domingo, 24 de agosto de 2008

Diwali, o festival das luzes

O Diwali é a maior celebração da Índia, e marca a passagem do ano lunar.

Nessa noite, Laksmi, a deusa da prosperidade, visita as casas, por isso todas devem estar muito limpas e iluminadas, e as pessoas devem vestir suas melhores roupas e enfeitar-se com as joias mais bonitas para recebe-la.

Foi nessa data que o heroi Rama conseguiu resgatar sua amada Sita, que havia sido sequestrada por um demônio. Ele a leva de volta para casa numa noite escura, de lua nova, e é por isso que todos os indianos acendem suas lamparinas e soltam fogos, de modo a iluminar o caminho para Rama e Sita.

O Diwali é a celebração de um tempo de fartura e de renovação. Um dia antes da festa começar, os comerciantes costumam fechar o livro-caixa com um ritual a Laksmi. Nessa ocasião, é trazido diante da deusa o dinheiro lucrado durante o ano, para que ela o multiplique. Ao final do Diwali, nova cerimônia marca a abertura do novo livro-caixa.

Vejam que beleza ficam as cidades indianas durante a festa da luzes:




16 comentários:

Unknown disse...

Tudo muito Lindo..Rico em cores...Bela celebração...Parabéns!!! Abr. Matheus Braga!!!
www.matheusbraga.com.br

Deva Shakti (Dani) disse...

E um dos mais belos festivais na India.
As casas ficam todas iluminadas alem do espetaculos de sorrisos e cores que as pessoas nos recebem em sua casa...Dani-Deva Shakti Japao

Paulinha disse...

Oi Glória, tudo bem?

Sou estudande de Rádio e TV e junto com três amigos estamos produzindo um documentario sobre a ONG Mães da Sé - fundada a partir da novela Explode Coração.

Será que você poderia fazer parte do documentário, afinal vc faz parte da história das Mães da Sé.

Mais, levantou essa bandeira na mídia...

Fico muito grata,

e-mail: paulinha_viana_@hotmail.com

Beijos e obrigada,

Paula

Anônimo disse...

Oi Gloria, o teu blog tá lindo, eu amo as suas novelas!
ah, falando em diwali, eu tenho uma boneca barbie com esse tema! você já viu ela?...é uma barbie colecionável representando uma indiana de diwali,com uma roupa tipica, muito linda, e a partir dela eu fiquei super curiosa pra saber mais sobre essa cultura e me fascinei.
aliás essa barbie diwali é bem parecida com a juliana paes, seria ótimo ver a juliana com uma roupa parecida, ela vai ficar uma princesa!
beijoss glória!!!

Anônimo disse...

Nossa que lindo!!! Adorei!!!
bjs e sorte pra vcs

Unknown disse...

Engraçado como vc é uma autora real e não uma poderosa e distante autora de novelas com megas sucessos no currículo. Acho de uma sensibilidade tão grande sua de ter esse meio de contato com seus fãs, a torna ainda mais verdadeira nos seus sentimentos , na sua vontade de passar a cultura mundial através de suas novelas e vc faz com uma propriedade ímpar , torna acessível, fácil, perto, tocável. Uma vez, a encontrei em um shopping no Rio, passeava com minha família e vc. me olhou e eu disse: mãe olha a Glória Perez, e vc. continuou me olhando como quem quisesse dizer: "Sou eu sim, prazer..." Sabe,a mídia é algo muito fugaz, raso e ameaçador e acho que por isso pessoas com realismo emocional não se deixa levar por tão pouco que aos olhos de muitos é tão grande , mas vc. com sua sabedoria humanitária sabe que o mundo é bem mais que isso.E esse blog é prova disso, parabéns e sucesso em Caminhos da ìndia pois és merecedora.Bjs

Anônimo disse...

Oi!!!
É uma linda história!!!
As festividades da Índia são ricas em significados... e isso me encanta sempre...
Bjs!!!

Unknown disse...

Glória, um grande amigo me informou sobre Caminho das Índias. Parabéns por todas as informacoes já postadas sobre a novela!! Sou compositora paraense e gravei um CD de Mantras centenares em Sânscrito aqui em plena Amazônia (Belém/PA) como projeto paralelo. Segue abaixo o link de nosso videoclip do Mantras no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=lKd_ZZiLV78&feature=related

Caso te interesses, posso enviar o CD Mantras para teu endereco comercial. É só me avisar: ivarotheneves@yahoo.com ou via o site www.ivarothe.com.br.

Cassius Martins disse...

Confesso que só assisti a IVA num show mas esse video no YOUTUBE é emocionante,ela é o máximo!!!!
India na Amazônia,demais!!!

IVAN LIMA - Ator disse...

Maravilha este post, morei na Índia hum ano, e participei da festa...que seu próximo trabalho seja como "Diwali", estamos precisando!!!
Haribol
grande abraço

Indi(a)screet disse...

Deepavali ou Diwali (abreviado) eh realmente uma festa MUITO importante e bonita. Nos acendemos todas as luzes, colocamos pisca-pisca nas janelas e soltamos MUITOS fogos de artificio. A ideia eh iluminar os caminhos e espantar os maus espiritos. As anigas lamparinas chamadas "dyas" sao tradicionais e nao podem faltar, embora tualmente usamos mais velas por ser mais pratico :)
Este ano (2008) Diwali sera no fim de outubro, ja no proximo mes. Espero que meu esposo melhore para podermos comemorar!
Om Shanti

Anônimo disse...

Meu nome é Orlandina Sera que vou ver meu nome em alguma novela sua?!Milhões de Beijos

Unknown disse...

Olá Glória, sou de Manaus-AM e mandei uma matéria para o Indi(a)Gestão e a Sandra publicou no Blog. Gostaria que você desse uma passada lá para vê ou quem sabe comentar algo.

Abraços.

Viva a cultura Indiana.

Parabéns pelo trabalho, sucesso!!


P.S: Aqui está o link da Matéria (Dança Internacional CAXEMIRA)

http://indiagestao.blogspot.com/search/label/Caxemira

Unknown disse...

Perez...me passe seu email direto pra mim te passar algumas coisas q podemos fazer juntas sou promotora de eventos...

Grata]
Lili Bezerra
licyli4@hotmail.com

Unknown disse...

Gloria, preciso falar com vc tenho uma historia q vai ser audiencia 100% tenho certeza.
Grata

Lili Bezerra
lilibezerra3@gmail.com

Anônimo disse...

E o que são os "bolinhos de Shiva'. Fiquei curiosa.