terça-feira, 24 de junho de 2008

Ju, a "Caminho das Índias"


Juliana Paes acabou de aprender com Shivani como se veste um sari.
Shivani é indiana de Mumbai, e veio passar uns dias de férias no Brasil.

MAIS FOTOS

Shivani e Humberto Martins, também a Caminho das Índias. Na outra foto, Íris, que ensina prosódia aos atores, treinando a pronúncia indiana com Shivani, Janita e Aditi.

51 comentários:

Cacau disse...

Ela vai ficar linda de sari.
Bjos,
Cacau Melo.

Anônimo disse...

Eu acho que vou conhecer bem mais da india agora com essa novela, nunca tive curiosidade, alias bem pouca. Uma coisa é certa, parece q vai ser uma novela cheia de cores e luz, a roupa da moça que ta na foto com Juliana Paes deixa bem claro isso! Nem imagino se o numero de Indianos no Brasil é tão grande, qnto de outras nacionalidades. To doida pra novela começar logo!! Bjs e muita sorte!

edson disse...

Bom como uma protagonista como a Juliana e uma escritora com voce o sucesso esta garantido...Sucesso e saude para o novo trabalho....

Anônimo disse...

PO JULIANA PAES É GATA DE QUALQUER JEITO.E ESTA NOVELA SOBRE AS ÍNDIAS VAI SER SUPER INTERESSANTE MAS GLÓRIA UMA BELA PARTICIPAÇÃO DA RIVAL DE JULIANA PAES SERIA A CAMILA MORGADO AQUELA VOZ GROSSA FAZENDO PAPEL DE VILÃ NA SUA NOVELA SERIA MANEIRO DEMAIS LEMBRO MUITO DA NOVELA AMÉRICA AS CRISES DE MAY!!! RIA PACAS!!!

Unknown disse...

A Juliana e essa moça parecem irmãs!Realmente, essa foto é a prova de que ela tem mesmo cara de indiana! Que bacana ver que esse novo trabalho já está começando a se materializar!

Anônimo disse...

Juliana Paes vai ficar o maximo de indiana, vai fazer o maior sucesso por lá, mas coitada...quanto tempo tera que ficar por lá?!?! bj

Tom Reis disse...

Eu sei q BLOG ñ é lugar pra fazer propagandas, mas se vc me permite,
vim aqui divulgar o trabalho e o currículo de um GRANDE amigo meu, MÉDICO,
precisando dos serviços dele é só entrar em contato.

se precisar chame ele

ELE ATENDE 24HS POR DIA:

Médico cirurgião: JESUS CRISTO
Graduação: FILHO DE DEUS
Médico auxiliar: ESPÍRITO SANTO
Sua experiência: ESTADOS IMPOSSIVEIS
Seu atendimento: GERAL
Sua especialidade: OPERAR MILAGRES
Seu instrumento: A FÉ
Seu favor: GRAÇA
Livros publicados por Ele: A BÍBLIA
Doenças que cura: TODAS!
Preço do tratamento: CONFIANÇA NELE
Sua garantia: ABSOLUTA
Consultório: TEU CORAÇÃO.
Filiais: A IGREJA MAIS PRÓXIMA

Se puder divulgar tbm Ele te agradece ok? Ñ custa nada e
é sempre bom ter um médico de confiança à nossa disposição.
beijos Gorinha...
todo sucesso do mundo na proxima novela.

Anônimo disse...

Olá Gloria, q bom que bom que você está de volta e essa novela promete ser muito boa.Tive de fazer uma pesquisa para a minha personagem no teatro e fiquei apaixonada pela índia e desenvolvi mais respeito ainda por aquele povo.Bem, gostaria de ter um contato seu posso? Conversei com o Jorge Beirigo mas levaram o celular dele e com isso o seu numero se foi...O meu e-mail é mrs.dorough@bol.com.br
beijos

JR disse...

A escolha da Juliana foi perfeita, Glória. Parabéns.
Gostaria de lhe enviar uma amostra do meu trabalho como músico, compositor e produtor musical.Ao longo dos últimos 10 anos tenho desenvolvido um trabalho que mistura influências indianas e música eletrônica.
Ficaria agradecido se vc pudesse me fornecer um e-mail para contato direto e um endereço para onde pudesse lhe enviar esse material.
Uma pequena amostra na minha música pode ser vista no vídeo do post mais recente do meu blog.
Ficarei honrado com a sua visita.

Um abraço

JR disse...

Corrigindo a mensagem anterior.

O vídeo do meu último post inclui minha música "Path of Love" na novela O Clone. É a primeira música do vídeo.

O post anterior tem um clipe de outra música minha chamada All is One.

Anônimo disse...

Alguém já reparou que grande parte dos indianos tem a delimitação da parte superior dos olhos definida pelas pálpebras (e não pelo sobrolho, como é o caso de grande dos índios)?

Anônimo disse...

Oi Gloria
Tenho certeza q ela ficara mesmo muito bonita de sari
e tenho certeza q vai dar tudo certo nesse seu novo projeto
beijos
Isa
Isabella barros

Deva Shakti (Dani) disse...

SEM COMENTARIOS...JULIANA PAES NASCEU P SER INDIANA...SUCESSO...DEVA JAPAN

ALEX BYSPO disse...

Gloria so vc para salvar esta tv brasileira, um porre! O que escolhem por mim nao me interessa., Suas novelas nos convida ao conhecimento. Que tal se o personagem principal fosse um dos operarios daqueles lindos predios.
bjs alex byspo

Anônimo disse...

espero que seja um imenso sussesso sou seu fa nimero 1 nao esquece de por o nome sirleno em um de seus maravilhosos personagens.ha uma sujestao de nome para sia novela(ENCANTOS DA ENDIA)

Anônimo disse...

gloria eu sou tanto seu fa que posso te pedir para nao esquecer da vera ficher no elenco de encantos da india.nao esquece do nome sirleno

Anônimo disse...

A Juliana vai ser uma indiana linda!

É muito gostoso acompanhar toda a produção desde o início. Para os atores também deve ser uma fase bastante prazerosa.

Anônimo disse...

olá, Gloria... gostaria muito do seu contato, pode ser email!!!
Preciso muito fala c vc.

email: manuxha@hotmail.com

aguardo um retorno.

bj, te adoro.

Manu

Anônimo disse...

Glorinha, vc já ouviu a música "Caminho das Indias" gravada pela Maria Betânia na década de 80 (do Moraes Moreira)? Bem que poderia ser o tema da novela.
Diz mais ou menos assim:
"Caminho das Índias caminho do mar
O vento e a vela cravo e canela
O ouro do rei na mesma panela
Deixar cozinhar que eu fico contente
Cantar minha gente rapaz se oriente
Eu sou a semente que veio de lá"

Geovanna disse...

Já vi que os atores estão com a corda toda pra novela.Pelas fotos,eles estão empolgadíssimos.A escalação de atores está ficando perfeita.Mais uma vez me sinto obrigada e satisfeita em dizer que eu te admiro demais, Glória.A persistência de uma uma mulher que luta pelo que quer é um exemplo pra mim.E sinto o maior prazer em dizer que você é um grande exemplo pra mim.
Antes de começar a visitar seu blog eu sempre comentava no do Aguinaldo Silva,e acho que ele percebeu que eu gosto muito de escrever.Criei personagens,histórias,mas infelizmente ele desistiu do blog dele.Então,eu gostaria muito que você pudesse me auxiliar de alguma forma,porque eu não sei como escrever uma sinopse,estou meio perdida e também quero te mostrar esses personagens e saber o que você acha.Meu e-mail é: geovanna_dayse@hotmail.com ou então você pode escrever algum comentário no meu blog.

Beijos querida,
Até a próxima!

Gisele Werneck disse...

Oi Glória! Li essa notícia no boletim da Ancine e achei que possa interessá-la. É sobre um acordo do audiovisual entre Brasil e Índia. O q vc acha?
Beijos e bom trabalho!

26/06/08 - A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou, dia 11 de junho, o parecer do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), favorável ao acordo assinado entre Brasil e Índia, em 2007, no âmbito do audiovisual. O acordo será agora analisado na Comissão de Educação e Cultura e, na seqüência, na Comissão de Constituição e Justiça, além de ir a Plenário. Caso aprovado, segue para o Senado.
Além do próprio relator, elogiaram a iniciativa Carlito Merss (PT-SC) e Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP). Merss apontou que com o acordo abre-se uma importante janela de exibição do filme nacional, devido à envergadura do mercado consumidor indiano. Pannunzio, por sua vez, elogiou a qualidade dos filmes produzidos naquele país.
Um acordo de co-produção possibilita a parceria entre empresas produtoras de dois ou mais países para a realização de obras audiovisuais. A obra realizada sob o abrigo de um acordo de co-produção entre dois países goza de dupla nacionalidade, podendo contar com os benefícios concedidos pelos respectivos países às produções locais.

Anônimo disse...

adorei.

Anônimo disse...

Oi Glória, eu de novo...
Adoro suas tramas sempre com temas da cultura do mundo, como foi os ciganos, muçulmanos, imigrantes..
Demais..
Por que você não convida para sua novela a Debora Falabella, nossa ela roubou a cena em O Clone, queria que novamente ela fizesse uma novela sua...
A Mel foi a melhor personagem dela com certeza..
Bom sempre tem gente aqui palpitando no seu elenco, eu mesmo várias vezes...
Mas independente disso, suas tramas são demais..
Bjoooss

Sonia H. disse...

Oi, Gloria,
Quanta emoção!! Traçando um paralelo com um desfile da Sapucaí, imagino que este momento passe a sensação de quando a escola se encontra na área da concentração onde todos os integrantes estão chegando, reunindo-se para darem corpo ao desfile da escola.
Estou adorando conhecer todo este processo através do teu blog, pois esta parte de pesquisa me fascina e depois ver a novela pronta é o máximo e sucesso garantido!:-)
Parabéns!
Beijos,

viniciusmarques disse...

Oi Gloria! Estou muito curioso para ver sus novela arrebentando na Rede Globo! Vai ser incrível...
Beijos e muita sorte porque você merece... Sucesso!

Anônimo disse...

As obras de Glória são ótimas, fico feliz que alguém tenha feito um blog em homenagem à grande escritora. Afinal, como o tempo dela é corrido ficaria difícil fazê-lo, parabéns para quem o fez.
Adorei o conteúdo e estou ansioso para a estréia da nova novela.

Anônimo disse...

Oi Glória,tudo bom?Sou nova por aqui,entrei no seu orkut de surpresa,não esperava te encontrar por lá,alias é você mesmo ou é mais uma fake?Bem,falando da novela "Caminho das Índias",acho que essa novela vai ser uma oportunidade maravilhosa para muitos brasileiros conhecer mais a cultura,a religião,as crenças,etc desse país.Desejo toda sorte domundo para todos que compõem e vão compor o elenco dessa novela!!!
Beijos e sucesso!!!

Anônimo disse...

Só que Glória levasse em consideração que não basta um actor ser moreno, para parecer indiano? Claro que não me refiro à Juliana Paes nem à Humberto Martins, que ao meu ver foram muito bem escolhidos. Gracindo Júnior, Benvindo Sequeira (Bafo de Bode em "Tieta", são dois dos actores, que para mim, mais parecem indianos.

Continuação de uma boa tarde!

Anônimo disse...

Oi!

Não parecem irmãs não, Pedro. A Shivani faz lembrar a jovem actriz Juliana Xavier que vive a Ágatha em "Caminhos Coração", http://tv.i.uol.com.br/notas/mutante_agata2.jpg.

Adeus!

Anônimo disse...

Também Regina Casé!

Anônimo disse...

Acho que os olhos dos indianos, tem um desenho diferente, bonito, mais uniforme. Nada que um lápis negro à volta dos olhos de Humberto Martins não resolva, claro. Agora o nariz, é bem diferente, deveria de ser mais comprido, ou curvílineo - apontado para baixo. Se calhar com uma boa prótese. As entradas de Humberto também não combinam muito, acho eu!

Mas também nem sei se Humberto Martins será indiano na novela!

Bom trabalho,pessoal!

Anônimo disse...

Muito interessantes as fotos!

Também gosto muito das actrizes Patrícia França e Dira Paes, e também acho que dariam belíssimas indianas!

Bjs e sucesso!

Anônimo disse...

No que diz respeito ao lado masculino, Marcos Pasquim e o grandioso Eduardo Moscovis.

Bjs (de novo)!

Adriana

Anônimo disse...

Um palpite, Stênio Garcia = monge budista! Só falta raspar a cabeça.

J.P

lucia disse...

Chri.ma.ti. Gloria PEREZ,
Na.ma.sté
Gostaria de lhe dizer que caso precise de informaçoes ou dados para pesquisas sobre a India, embora acredite que tenha toda a competencia, estou a sua disposiçao. Tenho um réseau - de amigos indianos, e meu marido é de Calculta. Embora nao estejamos no Brasil colocamo-nos a sua disposiçao voluntariamente com prazer para difundir ainda mais esta cultura rica e milenar. Aproveito para te desejar boa sorte, parabéns de verdade por este tema que iremos acompanhar com carinho, esperamos todo sucesso do mundo para voce e sua equipe.Como dizem os indianos:
Phir mi.le.ge
khou.da ha.fiz
e-mail de Ranu (nom bengali)/Frederic/nom français frederic.vignon@transport.alstom.
com - ou vivianelucias@bol.com.br

Anônimo disse...

Também adoro Patrícia França!

Boa sorte, Glória!

Cláudio César

mateus sartori disse...

Namastê
gloria,
sou eu de novo a insistir,
primeiramente quero q saiba q EU AMO A INDIA!!!!
e todas as suas facetas, morei la por 1 ano, quando ainda tinha 17 anos.Por 4 meses fiquei hospedado em um vilarejo chamado Wai, em Maharastra proximo a uma hillstatiton chamada Panchigani, minha host mother era uma indiana linda de meia idade que era medica
Ayuveda.Foi lá, nessa aldeia que tive minha iniciaçao na cultura hindustani e la aprendi muito da sua religiao e mitologia assim como o basico pra me virar com a comida e costumes( sentar ao chao pra comer, usar so a mao direita, falta do papel higienico..heheheh,
acococrar-se no chao) alilas a comida foi o que me venceu ,a primeira impressao, fabulosa aromatica, picante, vegetariana...tudo que eu gosto!!!!!
depois disso morei outros 8 meses em Puna, cidade famosa e grande que hospeda entre outras coisas o Ashram do Osho, muitas foram as tardes na Germain Bakery com todos os saniases e a quela profusao infinita de pessoa ao redor.
Viagei a India de leste a oeste, norte a sul, conheci todas sua cidades sagradas e economias potentes jamais me esquecerei de Agra, Varanassi, Delhi, Goa, Himachal Pradesh, Kania Kumari, o deserto do Rajastao, as geleiras infinitas do Himalaia....
o ponto apice da minha viagem se deu no 10 mes quando viajava pelo norte e aceitei fazer uma meditaçao budista por 10 dias , chamada Vipassina, este foi o ponto que faltava em toda aquela ja riquissiima experiencia que vivia.
Tem ainda muito que posso lhe contar, pois vivi intimamente com 3 familias indianas e fui absolutamente aberto com sua mitologia e religiao, ao contrario da grande maioria dos estrangeiros
que convivi tb, su fascinado pela otica antiga dos sabios dessa terra
e foi la finalmente que eu moldei todo o meu carater atual.
Tb sou ator formado pela CAL e creio este ser o momento mais oportuno pra ajudar na realizaçao de um trabalho que acredito.
Tenho certeza que tenho muito a contribuir, fiz o cadastro na globo especialmente pra alcançar o objetivo de participar desta novela
,que muito me honraria.
Por favor faça contato comigo!!!!!!
VOCE NAO VAI SE ARREPENDER.
meu e-mail e: mateusator@gmail.com.
aguardo contato,
NAMASTÊ,
Mateus Sartori.

blanche disse...

Oi Gloria!
Nasci na Índia e meus pais(ambos indianos) imigraram para o Brasil em 1969.Me formei médica pela UERJ em 1984.Casei com um paulista,descendente de italianos,espanhóis e alemães e meus filhos são o resultado dessa miscigenação.Ao longo da minha vida sofri os conflitos proporcionados por duas sociedades tão contrastantes e hoje sou o resultado desses conflitos.Não foi fácil conciliar a formação oriental dos meus pais com a liberalidade carioca,ainda hoje tenho dificuldades em orientar e educar meus filhos brasileiros e adolescentes.Boa sorte para você na nova novela "Caminhos da Índia",sou uma admiradora de seus trabalhos e me coloco à disposição para eventual troca de idéias. Um grande abraço. P.S.: Malika me perguntou se o meu caçula(que tem carinha de indiano) poderia trabalhar nesse projeto. Por favor me contacte se ainda tiver interessada.

Beth/Lilás disse...

Olha, acredite, há tempos não v ejo novelas. Mas esta, com certeza, irei assistir, pois tô acompanhando por aqui o capricho que você e a produção tem empenhado neste trabalho.
Tudo de bom para você, querida GLÓRIA.
BEIJOS

Sonia disse...

A Índia é a minha paixão. Sou jornalista em Brasília, estudo yoga, o Bhagavad Gita e as divindades indianas há 15 anos. Se eu puder ajudar em algo, ficarei honradíssima...:) Basta escrever para sonia@artelivre.net
Tudo de bom para você, Gloria.
Namastê. Ram Ram ji.

Anônimo disse...

GLORIA , BOA SORTE PRA SUA NOVA NOVELA , VC É TALENTOSA DEMAIS E VAI SER SUCESSO , CAPRICHE QUE VAI DAR CERTO TUDO QUE VC PLANEJAR, ESCOLHA BEM O ELENCO , CONVIDE A CAMILA MORGADO ,ELA É PÉ-QUENTE , UM TRUNFO QUE NUNCA FALHA NAS TRAMAS!!!!!MORO EM NATAL-RN, E ESPERO QUE VC VENHA UM DIA CONHECER MINHA CIDADE!!!!BJS!!!!

Anônimo disse...

Bom dia Glória, adoro suas novelas...e hoje na Televisão esta faltando realmente alguma novela com espirito religioso, não sobre religião, mas sobre a vida espiritual do ser humano, tradições,compaixão, fé e outros.
Sou Budista, a adoro tudo que envolve assuntos espirituais, espero que nesta novela você use isso para mostrar aos que assistem um pouco de pureza da vida, UM CAMINHO ESPIRITUAL para melhorar o nosso dia a dia, pois é nas novelas que o ser humano hoje procura copiar.
Antonio Cameschi- 01/09/2008
São Roque-SP
Sou escritor e artista plástico
Boa Sorte...

touro disse...

Gloria,sou sua fã e de suas novelas e estou torcendo por sua nova produção "Caminho das Indias",mas queria ressaltar o meu desejo e o de milhares,que estão como cachorrinhas com a linguinha de fora,esperando a volta do garanhão DaltonVigh e de preferencia com a Marjorie Estiano.Estes dois carregaram magnificamente a novela Duas Caras nas costas e se vc anuciar a volta dos dois vai ter até enfarte de tanto que aquele casal moderno, mas tão diferente encantou,seduziu e deixou admirado o público que assistiu o par romântico.Adoraríamos vê-los de novo e em sua nova novela,pois assim completaria o sucesso certo.Beijos e muito sucessopra vc e sua equipe.

Anônimo disse...

JULIANA PAES É DE MINHA CIDADE NITERÓI É LINDA TEM UM CARISMA SENSACIONAL VAI DAR UM SHOW EM SUA NOVELA MAS SERIA MANEIRO TAMBÉM COLOCAR A CAMILA MORGADO COMO SUA RIVAL E MOSTRAR AQUELA BOA DOSE DE MALDADES COMO FOI EM AMÉRICA DE MAY!! CAMILA IRIA FAZER A DIFERENÇA JUNTO COM A JULIANA NESTA NOVELA COM CERTEZA!!!AQUI NA PRAIA DE ITAQUATIARA É SO ELOGIOS PRA JULIANA MAS TODOS ACHAM QUE CAMILA SERÁ A VILÃ, SUA RIVAL. SE FOR ;ESSA NOVELA SERÁ MELHOR AINDA.

LiLi_toyama disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LiLi_toyama disse...

Gostaria de retificar o erro que cometi .Ao invés de escrever indiana , escrevi indígena.Que mico!Isso que dá pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Mil desculpas e grande beijo!

LiLi_toyama disse...

Boa tarde ,Glória!Hoje eu resolvi deixar este comentário pq senti uma vontade de expressar um pouquinho da minha admiração por vc e por seus trabalhos.Não acompanho assiduamente novelas, porém,reconheço que no geral, trazem uma mensagem legal e mostram talentos fantásticos;Mas, as suas novelas faz com que me envolva de uma forma que eu mesmo não me reconheço.Creio que esta próxima novela será muito enriquecedora para todos nós,pois a cultura Indiana parece fascinante e o elenco plausível.Te desejo muita energia positiva e quase que diariamente visito seu blog pq amo suas indicações de livros e outros.Um grande abraço e sucesso à todos!
Obs:Estou ansiosa ...estou contando os dias para a novela começar.

Anônimo disse...

juliana é linda e encaixa perfeitamente em suas novelas mas tenho ouvido nas ruas que camila morgado também se encaixa perfeitamente em suas novelas como uma vilã.gloria coloque a camila na sua proxima novela!!! marcou muito como vilã emocionou o brasil!!

Anônimo disse...

Glória,sou professora de dança cigana Indiana,a Kalbelya,dos Banjaras. fiquei sabendo que estão precisando desse contato,por um figurante. Caso tenha interesse, meu e-mail é rhadanaschpitz@gmail.com,ou pelo orkut,perfil: Rhada Naschpitz Tzigani Fusion. Finalmente uma novela com tema ìndia!!!Tenho certeza que vai contagiar o público!!!!Mil Bjos!!!!

Anônimo disse...

Diversos grupos nômades podem ser encontrados no território Indiano, mas entre eles se destacam os ciganos BANJARA ou LABANDI, que conservam os traços exteriores das populações ciganas. São considerados os mais próximos da possível raiz e origem desse povo. Dedicam-se a Arte da música e dança, artesanato, trabalho com ferro e metais, e comércio de animais. Originalmente pertencem ao deserto THAR do RAJASTÃO, e falam um misto entre Romani e o Hindi, influenciados pela região ao qual pertencem. BANJARA significa “os que vieram das terras secas”.No passado esses grupos de ciganos eram conhecidos como “senhores das estradas”, percorriam a Índia inteira, chegando até o Oriente Médio, para depois retornar.
A Arte notória destes ciganos orientais é um fator muito relevante em suas vidas, especialmente enfatizado por sua música e dança, sempre baseados nos diversos Deuses e Divindades da mitologia Hindu, seus conflitos e lições, e na mística Sufi.
A dança dos BANJARA é uma das diversas danças folclóricas da Índia, estilo às vezes conhecido como KALBELIYA (também nome de uma “Tribo”), e também influenciado pelo Kathak, dança indiana. Usam suas tradições, enfatizando instrumentos utilizados em seu bailado folclórico, tais como: o KALI ou ROVLI (bastão), e o HORRO ou SABJIA (espada). Outra dança tradicional desse grupo, é realizada com um jarro na cabeça. Temos também a Duffali Dance, Duffali é um pandeiro , utilizado na dança juntamente com os GHUGAROOS (sinos de Tornozelos),para expressar os explosivos padrões rítmicos, juntamente com graciosos movimentos corporais, giros e voltas rápidas.Os Banjaras também estão associados a Dança da Cobra na Índia, realizada em feiras e festivais.Esta dança reflete a união entre a cobra e seu encantador, o dançarino, que faz movimentos sinuosos como ela. O nome Kalbeliya está associado a esta dança, Kal é cobra e beliya, amigo. Os ciganos na Índia são geralmente contratados pela sua música e dança, para entreterimentos,casamentos,festas e até funerais. Suas roupas são adornadas com espelhos chamados SHISHADOR,seus “cintos”KUCHI, as jóias, particularmente dessa “tribo”, atualmente se tornou popular graças ao estilo TRIBAL de dança. As jóias de prata, seus CHOLIS (blusinhas) bordados e rico em cores, as sais coloridas e rodadas, também são características marcantes das mulheres Banjara. É o grupo nômade mais colorido de toda Índia. Essas ciganas costuram suas próprias roupas,com intrincados bordados, os espelhinhos, contas,búzios, adereços de metais, moedas... As novas gerações vêm preferindo deixar a vida nômade e viver nas cidades. Entretanto suas tradições ainda se mantêm fortes, uma delas é que estão sempre com seus trajes típicos coloridos, é um verdadeiro desfile.
A Índia é um país extenso com diversas “tribos”, e com uma variedade em música e danças. Especialmente as danças do Punjab, Sind, Madhya Pradesh e RAJASTÃO. Em alguns grupos ciganos, as danças e costumes falam de suas influências Islâmicas, ou em outras palavras, da cultura Mughal. A sofisticada Arte das ciganas do Hindustão, inspiram na atualidade a música e dança do estilo Bollywood (cinema indiano). Outros clãs, entre muitos podem ser citados: HAKKIOIKKI- caçadores do centro sul, GADHA LOHAR- pastores de ovelhas,cabras e camelos, KORVAS- ourives, KALIBILIAS, NAT, BOPAS- artistas.
Mas o grupo de maior referência, os BANJARA, têm diversos outros nomes: Dhari, Kanjar, Bajari, Kongagi, Manu Banjara, Navi Banjara, Bagora, Labham, Gavora, Lamani, Labandi, Gormati, Gawalia, Guwaria, Naik, Jogi...

Anônimo disse...

Mesmo não gostando de novelas estou ansiosa por ver esta, principalmene porque morei vários anos na India e estou curiosa pra ver o que vai sair disso tudo, mesmo porque acho dificil conseguir representar cultura desse pais sem conhecer a fundo. Confesso que ja estou decepcionada antes de começar, só de ver o figurino dos atores (enfeitados de mais) e partes da dança indiana (extremamente caricata), fico com dor no coração. Mas acho que esse sentimento é normal quando gostamos de algo e queremos que as pessoas tambem gostem. Espero me surpreender.