segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A India e seus deuses: LAKSMI e os comerciantes



Ela é Laksmi, a manifestação divina da beleza, da fartura e da prosperidade.

Claro, é a divindade que protege a casta dos comerciantes. Todos os anos, no Diwali, o festival das luzes, presidido por ela, Laksmi visita as casas de seus devotos, e para que a deusa entre e os abençoe, tudo deve estar imaculadamente limpo.

Também nesse dia são realizados cultos domésticos para que ela abençoe o livro caixa que se fecha e o livro caixa que se abre.

O dia de Laksmi é sexta-feira. Na sexta, portanto, não se deve abrir a carteira: o dinheiro não sai, só entra.

E se um casamento cai na sexta feira, não se entrega a noiva: a moça da casa é a Laksmi da família. Deixa-la ir embora no dia dedicado à deusa não seria nada auspicioso!

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu conheço a lenda de Laksmi é muito bonita, e mais ela representa a riqueza, familia é muito lindo, mudando de assunto Gloria no elenco de sua novela esta o ator Rafael Calomeni? Faz um tempo que não o vejo ele desempenhou muito bem seu último papel como hércules na novela das 19h, seria muito bacana ve-lo otra vez na tv e mais ainda em sua novela,beijos

ANTONIO CAMELO disse...

GLORIA, EMBORA POSTADO COMO ANONIMO, SOU ANTONIO CAMELO QUE POSTOU UM COMENT[ARIO NO DIA 27.
ESTOU ANSIOSO PARA ASSISTIR SUA NOVELA. AMO A INDIA DESDE CRIANCA E FINALMENTE AOS 59 ANOS CONSEGUI REALIZAR O MEU MAIOR SONHO, CONHECER UM POUCO DA INDIA. ESTIVE LA FAZENDO UM CIRCULOANTI HORARIO DE 75 DIAS, INICIANDO E TERMINANDO EM MUMBAI. SE EU TIVESSE O DOM DA ESCRITA CERTAMENTE ACABARIA EM LIVRO, POIS VIVI MUITAS ESPERIENCIAS INESQUECIVEIS.
APROVEITO O MOMENTO PARA REITERAR O MEU PEDIDO PARA QUE BUSQUE NO GOOGLE E NA WIKIPEDIA POR SAROJINI SAHOO, MINHA AMIGA PESSOAL COM QUEM CONVIVI POR 9 DIAS NO ESTADO DE ORISSA, ELA EH UMA PESSOA ESPETACULAR, VOZ EMERGENTE, DESTACANDO-SE COMO ESCRITORA FEMINISTA EM UMA SOCIEDADE MACHISTA E DE MAIS DE UM BILHAO DE SERES HUMANOS. TENTE UM CONTATO, NAO VAI SE ARREPENDER. QUE VENHA LOGO O CAMINHA DAS INDIAS.
UM ABRACO.
ANTONIO CAMELO
aacamelo@trt13.gov.br
aacamelo@trt13.jus.br

Paloma disse...

Glória,
Amei o post! A imagem é linda e a história tb!
Beijos

Marko Ribeiro disse...

sei q será mais um sucesso. na verdade, claro q eu gostaria de estar vivendo um personagem na novela. mas não foi dessa vez, achei seu blog e estou me deliciando com o q vc escreve sobre esse país fantástico e q todos irão conhecer um pouco da cultura, além de fotos, curiosidades, vc posta tb as músicas, q são fantásticas. sucesso p vc....to aqui babando, tanto pela índia, pela cultura, e agora mais do q nunca o meu grau de ser seu grande fã é inabalável!!!!

Anônimo disse...

"Deusa da prosperidade e da beleza,
Deusa transformação e da riqueza, Sri Lakshmi..."

Fiz questão de fazer o Dipavali na minha casa...arrumei um lindo altar..enchi de luzes, frutas e muito brilho...cantei e dancei a noite toda para a Deusa Lakshmi que reside dentro de mim...foi mágico!!!

E sendo Radha, consorte de Krishna uma das manifestações de Lakshimi, amor é o que tbm não falta para ser pedido a esta Deusa que para mim é a personificação da Beleza e do esplendor em todos os níveis!!!

Om Sri Maha Lakshmi!!!

Beijos de Luz..Om Sai Ram!!

Nara.

Pregadores do Evangelho disse...

Todas as pessoas tem um deus indiano dentro de si?