e não tinha condições alguma de decidir nada. Quando ele assinou a demissão da Globo eu só fiquei sabendo depois. Peço muito, muito, sua ajuda. Maria Lilioza Souza de Araujo, consultora para reuniões internacionais (Fundação Ford e Actionaid) - tel: 21 2274-6012 e 9913-2030 email: m_lilioza@hotmail.com. Glória, te peço, dê uma oportunidade de conversar com o Bernardo e veja que ele agora está bem e segundo o psiquiatra que cuida dele a recuperação dele foi muito rápida - o que ele teve foi um surto e uma fobia, mas foi tratado como se tivesse usando drogas. Bem, só pessoalmente. Um grande abraço, vou continuar rezando por você, tenho muita fé em Deus, rezo mesmo, acredito numa força maior. Tu vais ficar boa mulher! Um grande abraço de luz, Lili

M disse...

Olá Glória, peço sua ajuda para meu filho Bernardo Augusto Souza de Araujo, meu filho de 25 anos, ex estagiário da Globo, que sofreu um surto logo após um mês e meio de estágio e acabou perdendo a oportunidade que tanto lutou e esperou por ela. Sinto-me muito decepcionada com a situação; meu filho foi induzido a deixar o estágio, que tanto lutou por, com a promessa que assim que houvesse uma nova em outro departamento ele seria chamado. O que aconteceu, e apesar de eu não ser pessimista, aconteceu o que todos imaginavam ele não foi sequer selecionado para uma segunda entrevista para o novo cargo proposto. Bernardo ainda faz tratamento psicoterápico, continua na faculdade de comunicação social da Univercidade, mesmo com todos os problemas a decepção da perda do estágio, o tratamento, ele está praticamente recuperado, já parou de tomar remédios, apenas mantem em reserva um ansiolítico para o caso de ter algum problema para dormir e continua fazendo terapia (antes 4 vezes por semana e agora 2). Pensei muito antes de te escrever, mas sinceramente, algo me dizia, escreve para ela. Bernardo é jovem, muito bonito, é inteligente, você realmente vai gostar muito dele. Peço para que nos ajude. Bernardo está louco para voltar a trabalhar, perdeu o emprego que tinha pois repassou o cargo para uma amiga (fazia produção com o Leonardo Conde); vejo a Globo marcou muito a vida dele de forma negativa num momento em que ele precisava de muito apoio e não tinha condições alguma de decidir nada. Quando ele assinou a demissão da Globo eu só fiquei sabendo depois. Peço muito, muito, sua ajuda. Maria Lilioza Souza de Araujo, consultora para reuniões internacionais (Fundação Ford e Actionaid) - tel: 21 2274-6012 e 9913-2030 email: m_lilioza@hotmail.com. Glória, te peço, dê uma oportunidade de conversar com o Bernardo e veja que ele agora está bem e segundo o psiquiatra que cuida dele a recuperação dele foi muito rápida - o que ele teve foi um surto e uma fobia, mas foi tratado como se tivesse usando drogas. Bem, só pessoalmente. Um grande abraço, vou continuar rezando por você, tenho muita fé em Deus, rezo mesmo, acredito numa força maior. Tu vais ficar boa mulher! Um grande abraço de luz, Lili

Anônimo disse...

Realmente é um assunto que ainda presisa ser debatido na sociedade, ninguem aceita tal doença. Porém somente foi mostrad algo supercial, os verdadeiros esquizofrenicos ainda estão internados, e sõ de baixa renda , tal que sem condições de tratamento até mesmo por questões financeiras.

Anônimo disse...

Parabéns pelo esclarecimento à pessoas "ignorantes no assunto", e que assim, as ajudando a se livrar do preconceito,devido estigma das patologias mentais e terem coragem procurar tratamento;o único errro foi o diálogo que o médico psiquiatra(personagem de stênio Garcia)fez a sa rederir a profissão ENFERMEIRO como ajudadante e não profissional graduado.

Unknown disse...

OI GLORIA PEREZ! SOU EU MARTA LÚCIA QUE TE MANDEI UM RECADINHO CARINHOSO ONTEM DIA 08/09,E VOLTEI A LHE ESCREVER PORQUE ESQUECI DE LHE DIZER DA SUA GARRA E FORÇA EM VIVER AO ENFRETAR CORAJOSAMENTE ESTE CANCER,QUE COM CERTEZA JÁ ESTÁ CURADO ATÉ MESMO SUAS RAÍZES ,PORQUE NA VERDADE ERA PEQUENO E NADA PARA MERECER MUITAS PREOCUPAÇÕES.CONFIE NO SENHOR DEUS,QUE ELE CONTINUARÁ TE AJUDANDO E ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR E ELE TUDO FARÁ.(parte do sal.37:5) JESUS TE AMA E EU TAMBÉM.BEIJOS DE SUA FÃ MARTA LÚCIA.