quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O ritual da morte no Ganges


Morrer em Varanasi, às margens do rio sagrado, é uma graça para qualquer hinduísta.

A cidade está cheia de velhos e doentes, que vão pra lá esperar a morte. Todos os dias chegam corpos de todos os cantos da Índia: eles vem em trens abarrotados, ou presos à capota dos carros.

Morrer em Varanasi, ser cremado à beira do Ganges, aumenta em muito a possibilidade de escapar da roda das encarnações.

Você pode saber, pela cor das mortalhas, se se trata de uma mulher, se ela é solteira ou casada, de homem ou de um velho.

O ritual é comovente. Há um sacerdote que conduz a cerimônia -assistida só pelos homens da família. O filho mais velho deve raspar a cabeça e vestir o dothi, aquela roupa branca que vestia Gandhi. Cabe a ele acender a pira funerária, depois de dar 7 voltas pelo corpo do pai ou da mãe.

Começando a queimar, é preciso partir a cabeça do morto, e é nesse momento que a alma se desprende do corpo.

Depois, as cinzas são atiradas ao Ganges.
Não são cremados: os homens santos -porque já não vão reencarnar mesmo.
Os leprosos, que também não vão, porque já sofreram o suficiente
Nem as crianças: porque precisam voltar para acabar de viver todas as cores da vida.
Esses são amarrados a uma pedra e afundados no rio.

COMPLEMENTANDO

O Elson, consul da Índia em BH escreve complementando e fazendo algumas correções, Aqui vão elas:

"No rito hindu nao parte a cabeça nao, ela estoura com o calor do fogo, e ai sim libera o espirito.
Sao colocados äqua do ganges na boca,nariz,e ouvido, repetindo mantras apropiados, como RAM NAM SATYA HAI, que quer dizer Rama é a verdade
Em bramanes coloca-se ouro tambem junto com as áquas do ganges na boca ,nariz e ouvido.Por isso diversos dalits ficam penerando depois da cremaçao, pois a eles sao permitidos garimpar esse ouro.
Sadhus e outros santos , nao vao deitados de branco para homem e vermelho para mulher nao , eles vao sentados em uma armaçao propria como uma cadeira e muitos sao enterrados ou jogados no ganges.
A Derci Gonçalves devia ter alguma razao em querer ser enterrada, nao deitada e sim em pe"

6 comentários:

edson disse...

Ritual meio macabro esse, ter que partir a cabeça pra liberar a alma e muito aterrorizante ja não basta a dor da perda e ainda ter que passar por tudo isso e estranho, mas e a cultura deles e temos que respeitar,isso me deixou chocado...Abraços Gloria.....

Matheus Braga disse...

Muita cultura...Muita mesmo!!! Parabéns pela Porstagem!!! e da-lhe Índia!!!Abrs. matheus Braga!!!
www.matheusbraga.com.br

IVAN LIMA - Ator disse...

Tive a oportunidade de presenciar um ritual de cremação......muito forte......para entender temos sempre que nos libertar de nossas cabeças ocidentais, tão presas ao medo....
gosto das postagens......
Abaraços

Indi(a)screet disse...

Fico feliz que nos mulheres nao podemos participar dos ritos funerarios, esta eh uma parte do machismo indiano que eu ADORO.
Acender a pira funeraria onde se encontra o corpo do seu proprio pai ou mae nao eh tarefa facil, pois o filho deve colocar a tocha com fogo bem no rosto do familiar falecido.
As piras tradicionais nao queimam o corpo completamente e a sempre pedacos do corpo que sobram e que os aghoris devoram. A cinza eh coletada e colocada numa especie de barquinho de papel que eh despachado no rio.
Ainda bem que em Delhi e nas cidades grandes usa-se fornos eletricos onde tudo eh queimado de verdade.

Liliany disse...

Nossa, que coisa assustadora... Difícil ver com bons olhos um ritual macabro desses, mas pra quem cresceu achando isso normal deve ser diferente. talvez eles olhem os nossos rituais com estranheza também.
abraço,

Anônimo disse...

Gostaria de saber o valor da meditacao para o povo indiano. Eh claro, ha varios tipos de meditacao... Nao gostaria de ver negligenciada o bem-estar produzido numa sessao de meditacao. Para mim, ha o susto das castas, do Rio Ganghes, mas, apesar dos pesares, funcionam - para o bem ou para o mal - sera justo impor nossos valores a outros? A espiritualidade, a meditacao (uma especie de esvaziamento da mente, bloqueando maus pensamentos e o centro de qq um que desejar uma vida espiritual mais satisfatoria. : )