sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma noite indiana em Brasilia

Fui à Brasilia nesta quarta-feira, à convite do embaixador da India, participar de um festival de comida indiana.

Nao, vocês não imaginam, que delícia! a tarde começou com um legitimo tchai na casa do embaixador, tudo preparado pela esposa dele, uma senhora elegantíssima e culta, que me falou dos costumes, das tradições, das grandes transformações que estão ocorrendo na India. Era um grupo animado, autoridades indianas, amigos do embaixador e suas esposas. 

Depois tivemos uma coletiva de imprensa, no hotel Sarah Kubistchek, onde fiquei sabendo que, no dia anterior, aconteceu uma grande festa oferecida por uma senhora da sociedade local -uma noite indiana. E que muitas convidadas foram à embaixada da India aprender a vestir o sari, para comparecer a carater!

Logo em seguida, a abertura do festival. Tudo muito bonito e ritualistico: há um castiçal na entrada, com 5 pontas, e cada convidado deve acender uma das pontas, para que a noite tenha sorte e felicidade. O embaixador explicou que essa é uma tradição indiana, sempre que se vai começar algum evento importante. Estavam presentes outros embaixadores e membros do Itamaraty, e Silvestre Gorgulho, da Cultura.

A comida era um sonho, e até agora estou intrigada com a deliciosa cocada cor de rosa!


43 comentários:

Dr. Albee disse...

Oi Glória,
nao achei outro modo de te enviar mensagem, então vai ter que sermesmo sob forma de comentario de post. Espero que voce nao se importe!
Meu nome é Roberto Rillo Bíscaro, albino. Apesar das várias inconveniências, me sinto vitorioso. Consegui me doutorar pela USP.

Constato que albinos são invisíveis na mídia e mesmo no Censo. Não há número preciso de quantos sejamos no Brasil. Na mídia, muitas vezes a forma de representação é bastante negativa, como no caso do filme O Código da Vinci.

Para conferir maior visibilidade aos albinos, criei o Blog do Albino Incoerente.

http://albinoincoerente.blogspot.com/

De modo bem-humorado coloco experiências pessoais, links sobre albinismo, etc. Nada de choradeira. Quero mostrar que albinos podem levar vida produtiva! Preconceito existe, mas há que se lutar contra.

O blog já despertou a atenção do jornal Folha de São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u504984.shtml

Sendo assim, envio o blog para avaliação e ajuda na divulgação. Ponho-me à disposição para qualquer esclarecimento.

Obrigado pela atenção e espero poder contar com seu apoio.

Roberto Rillo Bíscaro

jackson alves disse...

Chikerrima... podendo hein?
Vc merece todo este sucesso a India já não é mais um tabu e sim uma realidade gostosa de ser adimirada.
A India agora é assunto em todas as conversas de tão curioso k é...
E as festas...? ha k colorido perfeito a sintonia das cores dar harmonia á nossas vidas tudo é de encher os olhos

Anônimo disse...

Glória, me desculpe falar assim, mas o Raj não vai mais gostar da Duda???????????????? ele vai largar ela gravida?????? ai, to decepcionada!!!! a gente já sofre tanto na vida real com a dura realidade, bem que pelo menos na novela podia ser diferente. Os dois formam o casal mais lindo da novela!!!!! Pleaseeeeeee não separa os dois!

Anônimo disse...

queria que a Duda tivesse um final feliz com o Raj. Fique fã da Tania kalil nessa novela, pois ela ta um espetaculo! Torço pra ela...

Anônimo disse...

Glória a Duda vai ficar com o Raj? Gostaria de ver eles juntos, formam um casal perfeito!

Love me 2Times disse...

oi Gloria


que beleza isso heim, vc fez falta aquí no blog, mas foi em boa causa, imagino que a festa tenha sido tudo de bom, ainda mais com as comidas e os condimentos indianos, né

Parabéns pelo reconhecimento da sua obra!!!

Caminho das Indias ainda dará muitas alegrias pra vc, esteja certa disso.

Eu não estou gostando muito do personagem da Torloni, acho muito afetado e ficou irreal demais a interpretação dela, o que destoa da pessoa culta e antenada que ela é. Acho que vc poderia até matar Priscila pq não está fazendo diferença alguma, ou então faça com que ela caia do salto, fique bem pobre e aprenda a ser GENTE e saiba ao menos falar como pessoa adulta e não feito menininha mimada... já saio da sala na cena dela, pq a voz aguda e irritante me incomoda muito.

Estou amando a Suellen que morre de medo dos doidos e vive cercada por ele, ehehe, eu adooooooro as cenas na Estudantina.

Bem que vc poderia apimentar mais a vida da Suellen e fazer o DANIEL MARQUES (estagiário da clínica do Dr. Castanho) ter um caso com ela tbm, sou fà do DANIEL e quero muito que ele fique definitivamente na novela: ou como caso da Suelen... ou namorado da Dr. Ciça... ou se torne amigo do Tarso... enfim, eu acredito que vc possa criar um papel definitivo para o estagiário, já que ele provou que tem talento, além de ser lindoooooo de viver.


adorei o seu vestido nas fotos, muito legal mesmo, só faltou vc usar um sari, né



Gloria,
eu adoro escrever e quem sabe ainda poderei ser sua assistente, já que sonhar não é pecado, né
que o equinócio do Outono te traga boas energias



bjokas e tudo de bom
Edna

Anônimo disse...

Ninguém nega que a televisão brasileira às vezes ultrapassa seus limites, em matéria de mau gosto, violência ou exploração sexual. Parte da resposta está na discrepância entre o que se faz efetivamente com os meios de comunicação e o que se poderia fazer com eles. O cidadão moderno tem a maior possibilidade de comunicação que jamais alguma civilização teve. Pode comunicar-se com milhões de pessoas em lugares remotos, com rapidez assombrosa. Mas nem sempre emprega esta facilidade de forma construtiva.
Em meio a esse deserto de idéias e criatividade, eis que surge um verdadeiro oásis em “Caminho das Índias”, que leva a ilustre assinatura de Glória Perez, e a sociedade brasileira realmente sente necessidade de debater a questão da educação, destacando temas como “limites” dos filhos e “comportamento” dos pais que, invariavelmente, transferem para a escola (educador) o seu dever indisponível de educar, confundindo educação com ensino. A base da educação de crianças e jovens é responsabilidade da família. A escola (educador), seja do governo ou particular, deve ser colaboradora nesse processo e não a única responsável.
É verdade, muitos brasileiros ainda não descobriram que a atitude do avestruz, de esconder a cabeça, nunca foi a melhor forma de encarar a realidade. Para levar a cabo a difícil tarefa de construir um mundo melhor as pessoas precisam receber informação a ser utilizada de acordo com seu melhor juízo crítico, sem passar pelo crivo de cabeças dispostas a falar pelos outros em nome de uma moralidade que nem sempre lhes assenta bem.
Ao cumprimentá-la efusivamente pela forma com que vem abordando a questão educacional na referida novela, desejamos destacar que grande e legítima é a cobrança que fazem os veículos de comunicação sobre o setor público e a rede privada no tocante às deficiências do ensino. No entanto, os veículos, regra geral, parecem esquecer o próprio potencial de eficácia para corroborar no esforço educacional, potencial muitas vezes dirigido para o boicote devastador ao penoso trabalho do educador. É cômodo, porém falacioso e absolutamente irresponsável, atribuir às escolas o poder de polícia.
É importante reafirmar, a forma com que o tema educacional vem sendo apresentado na novela está resgatando de forma exemplar a simetria moral da instituição escolar do país. Não é exagero dizer que “Caminho das índias” enaltece o sistema de valores em que se estabelece essa simetria moral. Como exemplo, basta que se observe o trabalho de jovens atores, recém-saídos da puberdade, confundindo ficção e realidade, protagonizando cenas de violência que só a ausência de parâmetros morais confiáveis e coerentes pode explicar.
Definitivamente, não é demais destacar a forma competente e real com que Glória Perez avalia a escola brasileira e analisa o comportamento dos pais - e o faz com autêntico interesse didático e científico.
Todos os profissionais envolvidos nas diversas etapas de produção dos meios de comunicação de massa podem ter a certeza de que qualquer iniciativa que venham a tomar nessa direção receberá justos aplausos.
Esteja segura, Glória Perez, seu trabalho nesta nova dramaturgia terá dividendos positivos que solidificam os valores básicos de uma convivência saudável e pacífica no seio da grande família brasileira.
A escola particular de Santa Catarina só tem a lhe agradecer!
Atenciosamente,
Marcelo
Professor Marcelo Batista de Sousa (marcelo@colegiopeixoto.com.br)
Presidente do Sindicato das Escolas Particulares de SC (Sinepe-SC)

Anônimo disse...

Gloria,
nao sou muito noveleira, mas no seu caso, temos que tirar o chapéu mesmo.
sem exploração alguma da sexualidade e do sexo, você arrasa!
além de desmistificar a India, está levantando a bola do professor de escola particular. (dei aula em faculdade particular aqui no rio e a gente nao pode reprovar aluno em Ipanema, sabia? os alunos nao respeitam ninguem, etc)
O Zeca, papel revelação de Duda Nagle, está ótimo! Mostrando como quase todos os amigos da gente tratam seus filhos. Pelo menos os de classe A do sudeste.
Acho que vai ficar tão dificil a Duda ficar com o Raj.
Porque a Juliana com ele, vai dar uma quimica!!!!!! Nao vai prestar! Daqui a pouco, a mulherada vai mudar de lado e torcer pela Juliana com o Raj (nao sei o nome do ator).
A Tania Calil está muito bem e vc precisa arranjar alguem legal pra ela.
Pelo visto, a Bloch vai ficar com aquele ator paulista, branquelo, né?
Quem sabe o Fábio Assunção, se recupera, entra na novela e faz par com a Duda(Tania Calil)?
O problema é que o tal do Raj está tão lindo, homem de verdade, que acho uma sacanagem ele nao ser feliz com a Juliana.
Enfim, vc estava lindissima na festa indiana!
Merece todas as festas!!!!
Parabens!!!
O Marcio Garcia ainda é muito garoto , meio sardentinho...

Anônimo disse...

Adorei as fotos, muito bonitas! Faltou um sari pra você né Glória. hehehe
Sobre a novela está ótima, estou amandoas cenas com a Marjori Estiano e com o Bruno Gagliasso. Os personagens deles poderiam ficar amigos do personagem Marcelo hein?! Assim poderíamos ver o Daniel Marques mais vezes. Nos dê essa alegria Glória, já estamos com saudades dele!! Muito sucesso pra você!

Andrea disse...

Olá Gloria! Em primeiro lugar gostaria de dizer que você está linnddaaa nessas fotos! Que legal esse encontro.
Adoro a cultura da Índia como já disse em outros comentários,mas não conheço muito as comidas o mais próximo que conheço é a árabe,que acho que deve ser parecida,eu e minha família sempre vamos ao restaurante árabe daqui.

Gloria gostaria de ver mais o nosso querido Daniel Marques o estagiário em cena,todos aqui em casa torcemos por ele,adoramos quando ele está junto com o Dr Castanho,a química deles é excelente,você acertou em cheio,afinal de contas Gloria Perez é Gloria Perez, e ponto!
A novela está pegando todo mundo.

Beijos da sua fã
Andrea

Casa Oficio disse...

Olá amiga, boa noite!
Você está lindíssima nestas fotos! Ampliei e imprimi,na segunda-feira vou mostrá-la aos nossos alunos...pois o assunto preferido é a novela, então vou apresentar a autora a eles.
Beijosssss

Amábilis Luz

Anônimo disse...

Nossa como vc tá liiiinda nessas fotos!!!!!!! Ai Glória, pelo seu sorriso o encontro deve ter sido incrível!!!!
Senti sua falta aqui esses dias... todos os dias entrava para ver postagem nova e não encontrava... vc escreve como ninguém e nada como ler vc para clarear as idéias.
passei mesmo prá dizer que senti muito sua falta... ah, e claro do Daniel que não apareceu nadica de nada essa semana.. mas espero que vcs voltem com força total rsrsrsrsrrs...
bj grande
Sarah M.g.

Anônimo disse...

oi gloria!
aprendi a gostar do seu trabalho de tanto ouvir as pessoas te elogiarem. Essa novela estou podendo assistir pq não tenho mais faculdade a noite. Gosto de ver como vc é capaz de mostrar tanta coisa numa mesma história sem fazer as pessoas se desinteressarem. Parabéns pelo talento que Deus lhe deu e sabe tão bem aproveitar. Ainda bem que foi a Brasília e deu para dar uma relaxada depois de tanto trbalho. Sou admiradora da sua beleza nos 2 sentidos, interna e externa. Vc arrasou na elegância hein!Está linda.

Só quero te pedir para dar destaque ao ator Daniel Marques com o "Marcelo". Ah! Glória, deixa ele conversar bastante com o Stênio vai. O bom estagiário quer saber muitas coisas para tirar suas dúvidas. Fui uma e sei como é. Ainda não pudemos saber direito como é a voz dele pq fala pouco. Não esqueça de dar close nele tb assim ficaremos felizes por completo.
abraço da sua f~
Taís

Matheus Costa disse...

Olá Glória... Que bom saber que a novela, e a Índia estão fazendo sucesso, graças a você... parece que estorou, que é o momento da Índia, como se ela estive recebendo um prêmio que há muitos anos merecia. Podemos ter o luxo de assistir uma novela que fale da mesma todos os dias, contada por você, e no cinema também, a ìndia está arrasando com o filme "Quem quer ser um Milionário"... E como é bom ver esse reconhecimento no mundo todo.
Você nas fotos estava chiquérrima, linda e cheia de classe, como sempre!!!

Parabéns novamente pela novela!!!
E quando o estagiário do Dr. Castanho volta?
Várias sugestões estão sendo dadas aqui...
Eu li algumas, mas acho que a mais interessante seria que ele se interessasse pela personagem Cissa, ia ser demais, já que a atriz que interpreta, não me recordo o nome agora, mas já a vejo de uns tempos pra cá crescendo bastante, sendo que ela tem um talento estonteante, gostaria de ver os dois juntos. Beijão Glória...

Unknown disse...

OI linda Parabéns pelo reconhecimento do seu trabalho ,,, Mas agora ,,, Sabe que vc me tem feito chorar muito ? quando vejo Juliana chorando por Bahuan Choro junto Amada .Espero tanto que eles se encontrem novamente na vida , Bahuan tem que amadurecer um pouco, pq é sofrido e revoltado com isso. Mas é um personagem lindo , que o Márcio faz tão bem. Raj e Duda tem um clima que envolve os dois. Vamos aguardar,,, neh, foi spo para desabafar. Beijos Amada.

Anônimo disse...

Sabe que, depois da cena em que Maya conta a Raj que não é mais virgem, e agora depois do casamento, eu torço para os dois ficarem juntos? Eu sei, a Duda merece ficar com o Raj, o Bahuan pisou na bola em não levar a Maya para os EUA, mas ainda assim os dois juntos no final seria o grande desfecho... Mas eu a-do-ro o Raj e a Maya juntos. Daqui em diante, me perdoem Duda e Bahuan, mas eu torcerei pelos dois. =)

E parabéns pela novela, eu adoooooooro!

Grande beijo.

Love me 2Times disse...

oi Gloria


voltei aquí pra dizer que até sonhei com a tal COCADA COR DE ROSA, agora eu querooooo, ehehehe


que gosto que tinha heim??


se puder explicar melhor sobre a cocada ficarei imensamente grata, e continuarei com ;agua na boca, né


by the way... DANIEL MARQUES até o final do Caminho das Indias, PLEASE GLORIAAAA!!!

eu posso te ajudar a criar uma trama bem legal para o ESTAGIÁRIO, embora vc saiba fazer isso de maneira tão perfeita que nem precisa das minhas ideias, né


que tal, o DANIEL MARQUES todo lindo sendo um ÓTIMO ESTAGIÁRIO PUPILO DO DR. CASTANHO, se tornando um excelente terapeuta, entendendo tudo de psicopatia e ainda por cima beijando muuuuitoooo, pode arrumar uma bela parceira pra ele, eu pensei logo da Dra.Ciça pq já está no núcleo e foi abandonada pelo Dario, então poderia acontecer um romance, né.
o núcleo da clínica é super legal e merece mais cenas.


ahhh, o casamento da Maya?Raj foi tudo de lindo e exuberante, amei tudo e principalmente as cores, eu amoooo vermelho.
mas a Maya ainda está muito apagada, quero ver os olhos da Juliana Paes falando igual a boca, pois até agora ela ainda não me convenceu, falta alma, ela precisa se soltar mais.


bem... já elogiei, já critiquei e já fiz o meu pedido...


um grande abraó e sucesso
Edna

Juliana disse...

Poderosa Gloria!

Maravilhosa! Ta muito bonita nas fotos! Mais uma vez você representando nosso país,você tem uma áurea muito bonita Gloria,logo se vê nas fotos.

Quero seu vestido pra mim! Rsrsrsrs lindo,lindo!

Falando em lindo,passei hoje no blog do ator Daniel Marques e ele colocou uma matéria muito legal sobre o livro Mentes Perigosas,ele é muito dedicado é por isso que está fazendo tão bem o seu papel na novela,Gloria pedimos mais e mais do Daniel,queremos vê-lo todos os dias. Please!!!!!

vai ai o link www.danielmarquesator.blogspot.com

Te adoro
BJKSSSSSSS

Juliana

Anônimo disse...

GLORIA,
VOCÊ JÁ OUVIU UMA MÚSICA QUE A ALCIONE CANTA QUE VANDER LEE FEZ P/VOZ DELA??????
ACHO QUE FICARIA MUITO BEM NA TRILHA SONORA DE CAMINHO DAS ÍNDIAS!!
Mais Um Barco
(Vander Lee)

meu amor, nosso amor
se afogou no poço do egoísmo
nosso amor caiu no abismo
era de vidro e se quebrou
se espalhou
sob as pedras frias do ciúme
como um frasco de perfume q era pouco e se acabou
evaporou
em um milhão de coisas pequeninas
pouca paz muita rotina
pouco gozo muita dor
se transformou
num turbilhão de falas tão mesquinhas
falhas suas, pragas minhas
mil coisinhas e algum amor
o nosso amor
naufragou nas águas desse rio
nosso amor teve um desvio
no seu curso e já secou
ou se queimou
nos mares ardentes da paixão
no cais da desilusão
mais um barco ancorou
OUÇA E VEJA O QUE ACHA!
Abração fraterno

Anônimo disse...

Continuo achando que a Duda deve ficar com o Raj por tudo que eles já mostraram na novela e pela história deles. Não acho justo escolher um casal so pela beleza e química, mas pela história. A Juliana é bonita, mas se você analisar o sofrimento e a trajetória dos personagens, acho mais certo o Raj vencer os preconceitos da família e conseguir ser feliz com a Duda. A Maya também devia fazer o mesmo e ficar com Bahuan.
Caso contrário, além de ser sem graça, vai deixar muita gente revoltada! De infelicidade e choque de realidade, a vida já tem muito. A novela devia ser mais leve... faz a gente chorar e ficar triste!

Anônimo disse...

Era pra ser um e-mail, mas como não tinha endereços, posto aqui...

Glória,

Gostaria de parabenizá-la pela novela “Caminho das Índias”, a história e os personagens são fantásticos e interessantes, mas gostaria de parabenizar e até agradecer por dois personagens em especial, a Tônia e o Tarso.

É fato que as pessoas possuem maior dificuldade de enxergar as coisas que acontecem consigo, é mais fácil ver o problema alheio, é assim que imagino que a telenovela age e é assim que eu espero que aconteça.

O que quero dizer é que me identifico com estes personagens, que possuem suas vidas podadas por seus pais e familiares que por falta percepção ou de confiança os impedem de viver suas próprias vidas e escolhas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Acabo de terminar a universidade e não fiz exatamente o que desejava fazer, tão pouco o que minha mãe queria, tive a oportunidade de escolher um curso, porém um que não me afastasse de casa e que a universidade local tivesse, tive a “liberdade” de optar e escolhi o que mais se aproximava do meu interesse (embora não gostasse), isso com esperanças de que ao terminar a faculdade poderia ir atrás do que realmente desejo.

Bem, não é assim, mal acabei de concluir e já percebi que não será fácil levar meu “plano” adiante, continuo sem poder sair de casa, e minha coragem para tomar uma atitude é tão grande quanto a do Tarso... e é aí que entram não só as questões profissionais, mas também as pessoais.

Minha intenção era ir para longe, um lugar onde sei que terei muitas oportunidades na área que escolhi para mim, mas também onde sei que ficarei longe de olhos conhecidos para me observarem. Em cada lugar que vou me sinto como se estivesse sendo vigiada, como se minha mãe estivesse seguindo meus passos, tenho 21 anos e não tenho liberdade para “viver”. Sei que pode parecer coisa de adolescente falando, mas acredite, não é, pessoas mais velhas me perguntam onde está a minha fase adolescente rebelde, que eu simplesmente não conheci.

Obedeço todas as regras impostas, não vou a festas, a não ser a rarississímas exceções, não saio a noite, tenho um círculo de amizade limitadíssimo que inclui os poucos verdadeiros amigos que restaram da universidade e nunca tive um relacionamento amoroso, e quando digo nunca, digo nunca mesmo, eu nunca namorei e nunca ao menos beijei... aliás, são poucos os garotos que consigo conversar, por me sentir observada e ter medo de ser surpreendida, talvez não por ela, mas por alguém que me conheça e que faça de alguma forma chegar a ela.

Não envio isso como um desabafo, mas como um agradecimento, um agradecimento a talvez alguma reação que possa ocorrer dentro de minha casa, espero que minha mãe, que é fã assídua de novelas, perceba que o que está acontecendo com o Tarso, não é o que está acontecendo comigo ainda, mas que pode acontecer, pois embora não esteja louca, acho que é porque sou muito, mas muito racional pra isso...

Ela não é nenhuma Melissa, louca e obcecada por pele e dinheiro, ela só é uma mãe que acha que está fazendo o certo, como aliás todas as mães, mas que age de maneira errada e inconsequente por achar que tem plenos poderes sobre a filha “caçula”.

Bom, é isso... Obrigada por criar personagens tão próximos da realidade e continue explorando essa possessão dos pais pelo livre arbítrio do Tarso, eu e provavelmente muitas outras pessoas agradecem.

Beijos!

Anônimo disse...

Não concordo com a Cássia e nem com o anonimo (lá de cima) acho até que eles sao a mesma pessoa..

Todo mundo está torcendo muiiitoo pelo Casal Maya e Bahuan, e keremos muito ke eles fikem juntos no final..linda as cenas de amor deles..ainda mais quando se tem o kama sutra junto! Uau
A Duda com o Raj entãão.. me emocionei quando ela comprou akela roupinha para seu bebê..muito lindo mesmo,que fofo o amor de Raj e Duda consumado em forma de filho..

Isso me tocou rsrsrs e a muitas pessoas tbm..a Thania ta divina nessa novela..e ela combina muito com o Raj,parece ate que os dois são marido e mulher na vida real!

Fantastico Glória,acertou em cheio no casais, assim vc mostrará que mesmo que Maya e Raj se casem, o amor eh mais forte que tudo e eles nao esquecerão seus companheiros Bahuan e Duda..

Beijos ;* ;*

Anônimo disse...

Vi o comentario do Roberto Biscaro (primeiro acima) e como albino que sou, achei muito bom ele ter criado esse blog. Interessante para sermos divulgados mais. Já até enviei a minha história e em breve ele estará divulgando.

Anônimo disse...

Ola Gloria adoro seu trabalho, estou gostando muito da novela, o casal Raj e Duda são um sucesso, eles se olham de uma forma que chega a arrepiar a gente e parece que se gostam de verdade, quero que o casal continue, Duda e Raj é a parte que mais gosto de ver na novela, não separe esse casal
bjos te adoro!!!!

Anônimo disse...

gloria por favor não separa o Raj e a Duda amo eles ficaria muito decepcionada com isso, faz tempo que não assisto nenhuma novela e essa me interessei principalmente pelo amor do casal, nenhuma cultura casamento ou qualquer coisa pode ser maior que o amor verdadeiro
bjos

Odele Souza disse...

Oi Gloria,

Que máximo esse festival de comida indiano para o qual você foi convidada. Pelas comidas e por tudo o mais que você deve ter visto e vivenciado, imagino que vá ser um evento inesquecível pra você.

Você está linda nas fotos.

Continuo adorando a novela.

Beijos.

Anônimo disse...

Oi Glória, estou amando a novela. Vou confessar que a parte que mais gosto e fico esperando para ver é quando aparece o Raj com a Duda. Menina, que química mais louca!!! A história deles é linda, me envolve de um jeito que não sei explicar. Adoroooo vê-los. Não sei quais eram seus planos para os dois personagens mas vou ter que deixar aqui minhas súplicas para que os dois fiquem juntos. Por favor....na boa, acho que vou murchar se o Raj se apaixonar pela Maya. Sinceramente, será uma situação meio forçada...não será natural...a gente sabe que um amor como o do Raj e da Duda não acaba tão fácil assim. Adoro a novela pelos outros temas abordados....mas acho que vou deixar de assistir porque será uma decepção. Vivo falando sobre o casal com um monte de gente. Sabe, acredito num relacionamento como o deles, sentimento real sim!!! Por favor, sei de um monte de gente que vai ficar chateada com a separação do Raj e da Duda...tipo, não faz sentido. O amor deles terá que ser maior que a tradição. tudo bem, casaram por arranjo, mas, não deixa vingar o matrimonio não, deixa a Maya fora disso, please...
Bjs, Beatriz/Curitiba

Anônimo disse...

Glória,
Daniel Goleman, autor de “Inteligência Emocional”, também esteve na Índia e relatou no livro "A ARTE DA MEDITAÇÃO" - Aprenda a tranquilizar a mente, relaxar o corpo e desenvolver o poder de concentração",EDITORA SEXTANTE - suas impressões sobre o povo indiano.
No capítulo MEDITAÇÃO E ESTRESSE, ele diz:
“Quando estive na índia em 1971, conheci muitos iogues hindus, lamas tibetanos e monges budistas. Fiquei espantado com a cordialidade descontraída, o desapego e a vivacidade desses homens e mulheres nas mais diferentes situações. Eu gostava especialmente de estar com cada um deles e me sentia reabastecido quando os deixava”.

OBS 1: O livro não é caro –custa no máximo R$ 15,00 - e inclui CD com quatro tradicionais técnicas de meditação:
MEDITAR RESPIRANDO: uma das mais simples e divulgadas técnicas de meditação, encontrada em quase todas as antigas tradições espirituais
MEDITAR RELAXANDO O CORPO: um instrumento poderoso para promover o relaxamento, soltando e suavizando os músculos.
MEDITAR CONCENTRANDO: uma técnica que enriquece a percepção, ajudando a descobrir os mecanismos e processos da mente
MEDITAR CAMINHANDO: um antigo método especialmente útil para quem tem dificuldade em manter-se imóvel ou em se concentrar enquanto medita

OBS 2:O QUE DIZ A CONTRA-CAPA DO LIVRO:
Talvez o efeito mais importante da meditação seja alcançar a paz interior, um refúgio onde você pode escapar da turbulência do dia-a-dia.
O hábito de meditar diariamente vai ajudar você a desligar-se do estresse e lhe trará calma e energia para enfrentar melhor os desafios da vida.
Há vários tipos de meditação e você vai aprender quatro técnicas no CD que acompanha este livro. Experimente cada uma delas durante algumas semanas até descobrir a sua preferida.

OBS 3: SINOPSE
O principal objetivo da meditação é proporcionar ao corpo um repouso profundo, enquanto a mente se mantém alerta. Isto faz baixar a pressão sangüínea e diminuir o ritmo do coração, ajudando o corpo a se recuperar do estresse. Talvez o efeito mais importante da meditação seja a paz interior, um refúgio onde você pode escapar da turbulência do dia-a-dia.
Aprenda a tranquilizar a mente e a relaxar o corpo, a aliviar as dores físicas, a fortalecer seu sistema imunológico e a desenvolver a percepção e o poder de concentração.
A quem interessar...
Namastê,
Daniela

Anônimo disse...

Glória, quero primeiramente dizer que estou achando a novela o máximo. Os temas que você aborda são ótimos. Inclusive, fiquei muito contente porque eu havia lido o livro Mentes Perigosa, em 2008. Para minha grata surpresa, você está recebendo consultoria da autora do livro, para descrever a personagem da Letícia Sabatela. Esse assunto é super interessante. Bem, outra coisa gostaria de registrar, a história romântica dos dois principais casais só terá sentido se Raj ficar com Duda e Maya ficar com Bahuan. Como um sentimento tão forte que eles sentem agora deixará de existir? Sem falar sobre a química entre o casal Raj e Duda. Valei-me Deus, é fantástica. Chego a grudar os olhos na tela. Algo realmente tocante, convincente. Os atores são muito bons e estão fazendo direitinho os personagens. O rumo dos personagens Bahuan e Maya também precisa ser o mesmo, ou seja, há de haver um final feliz para eles, em vista de toda a história que já viveram. Gente, se o Raj ficar com a Maya, ficarei muito triste, decepcionada, sei lá, não vai fazer mais sentido pra mim a história deles. Bjs, Maria Eduarda/ Curitiba.

Anônimo disse...

Silvana, eu não sou o anônimo não! Eu sempre comento em qualquer blogue com o meu nome, não tenho porque me esconder, tampouco ficar postando mil comentários aqui sem o meu nome. Esse é o meu segundo comentário aqui e reintero: torço pela Maya e o Bahuan juntos.

Artes da Marga disse...

Glória!
Você está linda e feliz nestas fotos. Deve tê-las tirado após degustar a cocada rosa rsrsrsrs!!!!. Peça a receita e coloque aqui para nós, já que seu blog é lindo e variado. Depois te tanta felicidade, espero ver o Daniel na novela todos os dias para ter alegria aqui também. Já que a clínica é explorada na história com muita sabedoria por você, coloque mais cenas dele também. Nós merecemos vê-lo várias vezes durante a semana. Se for em close melhor para que nossa sala fique mais iluminada.
Um abraço
Margarida

Anônimo disse...

oi gloria,pena que nao nos, vimos ,na proxima nao vou deixar de te ver, a festa que voce falou foi da moema e a claudia foi ,disse que foi muito legal ,depois te conto ok?beijos

Suelly Marquêz disse...

Glória, que prazer chegar até aqui!
Sendo voce uma brasileira,deixo meus cumprimentos,pois a sua naturalidade de escrever historias de outros paises e deixar á disposição tanta cultura,vale tudo!
Gloria há temposescreviamuitosobre aIndia , umaseduçãode nao sei porque,umdia medeparei com seublog, vocedizia que estava emviagempararecolhersubsidios para escrever a sua novela HOJE CAMINHO PARA AS INDIAA, creio quefui com voce em espirito,e qual não foi a minha surpresa diante da sua historia, tenho aqui umas pesquisas que fiz, escrevi sobre a primeira ministra da India, e tambem sobre os dalits,nas suas cooperativas,gostaria de lhe passar estas materias,será um sonho realizado , Que DEUS lhe guarde nas palmas de suasmãosatéo nosso proximo encontro.(entre em contato) Paz
SuellyMarquêz

Anônimo disse...

Gloria
Acabo de assistir o capítulo do dia23 de março, e continuo achando que frases ditas por Shankar e outros personagens, teriam que virar um grande livro seu,Gloria.

Sei que se buscar na vida de Bhagavad Gita vamos esbarrar com estes ensinamentos, mas Gloria entenda esta novela necessitava de um DVD pós novela ou um livro, porque dia a dia você nos surpreende com sua escrita, com sua cabeça em saber colocar os momentos precisos, nas mais variadas situações que se apresentam na novela.
As riqueza das vestimentas me deixam estupefata dia a dia, os saris, é de enlouquecer qualquer mulher.
Gloria ,o bom gosto de todos das familias indianas,não me refiro as vestimentas ocidentais, porque estas estão ao nosso alcance, mas é de um esplendor visual que me deixa sem fôlego.
O casamento de Maya e Raji foi esplendoroso, me sentia, uma convidada da festa.
Embora a trama já esteja toda traçada,o casal faz muito mas juz um para o outro do que com Bahuan, embora, já tenha lido acima que tem gente torcendo pela carioquinha....
juliana Paes e o Raji são compatíveis em tudo, em porte em elegancia, em relação homem mulher.
Não que o Marcio, não esteja atuando dentro dos limites de um dalit, mas reservado, mas acuado, ele está perfeito, mas acho que Maya deveria se render a educação, ao charme,a compreensão , até agora, dO Raji, ha não ser que ele se torne um crápula quando souber que ela esta grávida de outro....Será que Maya vai falar?????
Gloria, porfavor faça um DVD desta novela, ou um livro.
Todos os dias eu lhe dou parabens, por estar dando a nós estas mensagens tão lindas de uma cultura tão distante mas milenar.
Abraços Ana Luiza
ana.riedel@globo.com

Márlia disse...

Olá Glória,

Venho aqui com certa ousadia, afinal acabo de inaugurar meu blog, e depois de umas tantas conversas sobre ‘O Caminho das Índias’ que vens mostrando ao público.

Dentre os mencionados diálogos, que venho travando sobre este folhetim, é muito recorrente a abordagem sobre saúde mental, esta tem sido trazida de forma inovadora.

Embora eu seja uma aspirante a antropóloga urbana, tenho uma irmã que como terapeuta ocupacional atua exatamente nesta área, o que justifica a inquietação sobre o tema. Ela, como representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), e eu, como alguém que compreendo a vasta capacidade da mídia televisiva, estamos ansiosas para ver a atuação de um personagem que tenha esta formação para lidar com "Tarso". Afinal, na "vida real" esta profissão é indispensável, a maior prova é a presença obrigatória desta nos hospitais psiquiátricos e a adesão certa da política de saúde mental em nosso país e em outros países como Estados Unidos, Canadá e tantos outros.

Aguardamos junto aos 12 mil profissionais terapeutas ocupacionais do Brasil e mais aqueles que conhecem a profissão - por terem ou não precisado dela um dia – pelo mais novo personagem desta trama tão envolvente.

Obrigada pela atenção.

Patricia F disse...

Viva Raj e Maya!!!!!!!!

Reviver, reconstruir, refazer uma vida. Se o Raj gostasse mesmo da Duda tinha enfrentado como o Ravi fez (fará). O sentido está não está na paixão, que tendemos a confundir com amor e só fazemos besteira, mas construir algo belo, duradouro, maduro, que é a chance da Maya e do Raj, com as heranças que os dois partilham. Fora que os dois tem uma química linda, ficam muito bem juntos, melhor do que com os seus respectivos pares iniciais (a chorona e dramática Duda e o nojentinho Bahuan).

Anônimo disse...

Como você está bonita nesta foto Glória!!
Você me surpreende cada dia mais... Determinada,quebrando barreiras,trazendo cultura pra gente,profissional... Só elogios e mais e mais... Ta chic demais!!
Adorei as fotos... Você sorrindo fica muito mais bonita, muito mais iluminada... Você sabe que a sua luz é enorme né Glória? Por isso que me identifico muito contigo.
Estou aqui para falar do ator Daniel Marques,estou acompanhando a novela e os comentários aqui,não posso deixar de dizer que vi a novela terça e ontem só para ver o menino atuando...Glória que Luz esse menino tem hein! Todos aqui estão certos de gostar dele viu! Pessoas assim que tem essa luz vão muito longe.
Glória sua sabedoria transcende qualquer coisa.

Um beijo e que Deus continue iluminando seu grandiosos passos.

Rita Amorim

Anônimo disse...

Hum, acho que está rolando uma certa manipulação da Globo para que o Raj fique com a Maya. Gente, Tá na cara que há manipulação porque o público pede pela Duda e esta idéia nunca é falada às claras no site da novela. Estou chateada porque a novela pra mim perdeu o encanto. A química entre Raj e Duda é incrível. Vocês me convenceram que existia encantamento entre eles e agora, para onde vai todo aquele amor? E mais, a manipulação é evidente porque até os atores, que antes deram depoimentos para que seus personagens ficassem com seus amores aogra estão mudando o discurso, me refiro à Juliana e ao Rodrigo Lombardi. Até há pouco tempo eles torciam para que Raj ficasse com Duda e Maya com Bahuan. Hoje já estão declarando outra coisa....sinto que está havendo manipulação e os atores estão sendo condicionados a falar o mesmo discurso porque o destino dos personagens já foi traçado, mesmo que o público diga o contrário. Vou deixar de assistir à novela porque me sinto de certa forma enganada. Até agora vcs estavam me convencendo do amor entre dois casais. De repente, muda tudo de maneira um tanto quanto forçada...não sei, estou achando tudo meio falso, sabe. Parece que a Glória quer agradar a Juliana Paes, muito mais do que o enredo da própria história. Tipo, Se a Duda ficar com o Raj, passará a ser a protagonista, no imaginário do público, o que desagradaria muito a Juliana Paes, que é a estrela mor da história. Até entendo este dilema, compreendo o impasse e desconforto, só que a química entre Raj e Duda foi algo super natural que ninguém esperava. Vocês não querem admitir isso!!!! Perdi o "tesão" pela novela, de verdade.

Anônimo disse...

Gloria, a Duda e muito aguada, melenta, azeda, sem química, chata e sem estrela. Cadê o brilho dela?Não tem. Agora MAya,linda, suave,delicada,meiga, uma estrela,um SOl do nordeste. Raj, lindo, um cometa, luz própria. Bahuan, sem caráter, moleque,crápula, bandido, ladrão,vadio, interesseiro, só quer a casta dela. Diga se da certo? .Ah! Faça, ela (Maya) perder este Dalitzinho, esse rabo nojento.

Artesanatos da Lianda disse...

Minha amiga Do.Quantos anos se passaram desde que a "FOME" acabou.
Nosso grupo acabou no Outubro de 1964.
Mas a saudade ficou.
Vc,Lucinha,Regina,Angela,Marcia,
André,Carlão,Joãozinho e quantos mais.Seu primo Cezinha.
Ai Do, vc não sabe como tenho saudade das nossas coisas.Lembra do copo na casa da Regina?
Vc esteve aqui onde moro,na época do touro Bandido, mas não fui falar com vc,pois tive medo de não me reconhecer e ai nem falar comigo.Moro em São José do Rio Preto-SP
Quem sabe um dia nestas voltas que a vida da, nos encontramos novamente.
Um beijo grande, sua eterna amiga
Lianda

Halerrandro ARAÚJO disse...

Olá Glória, meu nome é Halerrandro e tenho acompanhado sua novela para ver o desfecho da personagem de Císsa Guimarães. Isso porque a exatamente 3 anos atrás eu,na época ainda casado, decidi fazer uma inseminação artificial, já que não posso fazer filhos de forma normal pois tenho baixo número de espermatozóides.
O sonho de ser pai falou muito mais alto e topei fazer com alguém que nem conhecia direito (pena que só descobri isso agora). Quando o meu filho completou 4 meses ela saiu de casa e desde então tenho lutado na justiça para conviver mais com o meu filho. Tenho participado de várias manifestações, inclusive o Movimento Pais por Justiça (www.paisporjustica.org.br) que você já deve ter ouvido falar.
E assistindo a personagem percebi algo comum: Nós homens somos sempre usados para a procriação. E não temos direito algum sobre os nossos filhos. Temos sim deveres: o da pensão(se não é preso) e o de ser pai-visita(o que vive ainda no regime semi-aberto). Deveríamos fazer uma campanha para que os homens não mais façam filhos. Pelo menos até mudarem esse conceito de só a mãe ter vez. Até a justiça incentiva essa discriminação. A mulher pode quebrar o acordo judicial por ser mãe e mulher. Já o homem é preso. Aonde está a igualdade tão citada pela nossa lei?
Fico aqui torcendo para que o personagem homem não tenha o mesmo destino que eu. Mas a luta na trama real continua e estamos aguardando a qualquer momento a aprovação do projeto de lei que torna crime A Alienação Parental. E quem sabe assim meu filho possa conhecer o seu próprio pai.
Parabéns pelo trabalho.
E principalmente, por fazer com que os telespectadores reflitam sobre os valores utilizados na construção do indivíduo.

Anônimo disse...

Dany Clemente.

Oi Gloria tdo bem?
espero que sim, nem preciso dizer o quanto te admiro, vc eh uma pessoa muito especial e gosto de acompanhar todos os seus trabalhos e entrevistas, espero que um dia possamos nos conhecer pra dizer pessoalmente o quanto forte e guerreira tu es.
sou atriz e ter pessoas como vc representando nosso trabalho na midia, soh engrandece a nossa arte, que deve sempre ser muito respeitada!
entre no meu blog, adoraria ter seu comentario tambem,danyarteevida.blogspot.com
beijus e fica com Deus sempre!
felicidades querida!

Andréa Raj disse...

Glória Perez:
Meu nome é Andréa Perez, advogada militante numa causa que já foi abordada aqui no seu blog pelo Halerrandro!
Sei que você é uma mulher que busca Justiça sempre, por isso tenho certeza que irá ver com carinho o desfecho certo à personagem da Cissa Guimarães. Glória, fazemos parte de um movimento em favor da igualdade de pais e mães, afinal com tanta desigualdade que vem acontecendo, são as crianças que estão sofrendo, sendo alienadas por aquele genitor que detém a guarda!
Creio que será interessante para sua novela a divulgação desse problema, estamos no aguardo da lei contra a SAP, que punirá severamente o genitor que alienar seu filho em face do outro que não detém a guarda!
Contamos com sua colaboração nessa luta!
Deixo aqui meu email, caso precise de maiores orientações nesse absurdo que vem maltratando nossas crianças e dilacerando famílias!
raj_carioca@hotmail.com
Abraços, Andréa