domingo, 8 de março de 2009

Caminho das Índias em Portugal

Deu no Jornal de Noticias, de Portugal, hoje, 8 de março:

Ficção limita visão real dos opostos da Índia

Ideal seria reunir "Quem quer ser bilionário?" e "Caminho das Índias" num só

SARA OLIVEIRA
O filme "Quem quer ser bilionário?" e a novela "Caminho das Índias" já conquistaram os portugueses. Para a comunidade indiana residente em Portugal, o ideal seria juntar novela e filme para mostrar o país real.

Actualmente, a Índia entra em nossas casas através da novela "Caminho da Índias" que, recentemente, estreou na SIC, ou nas notícias sobre o filme "Quem quer ser bilionário?", premiado com oito Óscares e um sucesso de bilheteira em todo o mundo. O primeiro projecto, escrito por Glória Perez, aborda a história de amor impossível entre uma jovem de uma casta de ricos comerciantes e um dalit (de classe inferior). O retrato pertence a uma classe que vive sem dificuldades.

Já o filme gira à volta de Jamal Malik (Dev Patel). Um jovem de um bairro de lata de Mumbai, Índia, que sobrevive, sem pais, e junto com o irmão, a um conjunto de ficuldades extremas. É inclusive recrutado para mendigar. As imagens de uma Índia pobre, violenta e pouco solidária dominam no filme. Em contraste, o protagonista, pouco instruído, surpreende ao ganhar o concurso.

No Brasil, quer o filme como a novela reuniram muitas críticas por parte da comunidade indiana. Por cá, os comentários foram positivos de uma forma geral. Para os três descendentes de indianos entrevistados, o único defeito de um e de outro é a visão redutora transmitida. Para Camil Natavarlaj Laljee, Nilza Rodrigues e Bhoguendra Chandracdante (mais conhecido por Bogui), o "ideal seria juntar as duas realidades, pois a Índia é, sem dúvida, um país de contrastes".

Segundo Camil, o filme "espelha um bocadinho do país, mas hoje a Índia já é mais do que a nação rural que se tenta mostrar no filme". "É um país bipolar, ou seja, de muita pobreza e também de muita riqueza, e esta parte não foi mostrada no cinema", afirmou o dono dos restaurantes Real Indiana. Para ele, "o glamour da Índia surge na novela".

Por isso, segundo a jornalista Nilza Rodrigues, " o filme e a novela, mostram dois mundos tão díspares que parecem não pertencer à mesma realidade". Explica: "A Índia tal qual a conheço é mesmo assim. Uma mescla de contradições, um choque de cores tão intenso que fere o olhar". Nilza nasceu em Moçambique mas foi criada segundo a cultura indiana.

Apresentador há já 20 anos do "Sons do Oriente" na Rádio Festival, Bogui reconhece que o realizador Danny Boyle "conseguiu boas fotografias, mas nem tudo o que ali está é verdade". No que respeita à novela, considerou que "nem todas as famílias indianas são como as que vemos ali".

Natural no antigo território português na Índia, Bogui também aponta exageros à produção da Globo: "O realizador foi para a Índia seis meses antes para pesquisar e acabou por juntar tudo o que encontrou. Se uma família Brahma fosse como aquela, estava mal na vida. Também não é normal uma vaca entrar todos os dias em casa e estar-se sempre a dar-lhe de comer", referiu o radialista e gerente de restauração.

Apesar da sobrevalorização de alguns pontos da realidade, o empresário Camil considera que "na novela consegue-se passar alguma parte da cultura familiar indiana". "O ajoelhar aos pais, aos mais velhos, e o facto de usarem algumas palavras como o ji no final de um nome como sinal de respeito para com os mais velhos", concluiu o indiano nascido no Porto.


36 comentários:

jackson alves disse...

É o caminho das Índias chegando e fazendo sucesso em varias partes do mundo...
Glorinha parabéns por esta idéia inovadora de explorar outras culturas. Fiquei muito decepcionado por teu colega de trabalho um autor de novelas ter criticado vc e Miguel Falabela ele é tao pequeno pois não tem capacidade de fazer diferente, mostrar outras culturas. Nada contra o meio rural pois é muito gostoso, mas ele só aborda isso em suas telenovelas pois é o publico dele é outro não tem curiosidade...
As criticas e as pedras sao paralelas nos fream um pouco mas nunca nos fazem desistir
PARABÉNS MULHER...
sucesso

Anônimo disse...

É isso aí Glorinha o seu trabalho está demais, não só pela cultura indiana que vc está nos mostrando, mas tb pelo trabalho social. Eu sinceramente, aguardo anos para assistir a mais uma obra sua e espero que vc continue escrevendo da forma como vcc as idealiza , pois sabemos que é assim que a arte tem que ser criativa e espontânea. Não se preocupe com certas críticas maldosas , mas sim com quem ama assistir suas novelas.
Beijão no coração.
Elaine.

Deva Shakti (Dani) disse...

Parabéns Gloria entre criticas ou elogio,a novela já é um sucesso...
Felicidade amada...Namaska...Deva


Ahh proposito,Vamos festeja o HOLI**

Unknown disse...

Parabéns, Glória. Eu sei como os nossos amigos portugueses gostam do Yôga e tinha certeza que eles gostariam de conhecer um pouco mais a cultura da Índia através da novela.

Artes da Marga disse...

Glória!
São dois países que se enquadram entre os mais desiguais do mundo. Em ambos também há semelhanças e diferenças visíveis. Enquanto temos a impressão que na Índia a pobreza não gera a violência, no Brasil, temos a certeza da liberdade de expressão, do poder de escolha nossos governantes e ainda temos as leis mesmo que nem sempre verdadeiras. Pena que “Todos são iguais perante a lei” não exista realmente num país com tanta desigualdade social. Aqui, quase sempre os poderosos são os vencedores. Com todos os defeitos, o nosso país é o melhor do mundo e poder acompanhar através da novela as belezas naturais e arquitetônicas assim como todo o glamour da Índia é muito bom. Como aqui no seu blog podemos ter a liberdade de expressão mais aguçada, venho te pedir mais uma vez que não deixe de fora o nosso amiguinho “Daniel”. Aqui no seu cantinho “todos somos iguais” na torcida pela permanência dele na novela. Claro que você vai nos atender!
Abraços da sua fã
Margarida

Mel disse...

Maravilhoso!
Caminho das Índias por todos os cantos do mundo!!!
www.icharmosa.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, Glória, tudo bem?

Parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando em Caminho das Índias.

Li outro dia no jornal O Globo que você pretende usar na novela blogueiros conhecidos da blogosfera, por isso escrevo.

Trabalho com a escritora Mônica Montone, autora do livro Mulher de Minutos e do blog Fina Flor, que além de escrever canta e atua - está em cartaz na peça Apocalipse segundo Domingos Oliveira, de Domingos Oliveira.

Seu blog Fina Flor recebe em média 5.000 acessos ao mês, ganhou comunidade no orkut e fã-clube.

O trabalho dela é bastante expressivo e o perfil da Mônica tem tudo a ver com a novela: é praticante de yôga, estuda a cultura hindu, vegetariana, alegre, bonita, antenada, vibrante.

Quando puder, dê pulinho no Fina Flor: www.finaflormonicamontone.com

Para conhecer mais sobre Mônica, basta acessar: www.monicamontone.net

Agradeço desde já a atenção,

Abraços e uma ótima semana,

Fabíola Leoni
assessoria fina flor
*
informativofinaflor@gmail.com

Juliana disse...

Olá Gloria. Parabéns para nós! ontem foi o nosso dia!

Quando penso em uma mulher celebre logo vem na minha cabeça Gloria Perez,mãe,guerreira,forte,iluminada, um exemplo de ser humano,querida Gloria você é uma inspiração para todas nós.

Gostei muito da reportagem,como sempre você ultrapassando barreiras entre criticas e aplausos lá está a novela Caminho das Índias,tenho certeza que ainda é só o começo de uma grande e surpreendente historia.

Continuamos pedindo a você coloque mais e mais vezes o estagiário do lado no nosso querido Stenio Garcia,eles tem uma química muito boa. Como o Matheus disse, estamos ansiosos para conferir o Daniel Marques denovo,ele merece Gloria.

Te adoro

Juliana

Anônimo disse...

Glória,
Que bom que Caminho das Índis vem neste momento em que Slummdog Millionaire traz outra realidade. Assim muitas pessoas poderão apreender duas faces de um mesmo rosto.
Além do texto da novela ser belíssimo, a edição é maravilhosa e só tem acrescentado.
Ainda hei de trabalhar em uma novela sua!
Joney

Unknown disse...

Amada ,a crítica com base é importante,sem base a gente deleta, mas veja a reportagem Lusitana traça um paralelo entre caminho das Índias e quem quer ser MILIONÁRIO é esse o filme vencedor de 8 estátuetas?rs eu sei que é . só vou lhe dizer uma coisa amada!!! amo a novela , entendo tudo, pq além de prestar atenção eu faço minha pesquisa nos blogs como o Indiagestão que é o máximo e, explico para quem não entendeu, olha isso que luxo!.Quanto ao amigo global, não se entristeça por isso ,ele terá tempo para apreciar o sucesso que é sua novela , depois cada um tem seu perfil, até espero que Paraíso na sua 2ª versão seja tão boa quanto a 1ª , eu particularmente conheço a trama e posso comparar pq acompanhei. Não há Guerra entre estrelas. Beijos amada. AH! quando teremos novidades de Bahuan e Maya ? não deixe que se percam apimente a saudade .Namastê

Anônimo disse...

Glória, deixe-me te reverenciar! Exemplo de mulher, de força, de coragem e talento. Sou compositora musical e gostaria de ter uma poeirinha do seu talento, com uma poeirinha do seu talento eu removeria montanhas! O seu papel aqui na terra é um sucesso, a sua personagem entre nós é um exemplo, entre tantos talentos você é "mãe" de muitos, você é a porta de grandes revelações, seus personagens são espelhos de tantas vidas que em meio a dura realidade precisam desta doce e inteligente ficção que nos faz sonhar com dias melhores! Obrigada meu Deus por ter criado esta personagem pra nós! Que Glória! Abraços.

magia disse...

Interessante ver a opinião de um órgão da imprensa de outro país e perceber como é bem mais equilibrada do que a imprensa brasileira, que só tenta desqualificar a novela. Eu já tinha a impressão de que a imprensa brasileira estava perseguindo as novela, agora tive a confirmação.
E pelo jeito Caminho Das Indias já é sucesso em Portugal. Com essa onda do filme, é provável que a novela seja um grande sucesso mundial, sendo vendida a muitos países!

Anônimo disse...

Glorinha...
Estou no meio termo com sua novela.
=\
Queria muito gostar, mas ela não me prende mais na frente da TV..
Até minha mãe que é louca por novela das 8, fica no sofá conversando, etc... e a novela passando. :/

está faltando algum tempero nessa trama.
Espero, de coração, que a trama fique mais ágil, etc...
Coloquei muita expectativa nessa novela.
Beijos

Unknown disse...

Gloria voce é especial .Tive uma filha maravilhosa que nasceu com sindrome de Dow,infelismente ela acabou adoecendo no ano de 2007 vitima de uma apendicite aguda e veio a falecer com 22anos e seis meses a minha vida perdeu totalmente o sentido ela era noveleira adorou a novela que falavam deles amava assuas novelas a minha Suelen deixou muitas saudades agora vc pos este nome na personagemde caminho das indias estou muito emocionada viu um beijo no seu coraçao de mae que tambem ja sofreu muito .pela falta de um filho beijossss ,beijos

Unknown disse...

Sempre que posso leio os blogs dos autores de novelas... ( Gosto disso! ) Agora, quanto a novela: “Caminho das Indias”, percebemos que em um de seus plots discuti-se sobre a esquizofrenia. Logo, gostaria de sugerir que fosse, através do personagem “Dr. Castanho” abordado sobre John Forbes Nash Jr. Esse excepcional ser humano que mesmo meio as suas crises de esquizofrenia paranóica e depressão com baixa auto estima, superou-se...
Por circunstâncias de seu estado clínico, nos breves intervalos da sua recuperação produzia importantes trabalhos matemáticos. Ele teve que desistir do posto de professor no MIT e foi hospitalizado contra sua vontade... ( pesquisa ).
...o interessante, é que contam os mais esclarecidos a respeito desse homem, que ele em seus distúrbios mentais, via pessoas ( fantasmas ) que muito lhe perturbavam. E, daí, sua reputação era comprometida... foi, na verdade, esse sintoma que o fez perder seu trabalho como professor. A sociedade cientifica não podia permitir que um homem com um grau de esquizofrenia tão avançado permanecesse em uma atividade de magistério. Levado pela sua companheira ( esposa ) para um tratamento psiquiátrico, foi submetido, mesmo contra sua vontade, a um tratamento onde se utilizavam eletroconvulsoterapia e medicamentos, pois o estado dele era grave...
John Nash resolveu não comentar mais sobre seus fantasmas com os médicos e amigos. Quando muito, falava apenas que não via mais nada quanto a alucinações. O que não era verdade. Pois percebendo que seus amigos sobrenaturais não lhes queriam abandonar resolveu aceita-los... administrando de uma forma espetacular os monstros de suas paranóias. Voltou a sua atividade no magistério e no mundo cientifico onde em 1994 recebeu o premio Nobel de economia. Esse sim é um verdadeiro caso de superação.

Rozemberg witz
Blog: www.foletins.blogspot.com

Anônimo disse...

Glória!
Gosto muito de tudo que voce faz, mas vou te amar mais ainda se colocar todos os dias o Daniel na novela. Ele fez tudo direitinho, não fez? Então dá chance dele subir.
Adoro vc
Sua fã
Clara

Anônimo disse...

Glória Perez!
A novela é bonita, mas vai ter um colorido especial com o Daniel Marcelo lá na clínica. Ele é bonito e carismatico. Com um estagiario desse, qualquer paciente pode melhorar, principalmente dos olhos.
Ana Maria

CINTIABLICIDADE disse...

Olá, aqui na minha casa, estamos facinados com a trama da novela. Alias o fato da abordagem de outras culturas sempre nos foi bem vista, conhecimento sempre é bem vindo. Entendemos que como novela não se é possível passar todas as discrepancias de um país tão populoso como a índia, mas assim já entendemos que a cultura dos mesmos é tão diferente da nossa, e muito interessante, maravilhosa.
Aqui em casa a conversa não termina sem uma gíria indiana... nem que seja um sim com a cabeça!
Interessante demais a novela, Parabéns!

Artes da Marga disse...

Glória!
Se o empresário Camil considera que a novela consegue passar alguma parte da cultura familiar indiana , todo o seu glamour e a bipolaridade, então o seu trabalho está perfeito. Melhor ainda quando você puder encaixar devidamente o ator Daniel na história. Penso que tenha muita coisa para ele em sua mente, pois uma clínica necessita de um estagiário. O bom também foi percebermos o tratamento respeitoso que o Dr Castanho deu à ele. Estagiário é um aprendiz que precisa ser respeitado, assim sendo, quando exercer a sua profissão possa fazer o mesmo através dos ensinamentos recebidos em qualquer empresa. A novela mostra isso também.
Você é sábia demais.
Abraços
Marga

Danny disse...

Estava vendo a novela e a Leticia S. esta perfeita no papel de Ivone chego ate ficar com raiva dela, pois ja tive contato com uma psicopata e quando ela esta do nosso lado nunca acreditamos do que ela é capaz é como a silvia mais depois que ela mostra a verdadeira face não sei o que é pior e começar a se pensar como se foi idiota acreditando nas doces palavras dessa pessoa .........

Raphael Lima disse...

A situação de um país reflete a situação do mundo e de todas as vidas neste. Nos identificamos com as histórias dos filme e novela porque algo muito inexplicável nos une e permite que percebamos em nossas diferenças sociais a Igualdade que temos em relação ao querermos "todos": amar e ser amado. Sou da livraria www.omnisciencia.com.br, meu nome é Raphael Lima e trabalhamos aqui por um ideal de cultura da paz e desejamos sugerir em sua novela a referência aos mestres espirituais Paramahansa Yogananda, Sai Baba, Mahatma Gandhi e outros que possam elucidar de maneira mais clara e espiritual o nosso verdadeiro paradoxo humano.
Muito obrigado!

Anônimo disse...

Parabéns Glória!
Somos telespectadores, fiéis e agradecidos por vc nos revelar outras culturas... Nos 'apresentar' à Índia, é maravilhoso, é mágico!!!
Vc é inovadora, criativa, sensível!!! Merece nossos aplausos!!!
Felicidades Querida!!!
Sucesso!!!
Namastê!
Doris

Anônimo disse...

OI Gloria, quero te dar os parabéns pelo trabalho que vc vem fazendo na novela CAMINHO DAS INDIAS. Confesso que não gostei da escalação do Márcio Garcia para protagonista, mas adoro o talento e a coragem que vc tem de reverter a história e fazer com que tudo dê certo. Gosto do casal Lombardi e Tânia Kalil. Acho que as personagens da Juliana Paes e Alexandre Borges pode dar certo. A Letícia Sabatela está ótima. O Márcio Garcia, infelizmente, ficou a desejar. Adoro seu trabalho!!

hmm disse...

Hi Gloria,
I'm a journalist from India. I work for a newspaper called The Indian Express. I'd love to talk to you about Caminho das Indias because I'm doing a story on the "novella". Can you send me your email address or phone number? My email address is: rhea.dutta80@gmail.com
Thanks
Amrita Dutta
The Indian Express
New Delhi
India

Anônimo disse...

O FIM DE IVONE

Glória gosto da novela e sobre(IvonexSilvia) é a mais pura realidade. Por favor espero uma briga daquelas quando a Silvia descobrir. P/ por SenhoradoDestino e Celebridade no chinelo. Tipo, a Silvia ir atrás da Ivone numa festa luxuosa e bater muito deixando ela peladona.....

Anônimo disse...

nem acredito que estou a "falar" com a GRANDE GLÓRIA PEREZ, tenho uma grande admiração por si. Sou portuguesa e uma fã de todos os seus trabalhos, profundos e tocantes como poucos conseguem ser. Eterna fã da sua filha... com muito carinho e um beijo enorme do outro lado do Atlântico, só para a informar que aqui a novela é um sucesso, apesar de aqui a moda ser as novelas portuguesas, mas os críticos são unânimes em dizer, "não há como os brasileiros para as novelas"... e "não há autora que nos toque tão profundamente como a Glória Perez"...
Com muito carinho: liliana_smrodrigues@hotmail.com

Anônimo disse...

Continuo achando que foi algo premeditado por parte da mãe e claro que o pai estava até então "sem fazer nada", o menino estava com a mãe, mas ela morreu e ele que é o PAI, o menino tem que ficar com o PAI BIOLÓGICO ! Mas como no Brasil tudo é feito ao contrário, dão asilo para assassino italiano, brasileira que mente em outro país para ganhar bônus e o Brasil defende... não sera de se espantar se a guarda ficar para o padrasto. Aqui não existe justiça e vc, Glória, sabe disso como ninguém.!
Abraços!

Unknown disse...

Gloria, falando em caminho das ìndias como eu faço para fazer um teste com um bebê bem parecido com crianças indianas é uma menina e tendo em vista que temos duas grávidas nessa maravilhosa trama se houver a oportunidade lhe envio a foto.....Desde já parabéns a novela está muito envolvente....
vivifleal@hotmail.com

Anônimo disse...

Gloria Gloria....hola,hola.hola!
porfavor la fan de "Marcelo" (yo) quiere ver mas escenas de el!Daniel Marquez é tao belo e bonito e lindo... de maisssss!beijos e mais besos para usted!

Anônimo disse...

Olá gloria Perez!
Bem eu estou a falar aqui de portugal=)
Quero-lhe dar os Parabens pela novela LINDA que nos está a dar e dizer que eu nao via a novela até ao dia que tava a fazer zapping e parei na SIC canal que transmite a novela, e dei com uma cena(reconciliaçao na india) entre Rodrigo Lombardi e Tânia Khalil.. Bem que MARAVILHA eu me deliciei a ver eles dois, que QUIMICA ESPECIAL que eles tem é fantastico.. eu até entao nao conhecia o trabalho deles mas são dois GRANDIOSOS actores=)
ADORO ve-los juntos.. e você tem de dar um jeito para eles ficarem juntos logo.. (agora com a cena dos filhos deve de ser mais facil=)).
Pois bem,isto tudo para lhe dizer que é graças a estes dois ACTORES(RAJ e DUDA) que eu agora nao perco um episodio e acompanho tudo pela internet.
Muitosss Beijosss de PORTUGAL que vos ADORA.

Anônimo disse...

e éééé Portugal se deliciando com a historia de amor de Maya e Bahuan..

Cláudia Silva e Cunha disse...

Sou portuguesa, aproveito pra comentar aqui. :)
Estou a gostar muito desta novela, ja tinha uma paixão pela India e esta novela veio aumentar a minha paixão!

O mais importante que lhe quero dizer é que acho os seus textos muito bons, AMO qdo depois de uma cena da India em que se mostra um aspecto menos positivo da cultura deles, passamos para o Brasil com o mesmo defeio. Como a avareza de Manu (perfeito Osmar Prado) com o "Filho mais novo e mais velho" e passamos pro César, advogado trapaceiro, a tentar levar vantagem de tds!
Adoro pq assim nenhuma cultura fica mal vista, no fundo somos tds iguais! :)

Parabéns pelo excelente trabalho!
Ansiosíssima pelo proximo capítulo,
Cláudia Cunha

Anônimo disse...

Ola, estou a falar de portugal.. e queria dar uma sujestao para a continuaçao da novela..gostava mt que duda e raj ficassem juntos..entao o que acontecia era maya ter o seu filho e depois descobrirem que ele nao e filho de raj e sim de um dalit, ou seja ira haver uma rotura do casamento de raj e maya e ai os pais de raj ja aceitariam mlhor duda com o seu verdadeiro neto e dps acompanharmos a adaptaçao de uma pessoa estrangueira a cultura india e td mais..n mnha opiniao gostavaque fosse assim..
Nos aqui troxemos pra Duda e Raj juntos..

Anônimo disse...

Fã de Portugal,

Eu espero que Maya e Raj fiquem juntos ... Ambos viveram uma grande paixão no passado, que escolheram, abandonar em nome dos valores da familia, e da religião (no caso de Raj) e em nome do poder e da ambição(no caso de Bahuan). Raj e Bahuan deixaram a paixão para segundo plano, o que provocou grandes desilusões nos corações de Maya e Duda.
Como a paixão não sobrevive sem amor... Raj e Maya devem ficar juntos no fim, e terem muitos filhos.

Beijos de Portugal,
ATCHÁ!

PS: Espero que Surya so tenha meninas, seria 1 belo castigo! :D

Josi disse...

Oi Glória,
parabéns, a novela já é um sucesso.A forma em que você nos envolve em "CAMINHO DAS INDIAS" é magnifico.Eu gostaria muito de vê Raj e Maya juntos no final da novela, que ela conte a ele do bebê antes que alguem o conte, acredito que esse é um pedido de todos os que são fã de sua novela. Por favor, por favor, por favor, por favor, por favor...

Beijão

Anônimo disse...

Ola Gloria
Eu queria apenas dizer que adora a sua novela, o modo como aborda os temas,o conhecimento que nos transmite sobre outras culturas é tudo muito bom. Adoro assistir a novela, quando não posso acompanhar, procuro ir a site da globo ver os capitulos que perdi. Sei que o que lhe vou pedir é impossivel, mas como dizem tentar não custa; queria saber se caso a maya não acabe com o raj, se seria possivel transmitir um fim alternativo em que ela acabasse com o Raj pois acho que eles fazem o lindo par.
Desde ja obrigada pela oportunidade de poder falar com a senhora.
Obrigada e parabens pela excelente novela

Soraya - Angola