domingo, 18 de janeiro de 2009

da Série Entrevistas - para Laura Mattos (da Folha)

Taí, uma boa maneira de responder por atacado às curiosidades mais comuns sobre Caminho das Indias é publicar as entrevistas na íntegra, quando elas são feitas por e-mail.


Claro que, por uma questão de ética, só depois de publicada a matéria. Como nem todo mundo que vem por aqui tem acesso a todos os jornais, resolvi fazer essa série -publicar os e-mails: é mais original e, naturalmente, eles sempre contém mais informações.


Vamos inaugurar com as respostas à Laura Mattos, da Folha de São Paulo


1) Qual é a sua relação com a produção de filmes indianos? Viu algo que te inspirou, acompanhou a produção de Bollywood? Pretende fazer alguma parceria com eles, colocar atores de lá na novela? Haverá algo da temática ou da estética de Bollywood em sua trama?

assisti muitos filmes, os de Bollywood, mais comerciais, e os de arte também. Os filmes são importantes para se observar costumes, tradiçoes, rituais, gestuais, comportamentos, enfim, cada um deles possibilita um mergulho em um aspecto diferente da cultura indiana

2) Certamente enfrentará críticas semelhantes às de "O Clone" e "América", como, por exemplo, a "ponte-aérea Marrocos-Rio", com personagens indo e voltando em pouco tempo, e o o fato de americanos falarem português em Miami. "Caminho das Índias" será feita da mesma forma? Você não se preocupa com esse tipo de cobrança? Como será a questão da língua? Vai incorporar termos como o famoso "inshalá"? Está havendo um trabalho em relação ao sotaque dos personagens?

isso nao é crítica, é tolice. É o mesmo que nao gostar de Ben-Hur porque falava ingles e nao latim, que abominar Gandhi, por nao ter sido filmado em hindi. que ridicularizar o cinema porque, em todos os filmes, o taxi está sempre na porta quando alguém precisa, ou apedrejar A Favorita porque de dupla sertaneja a presidiária, Flora desembarcou com a maior desenvoltura na presidência de uma grande empresa. Ah, eu nao gasto ouvido escutando tolice.

-a introdução desses termos funciona como um tempero para dar o sabor da cultura.

-as personagens nao tem sotaque. Mas há um trabalho de prosódia, para que pronunciem corretamente o que deve ser dito em hindi ou em sânscrito.

De todo modo, nas cenas de rituais religiosos, que são realizados em sânscrito, contamos com a contribuição do casal Jayanthy. Sao físicos nucleares da
Universidade de Campinas. O Sr Jayanthy tem, inclusive, artigos publicados na revista Nature. Mas ele é um brâmane, e como brâmane nao pode se furtar ao dever de realizar rituais. Temos também dona Malika, uma senhora indiana que acompanha o dia a dia das gravaçoes no estúdio.

3) Sua vilã será uma psicopata. Poderia descrevê-la mais detalhadamente? Flora, a vilã "desbocada" de "A Favorita", é considerada o maior trunfo da novela. João Emanuel Carneiro já chegou a dizer que ela é psicopata. Agora que está envolvida em pesquisas sobre o tema, diria que ela é mesmo psicopata? Flora tem algo a ver com a vilã que será interpretada por Letícia Sabatella?

a vilã da Sabatella não tem a ver com a Flora: nao vai assassinar ninguém. A idéia, ao longo da novela, é mostrar como funciona a mente de um psicopata. Senti necessidade de introduzir essa personagem em razão da campanha, que dessa vez é pelos usuários da saúde mental. Toda vez que um psicopata comete uma atrocidade, é posto no mesmo rol que os loucos. Isso reforça o estigma e alimenta o preconceito contra eles. Loucura e psicopatia são condições completamente inversas: loucura é doença. Tratável.Psicopatia é estrutura de personalidade, e nao tem tratamento nem perspectiva disso, pelo menos por enquanto. A loucura implica num excesso de sentimento, já a psicopatia é a ausência deles. O psicopata é pura razão.

4) Como pretende levar o merchandising social em torno da esquizofrenia? Por que optou por esse tema? Debaterá a questão dos manicômios no Brasil?

É uma homenagem a Nise da Silveira. Quando faço uma campanha, a primeira providência é conversar com o grupo que será retratado, e ouvir deles próprios como enxergam a sua condição e o que querem que as outras pessoas saibam deles. Visitei muitos manicômios, e em todos ouvi a mesma coisa: o que eles querem é ser inseridos na sociedade, reconhecidos como cidadãos, ter acesso ao mercado de trabalho. Vou mostrar a doença, é claro, nos seus aspectos dolorosos. Mas vou mostrar também que ela é controlável e que nao mata o talento de ninguém. Aliás, uma das bandas musicais formadas por eles - a HARMONIA ENLOUQUECE-, participa da trilha musical da novela.

5) De que maneira falará do ensino público? Sua crítica irá se concentrar em alguma esfera do poder, municipal, estadual ou federal? Que tipo de problemas quer apontar?

a princípio minha idéia era propor a discussão em torno da falta de limites que se observa na juventude de hoje. A personagem (Duda Nagle), aprontava todas, na rua e na escola. Tinha conversado com muitos professores, alguns que até abandonaram a profissao, depois de experiências traumáticas. Escrevi um post no meu blog falando disso, e comecei a receber muitas mensagens de mães de alunos, protestando e denunciando abusos cometidos contra seus filhos. Hoje aquele post se transformou numa verdadeira arena, onde professores e pais de alunos falam da situação, cada um de seu ponto de vista. Diante disso, tenho de incorporar também a queixa dessas maes. Penso que o ideal é que a novela mostre esse impasse e levante a discussao. Mas nao será, efetivamente, uma campanha, até porque nao me preparei o suficiente para faze-la.

6) Como desenvolverá a história da personagem que cria um avatar do homem por quem é apaixonada para se relacionar com ele virtualmente e o que quer discutir com essa trama? Acha esse tipo de atividade saudável? Essa trama poderá dar espaço a alguma interatividade com o telespectador?

eu heim! essa trama nao é minha não!!!! onde você ouviu isso????

7) Em seu blog, faz tudo sozinha ou tem colaborador? Para você, o que essa atividade traz, que objetivos tem? De que modo pode alimentar um autor durante a criação de uma novela?

-no meu blog faço tudo sozinha. Inclusive o visual. Transformei minhas duas colunas em três, acrescento as novidades que gosto, enfeito, modifico de vez em quando. Sou antiga na rede, do tempo da BBS, imagine! Explode Coraçao já foi uma novela interativa, onde mostrei o amor vivido através do computador e as possibilidades de espionagem dos hackers, sempre em contato direto (via computador) com o pessoal que tinha ou estava vivendo essas experiências.

-O blog é mais uma maneira de se comunicar com o mundo. Através dele troco ideias e faço amizade com pessoas de vários países. Isso é o que me atrai na internet, ela nao conhece barreiras. É uma a maneira de realizar fantasias ancestrais da humanidade: através dela você pode voar livremente, estar em todos os lugares do mundo ao mesmo tempo.

-o que alimenta um autor de novelas é a própria vida. O blog te mantem em contato com a multidao, traz a energia da multidao, mesmo quando você tem de ficar na clausura que exige a escrita de uma novela.

Aguinaldo Silva, à época de "Duas Caras", usou o blog para criticar jornalistas e até mandar recados à Globo. Seu blog pode ter função semelhante enquanto "Caminho das Índias" for ao ar?

Nao é o perfil do meu blog. Mas é claro que vou falar da novela, afinal é praticamente só o que estarei vivendo: a novela!

8) Superou a questão do "não beijo gay" de "América"? Conseguiu reparar as diversidades com a cúpula da Globo em razão daquele episódio? "Caminho das Índias" voltará à questão da homossexualidade? Tentaria novamente levar ao ar um beijo gay?

Nao tive o menor problema com o corte do beijo gay. Em todas as televisoes do mundo, os dirigentes decidem todos os dias o que deve ou nao deve ir ao ar. Fiz a minha parte: ousei. O diretor e os atores fizeram a sua: gravaram. E os dirigentes também fizeram a deles, que é decidir em função do que avaliam que seu publico gostaria ou nao gostaria de assistir.

Beijo gay? já fiz. Nao foi ao ar, mas já fiz. página virada, nao gosto de me repetir. Quero ousadias novas: agora vou fazer o "quase beijo". Nos filmes indianos nao se vê o beijo na boca, é um "quase beijo", muito erótico, muito sensual, muito mais instigante para quem assiste. Entao eu quis incorporar esse elemento à novela, e ficou combinado que no Brasil teremos os beijos tradicionais das novelas, e na India, o "quase beijo".



107 comentários:

Deva Shakti (Dani) disse...

Parabens Gloria
Gostei das respostas,namaska...Deva

Anônimo disse...

Maravilha de idéia. Ótima entrevista.

Anônimo disse...

Amei a entrevista. Já ficou aquele desejo de quero mais. Ainda bem que amanhã já começa a novela!

Gloria gostei de seu esclarecimento sobre o beijo gay. É um pena o que aconteceu, mas bola pra frente.

Num país onde um simples beijo entre pessoas do mesmo sexo numa novela é proibido, precisa-se de mais que um beijo para resolver todo esse "problema" que é o preconceito contra aos homossexuais: é preciso que se concerte, primeiro, o coração e a razão de cada um de nós.

Anônimo disse...

Muito bom, Gloria! Você vai arrebentar mais uma vez.
Parabéns,
Rubens

Anônimo disse...

Isso ai.. Parabéns... Boas respotas... Ressalto que saber que você mesmo fica ligadinha no seu blog nos alegra, pois é o meu ritual diário... O que será que a Glória escreveu hj? kkk... E outra, é uma forma de nós acreanos, ficar ainda mais pertinhos de vc...

Beijos, Que lhe abençoe poderosamente.

jackson alves disse...

oi sem sombra de dúvida esta novela vai ser um estouro...
suas respostas, são tão brilhantes, adoro pessoas ousadas neste sentido de por lenha na fogueira quando se é para discutir assuntos como poeiras k todos kerem jogar debaixo do tapete
tem k dar este alerta mesmo:
A ADOLESCÊNCIA(rebeldia), SAÚDE MENTAL, e a EDUCAÇÃO(caotica como está) e muitos figem não existir...
amiga ouse, ouse...sempre

Anônimo disse...

Gloria, excelente entrevista! a reportagem que a jornalista fez com esse material está muito aquém.
Abraço e muito sucesso!
Antonio Marcio - SP

Gui Ribeiro disse...

Boa tarde!

Eu gostei do "quase beijo" traz um elemento de suspense sensual, pois sei que as pessoas vão ficar ansiosas para ver o momento definitivo do beijo, mesmo tendo visto muito, mas é isso é que vai provocar um sentimento novo no telespectador. me deixou mais ansioso por ver o resultado...

Abraço^^

Anônimo disse...

adorei a entrevista! Glória, chega de marcos né?!??!?! rsrsrsrsrs
abra portas para outros diretores trabalharem com voce de novo, como o dennis carvalho e o wolf. nossa pra mim a melhor novela sua foi Explode coração, dennis escalou um elenco maravilhoso, e a direção dele é ótima né!

Abraço

Anônimo disse...

Gostei muito da entrevista.Glória tenho lido cada coisa nos jornais,revistas, internet e afins.As pessoas começam a fazer críticas do que ainda nem foi ao ar,não esperam o contexto saem falando besteiras sem eira nem beira. Aff!

Anônimo disse...

Adorei sua entrevista! estou anciosa para ver a novela amanha.té mais

Carla valente MG

Odele Souza disse...

Li a entrevista da Folha e foi bacana você tê-la reproduzido aqui, tal qual feita por e-mail. Muito boas as suas respostas.

Que bom poder, com o próprio trabalho, mostrar problemáticas sociais, levantar questionamentos, induzir a reflexões. Isto você faz muito bem com suas novelas. E não será diferente nesta.

Que Caminhos da Indias seja um sucesso. Será.

Beijos.

Anônimo disse...

GLORINHA PRECISO FALAR CONTIGO IMPORTANTE!!! Olá Glorinha! Meu nome é Daniel Marques,gravei uma participação em Caminho das Índias,interpretei o estagiário da clinica do Stenio,gravei com ele e com a Eva Todor,foi muito boa a cena,o Marcos foi quem dirigiu,ele gostou muito de mim,Glorinha sou seu fã adoro seus textos e gostaria muito que você continuasse com esse estagiário,pois depende de você escrever para ele pra que eu possa continuar.
O Stenio também gostou muito de mim,tenho uma boa formação de teatro e tv,recentemente participei da serie Alice da hbo,vivendo Willian um estagiário também! gostaria que você me desce esse presente de continuar fazendo esse estagiário,gravei o capitulo 6,acho que vai ao ar no sábado né? Gostaria que você olhasse essa possibilidade com carinho,eu estou pesquisando por conta própria tudo sobre a psiquiatria,tenho lido arquivos na internet e ate visitei semana passada uma clinica,tudo para entender melhor sobre o assunto,e se for chamado novamente poder fazer um trabalho mais realista. Minha mãe é enfermeira e me passou noções de aplicar injeções e algumas coisas básicas sobre os pacientes,gostaria de estar nas gravações mesmo quando não tiver falas,sei também que um pouco mais pra frente o personagem do Bruno vai para clinica. Conversando com o Stenio no camarim ele ate supos que derrepente eu poderia ser amigo do personagem do Bruno,por sormos jovens da mesma idade,sem dizer do personagem do Sidney Santiago que também é jovem,também sei que no núcleo da clinica tem a Totia e a Aninha Lima,gostaria de fazer parte da clinica aproveitando que já estou lá como um estagiário. Na cena o Stenio foi muito generoso comigo,ele ate colocou nome no estagiário, me chamou de Marcelo em cena!
Gloria sei que você não conhece meu trabalho como ator,mais sei que estou preparado para fazer um trabalho com seriedade,profissionalismo e muito amor,estou pronto para vestir a sua camisa e fazer uma trabalho com excelência, preciso muito muito mesmo continuar fazendo este trabalho,são por motivos pessoais que vou lhe contar em outra ocasião,mas realmente preciso muito desse trabalho,por isso peço essa oportunidade,oportunidade de crescer e construir um futuro para mim e minha família! algumas pessoas na rede globo gostam e acreditam no meu trabalho,preciso muito dessa oportunidade Gloria! quero só poder continuar fazendo esse estagiário mesmo não tendo grandes cenas,mas para mim é um aprendizado muito grande estar ao lado do Stenio e de toda equipe,por favor me conceda esse privilegio.
Gostaria muito de conhece la pessoalmente,quero deixar claro que estou a sua inteira disposição,mora aqui pertinho de você,aqui em copa! Derre pente você pode marcar um entrevista,uma conversa informal e a gente pode se conhecer.
Estou mandando algumas fotos da gravação peço que você veja! Copie o link e você vera as fotos.
Peço que você responda para que eu saiba a sua opinião,é muito importante para mim Gloria! Vou aguardar seu contato,peço gentilmente que você me mande um email para falar oque você achou das fotos e do meu pedido.
Eu tinha um Tio que era como um pai para mim,ele morreu a algum tempo,vitima da aids, ele sempre me dizia! (SONHE! PORQUE QUEM NÃO SONHA NÃO SE MANTEM VIVO! ) Gloria estou vivendo isso intensamente desde quando gravei,me ajude a continuar vivendo isso! Com amor e ajudando o nosso próximo e oque nos faz crescer!

Quem tirou essas fotos foi a Giovanna Manfredi,ela me mandou por email,ela é uma fofa! Copie o link e cole no navegador para você ver as fotos.

http://4.bp.blogspot.com/_jeIe-lNy03Y/SXOl4AXiksI/AAAAAAAAAuQ/hLmSRLR4fcc/s1600-h/Caminho+das+Indias+Clinica+stenio+garcia,eva+todor+,daniel+marques+1.bmp

http://2.bp.blogspot.com/_jeIe-lNy03Y/SXOmEXCv1TI/AAAAAAAAAuY/Xu6Y_whrgVk/s1600-h/Caminho+das+Indias+Clinica+stenio+garcia,eva+todor+,daniel+marques.bmp

http://4.bp.blogspot.com/_jeIe-lNy03Y/SXOllp5U3eI/AAAAAAAAAuI/pSEMRRAWMdo/s1600-h/Caminho+das+Indias+Clinica+stenio+garcia,eva+todor+,daniel+marques+2.bmp

http://4.bp.blogspot.com/_jeIe-lNy03Y/SXOllp5U3eI/AAAAAAAAAuI/pSEMRRAWMdo/s1600-h/Caminho+das+Indias+Clinica+stenio+garcia,eva+todor+,daniel+marques+2.bmp

http://4.bp.blogspot.com/_jeIe-lNy03Y/SXOk7cPVPYI/AAAAAAAAAtw/quSDXTLxTco/s1600-h/Caminho+das+Indias+Clinica+stenio+garcia,eva+todor+,daniel+marques+3.bmp

PEÇO QUE NÃO PUBLIQUE ESSA MENSSAGEM POIS MEUS CONTATOS ESTÃO AI! BJS

Fone 91426696
danielmarques25@hotmail.com
danielmarquesator@gmail.com

http://www.danielmarquesator.blogspot.com

Daniel Marques

A Luz Eterea disse...

Glória, com muito carinho venho ao seu blog,estou assistindo o mais você, adorando tever lá..
Você é fonte de luz e inspiração para inumeras pesoas eu sou um super fans seu.
Adorei seu blog. Se quiser, posso te ajduar a dexar seu lo todo personalizado, sequsier ofarei de coração, pois amo escrever e vc é minha musa.

Para´béns entre ganhos e perdas os Deuses sempre estão ao seu lado.
Jonatan Fortunato.

Marcia Mello disse...

Olá..amo este mundo desconhecido, seus deuses, suas historias... parabéns! agora eu gostaria muito q tratassen sobre autismo tb e seu tratamento historias de pessoas bem sucedidas mesmo com autismo, tenho um filho de 3 anos q com 1 ano e meio foi diagnosticado como autista, sofremos algumas discriminaçoes e olha q ele é uma criança! T tenho um filho mais velho q sofreu com violencia pisicologica com uma professora na escola q o colocou em outra unidade e o tratou como marginal ...

Leci Brandão disse...

Minha querida Glória Perez, muito me gratifica poder ter a oportunidade de assistir mais um trabalho seu, principalmente pela consciência política que proporciona às pessoas.
Acabei de assistir sua entrevista no programa da Ana Maria Braga e não pude deixar de mandar essa mensagem a você.
Dentre os temas abordados o que chamou nossa atenção, foi o fato de trazer à tona o desrespeito aos professores, assuto que, infelizmente, ainda vemos nas principais manchetes. em 1995, fizemos a música Anjos da Guarda, que enfatizajustamente esse problema, acredito que você não teve a oportunidade de ouvir, pois na época a música não foi divulgado como a gente queria.
Desejo a você muita sorte, paz e saúde nesse novo trabalho.
Que DEUS te ilumine sempre.
Um grande beijo
Leci Brandão

leci.brandao@hotmail.com

Unknown disse...

Oi, Glória!
Gostaria de parabenizá-la pela organização deste trabalho tão rico que possibilita-nos conhecer um pouco mais da cultura indiana. Sei que é muito diversificada, e estou ansiosa pra saber como vocês retratarão os aspectos que melhor caracterizam este povo.
Sou brasileira, e me casei com um indiano a 1 ano e 11 meses. No nosso casamento fizemos um cerimônia indiana, e tivemos dificuldade em reduzir uma cerimônia de casamento, que lá dura alguns dias, para poucas horas.
O terno indiano , o sari e todos os acessórios foram escolhidos cuidadosamente pela família dele, na Índia, e são lindos. É impressionante a riqueza dos bordados a mão!
Enfim, é um povo de princípios muito nobres , e que tem muito a nos ensinar.
Aguardo o início da trama para que possa conhecer um pouco mais deste mundo de costumes e valores tão distintos dos nossos.
Atenciosamente.

Roberta

Anônimo disse...

Oi Glória!
Prazer.
Meu nome é Maria Carolina.
Acabei de voltar de Bali, onde morei 8 meses com um mestre aprendendo um dos estilos da Dança de Bali, a cultura e língua. Sou atriz, escritora e produtora em SP, mas, atualmente, estou dirigindo um monólogo no RJ. Se você tiver interesse em entrar em contato para uma troca de idéias sobre a cultura Oriental, a religião Hindu, as experiências que tive, terei o maior prazer em poder contribuir!

Meu email: carolinagonzalez06@gmail.com
Blog: www.blog-carolinagonzalez.blogspot.com

Paz e luz!
Namastê!

Anônimo disse...

Glória,

Assistindo sua entrevista a Ana Maria Braga, achei que deveria fazer contato com você para mostrar um ponto de vista que defendo a muitos anos sobre EDUCAÇÃO. Você não necessita de conhecer ponto de vista de ninguém, não depende de nenhuma informação, sua capacidade de criação não tem limites, mas esse meu ponto de vista, eu o julgo muito importante na transformação da Educação nesse país. Não sou da área de educação, apenas tenho um blog onde escrevo sobre minhas idéias sobre a vida à minha volta, e tenho consciência de que essas idéias não passam de idéias, a verdade pode estar muito distante delas, mas acredito nelas, e como acredito em você, gostaria que você conhecesse meu texto sobre Educação, não é técnico, mas fala de um ponto que considero sim, fundamental a qualquer mudança no processo educacional.

No meu blog - VIRANDO LATA BLOG - meus textos são numerados, para facilidade de referência, e esse texto sobre Educação é o de
número 112 - O ESTUDANTE À BEIRA DO ABISMO .Para acessar meu blog clique no link abaixo:

http://virandolata.blogspot.com

Nõ tenho nenhuma intenção de que esse meu comentário seja publicado em seu blog, mas deixo isso ao seu critério, nem pretendo com esse comentário divulgar meu blog, meu único objetivo é alertar para esse que considero o maior problema da Educação em nosso país, se não mudamos isso, estaremos sempre no mesmo caminho.

Não tome essa minha ousadia em escrever a você, como algo pretensioso, mas se você conhece meu texto e se sensibiliza com ele, valeu a ousadia!

Grande abraço pra você, não vou desejar sucesso a sua novela, já é sucesso, vou desejar somente que ela modifique a dureza de sentimentos do homem de nossa época, que você com sua sensibilidade e excesso desses sentimentos, já faz muito e a muito tempo.

Ivan Siqueira

Anônimo disse...

Vi entrevista Ana M.Braga, gostaria de sugerir que nas escolas os professores e diretores ficassem mais junto dos alunos na hora do recreio, elas ficam numa sala fechada e os alunos quase se matando no pátio,acontecem coisas orríveis.Este mês fui encaminhar minha aposentadoria, tenho 30 anos trabalhados e 56 anos, só que tenho somente 18anos e 4 meses de Estado, foi indeferido, devo voltar a trabalhar mais um ano e 8 meses. É uma injustiça esta lei do funcionário de escola.Porque fazem uma lei desta aqui no Rio Grande do Sul.Pelo SUS em 15 minutos está feito a aposentadoria, isto é discriminação, para conseguir um pouquinho de aumento, somente nós fazendo greve geral e olha lá, nem sempre se consegue. Imagina, tenho 40 horas semanais e vou me aposentar ganhando 700,00, isso depois de cumprir os 20 anos de trabalho público, pois o restante meu era de funcionária de loja.Minha amiga fez 30 anos de trabalho e tem 55 anos, vai ter que trabalhar mais 5 anos até completar os 20 anos. Ela vai se aposentar com 60 anos, por causa desta li idiota.Por favor, coloque isto na tua NOVELA.MUITO OBRIGADA.
Teresinha.

Anônimo disse...

Vi entrevista Ana M.Braga, gostaria de sugerir que nas escolas os professores e diretores ficassem mais junto dos alunos na hora do recreio, elas ficam numa sala fechada e os alunos quase se matando no pátio,acontecem coisas orríveis.Este mês fui encaminhar minha aposentadoria, tenho 30 anos trabalhados e 56 anos, só que tenho somente 18anos e 4 meses de Estado, foi indeferido, devo voltar a trabalhar mais um ano e 8 meses. É uma injustiça esta lei do funcionário de escola.Porque fazem uma lei desta aqui no Rio Grande do Sul.Pelo SUS em 15 minutos está feito a aposentadoria, isto é discriminação, para conseguir um pouquinho de aumento, somente nós fazendo greve geral e olha lá, nem sempre se consegue. Imagina, tenho 40 horas semanais e vou me aposentar ganhando 700,00, isso depois de cumprir os 20 anos de trabalho público, pois o restante meu era de funcionária de loja.Minha amiga fez 30 anos de trabalho e tem 55 anos, vai ter que trabalhar mais 5 anos até completar os 20 anos. Ela vai se aposentar com 60 anos, por causa desta li idiota.Por favor, coloque isto na tua NOVELA.MUITO OBRIGADA.
Teresinha.

Anônimo disse...

Achei interessante a forma que falaste que irá abordar a questão sobre os usuários da Saúde Mental. Ainda existe muito preconceito em relação a esses sujeitos, eu enquanto psicóloga que trabalho diretamente com eles, gostaria muito de ver a sociedade aprendendo a conviver com o diferente, pois cada um pode fazer o seu pouquinho para possibilitar a produção de subjetividade. Muito sucesso!

Anônimo disse...

oi Glória , primeiramente gostaria de dizer q amo suas novela, vc é muitoooooooooooooooooo feraaaaa!
e o pouco que temos visto sobre caminho das indias está hiper atrativo!!!
Só mais uma coisa, gostaria de poder ver a atriz Magali Biff em uns dos seus trabalhos , ela é perfeita, vi um espetáculo com ela esse final de semana q me fez imaginá-la fazendo um trabalho seu!

Uma autora perfeita com uma atriz perfeita!


beijos espero q minha sugestão sobre "Magali" seja pensada com muito carinho!!!

Aura Sacra Fames disse...

Não costumo assistir novelas, por razões que você já deve conhecer, mas esta em especial está me cativando, pelo tem central: a cultura indiana, que tanto admiro, e que possui grandes expoentes, dentre ele o maior, sem sombra de dúvidas Mohandas K. Gandhi. Ele também lutou contra a divisão social em castas, lutou a favor dos intocáveis.

Abraços e Sucesso
aurasacrafames.blogspot.com

Fabíola Fachetti disse...

Amo seu trabalho e te admiro muito como mulher. Sou sua fã!!!
Hoje, assistindo ao Mais você, vi vc comentando que irá abordar na novela temas como a educaçãono Brasil. Gostaria de enviar uma idéia: Sou pedagoga do Programa de Medidas Socio educativas - liberdade assistida, que atende adolescentes em Conflito com a Lei e minha maior tortura é conseguir escolas para reincerir esstes adolescentes (que ainda são chamados de menores. A escola não os aceita, os professores não estão preparados para recebê-los e a sociedade discrimina. O que fazer??? Precisamos terpoliticas publicas voltadas para esses adolescentes, estar capacitando a escola, os professores e os profissionais para estarmos incluindo os jovens enão excluindo-os mais uma vez da sociedade.... Abraços e sucesso na novela que hoje eu não perco por nada. bjs

Guilherme Gomes Ferreira disse...

Glória, bom dia,
Vi o endereço do seu blog em sua entrevista ao programa "Mais Você", hoje, pela manhã, e é a primeira vez que acesso: gostei muito. Achei maravilhosa a idéia de interação com o público desta maneira.

Aproveito pra dizer-lhe que sou super seu fã, que adoro suas novelas e os temas que trazes à tona. Achei interessantíssima a questão da saúde mental, posto que faço faculdade de Serviço Social e um dos campos que pretendo atuar, depois de formado, é justamente esse: com a saúde mental. Gosto muito desse assunto, de estudá-lo, e a questão da psicopatia muito me instiga.

Beijo!

Unknown disse...

Vi sua entrevista na Ana Maria,nossa a India deve ser maravilhosa.....As fotos do blog estão lindas.
Parabens....queria muito ter a oportunidade de ver a gravação da novela,quem sabe né Gloria.
Abraço

Luciana Representa disse...

Parabéns pela iniciativa,hoje o Brasil precisa de pessoas que opinem equestionem a respeito da educação, e o respeito que se deve ter com os professores e alunos, o respeito tem que vir d ambas as partes.

um grande beijo
Luciana

Anônimo disse...

Gostei de saber que um dos temas da nova novela é a inclusão dos portadores de doenças mentais. Sugiro uma visita a Barbacena. Aqui, apesar da fama antiga de "cidade dos loucos" o programa de desospitalização está avançado e muito se tem batalhado para acabar com o estigma e com o preconceito.Algumas iniciativas nesse sentido:a criação do Festival da Loucura e a abertura do carnaval, na quinta feira, com o bloco "Tirando a Máscara" que leva para as ruas os portadores de sofrimento mental, junto com todos os seus cuidadores: enfermeiras médicos e o pessoal das casa de convivência. Saem todos fantasiados e é lindo ver a alegria desse bloco abrindo o carnaval. Quem sabe dá para inserir alguma cena na novela? Vale a pena conhecer nossas histórias.

Sérgio disse...

Oi Glória! Sou fã de suas novelas e gosto muito quando você aborda as temáticas culturais. Gostaria, humildemente, de sugerir uma temática dessas para o seu próximo trabalho. Você já ouviu falar dos Agudás, os brasileiros da África? São descendentes de ex-escravos e ex-traficantes de escravos que nos fins do século XIX se estabeleceram em algumas cidades do litoral da África Ocidental e que transplantaram um pouco da cultura brasileira pra essa região. Um dos personagens mais interessante desse período foi o traficante de escravos Félix de Souza, que recebeu título de vice-rei no antigo reino de Daomé e deixou uma importante família de descendentes que consideram-se brasileiros, apesar de terem nascidos na África. Acho que essa temática daria uma história interessante, até por que é pouco conhecida. Como dizia aquela música do Gonzaguinha, o Brasil não conhece a África.
Abraços

Unknown disse...

Oi Glória,

Meu nome é Tãnia Shirley sou Pedagoga Comunitária e assisti seu bate papo com a Ana Maria a respeito da dinâmica da escola nos ultimos tempos, vc comentou q vários professores e pais fizerão comentários a respéito do assunto então humildimente gostaria de fazer um convite para que conheça a Pedagogia Comunitária desenvolvida na região onde atuo, para resumir nos Pedagogos Comunitárias buscamos tornar a escola um centro de referencia para comunidade de entorno e mediante a esse trabalho estamos conseguindo diminuir a violencia, aumentar a participação desses pais e tb diminuir o indice de retenção e evasão.Acho que apesar de ser um projeto piloto está ajudando muito nossos educadores a reverter esse lamentavel quadro. Acreditamos q a escola é uma continuação da família mas os papeis são diferentes se completando entre si.Achei muito legal esse tema ser abordado em rede nacional por vc é uma escritora que considero humana e envolvida em causas sociais como eu por isso venho agradecer sua iniciativa, colocando-me à disposição caso acha interesse em conhecer mais detalhes do nosso projeto. Não posso deixar de parabeniza-la pelo seu trabalho que com certeza será mais um sucesso. Bjs carinhosos Tânia

Caroline Teymeny e Hélida Crosara disse...

Gloria, bom dia!
Assisti o programa hoje cedo(MAIS VC) e adorei as sua entrevista.
Achei muito interessante as suas ponderações e principalmente as questões sociais que serão abordadas na novela.
Com relação aos professores e alunos, bem, já fui perseguida na escola 02x ora pelos colegas, e ora pela professora e isso acarretou uma aprovação.
O meu irmão que é deficiente auditivo passou pelo mesmo problema, onde uma professora de matemática chegou a xingá-lo e não percebeu que estavamos perto dele e presenciamos, e na epoca eu era assessora de um juiz da vara da infancia e juventude, e propus uma ação contra a professora e um TAC contra a escola.
Atualmente sou advogada e presencio vários casos, como é o caso em uma cidade proxima a minha, onde uma professora doi racista com um aluno negro e ela e a escola foram obrigadas a se retratarem perante o aluno e a indenizá-lo.
Bem, tem um caso mais grave de tripla perseguição, é o caso de um cliente meu, ele foi perseguido por alguns colegas, pela diretora da época que eram freiras, onde obrigaram as professoras a cometerem algumas atitudes perseguidoras, que acabou a desencadear a esquisofrenia em uma criança que na epoca tinha 10 anos, mas tudo iniciou com uma depressão, controlada com medicamentos e acompanhado com psicologas e etc.
Essa escola está sendo vistoriada pelo MP, e ele tem acompanhado o caso dele de frente, e imputou um TAC também, mas, a criança não está mais estudando.
Caso queira saber detalhes dessa história posso te passar.

Acho que tenho pegado varios casos desse tipo, talvez, por eu ter passado por problemas semelhantes.

O meu email é helida_crosara@yahoo.com.br

Luana Braga disse...

Gloria,

Ser sua fã é mais do que admirar seu trabalho... é admirar a mulher que você é!
Recentemente até escreví sobre seu trabalho, e o de muitos outros, em um post que fiz no meu blog!
Falava sobre a escassez de conteúdo das novelas que vão ao ar, em defesa daquelas que causam comoção geral, ajudando muitas pessoas por esse Brasil a fora. Não tãosomente novelas, mas tudo que atinge a grande massa, que muitas vezes mal sabe que existem outras opções de entretenimento. Sobre a falta de compromisso dos que podem contribuir para uma sociedade melhor e se omitem!

Sempre vejo suas novelas. Ela são densas, e trazem a tona assustos que merecem e precisam sr discutidos. Nessas ocasiões, a sociedade pára! Todos os meios se voltam para a discussão! Isso é mais que um trabalho bem feito... é uma prestação de serviço a sociedade!

Meus parabéns! Excelente trabalho, sempre!
Estou na torcida... aguardando uma visita no meu blog!

Super beijo de uma fã que aprende a escrever vendo tudo que você escreve!

Bons dias,
Luana Mendes.

Anônimo disse...

Ola Gloria

Sou mais uma das milhares apaixonadas por seu trabalho. Fico aguardando curiosa para saber quais os temas que vc abordará pois sei com certeza que modificarão a nossa sociedade. Bem, vc esta abordadno a doença mental a qual trabalho já alguns anos ( sou psicologa), e gostaria de dar minha contribuiçao, ajuda, sugestão...qualquer coisa. Fiz um blog para auxiliar pessoas com problemas emocionais etcc...neste blog eu falo de auto estima e ensino as pessoas a fazerem crochet como terapia e tmb como complemento a renda familiar....bem..as visitas superaram e tenho um contador que aumenta deseperadamente tamanho a necessidade das pessoas em amparo, carinho, amor, como tmb como recursos para aumento de sua renda. Ensino muitas coisas em crochet e muitas pessoas estão sobrevivendo com esta ajuda. Quem sabe ainda pode-se colocar este assunto na novela...ARTESANATO como auxilio psicologio e aumento de renda familiar...Tenho visitas de varias partes do mundo as rspondo a todas ...Desculpa a carta enorme, e te convido a me visitar ( crochetdaheloisa.blogspot.com)que vc vai comprovar o grande numero de vista haja visto que meu blog iniciou em julho de 2008. Bjs e Felicidades nesta nova caminhada e obrigda por tratar de um tema tão maravilhoso.
Felicidades Heloisa Reis
Manaus Amazonas
heloisaxaud@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Glória, gostaria de parabeniza-la por mais um trabalho de conciência envolvendo a população a temas tão descriminados pela sociedade no geral. Gostaria também de poder fazer parte deste trabalho e se for possível estarei a disposição, se quiseres podes utilizar minha imagem de brasileiro mais com traços indianos, quem sabe poderei ser a grande descoberta neste seu novo trabalho.
Um abraço
Albérico Monte - J.Pessoa - PB

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que sua novela(diga-se de passagem, espero ser tão boa quanto as outras) irá abordar a problemática da Educação em nosso pais. Por favor, aborde, da forma negativa que deve ter, a questão da aprovação automática, e promova uma reflexão sobre a triste realidade das salas de aulas.

crochetdaheloisa.blogspot disse...

Oi Gloria
Fiz uma postagem anterior I acho que ficou como anonimo) falando do meu trabalho como psicologa criando um blog para que as pessoas aprendessem uma arte como fonte de renda e tmb como arteterapia para aliviar o stress, angustia, tristezas e depressoes. Como nao consegui fazer a postagem diretamente do meu blog, eu estou refazendo para que fique mais facil vc vizualizar \ entrar no meu blog para conferir o que falei. Bjs e Felicidades Heloisa Reis

Anônimo disse...

Olá Gloria, meu nome é Rudyard e ontem ouvi um comentário sobre a sua nova novela e fiquei feliz. Hoje entrei para procurar coisas na internet e vi que tem um dos atores que irá interpretar um jogador de Cricket. Fiquei contente, sou jogador de cricket aqui no Brasil(brasilia) e luto muito pela divulgação e crescimento do esporte para que este seja popularizado.Sou um dos poucos brasileiros que joga, mas ja sou apaixonado pelo esporte e acho que o Brasil tem grande capacidade de se tornar uma potência nesse esporte. Acredito que com essa nova série irá nos ajudar muito. Parabéns por trazer uma nova cultura para o povo brasileiro, tenho muitos amigos indianos aqui e sua cultura e muito vasta. Se precisar de alguma coisa relacionada ao esporte me disponho. Obrigado pela atenção
Rudyard
rudyardh@hotmail.com

Love me 2Times disse...

oi Gloria


vc nem imagina a minha alegria, ao ver vc no Mais Você, agora posso viajar pelo seu Blog, na certeza de que é seu mesmo.

estou muito ansiosa para conferir a novela Caminho das Índias, cuja cultura é uma das minhas paixões.


adorei tudo aquí no seu blog, até o lado triste dos 16 anos sem Dany, e deixo o meu carinho pra vc.


sou sua fã de muitos anos e adoro suas obras tão realistas e bem pesquisadas, abordando assuntos e problemas sociais que muitos fazem questão de não mostrar.

um super abraço e muito sucesso nessa nova obra, que eu já estou apaixonada, apenas vendo as prévias.


um grande abraço
Edna

Love me 2Times disse...

ahh e por falar no "quase beijo" amei a cena da Maya "quase beijando" o Bahuan, muito sensual e com certeza a novela nos surprenederá muito, eu confio na sua capacidade de comunicação e boa qualidade do seu trabalho


desde já Parabéns por ter escolhido a Índia!!!




bjokas e sucesso

Edna

Unknown disse...

Olá mais uma vez Gloria!
Assisti voce hoje junto com a Ana, no programa Mais Voce. Cheguei a entrar um pouco atrasada no meu trabalho porque quis ver a entrevista até o final. Como sempre foi maravilhosa.
Parabéns!
Tábata Polo Picolo
tabatapicolo@hotmail.com

- disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
welton silva disse...

GLORIA ESTOU MUITO ANCIOSO PRA VÊ A SUA NOVA NOVELA QUE CONCERTEZA VAI TER MUITA AUDIÊNCIA NO BRASIL COM FÉ EM DEUS.
EU AMO SUAS NOVELAS,SOU SEU FÃ DE CARTEIRINHA.
NÃO PERCO NENHUMA NOVELA SUA.
VOCE É A MELHOR AUTORA DO BRASIL.

Anônimo disse...

Então esquece tudo e me chama pra dançar...

Jalul disse...

Querida Glória,

Seu trabalho será um sucesso. A depender da minha audiência, será.
Grande abraço.

Flávio Correia disse...

Parabéns, Glória por suas novelas. Além das campanhas que suas novelas têm, suas novelas são uma viagem que fazendo no horário nobre!

Um beijo,
Flávio Correia

Emanuelle Andrade disse...

Pela entrevista!!!!! Com toda certeza, mais uma vez vai um grande sucesso esta novela!!! Como todas as outras de sua autoria!! O Brasil deveria agradecer por mais esta linda obra, que trará grandes mudanças sociais!! E ainda complementar na divulgação e sanar algumas curiosidades de uma cultura milenar. Amo a Índia!! Confesso que não acompanho muito novelas, mas essa não vou perder!!!

Abraços e Sucesso!!!

Namastê

Om Sai ram...

Emanuelle Andrade disse...

Pela entrevista!!!!! Com toda certeza, mais uma vez vai um grande sucesso esta novela!!! Como todas as outras de sua autoria!! O Brasil deveria agradecer por mais esta linda obra, que trará grandes mudanças sociais!! E ainda complementar na divulgação e sanar algumas curiosidades de uma cultura milenar. Amo a Índia!! Confesso que não acompanho muito novelas, mas essa não vou perder!!!

Abraços e Sucesso!!!

Namastê

Om Sai ram...

Anônimo disse...

Oi Gloria.
Nossa que alegria eu tive hoje ao ver voce no programa da Ana, eu sempre quis falar contigo, mas não tinha um endereço certo, cheguei a escrever pra globo perguntando como te encontrar, me mandaram escrever pra la que encaminhariam pra voce, mas agora que tenho voce aqui posso dizer o quanto te adoro, te admiro como escritora e tenho certeza que essa novela será um sussesso absoluto também.
Toda sorte do mundo pra voce.
Bjs bjs bjs Nossa como estou feliz!

Anônimo disse...

Senhora

Sou Professor e não me apresento como uma pessoa conservadora, muito pelo contrário creio que a escola deva ser um lugar do debate de todo o assunto sempre buscando a formação da cidadania capaz de respeitar as diferenças em todos os níveis, inclusive sou taxado de extremamente liberal.
Em relação à violência na escola tema abordada pela novela revelo à senhora que já presenciei atitudes de professores terríveis como exemplo:,Professor muito amigo dos alunos, leva até para casa até paga cerveja. Tudo isso para uma tentativa de abortar sexualmente que muita vezes passa despercebido pelas famílias e pelos próprios alunos.
Creio que uma hora de desmitificar a escola como um lugar seguro, tem relações na escola que são violentas, cabe a um professor ser legal com seus alunos, mas não ter relações promiscua pagar cerveja ou ter relações sexuais.
Estes temas polêmicos devem ser levados a frente pela novela em nome de alerta a sociedade brasileira, e aos alunos e famílias bem como a própria escola, a escola é lugar de gente, como gente inclusive os doidos e muito mal intencionados.

Anônimo disse...

Assisti hj sua entrevista na Ana Maria Braga adorei vc pode explicar bem como vai ser a novela e os temas que serao abordados entre todos o que mais mexeu comigo foi o de pessoas com problemas mentais eu convivi durante 5 anos nesse tempo que pude conviver com ele aprendi uma coisa jamais ter medo dele e jamais falar sempre a mesma coisa mesmo que seja pra o bem dele, e pelo que percebi vc vai mostrar bem de perto essa doença e como na minha familia tem alguem assim eu quero pode aprender mais.
Grande abraço

Thaís disse...

Voce poderia ver o meu blog,eu falei da estréia da sua nova novela das 8,"CAMINHO DAS INDIAS".O endereço do meu blog é:
www.thaisemeryflores.blogspot.com
Obrigada pela atenção e sucesso para a sua nova novela.

Anônimo disse...

Parabéns pelo "merchandising social" (embora não goste muito desse nome, confesso) em sua nova obra! Sou professora de Saúde Mental, e o seu direcionamento aos pacientes com distúrbios mentais certamente trará à população uma visão mais clara da questão, e quebrando os rótulos negativos arraigados há tanto tempo. Parabéns!

Thaís disse...

Eu tenho duas dúvidas.Como vai ser o tipo de preconceito que a Camilla (Ísis Valverde) vai sofrer quando se casar com Ravi (Caio Blat)?
A família da Camilla vai visitá-la na Índia?
Obrigada pela atenção.

humor disse...

Hoje me peguei chorando.
Não importa o tempo, e as experiências tudo retorna, mais intenso e doloroso.
Agora com esta novela pelo menos vejo que o trabalho lhe faz viver.
Eu desejo todo sucesso e sei que será o melhor sucesso e trabalho feito por você. será campeã.

"O que fazer na escuridão, senão fechar os olhos;
O que fazer na luz, senão abrir os olhos;
O que fazer no amor, senão amar;
O que fazer na solidão, senão sofrer;
O que fazer com a familia, senão amar;
O que fazer sem a família, senão amar também!"


Um grande beijo, sucesso e muito amor em sua caminhada

Luiz Fernando C. Scalon

eduardo filho disse...

olá, glorinha sou um grande fã de seu incriveu trabalho. tambem sou autor, joven e sem oportunidade. eu nunca pude ter formações devidi a minha origem. mas mesmo assim enfrento o impossiveu como uma barreira, grande porem boba. mas com fé a gente aucança tudo e atodos. em 200 escrevi uma trama que se passava na índia. sua protagonista era naíra uma joven de horigem índiana que se apaixonaou por um intocaveu. não intenda que estou disendo q vc tem me plagiado, pelo amor de deus. estou dissendo que nesse meio tudo é muito competitivo. dai a origem de minha protagonista passou a ser bruneiana. lindo tambem, espero que um dia nos podemos nos conhecer pessualmente. e trabalharmos juntos quem sabe um dia. descupe sei que estou diante de uma das mais consagradas autoras do brasil, e do mundo. e nem sei escrever o portugues corretamente, mas eu digo ninguém é melhor que ninguém. se o filho do dono do mundo veio em trages simples e humildes. porque seremos melhores. não intenda isso como uma ofenssa. parabens com caminho das indias. espero receber o convite de encerramento da trama antecipada mente.( olha o abuso querendo ser melhor que os outros rsrsrsrs. brincadeirinha, fica com deus que deus te elumine cada dia mais). é o grande sucesso estréia hoje. CAMINHO DAS ÍNDIAS

Katia Missau disse...

Olá Gloria!!
Estou muto ansiosa para ver sua mais nova obra. Adoro suas novelas...elas são maravilhosas!! Mas vim aqui hoje falar sobre outro assunto...O CROCHÊ!! Nós crocheteiras gostariamos que o nosso trabalho fosse mostrado para o mundo...crochetar pode ser uma forma de renda, como uma maravilhosa terapia para quem está com problemas de depressão, streess, etc...Deixo aqui o meu pedido!! Felicidades na sua nova novela!! Bj

Kátia Missau

Êidina Queiroz disse...

Olá Gloria Perez, sou Êidina Queiroz, uma acreana com muito orgulho. Estou aqui para desejar-lhe uma boa estreia, este este seu novo trabalho seja um sucesso, com certeza ja é, que todos que trabalham com voce sejam felizes, que as mensagens que voce pretende passar, façam a revolução no coração e na mente das pessoas, que elas se tornem a cada dia melhor, como pessoas, como seres humanos, que voce tenha mais esta realização profissional com mais este trabalho maravilhoso. Espero que voce tenha, em breve, a oportunidade de falar neste ou em um proximo trabalho sobre Lupus, uma doença que ataca a milhares de mulheres no mundo todo. Convido voce e a todos os visitantes deste blog a darem um clic no blog Eidina Queiroz Falando Sobre Lupus, é facil, clica aqui
http://eidinaqueiroz.blogspot.com
Um beijo grande no seu coração.

Anônimo disse...

Cara Glória,
Assisti o programa da Leda Nagle onde mantive o primeiro contato com o seu novo trabalho. Hoje assisti pela manhã sua fala na Ana Maria Braga e fiquei muito contente com a proposta. Não que a tv seja minha preferência, muito pelo contrário, sou ainda muito reticente a esta tecnologia, no entanto, desde o assassinato de sua filha, que muito me comoveu, e da sua luta que acompanhei com interesse, tenho buscado observar o seu trabalho. Acredito que a homenagem a Nise, sem dúvida, será uma forma generosa de agradecimento. Em relação a isso, não sei se você conhece, existe um livro chamado "Estigma", do Erwing Goffman, excelente, onde o autor aponta a diferença entre preconceito e estigma, conceitos ainda tão confusos na cultura brasileira.
Aproveito para declarar que também sou professor, e o ponto do seu trabalho que pretende chamar a atenção para o duelo traçado na realidade profissional hoje será fundamental para trazer à baila a discussão que o país já devia ter patrocinado. Nesse sentido, é inegável a contribuição da televisão. Gostaria, se possível, trocar idéias com você sobre essa questão. Eu, de certa maneira, sou privilegiado, pois leciono na Rede Particular de Ensino, e, com todo problema inerente, nunca vi nem ouvi falar de violência física e psicológica. Quanto à violência verbal, nos tempos idos, talvez seja inevitável, eu mesmo já fui vítima. Na minha opinião, o limite do jovem foi rompido, abandonado. Esse é um problema político, mais do que familiar.
Agradeço,
André Luiz dos Santos.
santosaluiz@ig.com.br

Anônimo disse...

Querida,
já estou sentada e aguardando o início!
Adorei essa entrevista! Perfeita!
Merda e estoure os índices! rs
BJAUMMMMMMMMMMMMMMM, Mírley

Anônimo disse...

Boa sorte hoje na estréia da novela.
Estarei acompanhando toda novela e torcendo junto com você e este elenco maravilhoso
mil beijos
ale

Unknown disse...

Parabéns Glória, por abordar o tema da saúde mental, tema que a mídia e a teledramaturgia costuma tratar de forma deturpada. Espero que a novela, finalmente, quebre um paradigma. Espero que daqui pra frente na teledramaturgia, na brasileira, pelo menos, acabem com os estereótipos de se colocar a loucura (com camisa de força), ou como um castigo para os vilões ou como uma adversidade para os mocinhos.

Hare Krysthina da Silveira disse...

sri ganesh!!!!!!!!
SUCESSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO*
eu sonhei com essa novela!!!
CAMINHO DAS INDIAS!!!
tu naum faz ideia!!!
bjos!!
Hare haribow!

Unknown disse...

Perfeito! Sucesso SEMPRE!
Leonardo Teixeira, Caruaru - PE

Anônimo disse...

Oii Gloria, fiquei muito, mais muito feliz quando soube da novela Caminho das Índias. Eu estudo sobre a India há 10 anos e faço faculdade de Jornalismo. Tenho muito interesse em me comunicar com você, seria um prazer imenso ter a oportunidade de conversar com uma pessoa que aborda temas tão polêmicos de uma forma tão natural. Gosto muito de suas novelas e acredito que não seria outra pessoa a não ser vc para falar sobre a India. Ah, preciso comentar, rs a trilha sonora da novela está linda!!!!
Muitos beijos
Fernanda

Ateliê da Criatividade (Jane) disse...

Olá!!! Muito prazer, meu nome é Jane, sou amiga da Heloísa do blog de crochê, ela deixou um comentário aqui pra você, e eu também vim lhe pedir que também divulgue o artesanato como terapia, visite nossos blogs, sabe minha vida mudou depois do artesanato e do blog:
http://ateliedacriatividade.blogspot.com
Agradeço sua atenção e aguardo sua visita ao meu blog!!!
Um abraço

Marta Eunice disse...

Minha querida!!!
Sua novela aqui no Ceará foi aguardada com tanto entusiasmo vc nem imagina!!!
Parabéns !!!
Amei o 1º Capítulo

Neiarte Estúdio disse...

Olá, Glória, Querida,
Gostaria de lhe parabenizar pela sua nova idéia e pelas respostas sensatas na entrevista - das quais acrescento, por exemplo, sobre a língua, que é comum vermos no cinema até mesmo extra-terrestre falando inglês...
Desejo poder voltar a ter entusiasmo para assistir uma novela fantasiosa mas contribuitiva, que considere o lado bom da vida e das pessoas, sem armas e assassinatos os quais já estamos fartos no cotidiano.
Desejo boa sorte e agradeço sua contribuição artística.
Valdinei Silva de Souza
artista plástico e desenhista gráfico
neisouza@hotmail.com

Anônimo disse...

Querida Glória, é a primeira vez que escrevo em seu blog, não pude resistir, estava louco para comentar a estréia da novela!

Espetáculo! Parabéns!
Embora tenha achado a cena de abertura um tanto ágil, achei o Marcos iria explorar mais a India e suas belezas naturais e o povo que faz dela algo tão marcante, gostei de ver Lima Duarte nas aguas abrindo esses caminhos.

Otimas cenas! A novela promete grandes atuações.

AGORA o que me deixou louco foi a ABERTURA....olha....de longe uma das melhores já produzidas pela Globo.

Parabéns e conte com minha visita durante o seu caminho!

http://www.priemforma.com disse...

Confesso que quando vi o anuncio da novela, não gostei apesar de gostar e admirar a cultura, pensei que seria um "O CLONE" na Índia sabe, mas meu deus, a coisa é totalmente diferente, a energia, a temática, o preconceito e colocar "rótulos", enfim, muito mais complexo, muito bem elaborado, dizer que te admiro é chover no molhado!
Parabéns essa novela vai dar o que falar e vai ditar moda!bjks Deus te ilumine!

Jefferson Virginio disse...

Novela ótima... acabei de ver...

Só uma pequena dica, a trilha sonora, tem música que já foi tema de novela. No mais tudo ótimo, e perfeito mesmo: Fotografia, Quimica entre Rodrigo Lombardi e Tânia Kalil.

Anônimo disse...

Parabéns pela novela. Para mim, no primeiro dia, destaque para Alexandre Borges, Humberto Martins e Déborah Bloch (ma-ra-vi-lho-sa).
No núcleo indiano, já deu para sentir que Laura Cardoso e Flávio Migliaccio tem muito a acrescentar.

Agente da Comunicação disse...

Valeu ter ficado em contagem regressiva para a estréia de Caminho das Índias. Apresentou os personagens e seus conflitos. E humor. Aquela do indiano ter que lavar os pés de novo pq ao sair de casa deu de cara com uma viúva; a Sônia que não pode nem pensar quando qdo tá tratando da pele para não criar rugas ou a Chiara dizendo ao Murilo que cada um tomava o café na casa deles foram algumas tiradas geniais. Quem sabe, sabe.
E que casal lindo o Márcio com a Juliana. Química pura! Sem falar no Lombardi com a Kalil!!! VEra, Cris Debinha Bloch com o Alexandre Borges, idem. E ainda vai entrar a encantadora Sabatella. E ainda juntar Toni, Osmar, Lima e Stênio no mesmo elenco é covardia.
Ah! Adorei a idéia de vc publicar as entrevistas que concede por e-mail. é ótimo para todas as partes envolvidas.
Bjs e sucesso (sempre)
Carlos Ramos

tica disse...

Glóriaa querida, começou a novela. Linda, sinceramente superou minhas expectativas, parabéns, pois eu sabia que você sempre dá conta do recado muito bem, beijãoo...

Anônimo disse...

Oi Glória, estava muito ansiosa para o início de Caminho das Indias. Agradeço a Deus por existir autores como você e Manuel Carlos, que não apenas pega um assunto e joga ele ao ar sem a menor responsabilidade. Por isso admiro sua conduta responsável, de não tratar questões sérias de uma forma banal. Até gostei da novela A Favorita, mas achei que o autor foi extremamente irresponsável em abordar e/ou mostrar assuntos de forma tão inconsciente, como nas cenas de tentativas de estupro em que o personagem não foi punido por um crime tão grave, mostrou a traição (feminina e masculina) da forma mais machista que já vi na minha vida, colocou também uma mulher sendo espancada em vários momentos e esta nunca denunciou o agressor (o marido). Será que ele não sabe que as novelas influenciam e bastante no comportamento do grande público, principalmente nas classes menos favorecidas que tem a novela muitas vezes como um espelho? E o que me deixou mais assustada foi à reação do público, eles estavam tão cegos com as cenas de violência explícita da trama central, que nem se deram conta, ou pior, acharam tudo normal e bacana. Estou cada dia mais assustada com o ser humano e com a banalização do crime. Abraços e muita sorte neste início de Caminho.

Sayonara Salvioli disse...

Glória,
Eu não podia deixar - de modo nenhum - de "passar" aqui hoje para cumprimentá-la pela espetacular estréia de Caminho das Índias! Sem qualquer exagero ou demagogia, um deslumbre!!! Um verdadeiro show em cores, ritmo e emoção televisiva: a concepção multivariada de cultura tão singular, a cadência cronológica perfeita (respeitando o dinamismo e as exigências de fluidez cada vez maiores da televisão), o pathos abarcador e tão suscetível a desencadeamentos e vertentes!!! Também me impressionou o perfeito approach das situações dramatúrgicas, no máximo aproveitamento cênico de cada situação. A seqüência das cenas inaugurais e os primeiros painéis da cultura indiana (costumes, falas, expressões, gestuais, abordagens domésticas/familiares)tiveram um poder contínuo de atratividade. No meu caso particular, quer como espectadora, quer como amante da arte da criação, absorvi a novela com uma tal fluidez que, em nenhum momento, senti qualquer cena ou fragmento sobrando; não houve entediamentos. Senti, sim, uma agradável fluidez e a sensação de estar absorvendo um produto da mais alta qualidade, seja em texto e enfoque, seja em produção. Tudo está pleno e em seu perfeito lugar!
Adorei, especialmente, o modo leve, sutil e equilibrado com que você inseriu (tal como em O CLONE)frases que farão parte da rotina típica do lugar e de sua cultura arraigada: "Ele é um intocável; a poeira sob os pés de Brahma"; "tudo
que acontece diante de Ganesha dará certo"... Também adorei as situações como o estigma de se avistar uma viúva ao sair de casa! Filosoficamente falando, achei perfeita a contraposição de idéias (o preconceito / retrocesso X o
humanitário)colocada tão habilmente nas atitudes e falas dos personagens de Tony Ramos e Lima Duarte. Isso sem falar na questão da saúde mental, introduzida de modo tão suave e propiciador, ao mesmo tempo!
Ah... nas entrelinhas das cenas, também chamou minha atenção a sua perspicácia ao transmitir implicitamente "infeliz no jogo, feliz no amor", quando Bahuan perde para seu pai.
No fim de contas - apesar de outros louvores merecidos que ora não faço -, o ingrediente fundamental que encantou muito o público foi o amor, a linha-mestra da história envolvente que você criou e ambientou em atmosfera "sui
generis"!
PARABÉNS, GLÓRIA! SNTA-SE ORGULHOSA DE SUA OBRA, QUE, NOS PRIMEIROS PASSOS DO CAMINHO, JÁ NOS MOSTRA A QUE VEIO!!!

Beijos :)

P.S.: Li, naturalmente, a entrevista postada e tenho algo a dizer sobre a eficácia da comunicação do blog, sobre o que falou... Você se referiu ao fato de estar fazendo amizade com pessoas de vários países, de modo muito amplo e direto. Pois bem, você está tão certa em sua afirmação que eu - que estava aqui comprometida com centenas de páginas de texto técnico - me senti na prazerosa obrigação de "vir aqui" falar com você, já que a novela começou hoje e causou tamanha espécie... Ou seja, senti-me numa espécie de obrigação de amizade, já que a proximidade deste veículo é tal que me deu essa impressão... como se eu já a conhecesse, pessoalmente, na dinâmica da rotina, coisa assim...
Muito interessante isso: amizade virtual, comprometimento ideológico, coisa do gênero...
MAIS UMA VEZ, PARABÉNS! AMANHÃ PARAREI TUDO NOVAMENTE, A FIM DE CONTINUAR ESSA FASCINANTE TRILHA!!!...

Anônimo disse...

Olá, Gloria. Não sei se este espaço aqui pode ser utilizado para comentar a novela, mas como não vi outro post, vou aproveitar este aqui para dizer que o primeiro capítulo foi magnífico. Tudo foi de uma beleza e de uma excelência que me deixou encantado com a novela (e olha que sou extremamente crítico com o que assisto). Você e todos que fazem a "Caminho das Indias" estão de parabéns.

Lila disse...

Oi Glória! sou fã dos seus trabalhos, através dele adquirimos conhecimento de outras culturas e assuntos que sempre acabam nos esclarecendo mais a respeito, enfim....faz tempo que não acompanho novelas, mas ontem não resisti em assistir ao primeiro capítulo e vou acompanhar com certeza! e que elenco hein!?!?
Parabéns!

Anônimo disse...

Oi Glória!
Eu te admiro muito.Sua nova novela será mais um sucesso. Você tem uma força incrível de superação. Tem encontrado muitas pedras em seu caminho, mas é como as águas de um rio que sabe contornar os obstáculos para alcançar seus objetivos. Eu sou fã de seu trabalho e viajo nas asas de suas emoções. Conheço sua história e pretendo quem sabe fazer parte dela, pois gostaria que você escrevesse uma novela de minha autoria. Eu tenho o roteiro e a idéia, mas não consigo descrever as caracteristicas psicológicas dos personagens. É uma novela de época.
Aguardo seu contato.
Beijão
Sucesso!!!

Anônimo disse...

Por falar em educação deficiente:

O que será que se deve aconselhar à um adolescente que sofre xenofobia de um professor. Um professor que trata o aluno como se fosse um alien, como um idiota que não percebe nada do que o rodeia, quanto mais a matéria que ele ensina, quando o aluno tenta responder ou responde à alguma questão é desprezado ou totalmente humilhado perante os colegas, e sempre que ele precisa de alguém para fazer alguma tarefa mais árdua designa-a à esse aluno. E tudo porque o aluno tem uma cor de pele diferente, ou se veste de maneira diferente,uma aparência diferente, ou até um nome diferente; o que para ele é sinónimo de ser estranho, estrangeiro e ignorante. E tem de ser maltrado! O que fazer quando o seu filho, chega em casa em lágrimas, com medo e querendo desistir dos estudos (ele que sonhva em ser médico)??

Anônimo disse...

Oi!

Ontem, vi a novela (por sinal ótima novela) mas reparei no ator Babu Santana fazendo figuração. Babu Santana é magnífico!!! Ele arrasa em todos os filmes que faz, cada interpretação, uma melhor que a outra.
Agora vou torcer muito para que o papel de Babu cresça!! Mesmo só o vendo por meros segundos, adorei vê-lo fazendo de um doente mental.

-----------------------------
Psicopatia

Quanto à se um psicopata pode ser considerado ou não como um louco, depende do que se entende como "loucura". Chamar de "louco" à um doente mental também não é cientificamente correto. É um termo bastante relativo!

"Psico" (de psyche) usualmente relacionado à mente. "Patia"(de páthos), "páthos" - sofrimento. Psicopatia, seria então "sofrimento mental". Ultimamente, tamém se usa muito como sinónimo a palavra "sociopata" (de "socio"+"psicopata"), sgnificaria "sofrimento social e mental". Ou seja, um psicopata/sociopata, sofre transtornos mentais e sociais.

No meu ponto de vista um louco é uma pessoa com pensamentos anormais, anti-sociais, na medida que não correspondem aos padrãos considerados normais pela sociedade; pensamentos estes que estão interligados com comportamentos também anormais e que podem por vezes ser agressivos e/ou prejudicar outras pessoas. Há quem acredite que ser louco é o mesmo do que não ter consciência dos seus atos, a definição de "loucura" , como já disse, é bastante relativa. Eu não penso assim! Pode ter-se consciência, o grande problema está em controlar e evitar tais atos.

Logo, depende muito do ponto de vista, se um psicopata também é um louco ou não. Para mim, é!

Continuação de uma boa novela!

"De bebâdos e loucos, todos nós temos um pouco."

Anônimo disse...

Oi Gloria eu sou muito seu fã desde O Clone,pois te considero uma pioneira da Tv brasileira.
Estou querendo saber se vai ou não ter a discussão sobre homossexualidade na sua trama?
Além disso queria comunicar que com meus 16 anos já venho escrevendo roteiros...quem sabe um dia eu ainda não seja seu colega na Globo(sei que é muito dificil,mas não impossível)!
Eu tenho um blog também e gostaria muito de manter um contato com você:http://brasilbrazil.zip.net/
Por favor entre e me esclareça como faço para levar adiante meus roteiros...
Meu e-mail é reinaldojsr@bol.com.br
Obrigado!
e Boa Sorte aí na novela novela!

roger disse...

Vocês tambem irão mostrar o lado negro das Indias na novela?

por paulo:
Email paulo.rogerio1851@yahoo.com.br

Anônimo disse...

*De poetas e loucos, (...)"

Lu Machado disse...

Oi Gloria,
Me chamo Lourdes Machado, psicologa e especialista em saude mental. Atualmente, sou conselheira do CRP MG e faço parte da coordenação estadual de saude mental do estado de MG. Ficamos felizes por saber que a sua novela vai abordar o tema dos transtornos mentais. Minas tem uma politica forte neste sentido e um trabalho consistente no controle social e reinserção psicossocial. Ano passado realizamos a I mostra de arte insensata e todos anos comemoramos o dia nacional da luta antimanicomial atrave´s de um desfile (o tema é construido coletivamente com a presença de usuários dos serviços de saude mental) da escola de samba"Liberdade ainda que tam tam - mais de 2 mil integrantes). Caso haja interesse em conhecer mais de perto nosso trabalho, nossa politica e avanços entre em contato conoco. lourdes.machado@saude.mg.gov.br.
abços

Anônimo disse...

Oi!

Agora tenhi muitas dúvidas:
O Dr.Albieri e a Alicinha eram psicopatas?
O Alex (América) era psicopata?

Todo mundo que atropela os sentimentos dos outros para atingir os seud próprios obejetivos é psicopata? Todos que usam os outros para atingirem o querem? Todas as pessoas de má índole são psicopatas? Ou as pessoas podem ter apenas um momento psicopata?

Anônimo disse...

Muito legal a sua novela!!!
Poderia explorar o lado cultural, explicando o pq da vaca se rsagrada na India.
Agora a fotografia da novela é algo de outro mundo, muito linda!!!

Adelia Campelo disse...

Glória!! Não canso de te dar os Parabéns! Muito coerente e inteligente sua entrevista. Vá em frente, a novela tem uma sensibilidade especial, claro você a escreve, mais a aura tá ótima, dá paz no coração assistir suas novelas mesmo que as situações sejam conflitantes. É um outro astral, talvez por que você seja nossa melhor cronista.

Um ótimo caminho pra você.

Bjão.

Unknown disse...

Ola Glória.
Antes de qualquer coisa gostaria de parabenizá-la pelos seus trabalhos sempre tão bem feitos...ate meu marido que não gosta muito de novelas ja se empolgou com "Caminho das Indias".
Gostaria de deixar aqui uma sugestão, sempre vejo as novelas esplanarem determinados assuntos de diversas origens: cultura, homossexualidade, dependecia quimica, gostaria que o artesanato tambem recebesse essa atençao de uma forma maior, ha muitas pessoas que utilizam essas tecnicas como fonte de renda, terapias e ate como herança...assim como eu acredito que ha muits amigas(os) que receberiam como honra essa divulgação.
Obrigada querida e muito sucesso.

4BLACK disse...

Como sempre as respostas são perfeitas.Parabéns pela entrevista.

Anônimo disse...

Caríssima Gloria: Estou amando a novela, ainda mais pelo fato de ser fascinada pela India e ser apaixonada por Ganesha. Também aprecio os temas paralelos (esquizofrenia, guerra pelo poder, etc.)mas um deles está muito ligado à minha vida profissional: a falta de limites dos jovens e o desrespeito aos profissionais de Educação (inclusive com o apoio dos pais). Somente espero que você não espere o final da novela para refrear os maus exemplos dos personagens Zeca e César. Não precisamos de mais criaturas dessa estirpe invadindo nosso espaço.Não me entenda mal, por favor.Sei que muitos colegas meus cometem atrocidades em suas salas de aula,mas é preciso separar os bons dos maus profissionais. Agradeço a atenção.

Anônimo disse...

Ela poderia ter pesquisado melhor sobre a novela para fazer a entrevista. As perguntas 1 e 4 foram melhores, mas as outras... Sua segurança, objetividade e clareza consertaram a entrevista.
Na matéria que ela fez na Folha, intitulada de "CAMINHO DAS ÍNDIAS marca retorno das licenças poéticas de Glória Perez" e complementado com "O VALE-TUDO DE GLÓRIA PEREZ" ela mesma se antecipou às “críticas que certamente virão". Está na Folha Online de 18/01
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u491052.shtml

Que vale-tudo será esse?
Será que a ponte-aérea entre Rio-Marrocos tinha mais importância que a história que estava sendo contada e, ao ver a novela, quem estava tão preocupado com a distância entre Rio e Marrocos?
Segundo a matéria, em "América", Tião, o BOINÍCIO, teve um encontro com o "fantasma" de seu pai. Fantasma?
Ainda em “América”, os americanos não falavam inglês e Sol também não aprendeu a falar o idioma.
Então, nesse caso, também vamos ter que parar de ver filmes dublados para não perder a “originalidade”.
Os atores terão que falar o idioma de um determinado país e ficaremos a novela inteira lendo legendas. Será que pessoas idosas, analfabetos, iriam gostar disso? As pessoas se esquecem que o público que assiste novelas é muito variado, tem diferentes idades, escolaridade, classes sociais... Minha vizinha, por exemplo, tem mais de setenta anos e duvido que ficaria vendo novela tendo que ler legenda.
Quantas pessoas vão aos EUA e outros países e não aprendem o idioma? Acontece muito isso.
Vale-tudo é ficar com as câmeras em frente à janela do apartamento de uma adolescente seqüestrada e, mesmo sabendo que um desfecho trágico provavelmente aconteceria, pegar o número do telefone do seqüestrador e conversar com ele. Isso é que é vale-tudo.
O que seria de filmes como “HOMEM ARANHA”, “SUPER-HOMEM”, “O INCRÍVEL HULK” e outros, se não fôssemos pensar em ficção?
Nada a ver citar o blog do Agnaldo Silva. Cada um é cada um.
A cena do beijo gay não foi ao ar: qual o problema? Está no YOUTUBE para quem puder e/ou quiser ver. Quantas cenas de novelas, de filmes foram gravadas e não foram ao ar por algum motivo? Quantas músicas foram compostas e não foram gravadas? Quantos livros foram escritos e não foram publicados?
A empresa Globo decidiu não colocar o beijo gay no ar.
Não acho que ela tenha sido maldosa ao fazer a matéria, não é isso. Mas, aqui no Brasil parece que sempre tem aquela turminha que quer colocar defeito em tudo, que sempre tem alguma coisinha para falar, dar o contra, achar que vai dar errado...
Recebi um e-mail esta semana de uma menina que estudou comigo. O e-mail tinha umas trinta – isso mesmo, 30!!! – fotos do lado que podemos considerar como triste da Índia. Pelo jeito as fotos estâo circulando na Internet
O e-mail dizia assim:

“ Será que vai passar na GLOBO???
Não percam hoje o segundo capítulo da Novela das 8:00!
Vejam as belezas encantadoras do segundo maior país emergente da Àsia.
A Globo segue com a anti-cultura e incentivo ao consumismo de uma realidade virtual “

Nem ocupei meu tempo para ver todas as fotos, vi só algumas.
Qual o país, a cidade que não tem seus contrastes? Todos os lugares que conhecemos têm seus prós e contras, o lado rico e o lado pobre, o lado bonito e o lado feio. É o mundo em que vivemos!
A Globo tem seus defeitos, suas falhas? Tem, lógico que tem, mas as outras emissoras também não têm? Todas têm.
Mas, será que a Globo é a culpada de todas as mazelas que existem no Brasil e no mundo e é sempre ela que tem que mostrar ou deixar de mostrar alguma coisa?
Quem já não ouviu: ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA!
Na Olimpíada ouviu-se muito isso, que a Globo estava mostrando só o lado bonito da China. Mas, o que interessava mais, ou seja, o foco principal, não eram as competições, os grandes récordes, a superação do atleta?
Os lugares lindos que vemos nas novelas, nos filmes são os mesmos que gostaríamos de ver quando viajamos e queremos tirar fotos, comprar cartões-postais... Só quem não gosta de viajar não sabe disso.
O ano passado essa mesma pessoa que me mandou as fotos disse que a Espanha é o Paraguai da Europa! Quando eu estive lá não vi nada disso, muito pelo contrário. E ela nunca foi lá, é puro preconceito!
Acho que nós merecemos e temos o direito de ligar a TV e ver belos cenários, belas paisagens, culturas diferentes....
Não merecemos viver só de tragédias, notícias ruins, calamidades e toda essa avalanche de fatos que já nos acostumamos a ler, ver e ouvir todo santo dia.
Temos que conviver com a realidade do dia-a-dia, dos problemas existentes na sociedade como um todo, mas temos também que sermos e nos sentirmos cidadãos do mundo, conhecendo tudo de melhor que ele tem para nos mostrar.
Glória, com críticas ou sem críticas, a novela é sua, não perca essa preciosa oportunidade de desenvolver esse belo trabalho.
Com talento, experiência e capacidade que você já cansou de mostrar que tem, com essa super produção, esse elenco que dispensa maiores apresentações, é sucesso na certa!!!
Não tem como dar errado!!!
Tenho certeza que vai ser sua melhor novela!!!
Bjs
Daniela

Anônimo disse...

TE AMO VALEU....... E MUITO BOM VER VC DE VOLTAR OUTRA VEZ... BEIJOS

Anônimo disse...

Ola Gloria, Parabens pela novela, apesar de ser muito engracado ver os atores brasileiros vestidos de indianos.
Li que voce vai tocar sobre o assunto problema mental , e lhe sugiro tambem colocar sobre o disturbio de personalidade chamado ESQUISOIDE, e que atinge um grande numero de jovens e adultos,este disturbio eh algo serio, e passar desapercebido no inicio de um contato, e depois pode ocasionar serios problemas de relacionamentos e sofrimentos.
Com carinho,
boa sorte. Que Ganesha lhe abra os caminhos...
Lidia

Anônimo disse...

Olá Gloria.
Parabêns pela novela.

Andei lendo algumas materias sobre Caminho das Indias e li que a novela vai abordar dois assuntos, a esquizofrenia e sobre uma psicopata.
Gostaria de pedir para falar algo sobre a Sindrome do Panico na novela.
Percebo que esta é uma doença comum, mas que as pessoas demoram a aceitar... principalmente a familia....
Se for possivel abordar tambem esta assunto me ajudaria muito.
Pois tenho a Sindrome e o meu marido não aceita... acha frescura.

Assinado: DP.

Anônimo disse...

Gostei e continuo gostando do que vc escreve.Por mais distantes que estamos, nunca estamos separados.Próximo está nossos corações.Somos sublimes companheiros pela grande estrada dourada de felicidade e paz e harmonia.Francisco Carvalho (Moacir de Amazônia)

Anônimo disse...

Minha querida Gloria,até que enfim encontrei um caminho para falar-lhe, tenho visto a novela de sua autoria Caminho das Indias, tenho um filho portador de deficiencia mental grave, não é esquisofrenia. Conheço bem estas passagens, vc acabou de mostrar a mais pura realidade, preconceito ou sei lá oque que envolve estas criaturazinhas. Ter um filho com deficiência física, visual, auditiva ou síndrome de Dow é muito difícil mas ter um filho portador de deficiência mental é muito complicado. Falam muito em inclusão, louvável, esta inclusão existe sim mas para os portadores de deficiencia mental não, eu mãe garanto a vc que esta inclusão não existe.
Senão vejamos qdo eu procurei uma escola comum para meu filho não encontrei ou então o preço era acima do dobro do salário da nossa família. Com muita coragem juntei outros 3 pais e fundamos uma escola para nossos filhos.
Vivo lutando para conseguir a aposentadoria para meu filho também não consigo pois para isso tenho que provar que sou miserável isto é a renda percapta da minha família tem que ser 1/4 do salário mínimo, quem vive assim. Nós pais de deficientes mentais grave paramos de viver principalmente qdo não se tem suporte para pagar alguém para ajudar, paramos no tempo, temos nosso relacionamento conjugal prejudicado pois a bagagem é difícil. Amo meu filho e dou minha vida por ele mas confesso estar muito cansada pois estas leis que protegem os deficientes não são medidas de forma a se levar em consideração o grau do problema, são independentes os que não andam que não falam que não ouvem mas os que não tem controle de suas atitudes prejudicados pelo mau funcionamento do cérebro é muito complicado.
Sei que pode parecer absurdo mas se precisar de matéria para este campo estou a sua disposição, muitos abraços e enorme sucesso para vc, senhora guerreira.

Jose Ricardo Corrêa Maia disse...

Muito bom tratar do tema dos esquizofrênicos.
O texto Alice no país do SUSto trata um pouco sobre o assunto no blog http://cronicasdomaia.blogspot.com

Leia e critique.

Anônimo disse...

Glória

Parabéns pelo sucesso da novela.

Sou colaboradora do blog

almacarioca.net/

Tenho baseado os meus artigos em temas tirados da novela.
A recepção tem sido fabulosa, até mesmo no exterior. Só o post O QUE É UM DALIT? já rendeu quase 6.500 acessos.

É com muito carinho e admiração pelo seu trabalho, que a convido para visitar o nosso blog.
Veja os assuntos escritos por mim:

* Hollywood x Bollywood
* O Código de Manu
* Rio Ganges, onde todos se igualam
* A vaca sagrada: ocidente x oriente
* A vaca sagrada
* Casamento Hindu
* A cultura indiana
* Manglik, a maldição do amor
* O que é um Dalit?
* O Hinduísmo e os Dalits
* Caminho das Índias
* Expressões usadas em "Caminho das Índias"
* Minha casta é meu destino
* A origem das castas e dos dalits
* Video - Abertura da novela
* A luta dos intocáveis
* As viúvas da Índia

Grande abraço,

Lu Dias BH

Anônimo disse...

Glória,
este foi o comentário que fiz sobre você, na sua entrevista, postada em nosso blog por mim (www.almacarioca.net)
———————————————-

A Glória Perez é uma autora por excelência.
Eu a admiro pela força e coragem de ter continuado em frente, após a morte absurda de sua filha Daniela, no próprio meio artístico.
Como presente à memoria de Dani, ela ofereceu o seu trabalho.
A filha continua viva na mãe.
Maravilha!

Eu a admiro pela coragem em trazer temas considerados “imexíveis” para o contexto social.
Uma das minhas curiosidades, como deixo claro no primeiro texto que escrevi sobre CAMINHO DAS ÍNDIAS, era saber se ela teria coragem de, em CAMINHO DAS ÍNDIAS, trazer à tona o problema dos dalits (intocáveis).

E não é, que esse é o assunto central do tema?

Sem dúvida, ela é uma das grandes mulheres que ajudam a formar a cultura de nosso povo.
Vida longa para Glória Perez!
Abraços!

lu dias bh

Continua de pé o convite feito a você, para visitar o que tenho escrito sobre a Índia.
Mais beijos!

Anônimo disse...

Gloria,desculpe, mas gostaria de mandar uma idéia para vc e como não o achei o seu e-mail, estou utilizando deste espaço para mandar meu recado.
Adoro suas novelas, principalmente pq em todas vc insere aspectos psicologicos em seus personagens.
Fiquei sabendo na TV que a família Cadore vai perder tudo e quem iria fazer a empresa voltar a crescer seria o patriarca da família, achei isso muito legal, mas gostaria de dar uma opinião: A personagem da Maria Maya também poderia contribuir para essa volta por cima, afinal ela é a única da família que parece ter equilibrio, a mãe é louca, o irmão depressivo....Mas lógico ela mudaria o visual para trabalhar na empresa... já pensou a Cristiane Torloni tendo que pedir dinheiro para a filha???? Seria legal, até pq vc poderia mostrar para a sociedade que o diferente as vezes é mais normal do que nós imaginamos.

Anônimo disse...

Reconheço que investir na temática homossexual e ser censurada denovo desanima, mas não é se repetir, o beijo gay não foi ao ar, ousadia é tentar denovo. Achei que a novela iria ser mais espiritualizada, cenas de agressão gratuita, futilidades e traições isso é mais do que se "repetir". Mas também me decepecionei com as surpestições indianas, cada coisa.

Anônimo disse...

Boa tarde Glória, vc esta de parabéns ao escrever sobre a doença mental, gostaria que vc pudesse falar como a familia deve se comportar qdo o doente entrar em surto, pois tenho um irmão q tem esse transtorno ha 25 anos e ate hoje minha mãe, irmãs e eu não conseguimos lidar c/esta situação. Ele é um rapaz que teve a primeira crise aos 20 anos de idade, ficou internado diversas vezes inclusive na antiga colonia Juliano Moreira, em clinicas particulares, ficou bem durante 13 anos,passou em concurso publico, formou família mas em 2004 entrou em uma crise violenta a esposa dele ñ soube lidar c/ a situação e separou. Hoje ele mora c/ a mãe que é viuva e tem 74 anos. Ele está aposentado e não tem consciencia ou não quer ter e com isso é resistente aos remédios e ao tratamneto. Enfim nãosabemos lidar c/essa situação. Por isso peço a sua ajuda para que vc aborde sobre a familia do paciente, como ela deve se comportar. Um grande beijo pra vc é que DEUS continue a te iluminar. bjsssssss....

Luciene Canavez disse...

Olá Glória ! Primeiramente parabenizá-la pela sua extrema competência no que faz. Estou extremamente encantada com a novela Caminho das Índias, tanto é que, VOU DAR UMA FESTA INDIANA AQUI EM CASA (Petrópolis/RJ), e , precisaria muito de sua ajuda/produção, para que me indicasse um CD ou DVD, que seja só de músicas indianas. Fico na grande expectativa de sua ajuda. Um grande beijo e + 1 x PARABÉNS, por mais este trabalho espetacular ! Luciene Canavez.

Vânia disse...

Glória Peres,

Fico impressionada com a capacidade que você tem de retratar fatos reais que precisam ser mais conhecidos, menos discriminados e se tornarem mais "normais" para as pessoas.
Você consegue reunir romance, informação e muito mais em suas novelas. Sem dúvida, suas novelas são indiscutivelmente as melhores do mundo.

Vânia Carvalho

Terapia do Amor disse...

Olá Glòria Peres,primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo sucesso da novela, bem sabemos que onde coloca suas mãos há sucesso garantido, sua tragetória de vida feita de vitórias e superações..., mais a todo instante Deus tem te dito o quanto te ama amenizando dores escondidas com vitórias que te trás alegrias.. e quando digo que acredito no que tocas vira sucesso é porque acompanho seu trabalho, e eu gostaria muito de umas dicas suas para que viesse ser sucesso, minha filha ela é agenciada na mmcd, parece uma indiana, morena , cabelos lisos e olhos pretos, mais gostaria de saber como faço para coloca-la ao menos na figuração de caminho das indias, se você poder passa no orkut dela para ver as fotos dela, este é um sonho que ela tem ela tem 11anos faz jezz, é um doce de menina você poderia me ajudar gloria?
orkut dela è: cheirinhodopapai@hotmail.com
obrigada. e que Deus continue te fortalecendo, renovando suas forças, te livrando de todo mal. fique na paz.
beijos. Jocelaine Oliveira
Orkut: williammagayver@hotmail.com

Vânia disse...

Glória,
Meu nome é Vânia carvalho e estou começando a escrever uma novela que tenho certeza será um grande su cesso. A história já está toda na minha cabeça e estou começando a colocar no papel. Gostaria de uma ajuda para me lançar como autora ou mesmo trabalhar em dupla com alguém já famoso como você. Um abraço, e por favor me responda.

Vânia