domingo, 21 de dezembro de 2008

no tempo das cavernas!

Olhem o que eu achei, revirando o baú: aqui estou eu colaborando com Janete Clair em EU PROMETO!

A máquina elétrica era uma inovação e tanto. Tinha acabado de sair, e essa aí eu ganhei de presente da mamãe. A grande novidade era que você não precisava mais rasgar a página quando teclasse errado: podia corrigir, rebatendo as letras que eram, então, cobertas por uma tinta branca. Claro que não funcionava para textos grandes, mas era um avanço e tanto!

Janete não aderiu à novidade. Superticiosa, preferiu continuar com sua velha máquina, que travava sempre no meio da página.

Mas foi dali, de uma máquina bem semelhante a essa da foto, que nasceram as melhores e as mais inesquecíveis novelas da TV brasileira!

COMPLEMENTO:

e já que estamos lembrando Janete, aqui, nesse trecho do Globo Reporter, quando de sua morte, ela fala de sua obra, e você pode assistir a abertura de muitos de seus maiores sucessos:

35 comentários:

by Alê disse...

adorei, é sempre bom rever nosso passado e lembrar de pessoas importantes em nossa vida
mil beijos
ale

Anônimo disse...

Foto antiga, hein? É muito bom voltar no tempo e viver momentos nostálgicos...
Feliz 2009, muito sucesso.

luanademedeiros_jus@hotmail.com

Anônimo disse...

oi Gloria, sou a Karina Ferrari sua atriz e aqui em casa meu pai arrumando a bagunça encontrou sua antiga maquina, é menor que a sua e eu to adorando brincar com ela so que machuca os dedos muito, nao sei como vcs aguentavam. bjs

Anônimo disse...

Que ótimo saber disso! Passado lindo.

Anônimo disse...

Glorinha,

Já viu as minhas fotos no flogão? O endereço está no link URL do seu blog.

e-mail/msn:
luanademedeiros_jus@htmail.com

Anônimo disse...

Pois é querida Glória. Depois de Janete, poucos podem ser considerados seus sucessores. Além de vc e de Gilberto Braga que podem ser o descendentes "diretos" de Janete Clair. Cada vez vc escreve melhor, conseguindo se superar a cada história. Que venha CAMINHO DAS ÍNDIAS e nela todo o sucesso que vc merece! Um gde beijo!

Anônimo disse...

Oi Glória, boa tarde!
Em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho e sucesso no "CAMINHO DAS ÍNDIAS"! Tenho certeza que essa novela vai ser "tudo de bom".
Fiquei muito feliz ao saber que o Tony Ramos também vai trabalhar na novela. Ele é especial, é um exemplo pessoal e profissional. Atores como ele, Tarcísio Meira, Glória Menezes e outros fazem parte do melhor que da dramaturgia do Brasil e isso não pode ficar perdido no tempo, tem que ser preservado.
Um país não pode perder suas referências, sua identidade e isso já está acontecendo há algum tempo no Brasil.
Tenho orgulho de ter tido a oportunidade de crescer lendo autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, de ter oonhecido a MPB de Chico e Caetano, ter assistido as novelas de Janete Clair...
Legal você ter trazido essas lembranças que representam um marco da tv brasileira.
Isso é história!
Até hoje ouço músicas daquela época.
A novela dela que mais me marcou foi "PAI HERÓI", foi justamente no ano em que eu perdi o meu avô. Mas não ficou uma lembrança triste, ficou a lembrança de uma época muito feliz da minha vida, que dá saudades.
Adorei!!!
Abraço, feliz natal a você e a todos os frequentadores do blog
Daniela - Ribeirão Preto/SP

Doris Motta, produtora cultural disse...

Que maravilha recordar belos momentos!!!
Momentos inequecíveis da dramaturgia!
É bom voltar ao passado revendo esta pessoa tão especial!
Namastê
Feliz Ano Novo!
Aguardo ansiosa a chegada de 'Caminho das ìndias'...
Doris

catia almeida disse...

Adorei ver essas máquinas de escrever "a lenha"...rsrsrsrs
Isso é a história das novelas brasileiras. Muito bom.
Contagem regressiva para Caminho das Índias.
Boas festas p/ vc Gloria e todos q acompanham o blog.
Bjs, Catia Almeida.

Anônimo disse...

GLORIA ,AMO SEUS COMENTARIOS SUAS PALAVRAS E OPINIOES SUPER INTELIGENTES!! ME TORNEI SUA FÁ!!AMO LÉR SEU BLOG ,ESPERO NUNCA PERDER CONTATO COM VC 1 MULHER TAO ITELIGENTE E ABENCOADA POR DEUS!! PROCURO SEMPRE O MELHOR PARA MINHA VIDA ,SOU 1 MULHER TAMBEM COM MUITA GARRA! TE DEZEJO ,TODA A FELICIDADE DO MUNDO ,QUE 2009 SEJA A O MELHOR ANO DE NOSSAS VIDAS!OBRIGADA PELO CARINHO ,SUA AMIGA HJ E SEMPRE ,PATRICIA ARAUJO!

Unknown disse...

Gloria,
Sou atriz e queria uma oportunidade de um teste para Caminho das ìndias e nada melhor do que a internet esse maravilhoso veículo de comunicação para te pedir isso.
segue meu email
rachelmayyer@yahoo.com.br

Caminho do céu disse...

É muito bom reviver momentos como esse.Relembrar coisas boas. vc não mudou cuase nada continua a mesma glória linda de sempre.

Caminho do céu disse...

Glória percebo, o quanto é maravilhoso ter um trabalho reconhecido pelo público.Estou torcendo para que, seu novo progeto seja um sucessso,ha uma sujestão, inclua a Grazi Massa Ferra em um proximo trabalho seu,pq a união de uma das autoras e atrizes mais admiradas por mim será um maravilha.
isac Mota

Odele Souza disse...

Também trabalhei em uma máquina de escrever igual a que está na foto com você.Era o máximo. E a máquina de Janete! Que reliquia!.

Incrivel este vídeo. Tantos atores que já partiram...

Um abraço.

Anônimo disse...

Oi,Glória
É bom saber que temos algo em comum, um blog. Receba meu abraço e cumprimentos pelo teu magnífico trabalho que acompanho de longa data.
Desejo te convidar para que conheças OS OLHARES DA MINHA ALMA. Obrigada. Te espero. Feliz 2009! Miriam
ps: adicionei um link para teu blog no meu.

Unknown disse...

Oi Glória,
Parabéns pelo seu blog.
Nós do CANCIONEIROS DO IPUB, desde o show no Canecão, onde fomos agraciados com a sua presença e a do Bruno, estamos ansiosos pelo início da novela.
A Beth Sena e os Cancioneiros do IPUB não vêem a hora de estarmos juntos novamente.
Aproveito a oportunidade para nos colocar à disposição e contribuir com a novela.
Nossos contatos são:
www.cancioneirosipub.mus.br
vandretalita@uol.com.br

Abraços,
Vandré Vidal (coordenador do grupo)

Anônimo disse...

Oi querida !Que linda vc sempre compartilhando tudo com a gente !um feliz natal minha querida e tudo de mais lindo em 2009 !Sucesso pra novela que ja amamos !!!!!!!bjocas Fabiane e Marcio

Sayonara Salvioli disse...

Glória,
Adorei o post! Também me lembro com certa nostalgia das máquinas Remington e Olivetti, com as quais registrei minhas primeiras idéias!... Realmente, todas as inovações que surgiam já representavam consideráveis avanços. E se analisarmos bem veremos que nem tão distante no tempo assim se encontram as nossas antigas ferramentas de trabalho... Lembro-me que, no final dos anos 80, também ganhei uma elétrica (maravilhosa para a época! tsc tsc), pequena, compacta, o "must" na ocasião.. he, he...
Gostei muito da homenagem que fez para Janete Clair. Bem imagino a alegria e o orgulho que ela teria em assistir a seus grandes sucessos! Uma mestra aplaudindo outro espetacular talento!...

Desejo também referir-me a outra vertente de seu admirável perfil: o fato de você sempre levantar bandeiras pelo social. Além de representar grandes e importantes lutas no Brasil, como cidadã e profissional formadora de opinião,
você é muito participativa e acompanha, com veemência, os fatos que abalam os brasileiros. Recentemente, por exemplo, você colocou aqui, com destaque, as terríveis conseqüências das enchentes em Santa Catarina e campanhas referentes. Agora, venho pedir-lhe que, se possível, ajude a divulgar o que vem ocorrendo em Santo Antônio de Pádua (Noroeste do Estado do Rio) e imediações, após a tragédia ambiental de uma enchente sem precedentes em sua história. Infelizmente, a imprensa não vem divulgando devidamente, o que impede uma campanha mais efetiva em prol dos atingidos.
Embora eu já não resida na cidade e não tenha assistido ao ocorrido, estou profundamente abalada. O fato atingiu-me fortemente, em virtude de meus sentimentos pela terra e pelo seu povo.
Segundo habitantes da cidade,
a situação lá está caótica e há milhares de pessoas que perderam sua casa e todos os seus pertences. 0 desastre ambiental vai muito além das fotos de que dispomos. Falo a respeito no meu blog: http://www.sayonarasalvioli.blogspot.com/
E gostaria de pedir a você que, se possível, divulgasse aqui em seu blog os endereços dos postos de doações, a fim de beneficiarmos as camadas mais carentes da população.
Caso possa ler o meu texto, com detalhes, ficarei muito agradecida e, naturalmente, honrada. De qualquer modo, transcrevo aqui o pedido de
ajuda:

Colabore com os atingidos pelas enchentes; doe roupas, alimentos ou quaisquer pertences que possam trazer benefícios aos que estão precisando de ajuda.
Pontos de recebimento de donativos para Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Região Norte / Noroeste Fluminense:
No Rio de Janeiro:
Grupo Bandeirantes de Televisão
Rua Álvaro Ramos, 350 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Em Niterói:
Paróquia de São Judas Tadeu
Av. Ari Parreiras, s/n - Icaraí

Sei, naturalmente, da correria desse período, mas a invasão das águas se deu exatamente há alguns (poucos) dias, e as necessidades do povo são mesmo emergenciais.
Desde já, lhe agradeço imensamente. Também lhe desejo um Natal de paz e confraternização, na antecipação de mais um ano de estrondoso sucesso na telinha!

Com um abraço de sua admiradora,
Sayonara.

Anônimo disse...

Gloria, que Deus continue te dando forcas.
E que ilumine ainda mais sua longa jornada. Que o seu sorriso continue nos enchendo de emocao.E que sua mente e o toque dos seus dedos continue fazendo essa nacao rir e chorar.
Um FELIZ NATAL!!!
Um brasileiro que te admira.

Anônimo disse...

Gloria, que seu Natal seja abençoado junto aos amigos e familiares. Que o sucesso e saúde venham a mil!!!
Beijos do coração ...
Eliana e-mail:mariaortizdamiao@superig.com.br

Cacá SANKARI disse...

Querida Glória, envio link sobre o Centro Cultural Janete Clair que fica em Conquista, cidade Natal da autora. Estamos em campanha pela ativação do Centro.
Maiores informações na comunidade VOZ DO CERRADO no orkut.
link:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=41850508&tid=5267742264318468994&start=1

Abraços. Carlos / Sankari

Anônimo disse...

Não é só o museu q vive de passado. Muito obrigada por nos proporcionar belas lembranças. Uma das novelas q marcaram minha vida foi "EU PROMETO"! Parabéns Glória por todos seus trabalhos maravilhosos na tv brasileira. Bjs!

Anônimo disse...

Quer saber de uma coisa? Eu bem que tenho muitas saudades da minha velha máquina Remington. Saudade do barulho, de ter que colocar o papel e até das travadas que ela também dava. rsrsrs. Beijos.

Anônimo disse...

oi gloria é a primeira vez que vejo seu blog e confesso que agora encontrei algo que vai me fazer gostar de internet.mesmo porque tenho pouco conhecimento sobre a mesma.vc pode até ñ acreditar que aqui no interior de mato grosso a evolução chega muito devagar.conheço e admiro seu trabalho na tv.e tambem vejo em vc uma grande mulher que apesar de ter passado pela pior dor que um ser humano pode passar ! vc continua forte e guerreira e isso se deve a mulher de fé que vc é.nunca me esqueci da dor que vc passou foi perder sua filhinha ..a
nossa tão amada Dane.na época minha filha tinha 05 anos e eu me colocava em seu lugar...e me perguntava...por que? hoje ela tem 21 anos e as vezes a acho parecida com a Dane... sorriso cativante.. que parece estar sempre de bem com a vida. sempre tive vontade de te dizer estas palavras simples mas de coração, mas nunca imaginei que fosse possivel. e hoje é possivel.costumo dizer que o mundo evolui e diminue a distancia entre as pessoas.E é uma pena que existam pessoas com tanta maldade ocupando um lugar neste mundo tão bonito...um abraço bem gostoso para vc e muita sorte e sucesso nesta nova novela que assistirei com muito prazer..ah! suas novelas me levam a lugares que jamais poderia conhecer! e te agradeço tambem por por esta oportunidade.beijos no seu coração...

Fabiola disse...

Nossa esta máquina perto do computador! vixe!

EU SOU ASIM PQ VIVO A MINHA MANEIRA disse...

oi gloria adorei esta reportagem
sebre fui fa´de novelas assisto tds e gostava muito de janete
assisti todas dela e as suas tamben um beijo no seu coração

Unknown disse...

Oi Glórinha, tudo bem? por falar em coisa antiga, me chegou às mãos o convite para o teu Baile de Debutantes, fiquei de tirar uma cópia para o Altino, mas prefiro mandá-lo para ti. Feliz 2009. Beijos Edson

Anônimo disse...

Gloria fiquei muito feliz de ver essa foto tão antiga e me emocionei quando soube que voce abordaria o tema da esquizofrenia,ja que eu sofri dessa patologia.Nomeu caso era esquizofrenia paranóide,mais o pior não é só a doença em si,mas também o preconceito.Os apelidos pejorativos,as pessoas acham que preconceito na maioria dos casos é racial.Mas existe muito preconceito por causa dessa patologia,embora eu já a dez anos não do crise,por que sigo o tratamento fielmente,mas até hoje sofro preconceito ao ponto de trancar a faculdade do curso de quimica que amo por causa dessa doença.Quebre esse tabú e explique que isso tem tratamento e não é demonio como muitos pensam.Um beijo alanwesley_gordo@hotmail.com

Unknown disse...

OI GLÓRIA TUDO BEM ?
ACHEI MUITO INTERESSANTE VOCÊ COLOCAR ESSA HOMENAGEM A GRANDE AUTORA JANETE CLAIR, POIS COMO ELA HÁ POUCOS, E UMA COISA QUE EU ACHEI MUITO INTERESSANTE QUE ELA DISSE QUE NÃO EXISTE UMA FACULDADE PARA ENSINAR NINGUÉM A ESCREVER E TER DO PÚBLICO UM SENTIMENTO DESEJADO, É COISA QUE JÁ NASCE COM AGENTE, DIGO ISSO, PORQUE TAMBÉM ESCREVO LIVROS INFANTIS, PEÇAS DE TEATROS, MÚSICAS PARA CANTORES, E MUITAS VEZES QUANDO ESTOU ESCREVENDO SOBRE CERTO PERSONAGEM PARO, SINTO NA ALMA O QUE ELE ESTÁ SENTINDO NAQUELE MOMENTO E MUITAS VEZES CHORO, ENFIM... VIVO O PERSONAGEM, SEM ISSO ACREDITO QUE JAMAIS TOCARIA O CORAÇÃO DE NINGUÉM QUE O LER, E ISSO EM LUGAR NENHUM SE ENSINA, É UMA COISA QUE SÓ QUEM ESCREVE PODE SENTIR E PASSAR PARA AS OUTRAS PESSOAS, SE NÃO CONSEGUIR NÃO HÁ VERDADE, E NADA DO QUE NÃO SEJA VERDADE TOCA O CORAÇÃO E O SENTIMENTO DE ALGUÉM. JÁ TENHO 2 LIVROS EDITADOS, E ESSE ANO VOU LANÇAR O MEU 3º LIVRO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO TE ENVIAR O ÚLTIMO LIVRO EDITADO ?
MUITO BOA A ATITUDE DA JANETE CLAIR COM VOCÊ LHE DANDO CHANCE DE SER SUA COLABORADORA, COM ISSO ELA MOSTROU HUMILDADE, O QUE AS VEZES AS PESSOAS PRECISAM É SIMPLESMENTE DE UMA CHANCE, POIS EXITEM PESSOAS TALENTOSAS NA ARTE E EM GERAL, GOSTO DO JEITO QUE VOCÊ ESCREVE SUAS NOVELAS USANDO TEMAS ATUAIS E POLÊMICOS, POIS CRIA NA SOCIEDADE IDÉIAS E FAZEM ELAS REPENSAREM EM MUITAS COISAS.
GOSTARIA DE SABER DE COMO EU POSSO ENCAMINHAR ALGUNS DE MEUS TRABALHOS PARA COMPARTILHAR COM VOCÊ ?

UM ABRAÇO.


ATENCIOSAMENTE,

ELIZABETE MOREIRA DA CAMARA LOMELINO
betem.c@hotmail.com

QUERO Q ME AJUDE A SER UMA AUTORA DE VERDADE disse...

Gloria Perez eu tenho um sonho de ver na minha frente pois pretendo daqui 2 anos fazer faculdade, para ser uma aurota porriso queria muito também te dar os parabéns por todas suas novelas e te dizer que me apaixonei pela sua novela O Clone é por isso que te escrevo porque a senhora tem cido minha maior inspiração de lição de vida ,a qual devo seguir eu te admiro muito e que Deus te ilumine sempre em seu trabalho é que eu consiga te ver um dia pois pra mim seria um sonho realizado adoraria de conferir seu trabalho e que a senhora me ajuda-se para esse sonho de autora se tornar realidade.Essa sua foto ficou bonita diferente de agora mas ta muito legal.BEIJOS E ME AJUDE SE PUDER E OBRIGADA PELA ATENÇÃO.MEU NOME É CLEIDE DE LIMA PEREIRA E TE ADMIRO MUITO SE PODER ME RESPONDER ADORARIA meu orkut é cleide_princesinha@hotmail.com

Unknown disse...

Olá!!!
Tudo jóia contigo querida?
Não sei se o email que te mandei foi enviado com sucesso mas vou te mandar novamente.
Ve se voce gosta da minha idéia(não publica)
meu email:mariogrizzo@yahoo.com.br
Eu tenho um programa de tv(Programa do Mario www.programadomario.com.br) e atualmente estou parado com ele.
Acho legal a gente fazer umas entrevistas pro programa onde bato um papo contigo sobre seu blog,sobre a novela e na novela mostramos os personagens em seus domiçilios assistindo na telinha o programa.
Podemos fazer isso em varios capitulos,onde entrevisto pessoas que voce mençiona no seu blog(assuntos da novela) e mostramos na novela pros personagens(domiçilios)
Ve se voce gostou da ideia.
Bjos!!

Unknown disse...

Amada !!! Muitas felicidades prá ti neste e em todos os outros dia da sua vida sempre muito iluminada. Grande beijo no seu coração Parabéns!!

Eliane disse...

Passei para um giro rápido e aqui estou, vasculhando seu baú. Que saudade da Janete Clair! Como suas belas estórias encantaram tantas gerações. Sou noveleira assumida, do tempo que a maioria das pessoas se envergonhavam de sê-lo. Quando criança, costumava acompanhar junto com minha vó Anita pela Rádio Nacional, legal não?
A missão agora é sua, continue nos encantando voce também.
Um grande abraço.
Eliane

Sara disse...

A história da Janete realmente é emocionante! E eu sou fã dela, apesar de só ter assistido uma novela sua que foi Pecado Capital. Espero um dia emocionar as pessoas como ela emocionou, embora eu não tenha pretensão de ser novelista, mas também sou autora, romancista.

JEAN CARLOS disse...

GLORIA, porque voce, como discipula de Janete Clair, nao faz um remake de Selva de Pedra? Eu amei essa novela e adoraria rever essa história, principalmente escrita por mãos maestras como a tua. Beijos.