segunda-feira, 9 de junho de 2008

o Cartoon revolucionando costumes

O cartunista Sharad Sharma se deu conta de que cerca de 60% da populaçao indiana estava fora da mídia e sem acesso a ela, devido ao grande o índice de analfabetismo.Sem contar com o fato de que a Índia é um país onde as diferenças regionais são muito acentuadas, existem 18 línguas oficiais e, além disso, a população de cada uma dessas regiões tem costumes muito próprios.

Sharma encontrou a forma ideal de comunicação com esse imenso contingente de excluídos da mídia, através das histórias em quadrinho. Seus cartoons, retratando as particularidades de cada região, tem levado as sociedades locais a debater e a repensar questões como preconceitos, violência doméstica, limitações impostas às mulheres, corrupção, etc, etc. E promovido mudanças de atitudes e de posturas.

O projeto é bonito: Sharma circula por toda a Índia formando cartunistas locais, que através dos desenhos, levantam debates e reinvindicam melhorias para a comunidade.

E a revolução dos quadrinhos não se restringe à Índia. Já chegou também no Brasil. Na foto, os alunos da oficina "Quadrinhos e Ação Social", que ele ministrou em Fortaleza. A oficina foi resultado da parceria entre Comunicação e Cultura, Ashoka Brasil e Oficina de Quadrinhos da UFC.

8 comentários:

Geovanna disse...

Nossa Glória,eu estou aprendendo muita coisa aqui no seu blog.Você vai abordar tudo isso na sua proxima novela?Por falar em novela,eu vi agora pouco que a protagonista vai ser Malu Mader.Eu pensei que fosse Juliana Paes.Será que você pode esclarecer estas dúvidas?Beijos.

Unknown disse...

Olá!
Descobri seu blog por acaso. É a primeira vez que venho aqui e li rapidamente seus post e pude perceber que vc está em intensa pesquisa sobre a Índia.
É para uma próxima novela? ^^
Parabéns pelo blog.
Beijos e Boa Sorte.

catia almeida disse...

Muito interessante, em plena era digital os quadrinhos integrarem povos c/ idioma e cultura diferentes.
É nem só de computador se chega às pessoas.Há vida (e muita) sem ele.
Quem quer de verdade se integrar c/ o mundo o faz das mais diversas formas. Muito bom isso!!!!!!!!!!
As novelas por exemplo retratam o que é um povo (país) e correm o mundo...
Bjs, Catia Almeida.

palavrasaovento disse...

É por isso que eu sempre digo que o mundo ainda tem uma solução: o amor

Anônimo disse...

Oi Glória! Estou adorando esse "intercâmbio cultural" que o seu blog está me proporcionando. Sou fascinado por este universo de cores, costumes, danças e religião que só a Índia possui. Estou pesquisando mais informações sobre as "hijdras", graças ao seu blog!!!. Tenho 31 anos (bem vividos!), sou ator profissional aqui em São Paulo, tenho traços fortes e indianos (cabelos pretos, pelo morena). Amo o meu ofício, mas infelizmente não estou conseguindo me manter com ele, adoro desafios e estou batalhando já faz um bom tempo, pois acredito em minha força e não tenho medo de trabalho, falando em trabalho: sempre admirei muito o seu, tenho um respeito e carinho especial pelas suas tramas. Estou no cadastro de atores da TV Globo São Paulo e gostaria de saber como faço para participar desse projeto maravilhoso que será a sua próxima novela. Caso tenha interesse em conhecer o meu trabalho, gostaria de enviar meu material. Desde já, deixo aqui registrado a minha torcida pelo sucesso desse novo projeto. Um bjão.
ALEXANDRE MEIRELLES - São Paulo. (xandymeirelles@hotmail.com)

Denise Arcoverde disse...

Uau! que post interessante, Glória! adorei!

Querida, fiz um post pra você lá no meu blog. Hoje vim aqui e vi o link pro seu You Tube, fui lá ver e fiquei emocionada. espero que meu post lhe ajude, um pouco, a divulgar e esclarecer os fatos tão dolorosos.

Um beijão!

Crush on Fashion disse...

Glória,quero, primeramente dizer que adoro blogs, e acho uma ótima maneira de adquirir conhecimento, especialmente quando são escritos por pessoas tão interssantes..vc é uma delas...bom estou muito curiosa a respeito da sua nova novela..Tenho três amigos indianos que moraram comigo nos Estados Unidos e amo akele povo, a comida, tudo!! Só uma coisa q eu não entendo mito bem, apesar de ter estudado bastante a respeito: gostaria q vc, se pudesse, falasse a respeito do sistema de castas em que a sociedade indiana se estrutura..mas na prática, no dia a dia como isso funciona! Beijo no seu coração...

Anônimo disse...

Olá,
Primeiramente gostaria de tirar uma dúvida.Foi anunciado que você faria uma obra com o nome de Girassol.Este projeto será exibido numa outra oportunidade ou tem à ver co esse trabalho na Índia?
No mais gostaria de dizer que você é hoje a única escritora que consegue realmente apresentar uma trama interessante por fazer esse mix de vários gêneros.Além de prestar um trabalho social co temas da realidade, produz personagens cômicos como ninguém.
Mas em especia a "Creusa" de América.
O fato é hoje se assiste novela das 8 na globo esperando chegar a sua sua vez no rodízio.
América seria com certeza a novela de maior audiência da década se não fosse aquela crise em que a direção ao se impolgar por se falar tanto em méxico, tentar mexicanizar a personagem SOL,a fazendo chorar mais que Thalia nos dramalhões mexicanos.