domingo, 13 de julho de 2008

Tempos de Kalyuga

Para o hinduísmo o tempo é cíclico, e o universo está constantemente se destruindo e reconstruindo. Cada uma dessas fases equivale a uma qualidade do deus Brahma: como Brahma ele cria o universo, como Vishnu o preserva, e como Shiva (em sua versão feminina, Kali), o destroi, para que possa ser reconstruído de novo

Na primeira idade (Krta Yuga) predomina a harmonia, a virtude e a perfeição: a ordem moral firma-se durante esse perídodo sobre as quatro pernas, como uma vaca sagrada.

Na Tetrã Yuga, a ordem moral começa a enfraquecer, e está sustentada apenas por três pernas

Na Dvãpara Yuga, a vaca da ordem ética sustenta-se apenas sobre duas pernas: a perfeição da ordem espiritual não rege mais a vida dos homens, predominam as paixões e a avidez pelos bens terrenos

E finalmente, a Kalyuga, a fase que vivemos hoje, que é a idade das trevas, os tempos da destruição. Encontrei aqui, na internet, algumas citações que descrevem esse período:

Matam-se os fetos e os heróis. Os serviçais querem assumir papéis intelectuais, os intelectuais, o dos serviçais. Os ladrões tornam-se reis e os reis, ladrões. As mulheres virtuosas são raras. A promiscuidade propaga-se. A estabilidade e o equilíbrio das castas e das idades da vida desaparecem. A terra não produz quase nada em certos lugares e muito em outros. Os poderosos apropriam-se do bem público e deixam de proteger o povo".

"Ninguém viverá mais a duração normal da vida, que é de cem anos. Os ritos perecerão nas mãos de homens sem virtudes. Pessoas praticando ritos transviados espalhar-se-ão por toda parte. Pessoas não qualificadas estudarão os textos sagrados e tornar-se-ão supostos peritos. Os homens matar-se-ão uns aos outros e matarão também as crianças, as mulheres e as vacas. Os sábios serão condenados à morte".

"Os homens concentrarão os seus interesses na aquisição, mesmo que seja desonesta, da riqueza. A riqueza substituirá vantajosamente a nobreza de origem, a virtude, o mérito".

Quando os ritos ensinados pelos textos tradicionais e as instituições estabelecidas pela lei estiverem prestes a desaparecer e estiver próximo o termo da idade obscura, uma parte do ser divino existente pela sua própria natureza espiritual segundo o caráter de Brahman, que é o princípio e o fim... descerá sobre a terra... Sobre a terra, restabelecerá a justiça: e as mentes dos que estiverem vivos no fim da idade obscura despertarão e adquirirão uma transparência cristalina. Os homens assim transformados sob a influência desta época especial constituirão quase uma semente de seres humanos e darão o nascimento a uma raça que seguirá as leis da idade primordial (krta yuga)".

30 comentários:

Anônimo disse...

Incrivel como vc deve ser uma criatura rica de conhecimento, eu imaginava q se estudasse a cada nova trama, custumes e tal, mas vendo aq o blog, vcs devem viver, respirar, sobre o mundo q vai ser mostrado, muito legal mesmo! E vc é "Deus" no seu trabalho, vc cria o mundo onde "pessoas" vao viver e cria "vidas", BAHUAN, MAYA, RAJ, entre outras, e voce vai decidir a "vida" deles, de tdos, quem vive, qm morre, o bem e o mal. Sabe que eu nunca tinha visto por esse lado?! rss Muita luz pra voces! Sorte nas escolhas dos atores e q seja mais um sucesso, Bjs

casadavelha disse...

noossa, assim eu estou muito ansiosa com essa novela, meu nome é Ariédhine ,eu só encontrei uma uma Ariédhine na net e acho que ela era Tailandesa, meu nome é indu , pela minha mãe quer dizer cordão de prata(cordão de ariédhine)entre o corpo astra eo físico :D , e indigena é o nome de uma sereia,nossa vai ser muiito legal mesmo,adoro suas novelas!,bj.
Muito sucesso.

Anônimo disse...

>> Voltei Glória, como prometido! Um outro motivo para voltar ao seu blog e me ligar cada vez mais em suas palavras: a Índia e o hinduísmo. Faço Comunicação Integrada na PUC Minas e na disciplina de Antropologia Cultural, entrei em contato com a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON) ou como é conhecido popularmente, o movimento Hare Krishna, uma das vertentes do hinduísmo. Foi uma experiência ímpar, tanto que até hoje me sinto muito atraído pelo tema que achei muito rico. Quando soube que você faria a novela então, nossa, parecia que eu estva imerso em uma grande onda de coincidências. Quando elaborava o trabalho que consistia em uma 'observação participante', comum a área, pensava comigo 'será que uma novela já retratou, se não estas pessoas, aquelas que pertencem a esta religião?' e, quase um ano depois, você está fazendo o quê? Uma novela que aborda o tema. Quando li a respeito da sua pesquisa que você tem publicado aqui no blog, em especial este último post, me recordei de muitos temas como o deus destruidor e mantenedor do universo, Sheeva... em algum momento você chegará em Krisnha ou o 'todo atrativo'... vai ser legal. Quando leio o que você escreve é como se eu estivesse vendo tudo aquilo que você descreve bem de pertinho. Estou muito feliz! Você está em um momento que eu adoro, não importa a área de atuação do profissional, a pesquisa! Tomara que dela você possa extrair grandes feitos. Estarei te acompanhando == c",) andré ==

Anônimo disse...

Bem, por tudo que estamos vivendo hoje em dia, parece que já está mais do que na hora de Brahma voltar!

Unknown disse...

oi gloria,
muito bom esse texto que vc publicou, fico feliz em ler
este tipo de material.Como ja lhe confessei minha maior adimiraçao, quanto a India, é pela sua mitologia e filosofia mais ancestral e principalmente anterior a invasao dos arianos.
Já ouviu falar sobre os SADUS, YOGIS E RICHIES? Sao os grandes sabios que normalmente moram reclusos em montanhas ou aldeias e nao se comunicam atravez do verbo.
Efim esse caminho é o verdadeiro Caminho das Indias.
bjsssss.

Anônimo disse...

Oi!
Também seria um bom tema, falar da presença, influência e importância da cultura indiana na sociedade brasileira.
Parece que o grande músico Ravi Shankar quando visitou pela primeira vez os EUA ficou horrorizado, ele disse: "I felt offended and shocked to see India being regarded so superficially and its great culture being exploited. Yoga, Tantra, mantra, kundalini, ganja, hashish, Kama Sutra? They all became part of a cocktail that everyone seemed to be lapping up!"(wikipedia). Choque de culturas! Com tempo ele habituou-se.
Também não nos podemos esquecer das especiarias. Já tão bem enraizadas nas nossas culturas.
Adeus!

Anônimo disse...

Artigo muito bom! A lógica é muito semelhante às As Cinco Eras/Idades da Humanidade segundo o grego Hesíodo! Era de Ouro, Era de Prata, Era de Bronze, Era dos Hérois, Era de Ferro.

Gostaria muito de rever Nando Cunha na sua novela! Acho que foi a maior revelação do ano!

Beijos e bom trabalho!

Ana

Márcio Vito disse...

Hoje Val Perré foi assistir a peça em que estou no sesc Copa. Adivinhe que esperança comum nós temos? ;o) Pois é. Mandei email ao Daniel e dedos cruzados. Não deixo de acompanhar estes pré-capitulos aqui por nada, imagine a novela. Penso que um personagem pudesse atravessar estas fases de maneira pessoal. Começando a novela em Kalyuga e terminando em Krta Yuga. Forte abraço.

Anônimo disse...

Tem alguns atores que não podem faltar nessa trama: Sônia Braga, Du Moscovis, Marco Ricca, Tânia Alves, Joana Fomm, Carlos Alberto Ricceli, Roberto Bonfim, Denise Milfont, Dira Paes, Mauricio Mattar, Drica Morais, Regina Dourado, Vanessa Giácomo, Camila Pitanga, André Gonçalves, Cássia Kiss, Perry Salles, Paulo Gorgulho, Lúcia Veríssimo, Ana Lúcia Torre, Angelo Antonio, Neuza Caribé, Mayara Magri, Patrícia França, Maria Zilda,

Anônimo disse...

Linda sua foto nova....adorei !!!!!!!

Nossa essa novela vai ser de enlouquecer mesmo....eu vou bem fazer teste para ela, quem sabe eu não farei parte desse sonho"!

Que ansiedade!!!!

Beijos!

Anônimo disse...

Com certeza essa historia vai ser mais um sucesso inesquecivel, adoro seu trabalho, para min voce é a rainha das novelas! Beijos!

Anônimo disse...

Querida Gloria Perez,quando penso em você me vem a figura de Janete Clair na cabeça quase que instantaneamente.Janete foi,é e sempre sera a autora mais criativa,original que a teledramaturgia conheceu e tais qualidades que a diferenciou de todos os outros autores de sua epoca eu vejo em você.Ousada,com historias pesquisadas e integrando ao nosso povo tão carente de cuidado culturas diversas.Levando a nos historias de amor inimaginavéis as vezes fugindo da realidade tão dura e cruel.para nos presentear com uma fantasia a muito esquecida por muitos autores.Eles empre dão preferencia ao odio que a o amor e preferem escrever historia em que sentimentos escusos são mais identificavéis.O Clone,América suas tramas mais recentes enfocaram o amor de tal forma,que ele se tornara quase poupavél.Janete fez isso.Ela sabia o que o povo queria.Ela escrevia com um sentimento absurdo,que extrapolava,trasbordava...Agora vem uma nova trama,recheada de historias que resgataram o amor esquecido a muito pelos autores.Sua escrita as vezes interpretadas por muitos como surrealista,para mim nada mais é do que a sua crença prufunda e real de que o amor existe e ainda é a arma imbativel contra qualquer mal.
PS:A unica colaboradora que trabalhou com Janete Clair foi você.Ela sabia a grandeza de quem ela estava escolhendo.Beijos e sucesso.
Quando puder volto aqui...

Anônimo disse...

Oi Glória! Q viagem maravilhosa o seu blog está me proporcionando. Seguinte: gostaria de propor que você coloque na sua nova trama uma personagem que retratasse a vida das hijdras, não seria o máximo mostrar à esse Brasil esses homens que não querem ser mulheres e sim o terceiro sexo? Como você já sabe, sou ator profissional e tenho traços hindus bem fortes, poderia me candidatar à esse papel sem problemas...rsrsrs!!! Fiquei curioso pelo livro de Mona Ahmed e não consigo encontrá-lo aqui em Sampa...como posso conseguí-lo, poderia me orientar? Meu email é xandymeirelles@hotmail.com Continuarei visitando o seu blog, pois está me conectando com coisas maravilhosas...um beijo enorme e muito sucesso!!!

Anônimo disse...

Oi, Glória, tudo bem? Tenho fé q.vc vai ler e respoder-me.
Vendo o seu blog, descobri q.temos duas coisas em comum:
1. minha mãe também nasceu/viveu no mesmo lugar que vc, sendo q. ela somente até os 15 anos, brinco
q ela veio montada em uma tartaruga.
2. tenho em casa um ator talentoso e que precisa de ajuda para realizar seu sonho.
se puder escreva-me, e contarei maiores detalhes. Beijos no coração e que Deus te abençõe muito nesta nova empreitada.
meu e-mail: veralbfeitosa@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Tarcísio Filho também parece mutito!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Gloria, não me identifiquei da última vez, sou Débora! Comentei sobre a esquizofrenia e Humberto Martins...
dessa vez vim falar desse texto, ele é fantástico, vc tirou de onde?
Muito real mesmo, mas parece que ele impera desde antes mesmo da vinda de Jesus..
Um abraço, sorte!

Anônimo disse...

Ah desculpa já sei de onde agora que cliquei em internet! hahaha

Anônimo disse...

Nossa... rodando a internet acabei caindo aqui!
Salve Glória Perez, dona de momentos únicos meus! rsrs
Acho engraçado como as vezes a vida e a ficção se misturam, acredite ou não, tive um relacionamento q trabalhava no consulado da india em BH (resultado? várias revitas de india em minha casa) e sou psicólogo.
Só deixei esse recado deixando um beijo e lhe desejando tudo de bom hj e sempre!
Com carinho
Felipe Silveira
PS: querendo as revistas da India me avise que lhe dou com todo o coração. só mandar um e-mail.
felipeantoniosilveira@gmail.com

Robson Pereira disse...

GLÓRIA

CHAMA A VERA FISCHER E A NARJARA TURETTA (NÃO SEI SE ESTÁ ESCRITO CERTO) PRA "CAMINHO DAS INDIAS"

BJUSSS

Anônimo disse...

Olá Glória!
Gosto muito do seu blog! é muito bacana ler o que vc escreve, nos deixando a parte desse universo tão gostoso e instigante. Foi um prazer muito grande ter te conhecido e sempre maior a medida que visito a sua página!
Beeeijos mil!
Adassa (filha do Seu Emerson..)

Anônimo disse...

Estou muito ansioso pra fazer o teste pra sua Novela...Não esquece de entrar na minha página pessoal: www.matheusbraga.com.br para ver meu curriculum e meus trabalhos...!!! Sucesso pra vc, abr. Matheus Braga!

mateus sartori disse...

vi a carol castro e ela tem o fisic de indiana perfeito!!!!

Anônimo disse...

Você é incrível, mulher!
sucesso em mais uma BOA novela! :)

www.comprosa.blogspot.com

bjos

Anônimo disse...

Você é incrível, mulher!
Sucesso em mais uma BOA novela!

www.comprosa.blogspot.com

Bjos

Iza disse...

Muito bom o post. A cultura oriental repleta de sabedoria.
Obrigada
bjos

Unknown disse...

Pessoal, quem cuidará dos figurinos de Caminhos da Índia ? Quero dicas E FOTOS para preparar minha coleção DE ROUPAS E ACESSORIOS focado na novela !!!!
EDUARDO

Anônimo disse...

TENHO 32 ANOS, E ESTOU ME TRATANDO NO PINEL. ALGUNS MÉDICOS ACREDITAM QUE EU TENHA ESCRISOFENIA, PORÉM AINDA NÃO QUEREM AFIRMAR NADA.ESTOU A MAIS DE 6 MESES DE LICENÇA DO TRABALHO. A ÚNICA DIFERENÇA É QUE TOMO REMÉDIOS CONTROLADOS (RIVOTRIL, RISPERIDON) ATÉ ENTÃO TINHA UMA VIDA NORMAL. PARA OCUPAR MEU TEMPO RESOLVÍ FAZER TEATRO. ONTEM ASSISTÍ A REPORTAGEM NO FANTÁSTICO E GOSTARIA DE SABER SE TENHO COMO AJUDAR SEJA FAZENDO UM TESTE PARA O ELENCO OU DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. NO AGUARDO. LANDER. LANDERLMN@GMAIL.COM - 2552 - 9270.

Unknown disse...

Não vim pela novela, e sim pelo Google, procurando informações sobre o Tempo de Kalyuga.

Interessante essa ciclicidade ao qual nós seres humanos estamos passando. Eu como adepto da filosofia Hindu, Zen Budismo e Taoísmo, acredito que nos tempos de Shiva ainda há muito que sofrer. Shiva deve saciar sua fome e seus desejos, há muito para ser destruído para que a nova aurora de Brahma ressurja.

"Há que os pecados devam ser lavados, Há que toda a misericórdia entre em desespero, pois já passaste o tempo de perdão, agora as trevas o engolem de tal maneira que já não é mais possível voltar pelo caminho que entraste... Há de seguir no escuro afim de encontrar a luz."

Direto do Brasil.
Um abraço.

Ana Serpa Braz disse...

RJ, 28/05/2009 -
É uma honra poder deixar um comentário meu em seu blog.E em especial em uma página sobre hinduísmo. Fiquei completamente encantada com as informações sobre o assunto. E sobretudo sobre seu blog.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e desejar saúde para a Glória Perez que é uma mulher iluminada por Deus, seja qual for o Nome D'Ele e aonde estiver.
Espero de todo o coração que você atravesse esta etapa difícil de sua vida com a força brava característica marcante de sua pessoa, para nós que somos o seu público.
E que continue a entreter-nos sempre tão lindamente as nossas noites. E a fazer tudo o que gosta.
E que você tenha uma vida plena de saúde, paz, amor e esperança.
Que Deus lhe dê Justiça, com sua e nossa ajuda, é claro!
Um grande beijo,
Ana Serpa