sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Jantar Mantar

Esse impressionante observatório está localizado na parte sul do palácio de Jaipur, a cidade rosa. Foi construído entre 1728 e 1734 pelo imperador Singh. É um conjunto de instrumentos de dimensões monumentais, extraordinários em sua precisão.

Eles podem determinar o movimento e a posição dos planetas, das constelações e das estrelas, prever os eclipses, determinar a data da chegada das monções, a temporada das grandes chuvas, e muito mais. Vejam uma boa descrição que encontrei na internet:

O grande relógio de sol, Samrath Yantra, com quase 30 m de altura, indica a hora local com uma precisão de 2 segundos. Um relógio duplo de sol (Narivalaya Yantra), formado por dois planos circulares em forma de fatias, indica, na parte norte, o tempo local, em Jaipur, entre o dia 22 de março e o dia 22 de setembro; o do sul permite a leitura das horas do semestre de inverno.
Os instrumentos de medição planetária, o Jai Prakash Yantra, em forma semi-esférica encravada na terra, para fins astrológicos, foi projetado pelo próprio marajá. Nos segmentos de mármore encurvados encontram-se encrustradas as linhas azimutais, o meridiano local e o equador celestial. Quatro arames seguram um pequeno anel sobe o centro, de modo que a sua sombra projetada sobre as linhas se movimenta. Um dos instrumentos mais complexos é o Brihat Samrat Zantra, um relógio de sol de dimensões gigantescas, com 44 metros de comprimento e 27 metros de altura.

O conjunto do Jantar Mantar adquire, além do mais, um valor escultórico e de obra arquitetônica sui-generis, sendo cada vez mais considerado em estudos de organização espacial nas suas vinculações com o espaço cósmico.
Uma antiga descrição desse Observatório, transmitido na literatura de viagens de fins do século XIX e início do XX, levada por imigrantes alemães ao Brasil, reconhecia a importância extraordinária de Jantar Mantar:

"Entre as coisas mais maravilhosas que se pode ver no mundo é um grande pátio chamado Observatório, onde um antepassado do atual soberano, que era um apaixonado pela Astronomia, mandou construir uma série de instrumentos singulares, praticamente incompreensíveis para o leigo e destinado à determinação de alturas polares, tempos solares, localizações de estrelas e similares. Mas, ao contrário de um menino brincando que construisse algo semelhante em miniatura, o fêz em dimensões fantasticamente gigantescas e preciosamente em paredes sólidas e de mármore. Ali se vê, por exemplo, uma espécie de relógio solar, cujos ponteiros são constituídos por um triângulo verticular de 27 metros de altura. As sombras do sol caminham durante o dia sobre um semi-arco enorme, singularmente encurvado, de tal tamanho, que superam 3,9 m por hora; o Astrônomo real tinha assim o prazer de vê-lo andar confortavelmente a olhos nús." (Trad. port. de Georg Wegener, "Die rosenrote Stadt". In: Rund um die Erde (...), Berlin: W. Herlet, s/D,511 ss.,515)

24 comentários:

Anônimo disse...

Oi Glória! Você é tudo! Sou o Filipe de Portugal (Porto). Adoro você, suas novelas. Jamais vou esquecer o Clone Amei, amei, amei! Que saudade! Estou ancioso por saber todo o elenco, que a novela comece em Portugal. Você e o Maneco são os meus autores preferidos. Amo vocês! Muito mesmo! Cria um bom núcleo cómico, com Mara Manzan no centro e a adoravel Eliana ( eterna Nazira). Ganhei alguns prémios em revistas Portuguêsas acerca de textos que escrevia sobre a Nazira:). Queria deixar um beijo bem carinhoso e dizer que vu no seu Blog todo o dia. Quando tiver um tempinho mi manda um oi.

meu mail é: fmalves29@hotmail.com

beijos Filipe

Anônimo disse...

Oi Glória...
Cá estou eu outra vez! Que lindo o observatório! A cada tópido aprendo algo novo. É isso aí!
Saúde e sucesso, sempre!
Victor Pires
victorjgpires@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi!!!
Muito interessante esse observatório...
Glória, não sei se o cinema indiano será abordado na novela... mas nesta semana, publiquei no meu blog, algumas fotos de atores do cinema indiano. São atores que fizeram e ainda fazem muito pelo cinema de lá.
Beijos e sucesso aí nas suas pesquisas...

...Eu já disse isso, mas a vinda aqui em seu blog sempre enriquece os meus conhecimentos, ainda mais porque pretendo algum dia conhecer este país de perto...

Descobrindo Blog disse...

Oi Glória!
Vc vai explorar dessa parte mais ciêntífica na novela tb?
Sou a Débora que te pertuba sempre, e a toa..rsrs
agora com blog também, experimentando..
Abraço!

Anônimo disse...

Deixaram passar Luís Melo e Roberto Bonfim! Esses dariam bons indianos!

Marcely disse...

Olá Glória... Olha, tenho que te confessar... Estou empolgadíssima com essa novela q vem por aí... Eu nem sabia mto dela, mas dps q vim dar uma olhadinha no seu blog... MEU DEUS!!! Revivi a época de O CLONE... Tenho histórias pra contar daquela época! Como fazia faculdade de fisioterapia, eu gravava a novela p assistir, dps atendi uma paciente (Salwa) q me ensinou mto com a ajuda da novela... Ela era a segunda esposa, nossa! Mta coisa ela me contava e dps vendo a novela queria saber cada vez mais... Acho q essa n será diferente!!! SORTE e mta LUZ p vc nessa nova fase... Volto mais vezes, tenha certeza disso!!! N vejo a horaaaaaaaa da estréiaaaaa!!! Beijooooooos...

Unknown disse...

Muito bom essa aula que vc está dando sobre essa cultura tão rica, fantástico...Glória, vi as fotos no blog do José de Abreu, sobre as oferendas que são feitas ao Ganesh, vc vai falar mais sobre isso aqui?
Fiquei bem curiosa pra saber como está funcionando.
bjaooooooo

Muita luz!

Mara :)

Anônimo disse...

Oi Glória,
Eu amo a Índia e a sua novela vai ser um sucesso. Coloca a Marjorie Estinano e o Dalton Vigh juntos!. O Dalton brilhou no Clone e merecia ter terminado com a Jade. Aquilo era amor de verdade. Boa sorte e obrigada pela aula de história.

Anônimo disse...

Gloria como fará com elefantes e camelos na novela, falará sobre vacas mas elas no brasil nao sao respeiadas.

Matheus Braga disse...

Lindo Lugar...parabéns pelo sucesso!!! abr. Matheus Braga!!!
www.matheusbraga.com.br

Anônimo disse...

Oi!

As culturas orientais são mesmo muito intessantes! O Jantar Matar, além da beleza estética, é extremamente funcional.

Ana

Anônimo disse...

Ola gloria adoro suas novelas
Você Poderia Convidar a atriz Alessandra Negrini
Para sua novela ela já esta longe da TV á algum tempo
Assim com o ator Eduardo Moscovis e Drica Morais entre outros
De Oportunidades a eles
Bjos e sucesso

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que as gravações começam em outubro. Por favor, convide Ana Lucia Torre, Dalton Vighi, Sônia Braga, Joana Fomm, Denise Milfont, Dira Paes, Mayara Magri,Mauricio Mattar, Drica Moraes, Tarcísio Filho, Marco Ricca, Camila Pitanga, Bruna Lombardi e Carlos Alberto Ricceli para a sua novela.

Unknown disse...

oi tudo bem??? namoro um indiano aqui em curitiba!!!! amo a cultura indiana!!! aqui em curitiba tem uma loja que está disposta a te ajudar na nova novela!!! eles fabricam móveis e roupas em delli!!! se desejar me mande um e-mail q te passo o tel da loja ok???
beijos
namaste

Silvia Cangucu Panchal disse...

Oi Gloria, tudo bem??
Meu nome e Silvia Cangucu Panchal, moro em Dubai e sou casada com o Jay, indiano de Mumbai.
Nos conhecemos em 1999, quando fiz intercambio cultural na India. Gostaria de saber seu email para eu te contar nossa historia.
O Jay ja fez pontas em Bollywood, fala fluente portugues, e ficou 'doido' quando soube que a proxima novela sera sobre a India.
Lindo!!Parabens pelo tema!!
Se entras no orkut, voce pode checar nosso perfil, Silvia Cangucu(com c cedilha) Panchal.
Espero ansiosamente um contato seu.
Obrigada desde ja pela atencao.
Silvia

Anônimo disse...

Ola Gloria Perez. Meu nome eh Juliana Manara, sou Fotografa de SP e estou escrevendo pois fiz toda essa viagem pelo norte da India e tenho um material fotografico muito interessante. Se quiser conhecerdeixarei meu e-mail.
Alguns conhecidos me passaram seu blog e disseram que eu deveria te escrever. Pois aqui estou.
Parabens pelo seu talento

Juli

photos.juli@gmail.com

Unknown disse...

oi gloria,
o observatorio é realmente maravilhoso.os indianos sao muito crentes na astrologia.costuma-se fazer a carta natal de todo indaino e alguns(reis, comerciantes be sucedidos...) fazem a carta natal do(a) futuro pretendente junto ao dia do casamento, enfim eles levam astrologia, quiromancia realmente a serio.alguns dizem que a astrologia e astronomia sao ciencias nascidas na india.sei q os chineses tb sao mestres na arte dos astros.
abçsssss.

Unknown disse...

Pune,
bem foi a segunda cidade,e ultima, q morei na india.

em pune vivi por 8 meses.morei na casa de duas familias indianas, ambas de classe media alta.grande pate dos festivais religosos da india passei em punne dwalli, holly e outros q nao
vou lembrar os nomes.

o melhor em punne foi a mistura com outros intercambistas do mundo todo.
eramos 15 no total mas desses apenas 5 se tornaram realmente bons amigos. nos demos bem por q gostavamos de todo dia sair as ruas , conhecer pessoas, provar suas comidas, ouvir suas historias.
sentar-se ao chao, comer na beira da estrada, ascender incesos, ofertar aos deuses hindus, fumar bidis....enfim gostavamos daquela atmofesta hiper , em vavrios sentidos.

foi partndo de pune q fiz todas as minhas melhores viagens pela india.
conhecemos o sul inteiro em plena epoca das monsoes, viajamos o maravilhoso nordeste indiano passando por todo centro, centro-oeste ate chegar ao colossal himalaia....INESQUECIVEL,INEXPLICAVEL!!!!!!!!
qta saudade...

oq eu acho mais fantastico para um ocidental é chegar a um lugar como a india e nao estranhar ou negar ou subjulgar uma cultura tao diferente. mas sim sentir-se a vontade e compreender tudo aquilo com naturalidade, como se fizesse parte do seu inconciente, uma visao mais larga, abrangente, profunda da vida.conheci la e conheço aqui pessoas q ficam comppletamente perturbadas e revoltadas e amedrontadas com a cultura hindu.
acho q seria o mais sensato, normal,de se achar de la.nossa visao de vida ocidental é tao plastica e septica e EGOista , q o velho mundo parece mesmo assustador como um casarao antigo em ruinas.
o q intui la é q realmente existe uma 3 visao e é peciso estar com esse ponto realmente acordado para poder entender a india. ENTENDER??? nao!!!! muito pelo contrario lá vc tem q presentir, é uma questao muito mais inconciente, q pra nos a olhos comuns pode parecer atrasada , inferior, mas NAO, uma vez subentendida as cortinas da ilusao se abrem e ai entao vc vislumbra
algo muito maior, natural, divino ,animalesco ,humano. se algum dia vc chega a india e consegue compreende-la e aceita-la vc jamais consegue voltar a visao estreita, racionalista e egoista da nossa cultura romanesca.

voltando a pune, tenho q falar das maravilhosas tardes q passei no Koaregon Park, lugar onde esta estabelecido o ashram do cultuado mestre Osho.
conhecer todos aqueles tipos, tao diferentes, de pessoas do mundo todo se encontrando naquele pequeno bairro ao redor de um ashram cercado por jardins maravilhosos e
tao estranhamente silencioso em meio a todo aquele frenesi vaudeville q é a india!!!!
era chocante.
os habitues do Osho Ashram, pareciam personagens saidos dos livros de harry potter, eram meio ciganos e muitos realmente viviam a viajar o globo passando por rotas esotericas e fazendo comercio de artes e joias.
passavamos longas tardes bebendo chas e comendo veg food na famosa germany bakery, trocando figurinhas sobre lugares ,pessoas, ideias, religioes. foi tudo tao rico do ponto de vista humano, intelectual, espiritual, aventureiro, descobridor...olha ate hoje nao reencontrei esse elo q se desfez qdo voltei ao brasil. NAO IMPORTA QTAS ROUPAS DE MARCA VC TENHA, QTOS CARROS, CURSOS CIENTIFICOS ... a riqueza verdade esta dentro do seu poder de compreender e partilhar. em um ano na india trocando impressoes com completos desconhecidos sem intuito nenhum de ganhar nada materialmente , FUI A PESSOA MAIS FELIZ Q CONSEGUI ATE HJ.
devolta ao ocidente guardo as lembranças alentadoras da epoca mais rica da vida ate hj.!!!!acho isso incrivel, em meio a tanta miseria material, tano caos, hiperpopulaçao, eu me senti feliz, humano, amado, comum, mortal na material mas pleno em luz la eu redescobri o tempo, MEU TEMPO.
aqui vim correr atras do meu sonho pensei q depois de todo esse aprendizado o mundo, pra mim, seria melhor, mais afetivo, compreensivo e interessando pois eu ia começar a realizar meus sonhos.
ILUSAO pura ilusao nunca encontrei pessoas com conteudo e caridade semelhante as q vivi la. tudo aqui parece tao raso e banal, pessoas tao superficiais e egocentricas que hoje 10 anos depois ainda procuro sedento por esse elo q de alguma forma parece nao se conectar aqui.
continuarei a escrever,
abçsssssssssssss.

Mauricio disse...

Gloria,
Será otimo se a novela contribuir para maior intercambio entre os dois maiores paises tropicais do mundo. O Brasil tem muito a aprender com a India quanto a sustentabilidade.
Mauricio
www.ecologizar.com.br Autor de Tesouros da India para a civilizaçao sustentável.

Anônimo disse...

Oi Glória, ansiosíssima por mais esta obra, "Caminho das Índias". Conheci teu blog através do blog "Flavia Vivendo em Coma", de Odele Souza. Caso tenha interesse, entre na página da banda "Homem do Brasil", no Orkut (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=128270). Eles vão tocar no restaurante indiano Govinda, dias 16 e 23 de agosto. Acho que tem tudo a ver com seu tema. Ah, eu sou prima do Antonio Calloni. Beijos e sucesso.

Unknown disse...

Boa tarde,

Morei um ano e meio na Índia onde estudei Hindi. Viajei muito pelo país por motivos didáticos e de curiosidade. Mas é por amar tanto a Índia e achar que posso ter alguma estória interessante para contar da minha vivência que deixo aqui o meu contato para se algo for necessário.

pedrosantosgomes@gmail.com

Pedro

Anônimo disse...

Mandir de Lisboa

http://jornalescolar.freehostia.com/2008/lisboa08/index.html

http://cache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//f3/40/5c/1747589_RFRaY.jpeg

'RADHA-KRISHNA' DE TELHEIRAS CRESCE TODOS OS ANOS PARA SER O MAIOR DA EUROPA

O templo Radha-Krishna, em Lisboa, é uma obra em permanente construção desde finais de 1989. O local de culto para a população hindu que vive na capital ocupa onze hectares da Alameda Mahatma Gandhi em Telheiras, e quando ficar concluída, será o maior templo da Europa. Este é, no entanto, um objectivo que ainda não tem uma data, uma vez que a conclusão do complexo religioso depende sobretudo dos fundos angariados entre esta comunidade.
O templo Radha-Krishna é uma obra do arquitecto português Augusto da Silva, inspirada no estilo e na tradição arquitectónica indiana dos templos hindus. A parte reservada ao culto religioso, bem como o salão de festas e a cozinha, foram inaugurados em Novembro 1998, mas desde essa data o complexo foi crescendo cada vez mais. Hoje, além da biblioteca, das salas de jogos ou dos espaços destinados à formação profissional, o complexo conta ainda com uma creche, um centro de idosos ou um restaurante vegetariano. Restam ainda outras ambições como criar um posto médico e um pavilhão desportivo.
A Comunidade Hindu de Portugal conta com cerca de 15 mil membros e é reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Mais de 50% desta comunidade vive sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa e é principalmente oriunda do Estado indiano de Gujarat.

http://lisboakamo.blogspot.com/2007/10/outros-credos-salpicam-lisboa.html

Outros links
http://chindu.brinkster.net/newfolder/links.asp

Indi(a)screet disse...

O Janta Mantar de Jaipur eh o mais preservado de todos e o maior do mundo!
Mas temos o segundo colocado aqui em Nova Delhi.
O imperador amava astronomia e construi 4 Janta Mantares de uma so vez :)
Ja fazia um tempinho que nao vinha aqui no teu blog, mas hj tirei o dia para ler De tudo um pouco ;)
Om Shanti

Anônimo disse...

Olá Gloria!
Construo relógios solares e achei interessante Olá Gloria!
Construo relógios solares e achei interessante você colocar em pauta este assunto na novela. A quantidade de conhecimento que se podem extrair destes instrumentos para interessados em astronomia e ciências é imperdível! E é uma de minhas propostas divulgar o uso e a construção destes equipamentos. www.projetorelogiosolar.com