sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hans Donner antecipou Steve Jobs

Vejam que bacana. Me mandaram do twitter, sobre a abertura de EXPLODE CORAÇÃO:



por Felipe Zmoginski

Dara é uma jovem cigana que se orgulha de suas origens, mas quebra as tradições de seu povo ao negar casar-se com Igor, o noivo prometido. O roteiro da novela Explode Coração, que foi ao ar em 95 no horário nobre da Globo, pode ser lugar comum. Sua abertura, no entanto, é visionária.

Há 15 anos, o núcleo comandado por Hans Donner previa as telas sensíveis ao toque de forma quase exata ao que temos hoje. Note no vídeo o recurso drag and drop com o toque de um dedo e o zoom acionado por dois toques rápidos na tela.

A abertura fantasia ainda um recurso inexistente nos dias atuais: a possibilidade de materializar uma pessoa após um comando sobre a tela.

OBS do leitor Haldrin Feitosa Figueiredo: o vídeo antecipa também as TVs finíssimas

OBS: Vídeo descoberto pelo meu colega Guilherme Pavarin

32 comentários:

Sr. Mimado disse...

Gloria, Realmente sou seu fã , e um grande adimirador do seu trablalho!, acho que nem adinata eu escrever um super comentario, pois você talvez nem leia!, enfim.. meu nome é Sérgio Albeche, e eu escrevo tramas amadoras,
mas acho que tenho alguns projetos que ´possam te intereçar;
Sei que você costuma escrever seus trabalhos sozinha, mas pode ser que você possa se intereçar por um aprendiz... enfim acho que os projetos são bem Atuais, humanos e fora do que até hoje já possa ter sido mostrado na tv.
caso tenha intereces meu E-MAIL: sergioalbeche@yahoo.com.br
se me passar um Email, possso te passar as sinopses!
beijos
Sérgio Albeche

Unknown disse...

Fico impresionado com suas tramas de novelas. Vc simplesmente é muito inteligente, te admiro mto.

Gostaria qeu se possivel, _voce com certeza esta sempre cheia de compromissos_, te pedir umildement que quando tiver um tempo laia um de meus contos e comente por favor. Pode nao ser seu estilo, mas ficaria lisongeado mesmo se recebesse uma critica sua.
meu blog é:
http://brunocontosdeterror.blogspot.com/
abrassos e espero que brilhe cada vez amis.

Bruno Wolff

imail sorumdrums@hotmail.com

Barbara disse...

Olá Gloria,
sou estudante de roteiros para filmes e tv series na Universidade de Umeå, Suécia.
Posso dizer que minha paixao por contar estorias e criar personagens veio de muitas novelas que voce escreveu.
Com inspiracao nas suas novelas, estilo de escrever e contar e voce como pessoa estou escrevendo uma tese, aqui na Universidade de Umeå sobre voce. Analisando suas obras e seu percurso. O Clone está passando em um canal da tv paga aqui na Suecia e estarei apresentando a minha tese para a minha classe na universidade. Tenho algumas perguntas que aprofundariam e interessariam nos estudantes de roteiro em saber: Como voce lida com o blackout de ideias? Voce costuma fazer a curva da dramaturgia em cada capitulo quando escreve? Barriga de aluguel foi um tema ousado em que tiveram medo de aprovarem a ideia e por isso ficou 6 anos engavetada, como voce lida com situacoes como essas em que as pessoas tem medo do ousado? Assim como o beijo gay na novela America que nao colocaram no ar que demonstra o quanto o Brasil é conservativo nesses aspectos.
Qual é a dica que voce dá para quem esta comecando a entrar nesse mercado de novelas?
Ficaria muito lisonjeada se puderes responder minhas perguntas. Isto significaria muito para mim.
A industria de telenovelas brasileiras esta precisando de mais autoras como voce. Mais mulheres fortes como voce no meio de tantos autores masculinos. Mais autores inovadores e ousados.
um exemplo de autora para nós que estamos comecando! Parabens pelo maravilhoso trabalho que vens exercendo.
Obrigada desde entao,
Barbara Schmitt
estudante de roteiro, Universidade de Umeå-Suecia.
write2barbara@hotmail.com

Unknown disse...

Nossa, não lembrava que a abertura da novela foi assim... Também em 95 era bem pequena, tinha 7 anos, mas lembro de algumas coisas ainda. Bom, estou aqui para dizer que ontem fui a um espetáculo chamdo India, em Frankfurt na Alemanha onde moro, foi emocionante Glória. Não sei se você já viu ou ouviu falar, vou pesquisar mais coisas e mandarei o link sobre o espetáculo. O encerramento foi com a música abertura de caminho das Indias. Muito bonito e os cantores durante todo o show cantavam ao vivo! Um beijo e iluminada semana!

Bacharel disse...

Querida e admirável Glória Perez, é com imenso prazer que tomo a liberdade de entrar em seu blog para te pedir para ser a minha madrinha, para dar continuação à um texto "novelistico" que eu comecei a escrever a 4 anos atrás, mesmo sem saber sa regras. Quero continuar esse texto juntamente com você,me ajudando, porque admiro você com uma grande escritora , assim como a saudosa Janete Clair, que escreveu várias novelas com grande êxito . Por favor, me ajude! Seja minha madrinh, para que no futuro eu venha sempre a me lembrar de vc !
Desde de pequena eu sou sua fã. Você aceita receber algumas páginas para você analisar se em cima deste texto podemos analisar mais ou mudá-lo para se tornar um grande texto novelistico que possa vir ao ar.
Me aceite como sua afilhada, para que eu venha a me tornar uma grande escritora,pelo menos assim como vc !
Sou bacharelado em direito estou me formando neste ano de 2010!
Se não der continuidade ao texto, já dá para uma minisserie. Só preciso de um anjo como você para me ajudar a realizar meu sonho !
Que Deus te ilumine e te guarde.
Meu e-mail é :
ilta.linda@hotmail.com
Preciso de sua ajuda!
Entre em contato comigo urgente !
Abraço !

Jeferson disse...

Meu nome é Jeferson, sou jornalista carioca, cursando pós graduação em Jornalismo Cultural pela UERJ. Escrevi o roteiro de um curta metragem chamado Nem tudo funciona de verdade, que fala sobre as relações humanas e como o homem se comporta no momento em que deve tomar decisões que podem modificar (ou não) para sempre a sua vida e/ou as de outras das pessoas.

Uma das personagens é Lucia, uma professora universitária, mãe de Anderson, homossexual que está prestes a terminar seu relacionamento amoroso com Jorge e decidido a conversar com a mãe sobre sua orientação sexual, até então não assumida.

Pensei em convidá-la para atuar no papel da Lucia, tendo em vista sua trajetória da mulher e mãe que nunca se dobra diante das adversidades da vida. Sempre vencendo e mostrando a todos sua força e determinação. Caso tenha interesse a saber mais sobre o projeto, sobre o filme, etc, volto a entrar em contato, enviando o roteiro do filme.
Obrigado pela atenção e pelo carinho. Uma boa semana e parabéns pelo seu excelente trabalho, que informa, ensina, emociona e alegra milhões de brasileiros. Um beijo Jeferson (jefersonpedro10@yahoo.com.br)

Unknown disse...

Olá Glória.
Minha admiração por você vai mais além do que as tantas novelas que escreves.
Ela está na sua representação como mulher que luta e que nos passa tanto amor em suas ações.
Desejo que a vida lhe oferte sempre muita coragem para continuar nessa caminhada justa, humana, no qual dedicas a tua vida.

Um cálice de amor para você!

Um beijo.

Luana Ferraz
João Pessoa - PB

Anônimo disse...

Que engraçado!! Estava assistindo essa abertura há cerca de um mês, relembrando aberturas de novelas; não havia pensado na tecnologia visionária do Hans Donner, claro... Mas é impressionante!! Revi com outros olhos!!

Kati

Bruno Nerbec disse...

Difícil vai ser existir uma pessoa igual a você, uma pessoa maravilhosa!
Uma exelente autora e com certeza uma das melhores do mundo.
Admiro muito você, uma pessoa culta e muito batalhadora. Venceu desafios que talvez parecia ser impossível.
Estou a mil anos lutando para entrar em alguma novela sua, eu tenho força de vontade! Mais as vezes algo parece não dar certo. Não tive a oportunidade ainda de participar ao menos de uma figuração de alguma novela da melhor autora de telenovelas do planeta! É... parece q vou ter que desistir de um sonho que sempre levo comigo até hoje. :/ Glória milhões de pessoas devem esta pedindo a mesma oportunidade neste momento! Eu confio... e sei que você vai me responder! Como eu posso participar de alguma novela sua? Com isso, já teria como você criar um personagem pra mim. Meus amigos ficam vaiando da minha cara por eu esta pedindo uma oportunidade agora pra você. hehe
Mais vale tudo pelo nossos sonhos. Acho que se você não responder... vou perder as esperanças mesmo! hehe
Vou tentar mexer com eventos... produzir eventos! Mais meu sonho é atuar em alguma novela sua. Obrigado pela oportunidade. Desculpas pela pertubação, sei q você não tem tempo pra isso. Beijos!
Meu twitter: twitter.com/brunonerbec

Jaboticaba Preta disse...

Wow saudades das aberturas de futuristas do Hans Donner!

Com certeza Windows 7 foi inspirado na abertura (risos!)Hans Donner simplesmente um gênio.

Valeu a lembrança.

Beijocas

edineia disse...

Oi Glória tudo bem eu adorei a novela explode coração foi legal ver algumas cenas, na época da novela eu era criança, qnto mais eu vejo coisas sobre você mais eu percebo que você é uma pessoa incrível e mais eu fico sendo sua fã.A cada novela sua, nosso conhecimento aumenta e nosso mundo tbm, Caminho das Indias por exemplo, eu nem imaginava que a cultura indiana fosse tão rígida,mas vc trata de todos esses temas de uma maneira incrível!!!
Um abraço pra vc saiba que vc é muito querida por todos!!!!!

sheila disse...

oi glória.
em primeiro lugar quero dizer que sou admiradora do seu trabalho.
achei fantástico a abertura dessa novela, por incrivel que pareça eu não me lembrava rsrs.beijos...

sheila disse...

Boa noite Glória Perez.
Primeiramente quero dizer que sou admiradora de seu trabalho.
Adorei a abertura dessa novela, que confesso, já não me lembrava rsrs

Anônimo disse...

Glória, seus trabalhos são muito bons, parabéns por tudo até hoje!
Vim te fazer um pedido. Gostaria de ver na telinha nomes que andam meios sumidos como o Flávio Silvino, Cláudio Marzo, Juca de Oliveira, Ana Paula Arósio, Daniela Escobar, Chica Xavier, Cássio Scapin, Alessandra Negrini, Patrícia de Sabrit, Sérgio Mamberti, Gabriela Duarte, Carlos Alberto Riccelli, Eva Wilma, Flávio Galvão, Marcos Frota, Guilherme Fontes, Marco Ricca, Teresa Seiblitz, Cacá Carvalho, Leonardo Bricio, Almir Sater, Lavínia Vlasak, Beatriz Segall, Regina Dourado, Ernani Moraes, Etty Fraser, Carolina Pavanelli, Cristina Mullins...enfim, muita gente! O povo ia gostar de dizer: "olha quem reapareceu!" é claro que, como sempre, na tela do Plim, Plim! Abraços!!

Anônimo disse...

Oi Glória, meu nome é Karina, sou estudante de comunicação e o tema da minha monografia é merchandising social. Tenho lido muito sobre o tema e é recorrente aparecer seu nome e o de suas novelas. Gostaria de saber se você pode me responder algumas perguntas para mim por email. Se puder basta me contactar no meu email pessoal. Seria muito enriquecedor para minha monografia.
Pelo sim ou pelo não, desde já agradeço.

Abraços
Karina
karina.iaraujo@gmail.com

BAU DO FAEL disse...

Não é a toa que seu nome é "Gloria"...

abração...

Cibeli disse...

Adorava essa novela. Você nos mostrou o quanto é bonita a cultura do povo cigano. (Adorava quando eles quebravam os pratos) kkkkkkk
Claro, não deixando a responsabilidade social de fora.
Marcou minha infância! :)

sanbahia disse...

Que bom encontrar seu blog. Só não achei como segui-lo.
Admiro você e seu trabalho.
Que Pai e a Mãe do céu lhe guie.
Cheiros.
Namastê.
Imenso prazer conversar com você.

Cristina João disse...

Oi Glória
Como todo o Brasil, sou sua fã como escritora e sobretudo como Mulher.Você é simplesmente demais, tem uma história de vida que você gentilmente compartilha com todos e nos ensina sempre!!
Como não te achei antes??Sempre quis dizer Parabéns pela premiada novela, você merece!!
Temos um blog novinho feito por mamães corujas que adoram trocar experiências, dúvidas, certezas e principalmente as alegrias desse universo fantástico que é a maternidade.Passa lá no RECOMADRES, ficaremos muito honradas com uma visita tão ilustre,rs.
Beijos,
Cristina João
(www.recomadres.blogspot.com)

Andressa disse...

Glória.. venho aqui pedir que em sua próxima novela você coloque um casal lésbico! Por favor.. Talvez você não saiba.. Mas.. é TÃO importante para nós lésbicas.. Por Favor faz isso pra gente? Desde já obrigada.. Sou uma grande fã sua!
:)

Artes da Marga disse...

Oi Glória!
Tem coisas que são inexplicáveis mesmo. Ele deu um salto 15 anos à frente e a abertura ficou linda.
Um abraço
Margarida

Anônimo disse...

Glória, tudo bem com vc?

Adoro seus trabalhos na TV. Realmente, vc é a nova Janete Clair da telinha!! Gostaria de parabenizá-la pela coragem em escrever uma novela sozinha - o que não é fácil, em vista de ter de fazer 200 e tantos capítulos, além de entregar 40 e tantas laudas para cada capítulo, sendo 6 por semana - e enfrentar uma quimio. Gostaria de aproveitar a oportunidade e sugerir: pq vc não faz algum personagem que enfrente a mesma situação em uma novela??
Gostaria muito de ver sua abordagem sobre esse assunto, o trabalho desenvolvido no CENTRON e muito mais! Que vc continue contando essas e muitas outras histórias!!

Abraços
Filipe.

Anônimo disse...

gloria kd vc?? snif... snif...
sumiu do blog neah/
ah eu gosto tanto dele, ja ta ate nos meus favoritos hihi

Fernanda P. Amaral disse...

Olá, Glória.

Parabéns pelo seu trabalho, inesgotável. Tenho trabalhado com Romanis e sempre me lembro de Dara e o núcleo Romani.

Gostaria de pedir,se possível, sua ajuda na nossa campanha internacional "Um Mundo Seguro para as Mulheres" (www.asafeworldforwomen.org)
Esta camapanha teve início em dezembro e tem por objetivo pressionar a ONU e os países-membros a adotarem medidas urgentes de proteção à mulher. Não podemos esperar até 2015 para avaliarmos todas as consequências. Precisamos dar um basta agora. Essa campanha teve origem entre poucas pessoas, e já contamos com apoio de Gordon Brown, por exemplo.

Além da campanha (um milhão de assinaturas), desenvolvemos um centro (internacional) online de ajuda a vítimas e sobreviventes de violência contra a mulher. Temos pessoas de várias partes do mundo, e profissionais especializados que oferecem seus serviços gratuitos.

Estou tendo dificuldades em conseguir apoio dos/as brasileiros/as para a campanha.

Agradeço seu auxílio com nossa campanha.

Um terno abraço,
Fernanda
A Safe World Network co-ordinator

Unknown disse...

GLORIA,SOU DE Pelotas tenho 40 anos,e preciso expor para ti, meu talento nato para artes cenicas.Gloria sei o quanto tu es humana, deves imaginar como sofre uma pessoa que não faz o que ama...não tenho mais tempo , e agora ou podera ser tarde demais.sei que a chance que eu tenho de tu leres meu clamor é quase 0, mas se o universo conspirar a meu favor, quem sabe. MARTA ALEXANDRE.

Cristina João disse...

Oi Glória, demorei tanto pra te achar e agora que achei parece que você tirou férias, bem pelo menos é o que eu espero que esteja apenas de férias!!
Beijocas,
Cris João
(www.recomadres.blogspot.com)

paula.ferraro@uol.com.br disse...

Glória: Sou admiradora do seu trabalho e da sua postura como mulher diante das adversidades da vida.Os prêmios que você vem recebendo até então são mais do que merecidos. Tirei férias, fui para prais e com toda chuva que caiu, devorei um livro em duas tardes, lembrando sempre de vc e imaginando o quanto vc deve ter pesquisado para escrever as suas novelas. A obra chama-se "O livreiro de Cabul" . Se ainda não leu, vale à pena.
Beijos
Paula Ferraro
São Paulo - SP.

VGitana disse...

Que lindo Gloria que saudade dessa novela, maravilhosa amo os ciganos!!
Na proxima novela de ciganos sua vou ser figurante só para bailar muito!
Não há uma novela sua que não nos emocione! com toda certeza!
Vc é nota 100000.0000
besos de rosas ciganas em tu core

Anônimo disse...

Olá Glória, sou Carlos Almeida, desfilei no Salgueiro este anoi e tive o prazer de apertar a sua mão, a minha ala era do Potter.
Sempre te admirei muito e gostaria de saber se poderia conseguir uma chance com vc?
Quero ser ator e gostaria muito de sua ajuda.
Obrigado por sua atenção,
Atenciosamente,

Carlos Almeida
2178976232

Jônatas Amaral disse...

esse ano foi o ano em que vim ao mundo e nasci junto com uma ideia maravilhosa para o futuro. nunca teria visto essas imagens, mais agora vi sei que desde que nascir o mundo já estava se modernizando.

FRANCISCO NASCIMENTO disse...

GLORINHA,O HANS E SUA EQUIPE É DE
UMA CRIATIVIDADE FANTASTICA,SE VC
VER O FILME DE VOLTA PARA O FUTURO 2 DAR UM SHOU DE TECNOLOGIA,TAMBEM.
UM FORTE ABRAÇO.

Unknown disse...

Gloria essa novela marcou a minha vida gostaria tanto de rever ela faz outra novela baseada nela voce iria realizar meu sonho!!!!!!!!!!!!!!!
jaqueline