terça-feira, 12 de maio de 2009

Radesh explica a Firanghi estrangeira

Radesh, o nosso amigo indiano, explica aqui qual é a origem do termo "firanghi, que o indiano usa para designar o estrangeiro. 

Sabe como chegou palavra Firanghi ? Os ocidentais quando entraram na India entraram atraves de Sul. Como os Brasileiros chamam os gringos Bicho de Goiaba, a gente chamou eles cor de moranga

No Tamil, moranga e Paranghi, dai, Indianos de norte chamaram eles Firanghi

Olha so, como Brasileiro e Indiano pensa igual ;-)

70 comentários:

Unknown disse...

Glória, vc ja ouviu falar na "Lua de Vesak"? Pelo pouco que pude ler é um festival budista, também usado para comemorar o aniversário de Budha, mas que em eras mais antigas era um periodo auspicioso para encontros, meditações, deixar ir, perdoar, e focar no Eu Superior....algo a ver com a história de Caminho das Índias???!!!

hehehehe... beijos... sucesso, e boa recuperação aí do seu probleminha!
Qlq coisa ja sabe: leotavora@gmail.com

Vânia Dias disse...

Eu particularmente não gosto desse nome que eles usam para nos dirigir...qdo falam penso em outra palavra que não vou escrever aqui principalmente qdo se é mulher..rsss
Mas a novela esta ótima...tomara que o Raji canha na tentação e vá encontrar Duda..adoro ver os dois juntos..rs...Gosto muito das explicações que o Dr Castanho da para o estagiario Marcelo e aparece a bruxa da Ivone...caraca essa mulher tem que ter um castigo muito a sua altura no final..e o Raul é um bobão..rs...
Ontem adorei o jeitão da Camila chegar no Ravi...kkkkkk...bem brasileira mesmo...rs
bjs
Vânia

Fernanda disse...

Olá Glória,

Sou vidrada em Caminho das Índias e fico louca com a maldade da Suryia com Maya. Fico me perguntando por que Maya não conta ao Raj as coisas que sofre na casa?

Parabéns! E boa sorte!

Unknown disse...

oiii querida....
tudo bem??!
Muito legal esse Firanghi ,so é dificil de pronunciar ,kkkestou adorando a novela,,parabéns....
tenha uma ótima semana ..
besos

Aline disse...

O casal Raj e Duda é lindo!!É bom quando junta culturas diferentes e ainda se sente o amor, isso sim é provação!!Eles deveriam dar certo, mais parece que continuará a Maya com o Raj o resto da novela!!Só pq as pessoas que gostam de aparência querem!!O Raj e a Duda são lindos pela história, seria muito mais desafiador e emocionamete os dois darem certo, se o Raj ficar com a Maya, vai passar a mesma mensagem que os casamentos arranjados que acontecem na Índia ou outro pais pela cultura eles aceitam e dão certo!!Ficará na mesmice!!

Anônimo disse...

Eu pergunto para a minha irmã que gosta da Maya com o Raj porquê ela gosta do casal e minha irmã diz que é porque não gosta da Duda, tem gente que não gosta muito até da atriz e leva para o pessoal!!Mais falei da mágoa que o Raj vai ficar pelo colar e minha irmã disse que iria vender também!!Então, a Duda é a vítima!!As pessoas gostam da aparência do casal Maya e Raj!!Gloria não mostre que aparência dá certo, por favor!!Você é uma mulher inteligênte, resolvida e sabe que isso não tem nada a ver!!A Susan a feia, mostra isso!!Muitas pessoas acham a Juliana Paes mais bonita que a Tânia Khalill e por isso gosta do casal Maya e Raj!!Mais a história e o que quer se mostrar com essa novela é o que deve prevalecer!!Coitada da Duda, ela merece ser feliz com o Raj e o filho verdadeiro dele!!Os três juntos!!

Anônimo disse...

Nossa a Tânia Khalill está linda!!Coloque uma foto mais bonita dela!!Coitada!!

Mari disse...

Oi Gloria
adoro seu trabalho, desejo pra voce muita saude e vida longa e que Deus te proteja muito.

mari disse...

Vou fazer um comentario sobre a novela, ta certo que é voce que escreve e sabe muitissimo bem o que faz, mais sou brasileira e adoro escalar um time , mesmo se ele estiver vencendo.
Voce não acha a Maya dissumulada, carrega essa mentira pra cima de um cara bacana feito o RAJ, enquanto a pobre da Duda tão sincera e apaixonada passa por poucas e boas?? e Bahuan, como é ambicioso!! acho que ele e Maya se merecem.
beijinho

Nilsa Almeida disse...

É mesmo pensam igual...heheheh

Ahh Glória não deixa a Duda sofrer por causa do Raj não, ela não merece tadinhaa.

Está lindo o novo calasal da novela ( Murilo e Silvia )

E o Ravi e a Camila também estão uma belezinhaa, eu quero que eles fiquem juntos... kkkk

ahh amei a participação do Daniel Marques, eu gostos das cenas deles com o Stenio Garcia, pois eles nos explicam muito sobre os psicopatas. 3

Muito interessante mesmoo!

Que Deus te abençoe muito!

Uma semana linda pra você!

Beijão

Anônimo disse...

Então Glória Perez te desejo toda a sorte do mundo com seu tratamento e com sua evolução mágica dessa novela com ensinamentos tão sagrados e respeitados. Aproveitando gostaria muito de te convidar para Vernissage Caminhada sonho e madeira no Forte de Copacabana dia 14 de Maio as 19 horas. É uma homenagem as obras de Frida Kahlo, ficaria duplamente feliz, pois a artista Claudia de Farhat estudou com vc. Namastê. bjoo

Alexandre Q.F.Q. disse...

Glória!

Sua novela está fantástica! Mas acho que falta algo. E o nome disso é Prabhu Deva!

Esse é um dos músicos mais conhecidos da Índia no Brasil!

Espero que você pesquise sobre ele um dia e coloque a trilha sonora final ou de algum capítulo na novela!

Obrigado por ler esse comentário.

Att: Alexandre Q.F.Q.

Herculano Quintanilha disse...

Gloria, queria te relatar minha experiencia interessante de estar assistindo sua novela em 2 tempos: aqui em lisboa, onde vivo, Maya ainda acabou de se casar. Ontem Raul morreu, foi um capitulo bem morbido, nao teve festival de luzes q amenizasse.. No Brasil, vejo no site, Maya e Duda ja tiveram os filhos e Yvone ja se prepara para sumir. Tem sido muito interessante a experiencia. Queria aproveitar e te parabenizar pelo elenco feminino que está A La Manoel Carlos. Estao todas muito bem afinadas em seus personagens, inclusive a Ines, que de inicio me pareceu desnecessaria, mas agora percebo sua intencao: nao julguemos pelas aparencias: o irmao loiro e lindo é louco e a morticia Adams é sensata e tem tino empresarial.. so vc... bjo de lisboa. Ernando

Renata Dias disse...

oi gloriaaaaaa
sempre venho aki e passo pra ler os comentários. Mas hj não resisti...de novo...kkk
Incrivel como tenho lido a respeito das relações de Maya e Raj e Raj e Duda. É perceptível um número maior de pessoas torcendo por Maya com Raj. Entretanto, percebe-se tb que o povo gostou do envolvimento de Raj com Duda.
Mas venho aki manifestar minha opinião.
Adoro o personagem de Maya. Ela é vítima sim, apesar de muitos dizerem ao contrário. Ela foi iludida, ela foi ingênua e acreditou q o amor poderia vir acima de tudo. Se entregou. Assim como Duda. Ela tb fez seus sacrificios.
Mas mesmo assim, ainda acho q Maya merece ser feliz. Na cultura dela, quais seriam suas chances de ser feliz carregando tudo o q fez de errado num momento de ingenuidade?
Duda pertence a uma cultura onde a mulher pode ser feliz independente de estar casada ou não. Ela merece mostrar essa força às brasileiras!!! Se Raj titubeou, ela não...seguiu adiante!!!
Seria uma linda maneira de ver seu final feliz...
Bahuan tb teve sua chance ao lado de Maya. Mas sua luta interna é maior. Ele precisa se amar primeiro.
Por isso e por mais um monte de coisas q venho pensando cada vez q assisto um capítulo da novela,kkkk, torço SIMMMMM por Maya E Raj!!!
Mesmo sabendo que existe o arguemnto de muitos sobre quebra preconceitos para torcer por Raj e Duda e Maya c/ Bahuan, aidna assim foi tb uma quebra de preconceito unir um casal q descobriu AMOR num casamento arranjado...isso é o difernete nessa novela....aposte nisso....o povo tá amando!!!
AREEEEEE...kkkk ME alonguei por demais hj...chukria(?)....obrigado..
bjs kerida.....e fke cOm DEUS

Nayara disse...

Glória, estou escrevendo para fazer um pedido especial. Sei que novela tem suas fórmulas e roteiros para manter a atenção do público e que é mais fácil usar as famosas "separações temporárias" como recurso para isso. Mas também acho que a população está carente de sentimentos sinceros e principalmente PRECISANDO acreditar mais na força do amor. Talves seu projeto inicial fosse colocar Maya e Bahuam como casal principal, mas não houve química e o povo está amando este sentimento que vem surgindo entre Maya e Raj. Tem acompanhado a enquete sobre o que Maya deveria fazer sobre seu segredo e estou impressionada em como as pessoas ainda acreditam que mentindo é a melhor forma de manter alguém do nosso lado. Bom, toda essa introdução na verdade é apenas para dizer que ainda tenho esperança de ver uma novela em que um casal como Maya e Raj possam atravessar juntos todas as dificuldades e armadilhas do caminho baseados em uma relação sincera, generosa e leal. Existem mil formas de manter a história deles interessante e mil intrigas podem ser criadas sem, no entanto, ser necessário que eles se separem e fiquem juntos novamente só ao final da novela. Gostaria muito de colocar esse desafio para você. Você já está mostrando como o amor pode ser construido pelo desejo reciproco, agora mostre-nos que ele pode sobreviver as tempestades através do perdão, compreensão, generosidade e dedicação.
Abraços fraterno.
Nayara

Rodrigo Th. disse...

Oi Glória, parabéns pela sua recuperação.
Meu nome é Rodrigo, tenho apenas 15 anos e eu gosto de todos os seus trabalhos...
Eu adoro assistir "caminho das índias" pois a cada capítulo, a emoção da novela se transfere em torno dos personagens, dando um certo ritmo gostoso de se acompanhar.
Eu gosto também de saber algumas curiosidades das coisas em que adimiro, e à pouco tempo que vizualizo seu blog, fico voando em suas informações...
Te parabenizo mais uma vez por toda a sua criatividade, e infrmação que você possui.
Te adimiro muito!!!

Juliana disse...

Gloria!!!

Como tem passado? Espero que bem! Tenho certeza que você supera todas essas sessões fácil fácil!

É muito legal as pessoas expressarem aqui oque estão achando da novela,Gloria particularmente eu estou adorando,independente de com quem o Raj vai ficar! concerteza você já pensou numa maneira belíssima para isso.
Uns torcem para Maya outras para a Duda,as duas são do bem! As duas são especiais,as duas são queridas,as duas são lindas....é não vai ser fácil.
Estou felicíssima por o Marcelo estar aparecendo sempre Gloria,a gente (nossa comunidade) adora ele! ele é muito carinhoso,humilde,atencioso com a gente,um fofo mesmo! As vezes algumas pessoas comentam dizendo que não é para tudo isso! MAS PARA GENTE É! Gostamos gratuitamente dele.
Queremos vê lo amigo do Tarso Gloria! Dá essa ajudinha vai!

Poderosa Gloria,conte com a gente aqui da comunidade tá? Estamos rezando por você! VOCÊ PODE ATÉ NÃO SABER,MAIS É MUITO QUERIDA POR NÓS!

Te adoro
Juliana

Anônimo disse...

Glória, desculpa, mas uma semana sem ver a Maya e o Raj juntos é dose para elefante. De qualquer forma a gente espera, né? Vai fazendo uma coisinha aqui outra alí., quem sabe a semana que vem tem novela. Amo de paixão a Maya e o Raj. obrigado pelas cenas e boa recuperação

Anônimo disse...

Interessante a explicação para o apelido dos estrangeiros; há um certo humor em chamar estrangeiro de abóbora... Eu sinto falta na novela, na Lapa, deste humor carioca: sinto falta do sensacional malandro Billy Blanco. Qdo vejo aquele indiano ou o César, lembro de Doris Monteiro cantando "...mocinho bonito...".
Parabéns pela popularidade da novela e força com a quimioterapia - é importante e funciona!
Tania Brandão (RJ)

Anônimo disse...

Boa noite Glória,como vai vc..espero que bem... assistindo hj a novela te confesso, queria fazer parte da trama e dar uns tocos(como diz meu filho no basquete) na Surya, Duda e Raj...Surya nem preciso dizer porquê. Duda porque ela viaja demais...imagina tudo errado..e Raj ... porque não sabe o que quer. E ainda mente pra Maya... Ainda adoraria que Maya ficasse grávida do Raj, ele ficasse sabendo de tudo, ela magoada fosse para o exterior e se tornasse uma executiva e fizesse esses dois homens balançarem por ela... e se mostrasse poderosa. Eu adoro a Maya e a coitada só chora..e aguenta aquele bando de mulher rancorosa da família do marido( ali só o sogro e as crianças a tratam bem)..tem haver com o fato de ela ser manglik???? Gostaria de saber E ela vai se dar bem com a Camila...podiam formar uma dupla de domadoras de Najas..Ah, Tenho a impressão que na hora que a Laksmi expelir esse veneno e soltar esse amor pra fora...vai levar o Shankar ao infarto.Are..rrrssskkkk...Bjus.

Cristiana Passinato disse...

Vim trazer 1 mimo pra senhora, estou me apegando ao seu blog e gostando mto de o ler, como suponho que não tenha tempo para abrir tantos links em indicação lá vai o meu post do meu bloguinho filosófico pra que leia, como um afago...

http://meuolharfilosofico.blogspot.com/2009/05/pueril-e-ludico-suficiente-pra-adocar.html

[Meu olhar filosófico] Pueril e lúdico suficiente pra adoçar as mágoas da vida

Vou escrever pouquinho e depois conto o que me chateou esses dias, pois reflete muito algo que estou procurando pra ilustrar que é 1 fala de 1 senhor que respeito muito.
Mas hoje, dei aula quebrada, mas fui em frente e fiquei feliz por isso.
De tarde segui pra pós e deu tudo certo, lá me encontro, parece que estou em casa e o assunto cada dia me interessa mais: POLÍMEROS.
No final, meu martírio que era seguir 1 longa viagem de trem até a estação de Sta Cruz, com uma cólica forte e uma gripe me pegando, mas um fato me pegou: meninos jogando limões pra cima, como em circo pedindo 5 centavos.
Inicialmente veio aquele rótulo: não vou dar porque vão cheirar, fumar crack ou entregar aquilo pra algum adulto e explorá-los e se eles quiserem que aprendam a realmente fazer direito e trabalhem no circo.
Mas não sei porque hoje desafiei: "Menininho, vem cá? Se você não deixar cair, eu vou te dar os 5 centavos".
O pequenininho fez tudo pra não cair, na última caiu... Fiquei com pena, mas falei: "trato é trato, caiu, então treina mais e amanhã me pede, mas sem cair, ok?"
Os meninos vieram todos: "Tia, olha como eu faço melhor que ele?"
Um deles deixou cair e eu morri de rir e disse: "Vocês são muito manés, mesmo, ninguém vai me mostrar que é bom aqui nesse vagão?"
Daí, chegou 1 molequinho que me impressionou: "Tia, fica vendo, eu vou ensinar pra esses moleques a fazer..."
Gente, nunca vi um igual, ele dançou, ele subiu nos bancos, ele fazia de tudo que é jeito a bolinha pra cima e não caía, e teve 1 hora que ele deixou cair, e parou...
E eu pensei, ah, vou zoar, mas não: "Parabéns, cara, você é o mais habilidoso, agora, você tem que ensinar a eles e treiná-los se quiserem mesmo fazer algo bonito, e legal..."
O menininho ficou todo contente e gritava e cantava: "Eu sou demais, a tia me elegeu o professor de vocês, eu vou ensinar pra todo mundo."
E eu falei: "Vem cá, menino, o fera: toma isso aqui..."
Ele: "Não tia, obrigada a senhora por ter olhado e falado com a gente, se eu pudesse, eu pagava a senhora, aqui ninguém olha pra gente, quando não têm medo, mas a gente gosta mesmo é de brincar".
Poxa, aquilo me deu uma lição, e uma forma de pensar, sabe?
Eles devem ter infinitos problemas, devem ter falta de tudo, mas se divertem brincando uns com os outros com as bolinhas e limões, e eu reclamando tanto de tão pouco e de ter quase tudo!
Leviandade minha, pois ser feliz é isso: é extrair coisas bonitas de gestos, palavras e atos simples.
Momentos alegres e simples são os mais intensa e verdadeiramente felizes...

Profª Cristiana Passinato


--
Postado por Profª Cristiana Passinato no Meu olhar filosófico em 5/13/2009 01:44:00 AM

Cristiana Passinato disse...

Espero que sua saúde esteja melhor e vc esteja tendo sucesso nos primeiros passos de seu tratamento. Mantenho-a em minhas orações... Um forte abraço com carinho

- Peter disse...

Are Baba!

Mais sucesso.

Beijão!

Anônimo disse...

É lindo o casal Maya e Raj. Algo inovador nas novelas. Parabéns!!!

JHUNIO disse...

MATOU MINHA CURIOSIDADE!!!!!
ONTEM FIQUEI INDGNADO COM A DECLARAÇÃO DAQUELE PASTOR MALDITO DIZENDO QUE A NOVELA NÃO MOSTRA A REALIDADE DA ÍNDIA. O MAIOR PROBLEMA DOS EVANGÉLICOS É QUE ELES TEM UMA LÍNGUA MUITO VENENOSA; PURA INVEJA É O QUE OS LEVAM A FAZER TAIS DECLARAÇÕES!!!!!!

Anônimo disse...

OLá Gloria Perez. espero MUITO que vc leia esse comentario.
MEu filho tem 1 ano e meio,faz 2 aninhos em novembro, qd ele era bebe ele se parecia muitoo com o filho da Maya. Gostaria de saber se vc poderia receber uma foto dele, no casa da novela pular 1 ano, não sei se isso esta previsto.
Ele é maravilhoso, uma criança super alegre, divertido, não tem ninguem que fique do lado dele sem dar risada.
Ou então gostaria que vc me indica se alguma agencia onde vc escolhe as crianças para novelas.Meu email é nataliarufino@terra.com.br.

Obrigada!!

Unknown disse...

Oi Glória, td bem?Sou de Congonhas MG e primeiramente quero dizer que adoro suas novelas!
Agora quanto à origem do termo Firanghi vamos combinar né...antes Firanghi,que bicho de goiaba kkkk!!!
Um enorme beijo e sucesso a vc!!!Td de bom!!

Abraços!
Monalisa Pereira

Unknown disse...

Prezada Glória, acredito que vc tenha tomado conhecimento do que foi postado no blog do pastor Edir Macedo... vi e comentei o quanto achava um absurdo um pastor que, ao invés de pregar o respeito entre os povos de culturas e religiões diferentes, critica as crenças desse povo, em nome é claro da audiência de sua emissora.. escrevi ainda que pior que a miséria da índia era explorar a miséria do Brasil, tirando dinheiro de fiéis (muitos tão quão miseráveis) em troca de um "terreninho" no céu... Bom, me veio a mensagem que meu comentário estava esperando autorização e advinha o que aconteceu... ele não foi publicado...

nara disse...

Sou totalmente solidaria a Maya. Na situação dela faria o mesmo. Tambem acho que ela deve ser perdoada. E nem preciso falar do que mais gosto na novela: A Maya e o Raj juntos. É o lindo e interessante casal que já vi.

Maezana disse...

Olá Glória!

Sou de Portugal e estou VICIADERRIMA na sua novela!!!
Também sou a favor de MAYA e RAJ, pois sou tradicional e acho, como disse alguém aí em cima que a Duda tem muito mais chances de ser feliz, na cultura dela, casada ou não!
Por favor, deixa os indianos LINDOS de morrer, unidos e felizes, tá?

Já agora, como se chama a música do Raj e da Duda que eu amo de paixão???!!!(Acho que é do Gonzaguinha!)

Mil Beijos e as melhoras!

Anônimo disse...

Eu e minhas filhas e amigas queremos muito que Maya e Raj fiquem juntos.Eles tem entrosamento,coisa que faltou com Bahuan.Espero que a gente não se decepcione.Abraços

Michelly Viana disse...

Glória,ouvi uns comentarios que o Bahuan ficaria com a Duda para esquecer a Maya.. nada a ver isso!! torço para que a Duda fique com Raj seu único e verdadeiro amor! coitada já sofreu tanto..merece ser feliz ao lado do homem que ama..não acredito que o Raj a tenha esquecido em tão pouco tempo,afinal,foram 2 anos de puro amor! não entendo esse ciúme que a Maya sente dele..me poupe!cadê o amor dela pelo Bahuan? ela era capaz de enfrentar tudo e todos em nome desse amor..e isso não se apaga assim..li em uma revista também,que a Duda iria se unir ao Bahaun em um plano diabolico para destruir a felicidade de Maya e Raj(sequestrando o filho de Maya)..isso não tem lógica alguma! não concordo em fazer do Márcio e da Tania vilões...

Leandro Siqueira disse...

Interessante... eu jurava que "firanghi" vinha do inglês "foreign". Pelo menos é com o som "firanghi" que os indianos conseguem pronunciar esta palavra. E curiosidade: na Tailândia, ou melhor, em thai, estrangeiro é "farang".

Beijo procê - tô torcendo pela sua saúde!

Flavinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Glórai .. eu queria saber se vcs já estão escolhendo as crianças que vão fazer os bebÊs maiores ... é que eu tenho um filho de 3 anos e eu gostaria de estar enviando uma foto dele para vc ... quem sabe vc gosta dele ... gostaria muito que vc me dess apenas ou apenas um retorno ...
adoro a novela. Parabéns pelo sucesso de caminho das indias .
Melhoras para vc ...
Bjossososs e obrigada pela atenção .
mimaemb@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Glória!
Tudo bem?
Muito interessante a explicação de palavra "firanghi".=)
Hoje (quarta-feira) tem a vigília no senado do Amazônia para Sempre!
Tudo de bom!
Matheus H.
m.a.t.h.e.u.s.h@hotmail.com

Unknown disse...

Sou fã de sua novela, mas estou triste com a história de Raj e Duda, torço muito pelos dois, pois é amor de verdade.
Já Maya fica passanda na cara da Surya o filho homem que nem da Famila Anada é.
Fica aqui o meu pedido:
Maya e Baruan/ Raj e Duda.
Beijos.

Jhon disse...

A novela já mudou até a rotina dos tradicionais almoços de domingo em família! Sou Jhonatan Leal, moro em Campina Grande na Paraíba, e espero que vc veja este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=NV7LOHE6M7k que fizemos ao som de uma boa música indiana! Sucesso!

Eduardo J. S. Honorato disse...

Glória,
Tenho acompanhado a novela e me interesso especialmente pelas questões de saúde mental. Elas têm sido MUITO úteis na prática clínica psi, pois podemos usá-la como referencia para familiares que passam pela mesma situação.
Gostaria de sugerir que uma explicação sobre o SINTOMA fosse incluída. Dentro de uma leitura psicanalitica, o "surto", ou o "corte com a realidade" não deve ser entendido como algo negativo. Pelo contrário. Esta é a maneira como este Ego encontrou para se MANTER atrelado a realidade. Todo surto mantém certo contato com a realidade e é através deste que a psicoterapia parte. O surto é sim um corte, mas um corte que propoem, mesmo que uma linha tenue, um contato com uma realidade, porem distorcida.
Escrevemos sobre isso quando comentamos sobre alguns filmes que envolvem psicose, na revista psique.
bjs
Eduardo J. S. Honorato

Isabela disse...

Olá !
Glória desejo muita força e tranquilidade nesse momento. Como muitas pessoas, tive um caso de oncologia na família. O "baque" inicial é comum em todos os casos, mas a superação e a Fé de que tudo ia dar certo foram maiores que tudo e nós superamos e seguimos em frente ! Tenho a plena certeza que o que está acontecendo servirá para lhe fortalecer ainda mais.
Mas... não poderia de deixar falar na novela...e da minha torcida por Duda e Raj. Eles são O casal da novela. Sei que Maya ou melhor Juliana Paes é carismática, bonita , etc ...mas ela tem uma história com Raj com muitas mentiras e omissões que são coisas que não podem ser deixadas de lado , além de pelos costumes indianos dificilmente serem aceitas . Duda não, teve um filho com ele, sofreu e sofre o tempo todo e não se envolveu com ninguém . Pela coerência e beleza da história , fico com Duda !!!
Bjs e Fique com Deus.
Isabela.

alana disse...

Adoro a Maya e o Raj. Acho que eles parecem mesmo um casal verdadeiro em todas as cenas que fazem, nem parece novela. Para mim, a estoria, quem está certo ou errado virou pano de fundo. O que eu gosto mesmo de ver é quando os dois estão juntos. Da agua na boca mesmo não da vontade de sair da frente da tv. Sugiro um especial da globo só com as cenas dos dois.

Carlinha Campos disse...

oiee
Em primeiro lugar PaRaBéns!!e graças a Drus esta se recuperando...
To passando aki para dizer q adoro o seu trabalho.Adoro suas novelas, sempre com temas atuais, vc e "FERA".Estou amando conhecer a India.RSRSRS!!
Queria muito q Raj & Maya ficassem juntos na novela, acho lindo o Raj e muito fofo, e lindo vê pedir a Maya para dançar para ele muito carinhoso!!Agora o Bahuan, muito chato, egoista, gosta de ser a vitima...Gostaria de te fazer um pedido.
CAMPANHA
Deixa a Maya e o Raj juntos pra sempre na novela nunca vi um casal tão lindo!!!!!
Bjux!!!Muito sucessooo...vou voltar t fazendo sempre o mesmo pedido Maya e Raj Juntos!!!

Anônimo disse...

Gloria, dê uma chance para a Duda ficar com o Raj!Ela merece!Não atenda tanto o apelo das pessoas que querem o Raj com a Maya, pois eles pensam em aparências!A Duda uma mulher verdadeira, que sabe quem realmente ela ama, diferente da Maya, a Maya só engana todo mundo, não importa se tem intenção ou não!Quando ela falou para o Raj prometer pelo filho dos dois que não iria brigar com o Bahuan eu não acreditei!Ela exagera!Se realmente ela quisesse se livrar da culpa de uma mentira, ela teria tentado contar que o homem que se envolveu era o Bahuan, porque ela não começa assim?Porque ela quer viver a vida de mentiras e acredito que o Raj saberá pela boca de outra pessoa!O que eu acho estranho é ele ficar tão nervoso quanto ao colar, na minha opinião com a mentira da Maya ele terá que ficar muito mais nervoso e nunca mais perdoá-la, ele só humilha a mulher que mais ama ele, que é a Duda!por favor Gloria, não me decepcione, mostre que o amor prevalece mesmo com cultura e casta diferentes!Não torne o Bahuan vilão, senão ele não ficará com a Maya!É muito triste o que a Duda sofre, a Maya pode sofrer mais tem todo mundo ao lado dela, a Duda é sozinha, só tem a Chiara e agora terá o filho doente sem o amor da vida dela que é o pai do filho dela ao lado para ajudar, se sim, terá por pouco tempo, enquanto a Maya tem tudo, o Bahuan não esquece ela e o Raj agora infeitiçado por ela!Tudo para a Maya, é injusto! acho que quem é mãe deve saber o quanto é difícil!Eu imagino!

Maria disse...

Gostaria de te fazer um pedido.
CAMPANHA [2]
Deixa a Maya e o Raj juntos pra sempre na novela nunca vi um casal tão lindo!!!!!
Bjux!!!Muito sucessooo...vou voltar t fazendo sempre o mesmo pedido Maya e Raj Juntos!!!

Não tem como não se apaixonar por esse casal
Parabéns Glória
Beijos

Joao Batista Santos. disse...

Confesso que no início do Caminho das Indias, a minha mente poluida confundia Firanghi com outra palavra.
Ficava pensando: "Será que lá na India (País zen), todas as estrangeiras são chamadas de piranhas estrangeiras?

Anônimo disse...

Firanghi também não gosto penso logo em outras palavras.

Raj e Maya juntos.

Ei Gloria minha conterraneia acreana, ta na hora do pessonagem da Bhenda Hadad a Rani a te filho ou deixa aquele marido chato dela que não vale nada.

leila13acre@gmail.com

Unknown disse...

OI GLORIA TORÇO MUITO PARA QUE RAJ FIQUE COM DUDA, JA QUE COM TUDO O QUE ACONTECEU COM ELES, O AMOR AINDA EXISTE. DE UMA CHANCE PARA ESSE CASAL TÃO LINDO, TORÇO PARA QUE MAYA ENCONTRE SEU CAMINHO MAIS NAO COM RAJ, SERIA INJUSTO DEPOIS Q RAVI SE CASOU COM CAMILA, NAO DAR UMA CHANCE PARA RAJ E DUDA, PENSE NISSO.....

Nádja Dionne disse...

Glória,faz o Raj voltar pra Duda,ela sim o ama verdadeiramente!
enquanto a Maya deve ficar com o Bahuan..não faz o menor sentido fazer dele um vilão..na realidade ele é uma vitima de todos os preconceitos que já viveu por ser uma dalit! me emocionei há alguns capitulos atrás,quando o Bahuan lembrou dos momentos de amor que passou ao lado de Maya..embalados pela lindissima música "Não se Esqueça de Mim" de Nana Cayme e Erasmo Carlos..cena memoravel essa!!
fiquei também muito feliz,quando no capitulo de terça me parece,Raj lembrou de Duda..estava mais do que na hora dele lembrar da existência dela...

Unknown disse...

Glória, vc está de parabéns...sua novela é linda e apaixonante, num perco um cap. Bjssss
Te adorooo!!!

Anônimo disse...

Os argumentos de quem gosta do Raj com a Maya é só beleza!A vida não é feita somente disso!O Raj com a Duda é lindo em todos os sentidos!Ela o ama de verdade!Ela é decidida e sabe quem ela ama, diferente da Maya!

Maria Antonieta disse...

Oi Glória,Põxa...Vai ter que fazer quimio...não sabia...Li agora.Chato,né!,mas ,se é necessário.Devemos confiar nos médicos e em DEUS,LÓGICO!E você é uma FORTALEZA!Já provou isso.
A NOVELA ESTÁ FICANDO CADA VEZ MELHOR.ADOREI A CENA DO INDRA SE IMAGINANDO O ABEL SENDO AGARRADO PELA NORMINHA.FOI MUITO DIVERTIDA!!!
AH!FIQUEI FELIZ COM A VOLTA DA MARA MANZAN E TORÇO PELA RECUPERAÇÃO DELA.PRA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.
NÃO VEJO A HORA QUE A IVONE SEJA DESCOBERTA.A SURYA É MUITO RUIM.MERECE UM CASTIGO!
DEIXE O ESTAGIÁRIO MARCELO SE APROXIMAR DO TARSO.ACHO QUE VAI SER LEGAL O DR.MARCELO CONQUISTAR A CONFIANÇA DO TARSO.AS CONVERSAS DO DR. CASTANHO COM O MARCELO SÃO BASTANTE INTERESSANTES E ESCLARECEDORAS.DEVEM SER UMA CONSTANTE!
TORÇO POR RAJ E DUDA E MAYA E BAHUAN.
Ah!ADOREI A SAÍDA DO RAVI PRA SE CASAR COM A CAMILA.VAI DAR MUITA CONFUSÃO AINDA,NÉ!AINDA MAIS QUANDO SOUBEREM QUEM DEU A DICA...
BOM ,POR HOJE É SÓ!
BOM TRABALHO!FICA COM DEUS!
UM ABRAÇO,
MARIA ANTONIETA

Comba Marques Porto disse...

Gloria

Não é de hoje que admiro o seu trabalho. Conhecer a Índia através da sua linguagem ficcional tem sido um prazer, uma boa viagem. Estou curtindo a trama e até intuí a solução que você deu para o nascimento do filho de Maya...
A abordagem do tema da esquizofrenia é outro ponto admirável de seu trabalho. O Dr. Castanho é um personagem lindo.
Sou juíza do trabalho, agora aposentada. As boas novelas da Globo sempre me acudiram depois de um dia pesado de Tribunal.
Voltei a trabalhar na advocacia, mas preservando tempo livre para as ficcões da vida.
Que bom ter em "Caminho das Índias" o toque exótico daquela curiosa gente, em suas cores vibrantes, e ao mesmo tempo, o nosso Brasil, com a delícia das gafieiras, com a dor dos Tarsos e com a frivilidade doentia das Melissas.
Parabéns, Gloria!

Pétalas de esperança disse...

Glória!!!
Como sempre venho para ratificar meu amor pela novela e sela lá o que achem das firanghis... o casal CAMILA E RAVI tem tudo para dar certo! A cena deles casando foi linda, emocionante e não sei se sou eu que sou bem romântica, mas eu chorei tanto que te afirmo que estou amanado e apostando que eles viverão felizez que que ela dará um filho homem p Opash aprender a gostar da norinha brasileira!
Esperoq ue o casamento da próxima semana seja lindo e que Surya pare de ser tão naja....
Por fim, parabéns pelo capítulo 100!! Você, o lelenco, a equipe e todos estão dando um show de cultura, trabalho e arte!
Bjos!
Marcela-Recife

Anônimo disse...

Olá Gloria, antes de mais nd, queria dizer q estou torcendo por sua recuperação e você, sendo a guerreira que é, vai superar tudo isso. Gostaria de fazer um apelo, mantenha o casal Raj e Maya, eles são lindos e perfeitos juntos!! A química é total, nem parecem um casal de ficção. Se a Duda voltar com o Raj, vai perder a graça, pois os 2 juntos, não tem química nehuma, parecem um casalzinho bobo, adolescente.Já Maya e Raj, é um casal q entrará p a história. Bjs e boa sorte!!

Anônimo disse...

oi Gloria, estou adorando a novela, mas não faça o Raj voltar com a Duda, é capaz até de eu não assistir mais . Eu amooooo o casal Maya e Raj, eles parecem dois, príncipes indianos e acho lindo tbem, eles estarem construindo um amor juntos, coisa q nunca aconteceu em uma novela.Quando o Raj fica com a Duda, acho até que ele perde um pouco do charme. Um BEIJÃO!

Anônimo disse...

Thania Kalil é diva, obrigada Glória por me dar a imensa felicidade de ver uma atriz maravilhosa como essa nas telinhas, ela dar show.E por favor não diminua as cenas dela na novela pelo fato de ela não está com o Raj, o que eu acho uma pena por eles dois formam um casal maravilhoso, sempre assisto os videos das primeiras cenas deles. Raj e Duda forever

Unknown disse...

OI gloria estou adorando a novela,e torço muito pelo casal Duda e Raj, linda a historia deles, e espero q fiquem juntos.....

Unknown disse...

Glória, por favor, faça com que a Duda e o Raj fiquem juntos. Eles ainda se amam, não é justo o que fizeram com os dois, pois os impediram de tentar viver o amor deles. E outra, a Maya está mentindo muito para o Raj, coisa que ele deixou claro que despreza, não acho que ela mereça perdão. Torço muito para que o Raj e a Duda fiquem juntos. E não acho que o Bahuam deva ser tão "mal", assim as pessoas vão ficar com raiva dele e não querer que ele fique com a Maya.
Obrigada!!
Beijos e parabéns pela novela.

Anônimo disse...

Ai, Glória, será que Raj e Duda não vão terminar juntos? Porque eu acho uma afronta se Raj continuar com Maya só porque o casal tem "química" (o que eu nem acho, acho que a química mesmo é do Raj com a Duda). E aí eu me pergunto: um autor de novela também não tem uma função social? de educar já que nesse país é tãoi difícil a educação? Porque uma novela das 8 tem o poder de formar opinião e, muitas vezes, caráter. QUal o valor você passaria, deixando que Maya se desse bem? Que tudo bem fazer uma sacanagem aqui e outra acolá pra conseguir as coisas? Que tudo bem mentir em vez de assumir os próprios erros? Ih, eu tenho medo disso, viu. E espero sinceramente que você não caia nessa.

Anônimo disse...

Não dá para acreditar, q alguém possa querer, q o Raj fique com a Duda e a Maya com o Bahuan. O casal perfeito, cheio de química, sensualidade, romantismo e delicadeza, é MAYA E RAJ.Se eles se separarem e voltarem p os antigos pares, será um grande erro. Bjs

Adriana Mota disse...

Glória, o RAJ tem que ficar com a DUDA.....Amoooo assistir Caminhos das Indias, mais quando vejo a Maya com o Raj me retiro da sala os dois não tem nada a ver juntos a Maya só sabe chorar.... A história dos Raj e da Duda no começo da novela era muito lindo... não vejo a hora de poder ver os dois juntos de novo....e a Maya que vá ficar com o Bahuan e o filho deles.... Raj e Duda, Raj e Duda, Raj e Duda, Raj e Duda, minha torcida e de vcs.....

Admar Branco disse...

Sugestão para explicar CASTAS

Do livreto "Diário Espiritual", publicado pela Self-Realization Fellowship:

20/05 - Discernimento

Quando o homem se torna um pouco iluminado, compara as suas experiências
relacionadas à criação material, reunidas no estado desperto, com suas
experiências no sonho; e, entendendo estas últimas como meras idéias,
começa a duvidar da existência substancial das primeiras. Seu coração
então se torna propenso a conhecer a real natureza do universo e, lutando
para clarear suas dúvidas, ele procura por evidencias para determinar o
que é a verdade. Nesse estado o homem é chamado Kshattriya*, ou um membro
da classe militar, e o conflito descrito anteriormente torna-se seu dever
natural, por meio do qual ele pode obter uma visão da natureza da criação
e alcançar o real conhecimento dela.

Swami Sri Yukteswar, "The Holy Science"

Anônimo disse...

oi Gloria,

Não deixe que o caminho de Raj com Maya fique de um jeito que não tenha volta porque os sentimantos de Raj ja ficaram pra la de desacreditado porque um homem que demostrava tanta paixão como ele demonstrava por Duda da qual ela nada fez para este sentimento se perdesse nos fazia sonhar uma boa parte da população femenina esta se sentindo traida. por favor Gloria não deixe que a unica novela que ainda assisto perca a graça. Deixe a Duda terminar como par do Raj com aquele mesmo amor e furor da entrega total que so os verdadeiramente apaixonados passam este romance me fez sonhar faça com que ele acorde de novo para apimentar e voltar a ter prazer de assistir esta trama.

Unknown disse...

Gostaria de manifestar primeiramente meu apoio a sua recuperação, e como não poderia deixar de ser, declarar que apoio totalmente o final feliz de Maya e Raj; primeiro que a questão das diferenças sociais e culturais já estão sendo abordados no casamento por amor de Camila e Ravi, segundo porque no decorrer da história fica um pouco evidente que Duda não este sonho de candura que tantas mulheres vem dizendo, tanto ela quanto Bahuam têm questões internas a serem tratadas e seria muito melhor para Duda um final em que ela efetivamente desse a volta por cima e parasse de ficar no papel de vítima chorona que não combina com as brasileiras e por fim, recriminar Maya por seu segredo é recriminar toda história da familia Ananda já que Laksmi casou grávida de Shankar e a família apagou este caso da história, provando ser possível superar isso; por fim, não há nada mais belo que o amor criado por Maya e Raj, a forma como eles estão aprendendo a se amar e dar a vida um pelo outro, isso sim é amor verdadeiro, abnegação, superação, escolher amar e ser feliz.

Anônimo disse...

Ah!Gloria se vc separar o RAJ da Maya não vai dar pra assistir a novela não !!!Como pode separar o casal mais bonito da novela.CHEGA DE MESMICE NO FINAL DAS NOVELAS!!!
MAYA E RAJ ATE O FIM...

Amanda disse...

Interessante, acho engraçado como tem gente que não entende o termo. Já consertei mãe, tia, prima... Minha tia achava que eles falavam "piranha estrangeira". Are baba! hehehe.

Parabéns, a novela está cada vez melhor.

Prescila Alves Pereira disse...

Olá Glória: amei a decisão da Maya de ir na casa da Duda e, espero que a Duda conte pra Maya sobre o filho que tem com o Raj.
Quero falar sobre o Tarso. Fico pensando comigo mesma o por que da irmã do TARSO, uma menina de personalidade forte, decidida, NÃO FAZ NADA PRA AJUDAR O IRMÃO? Essa atitude não combina com a personalidade dela. A meu ver, a irmã dele deveria falar com o D. Castanho, pegar a receita dos remédios que a mãe dele(louca de dar dó e fútil demais) jogou fora, comprar e dar pro Tarso. Alguém precisa fazer alguma coisa por esse menino, pq a situação já esta ficando chata.
Amo a atriz Cristiane Torloni, mas nessa novela, o papel dela é horrível. Bom, mas prova o quão boa ela é como atriz.

Glória, tenho visto ao longo de seus trabalhos, que você sempre trata de problemas da SOCIEDADE EM GERAL. Devido a isso, quero pedir-lhe que trate do assunto DIABETES em alguma das suas novelas. Sou diabética há 35 anos e conheço na pele todos os problemas que enfrentamos. O governo, fornece pra nós o básico do básico em termos de tratamento. Os produtos para tratamento (não estou falando de comida, mas de medicamentos), são caríssimos, e muitos não tem condições de adquirir. Eu sou uma pessoa que tenho uma vida até tranquila, e muitas vezes não consigo adquirir o que preciso pro meu tratamento. Os preconceitos pelos quais passamos são enormes.
Veja bem, sou uma pessoa habilitada pro trabalho, e por muitas vezes, mesmo após passar por todo processo de seleção de trabalho, ser elogiada em meu desempenho, na hora do exame médico em que verificam que sou diabética, não sou contratada. Por favor, trata do assunto DIABETES também em alguma de suas novelas.
Te desejo toda felicidade, saúde que Deus possa lhe proporcionar.
Carinhosamente, bjs.

Unknown disse...

Por favor, como faço pra rever a cena em que César chega em casa, e esá Zeca e sua turma, foi ao ar ontem, dia 11/06, a sala tem um móvel mto lindo, e gostaria de fazer na minha casa. Grata!!!!

dan disse...

DUDA E RAJ SEMPRE POIS UM FILHO É MAIS IMPORTANTE QUE UM CASAMENTO FEITO COM ALICERSE DE MENTIRAS. O FILHO DE RAJ MERECI SABER DO PAI , OU NÃO ??

Anônimo disse...

Glória amo muito as suas novelas, mas eu imploro a você que pelo amor de Deus!!! Faça um final com Raj e Duda este casal é nota 1000 mil, ela é uma graça de beleza natura e meiga e ele romântico e delicado formam um casal lindo.
Além de o filho do casal ser fofo, adora Juliana Paes mas o final é Duda, Tânia Kalil roubou a cena na novala junto com Raj.

Beijos