sábado, 26 de julho de 2008

Masculino/Feminino

Essa imagem do deus Shiva revela uma concepção do hinduísmo bem estranha ao pensamento ocidental: ele é, ao mesmo tempo, masculino e feminino. Como todos os deuses da Índia.

Para o hinduísmo, é da união cósmica entre o princípio masculino e a força sakti (feminino), que nasce tudo o que existe. De modo que nunca se pode dissociar um do outro.

Shiva é uma das manifestações de Brahma, na trindade hinduísta: Brahma cria o universo, como Vishnu o conserva, como Shiva o movimenta e destrói, para que nasça de novo.

Em Shiva, o bem e o mal, a luz e a escuridão, todos os opostos, se encontram e conciliam. Portanto, Sua representação feminina é Parvati (a mãe), que tem em Kali sua face destruidora.

29 comentários:

Unknown disse...

Oi Glória! Realmente a cultura indiana é muito peculiar.
Estou muito feliz de porder postar em seu blog e manter um contato por aqui com vc, que em minha opinião, é uma das melhores autores brasileiras.
Abraçooooooos!

Unknown disse...

Glória, uns dias atrás tentei postar em seu blog mas não estava conseguindo. A respeito do que vc escreveu anteriormente, acho sensacional que seus personagens circulem pela linda Dubai, sem dúvidas será sucesso.
Quanto ao que disse sobre sua equipe de pesquisadoras, quero parabenizá-las, pois sei que uma boa trama precisa de muita pesquisa para informar e passar verdade para o público.
Bjoooos

Unknown disse...

Jay,
Fantastico Gloria,descriçao perfeita, só quem realmente conhece a essencia da cultura hindu.
SABAAASH,voce é uma verdadeira PANDIT. Se seu blog ja é um show imagine na novela.
Abraços Elson
OM TAT SAT

Cassius Martins disse...

É a essência da vida, seres femininos e tb masculinos!
Quando o frash da vida surge, não existe “gênero”, somos todos iguais, só depois vem o sexo, cor e tudo mais!
Entendendo isso, fica mais claro perceber que somos apenas uma raça, a humana, não importa o país, a cultura, a dimensão, somos todos Deuses da nossas vidas.
Mesmo precisando de uma hierarquia divina.
Acreditar que esse mundo é tão pequeno que cabe na palma da mão e que a vida é maior que o universo, é um aprendizado!
O Hinduísmo é uma partícula espetacular da fantástica experiência que é viver.
Num mundo cercado de diferenças e nesse momento estranhíssimo que estamos vivendo.
Vai ser muito bom compartilhar essa cultura escrita por suas mãos.
Uma vez ganhei um tecido muito antigo e lindo que veio da Índia,qunado percebi que nele havia uma história,com começo,meio e sem fim,fiquei hipnotizado,tentando entrar naquele mundo.
Hoje ele virou um quadro e está na minha parede.
A ciranda divina que pintaram,tem o sentido da vida,do ir e ir e ir!!!
Não existe fim!!!

Unknown disse...

Oi Glória, maravilhoso ter a chance de me comunicar contigo, ao menos por aqui! Desde há muito admiro seu trabalho e, amaria vê-lo também no cinema em um grande filme, sob a direção de alguém tão sensível quanto você. Incrível sua capacidade em nos transportar e, nos fazer mergulhar no universo de suas histórias! Mérito de poucos. "Caminho Para as Índias"... Já consigo visualisar a beleza e o estrondoso sucesso que será, porque escrita e desenvolvida por você! Grande beijo!

Anônimo disse...

Oi Glória Perez,eu gosto mt de vc e de suas novelas,espero um dia realizar o meu sonho profissional e participar de uma.
to louca para ver sua nova novela, vc arrassa !!!1 boa sorte pra vc

um bj

Brício Limah disse...

Glória, queria saber sobre a participacao de Marjorie em sua novela...ela realmente vai esta?Se for verdade, tem como falar um pouco sobre o personagem??por favor, se puder divulge no site...

oOutra duvida é sobre a vilã, que vai ser realmente?Malu M. OU Leticia S.???

Bom Trabalho...Bju's!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi Gloria!
Estou mandando esse comentário, por preocupação!Vi algumas noticias no jornal que tem ocorrido alguns atentados na India, porem não sei exatamente aonde é!
Fiquei preocupada pois se a equipe da novela e o elenco for para lá, não é perigoso?
Eu que sou fã de uma atriz que pode ir para lá, estou com medo!
Porfavor, escolha bem o lugar onde vcs irão ficar...Se possivel quado vc puder comente algo sobre isso aqui no blog para acalmar tdos que estão realmente preocupados e os fãs dos atores que vão para lá!
BjO

Anônimo disse...

Oi Glória,
o nome dessa imagem é Ardhanarishwara. ARDHA=metade, NARI=mulher e ISHWARA=Deus É a junção de SHIVA e SHAKTI. É uma forma bem popular na India, pois é muito completa. Sempre o lado esquerdo é feminino e o direito masculino. Existem várias danças indianas que falam sobre essa forma.

Beijos,

Iara Ananda Romano

Rafael Calomeni disse...

Oi gloria Perez, desculpa-me por invadir seu perfil, conheço seu trabalho admiro e respeito muito não só como profissional suas novelas minisséries são de uma riqueza única estou feliz em saber que terei mais uma vez a oportunidade de desfrutar de mais um trabalho de riqueza única, afinal fazer uma novela sobre o povo indiano deve ser um desafio enorme, parabéns por isso, aproveitando essa oportunidade de pedir, pela presença do ator Rafael Calomeni, ele tem apresentado um trabalho bonito no último com o personagem Hercules na novela “Sete Pecados” que foi maravilhoso, tem demonstrado talento em seus personagens, considero ele como um grande profissional que ainda não deram ainda uma grande oportunidade, gostaria muito que ele tivesse essa oportunidade com você, seria interessante velo em um papel em sua novela, que tem sempre história fascinante, intrigante para vermos. Sei como autora a ultima palavra é sua e respeito isso, mas pensa com muito carinho essa possibilidade.
como admiradora montei um blog para o ator Rafael Calomeni blog se quiseres ver é:
http://rafaelcalomeni.blogspot.com/
muito obrigada pelo seu carinho e atenção,beijos Lucy

Beatriz Borges - atriz mirim disse...

Olá Glória, gosto muito das suas novelas e miniséries.

Vc fala sempre sobre temas interessantes e culturas diferentes.

Assistir seus trabalhos, é como viajar pelo mundo, ou estudar História com uma linguagem clara e objetiva onde todos ( independentes de idade, classe social, raça ou religião) entendam com facilidade.

Parabéns, sou sua Fã

Bjinhos

Bia Borges

Anônimo disse...

olá glória estás com deus!

Glória desculpe pedir novamente, mas o sentimento e as palavras que coloquei nas cartas são superiores, escrevi várias delas com muito carinho e admiração pelo seu trabalho, e gostaria muito de te enviar, gostaria que você me informace um endereço para mim poder enviá-las pelo correio ou por alguma outra forma. Ficaria muito feliz se você ás lesse.
Um enorme abraço, paz e bem!

Unknown disse...

Glória,
Sou a Dri aqui de São Paulo, cantora, aconteceu uma surpresa muito bonita quando eu estava
escolhendo o repertório do meu Disco.
Uma Canção,muito especial,fora dos planos,fora de qualquer perfil de estilo Musical.
Ela não tem estilos, (è uma música para ouvir e sonhar)(sentir com a alma e com o coração)elementos espirituais: fala de amor,sentimento Humano, Espiritualidade..
Ouça depois que gravamos achei que casava totalmente com seu tema,neste arranjo, possui sonoridades Indianas.
Você pode escutá-la?
Tem algum e-mail, confiável para eu
enviar?
olha,
o Meu e-mail é: adrianavallejocantora@yahoo.com.br
Meu fone:(11) 8400.9488
Eu enviei um e-mail ao Carlinhos de Jesus, que me viu cantando aqui em Sampa, e Disse ter gostado muito do meu Canto, me passou o contato dele...
SE for uma boa referência...
Não precisa aceitar este comentário..
Ele é só para Você.
Obrigada pela atenção...
Espero que Você retorne!
Pelo menos a curiosidade de ouvir e ter uma Opinião..
bjs
Com carinho,
DRi

Anônimo disse...

Glória, eu te considero uma das melhores autoras do Brasil! Tenho certeza que a sua próxima novela será um sucesso!!!
Abraçossss!!!

Anônimo disse...

Ola Gloria

Parabéns pelo blog esta super legal
Acompanhar as novidades da novela aqui

Vc viu ontem no domingão do Faustão o templos dos ratos Na índia
Eles realmente tem um cultura muito diferente e curiosa
Não vejo a hora de ver sua novela
Bjos e sucesso

Anônimo disse...

Queria Glória,

Queria complementar a sua informação dizendo que "shakti", a energia divina, em sânscrito é escrito "śakti". O acento agudo no "s" dá um som de "sh", sendo assim pronunciado como "shakti".

Espero ter ajudado!

Unknown disse...

Ola! Pelo que vejo sua proxima novela sera sobre a India e entao veja este site sobre o Hindi.Espero que possa acrescentar.

http://www.idiomahindu.com/pthindi/words.asp

De: almirmiscolcz@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Glória,o que acha de sugerir à Globo a criação de um segundo horário para o vale a pena ver de novo à noite? para reprisar novelas que não podem ser exibidas a tarde. De repente na faixa de 23 horas. O Clone e América merecem ser reprisadas.

Pablo

Anônimo disse...

Gloria tudo bom? Sua novela vai ser maqica! Queria te dar uma dica, fui assistir a uma releitura de shakespeare na Gávea e fiquei impressionado com a grandiosidade do espetaculo, vale a pena ir conferir e ver a capacidade de todos atores. Uma dica é o Mauricio Silveira, vale a pena fazer um teste com ele pra essa proxima novela hein?! sucessoooo.. beijos

Anônimo disse...

>> Obrigado Glória! Fazia tempos em que eu tentava entender essa mistura entre feminino e masculino presente nos deuses hindú. Os relatos e escritos religiosos vem às vezes por trás de uma liguagem difícil e até mesmo incompreensível para aqueles que estão de fora da cultura entenderem. Você com sua escrita simples e entendimento do assunto me elucidou um pouco sobre a questão. Não sei se isso é mesmo verdade, mas, mesmo quando vemos as figuras dos Deuses na forma masculina, é possível ver neles certos traços femininos, tanto nas feições quanto nos gestos. Será apenas uma impressão? Se tiver algo sobre o assunto, me responda. Saúde e Paz == c",) andréfelippe ==

Rumo à Índia!!! disse...

Olá Glória! Moro na Índia, próximo à Delhi, desde janeiro e em dezembro estarei do volta à São Paulo. Fiquei feliz em saber pelo blog da Sandra que matarei a saudade dessa 'terrinha' cheia de contrastes e peculiaridades por meio de sua novela. Não sou telespectadora assídua de novelas, mas a última que assiti foi sua (O Clone) só pq me interesso por enredos que abordam culturas diferentes da nossa... é uma 'viagem' e tanto! Ah, eu não poderia imaginar outra heroína (usando a nomenclatura indiana) que não fosse a Julina Paes: ela andaria nas ruas da Índia como nativa... só chamaria atenção do povo pela beleza ;)

Um beijo grande e bom trabalho para todos! Essa trama, sem dúvidas, eu acompanharei ;)

mateus sartori disse...

gloria,

falar sobre o panteao hindu é voltar a uma visao muito anterior a nossa visao romano crista ocidental.
nos leva devolta ao temppo em q o homem nao disociava o reino animal,vegetal,mineral e ... astral(anti-materia, deus,cosmos, ilumiaçao....) o mais fabuloso e q a visao do homem daquele tempo era muito mais ampla tendo toda forma mitica dos deuses O DUPLO.
eles eram bons e maus, construiam e destruiam, acarinhavam e castigavam eram animais e plantas, dia e noite, terra e agua, fogo e ar....maravilhoso, divino.
toda a compreensao do ecossistema.
como qq religiao do antigo oriente medio e mesmo do panteao africano.
toda a mitoologia hindu anterior a invasao dos arianos é maravilhosa e libertadora, voltada para a compreensao profunda da existencia de toda forma de vida.
com o passar dos tempos o homem começou a aproximar cada vez mais a visao divina, antes mais ampla e nao dissociada dos ecossistemas,do proprio homem tornando-a finalmente num homem de carne e osso.
acho muito interessante a visao geral da cronologia das religioes, pegando desde de sua saida da africa ate dar a volta por todo oriente e depois se misturar com o norte, passando pelos gregos,romanos e se desdobrando como a base de tudo oq chamamos de religiao hj.
conviver dentro dessa visao de VIDA mudou completamente minha visao de mundo ,vida, universo...passei a compreender muito melhor.
bomeu sou fascinado por esse assunto.
uma vez tendo experienciado(?) esta cultura entendo o profundo poder da crença sobre o individuo
e como uma filosofia rege um povo, um tempo, uma naçao o mundo, assim como politica, economia, arte, etc.
ate mais,
bjssssssssssss.

Anônimo disse...

A Actriz Vanessa Giácomo podia desempenhar um papel uma indiana muito bem .
Fica a sugestão
xao
Soninha

Unknown disse...

Olá Gloria

Obrigado por nos brindar com mais uma super produção que já é sinonimo de sucesso e tb agradecer por nos presentear com a acreana Brendha,pois a força,o talento, a determinação e o carisma são características muito presentes em nossa Atriz e que a tornam uma pessoa muito querida por todos nós acreanos.
Seu blog está realmente dando a prévia que Glória Perez vem com tudo.

Anônimo disse...

Olá Glória, tudo bem?
Parabéns pelo seu trabalho.

Me chamo Luiz e sou professor de yoga.
A figura em questão (Shiva e Parvati unidos) é chamada de ardhanareshwara e representa o princípio da complementariedade, da harmonia.
Shiva é interpretado de duas maneiras no hinduísmo: sob o aspecto védico e sobre o aspecto tântrico.
Nos vedas ele e visto como uma das "partes" de Brahman.
Brahman é o princípio universal, o Todo, o Absoluto. É o aspecto impessoal de como os hindus vêem Deus.
Ele se divide em três, a saber: Brahma, Vishnu e Shiva.
Brahma é o aspecto criador. Vishnu é o aspecto mantenedor e Shiva o transformador.

No entanto, essa divisão possui aspectos mais profundos ou esotéricos, onde Brahma é a representação da Mente, Vishnu é a representação do princípio vital e Shiva é o princípio da Consciência, ou Fundamento Original do Ser.

Já no Tantra Shiva representa a Consciência Suprema, o Todo, o Absoluto, a Realidade Última.
De certa maneira, Shiva e Brahman representam o mesmo princípio.

Vale lembrar que Brahman e Brahma são princípios diferentes.
Brahma é a Mente no sentido individual. Brahman seria algo como a Mente Cósmica ou Consciência Cósmica. Algo como a soma de toda a individualidade.

Outra coisa importante de se salientar é que o Tantra não faz apologia ao sexo nem é sexo ritualizado.
Infelizmente essa é uma visão deturpada que acabou se difundindo no ocidente.

A associação de Shiva com a renovação/transformação se dá por conta dessa visão de Shiva como sendo a Realidade Última, a Consciência ou Fundamento Original do Ser, como gosto de dizer.

Sendo essa Consciência (o princípio de plenitude, amor e sabedoria vivenciados ao mesmo tempo e de forma pura, profunda)a nossa real natureza, assim que buscamos o auto-conhecimento nos aproximamos da visão de nós mesmos.
Quando isso ocorre, invariavelmente as ilusões de nossa vida começam a ser percebidas, fazendo com que surja em nós o sentimento de desajuste, desordem ou "destruição".
Quando percebo a mim mesmo de forma mais ordenada espiritualmente, todas as ilusões ao meu redor tendem a se conflitarem com a nova ordem interna.
Daí surge a sensação de "destruição", desordem e transformação.

Shiva tem como tradução "O Eterno Benevolente".

Há outros aspectos sobre a trindade hindu que infelizmente não dá pra postar num comentário... Ficaria muito extenso.

De qualquer forma, desejo à você muito sucesso nessa nova empreitada!
Muita Paz e Muita Luz,
Luiz Fernando Mingrone (Enki)
yogaespiritualidade@gmail.com
www.yogashala.org.br

Laiiiiiii disse...

O ator Rafael Calomeni poderia desempenhar um belo personagem indiano, não acha?! Ele demonstra naturalmente um ar de mistério que cairia como uma luva na sua nova novela!
Aliás, adorei o tema, será um grande sucesso como todos os trabalhos que você vem fazendo!
Parabéns!
Beijos!

Unknown disse...

Ola Gloria! Gostaria de saber se ha testes para sua novela, pois adoro seus temas e me encantaria trabalhar contigo, me procure no cadastro da Rede Globo pois fiz uma gravação de casting esta semana "Almir Miscolcz".
Grato fico no aguardo
almirmiscolcz@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia Gloria , primeiramante parabéns pela escolha desse tema para sua proxima novela , sucesso garantido..agora um pedido..voce poderia colocar na novela o ator Fabio Keldani , ele fez recentemente a novela das 6 Eterna Magia, ele daria um otimo indiano, pelos eus traços, sem contar que é um excelente ator . abraços
Marcone
marconeaf@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Glória, essa preciso te contar, conheci um indiano quinta feira no Baixo Gávea, o nome dele é Amirit, inclusive ele vai conhecer o projac esses dias a pedido de um produtor, nossa comunicação foi mega dificil, até porque meu inglês é péssimo, mas por sorte minha ele também falava o espanhol, ele está morando por um tempo aqui porque está trabalhando na Vale, aliás, era uma turma de rapazes estagiários de vários países que estão aqui estagiando lá, ele comentou algo que fiquei surpresa, não sei também se ele não soube se explicar direito, mas ele comentou comigo que a Vaca na Ìndia era como se fosse Maria aqui, ele usou exatamente esse termo, ai eu repeti: Maria, Maria, mãe de Jesus?
Ai ele falou: Sim, pois sem seu leite sagrado para nos alimentar não viveríamos.

Fiquei bobaaa.

Ah, e não vou mais perguntar se vc gostou da rede lilás, porque vc já deve estar saturada...mas já detonei 4 bilhões de caixas de chocolate de ansiedade, huahuahua....

Ah, se vc quiser conversar com ele, ou a Gio, eu peguei o fone dele, ele está morando em um flat em Copacabana, ele é bem legal e super simpático!


BJaoooooooo

Mara