segunda-feira, 2 de março de 2009

Caminho das Indias no TIMES OF INDIA

Duas reportagens do Times of India sobre a nossa novela.
Clique na imagem para ler a primeira


Indian soap sizzles on Brazilian TV
1 Mar 2009, 0514 hrs IST, Saira Kurup, TNN

NEW DELHI: A television soap about saas-bahu rivalry and forbidden love between a Dalit boy and upper-caste girl is topping TV

ratings - not in India, but in distant Brazil.

The success of ‘Caminho das Indias’, which roughly translates as ‘passage to India’, shows that it's not just 'Slumdog Millionaire' that is successfully showcasing an Indian story abroad.

The actors are all Brazilian, but the characters manifestly Indian, wearing saris, churidar-kurtas and ghagra-cholis . They speak Portuguese but use Hindi terms like namaste , firangi , chai and chalta hai . Saas-bahu tensions sizzle on Brazilian TV sets, as well as Indian customs such as touching the feet of elders.

Paulo Antonio Pinto, Brazil's consul-general in Mumbai, says, "We don't feel we are watching a very different culture because Brazil also has a multicultural society. I feel the soap shows what's common between Brazil and India, not what's different."

Television soaps are immensely popular in South America's biggest country and often spark lifestyle and fashion trends. 'Caminho das Indias' is now seen to be popularizing the idea of ‘how to be an Indian’ with Brazilians learning to wear saris, bindis and bangles and do the bhangra .

39 comentários:

Porque sonhar é preciso... disse...

Oi, Glória !!!!

Assisto diariamente a Caminho das Índias e estou adorando !!! Você realmente é insuperável !!!
Gostei muito também de você ter abordado a internet. Estou me sentindo totalmente representada, uma vez que faço parte de uma webserie. Aliás, gostaria muiiiito que você a visse. Com pouco recurso e muita criatividade, estamos fazendo um trabalho de grande qualidade e já temos até fãs !!! O último episódio postado (Cores de Almodóvar) faz um link bem divertido com o universo de Pedro Almodóvar e vale muito a pena ser conferido. Quando puder, dá uma passada lá www.oscoleguinhas.com.br
E que tal o Indra fazer uma participação nos Coleguinhas ???

Beijos e sucesso !!!

Leandra Lopez

Mel disse...

Parabéns,Glória, pela influência da novela, até nas mídias sociais extrangeiras. Isso que faz o sucesso!
Um beijo,
www.icharmosa.blogspot.com

Love me 2Times disse...

oi Gloria


Ando lendo muitas notícias sobre a novela e algumas ainda tem uma certa restrição com a novidade, né.

Eu adoro as suas obras pelo fato de causarem polêmica, o que é uma maneira de fazer as pessoas perceberem que existe muito mais do que uma coisinha banal, que não consegue fazer exercitar o cérebro ou nos deixar curiosos ao ponto de pesquisar um pouco... essa sua característica é perfeita, eu adoro isso.

Como Paulo Antonio Pinto disse muito bem: "nós estamos prestando atenção a uma cultura muito diferente porque Brasil igualmente tem uma sociedade multicultural"

E a TERRA DO SAMBA tbm está atenta aos costumes diferentes de um país tão contrastante e tradicional como a India.

Enfim, o Caminho das Indias está chamando a atenção e isso é o que importa.

Eu insisto para o DANIEL MARQUES ficar fixo na trama: quem sabe ele poderia além de ser o estagiário da clínica do Dr. Castanho, ter um caso de amor com a Dra. Ciça, e depois ser descoberto como filho da Dona Cidinha com o Cadore.

Um grande abraço
Edna

jackson alves disse...

O mundo parou diante desta novela,muito interessante esta história cultura diferente impressionate...
Mas nao entro aki sem deixar d por mais lenha na fogueira e te parabenizar pois Glorinha a Record concorrente foraz da sua emissora vai apresentar a partir desta semana no seu principal telejornal uma serie sobre a educação aluno x professores. Viu basta alguem dar notoriedade a um fato k ele se torna grande e a educação merece este destake... sao os frutos do trabalho... parabéns

Ila Fox disse...

Meu namorado foi dar palestras na India no mês passado... ele mostrou alguns capitulos da novela para o pessoal indiano, els gostaram!

O Blog onde ele fala da viagem dele:
http://ricbit-india.blogspot.com/

:-D

Juliana disse...

Oi Gloria

Adorei a reportagem do Times of Índia,gostei da parte que fala que os brasileiros estão aprendendo a usar Saris e fazer o bhangra. Rsrsrsrsrs realmente a novela é um sucesso.

Ontem assisti numa emissora ai,uma reportagem sobre a Índia,reportagem antiga por sinal,mais que a emissora concorrente colocou pois o sucesso de Caminho das Índias é tão grande que eles não poderiam perder essa chance!

Gloria continue nesse caminho que está brilhante. Não esqueça do nosso querido Daniel Marques,a cada dia gostamos mais dele!

Te adoro

Juliana MG

Anônimo disse...

Oi Glória, tudo bom? Desculpe incomodar, mas já... =)

Sou repórter do jornal Destak, e aqui temos uma coluninha chamada Rio em Destak. Escolhemos, toda semana, alguém ligado à cidade e fazemos perguntas sobre a relação da pessoa com o Rio.

(As perguntas são fáceis e poucas, prometo que não vão atrapalhar! Podem ser feitas, inclusive, por e-mail.)

De qualquer forma, obrigada pela atenção e sucesso sempre.

Beijos,

Letícia

Anônimo disse...

PS: Esqueci de colocar o meu e-mail.. Hehehe.

É leticia.c.simoes@gmail.com ou lsimoes@destakrio.com.br

Beijos!

Anônimo disse...

Parabéns pela novela Gloria! Estou acompanhando quando posso e estou começando a admirar principalmente a estrutura dramaturgica com que se desenvolvem os capítulos. Deve ser extremamente difícil conseguir escrever tanto e continuar produzindo material de qualidade por tanto tempo!
Gostaria de aprender mais sobre o processo de criação e desenvolvimento de um escritor para novelas, alguma dica de como posso saber mais sobre o assunto? obrigado e novamente parabéns!

Anônimo disse...

Muito legal! Com certeza os indiandos ficarão orgulhosos ao ver como a cultura deles está sendo retratada de forma tão autêntica e respeitosa.

Anônimo disse...

oi Glória, muita bacana a reportagem, eu moro aqui no Canadá e como você deve saber, grande parte da população canadense é formada por estrangeiros, principalmente indianos. Se caminho das indias chegasse aqui, acredito que faria bastante sucesso. Mudando um pouco de assunto, dia destes passei pelo correio aqui e vi um folheto do Canadá Post Foudation falando sobre a saúde mental e solicitando donativos para esta causa, seria muito bom se a exemplo daqui o Brasil tomasse uma atitude semelhante. casa você queira conhecer segue o link: http://canadapost.ca/CPfoundation/default-e.asp
Muito mais sucesso para sua linda novela e eu adoro os personagens Tônia e Tarso. Bjs!!!

Anônimo disse...

oi Glória, muita bacana a reportagem, eu moro aqui no Canadá e como você deve saber, grande parte da população canadense é formada por estrangeiros, principalmente indianos. Se caminho das indias chegasse aqui, acredito que faria bastante sucesso. Mudando um pouco de assunto, dia destes passei pelo correio aqui e vi um folheto do Canadá Post Foudation falando sobre a saúde mental e solicitando donativos para esta causa, seria muito bom se a exemplo daqui o Brasil tomasse uma atitude semelhante. casa você queira conhecer segue o link: http://canadapost.ca/CPfoundation/default-e.asp
Muito mais sucesso para sua linda novela e eu adoro os personagens Tônia e Tarso. Bjs!!!

Artes da Marga disse...

Oi Glória! Adorei a parte do texto onde diz que "o sucesso das novelas é significativo porque elas são imensamente populares no Brasil. Por esse motivo 30 milhões de brasileiros assistem o espetáculo com 1 hora de duração com figuras místicas, palácios, templos, costumes e roupas indianos 6 dias por semana". Concordo plenamente com o texto, porém afirmo que isso só é possível graças ao seu talento. Essa massa de telespectadores é atraída pelo conteúdo e também pelas personagens criadas por você. Sabia que tem personagem na sua história capaz de cativar o público carinhosamente e só? Hj falei com o Daniel Marques pelo telefone só para sentir a reação dele com as pessoas que torcem pelo seu sucesso. Maravilhosa. Não tem nariz empinado, é gentil, educado e muito amável. Está muito feliz com a participação e com as pessoas que o ajudam, mas almeja como nós uma participação maior ou até definitiva. Ele merece. Dá essa chance para ele que eu como parte do público (olha que o povo sabe), assino embaixo.
Um abraço
Margarida Antonucci

Anônimo disse...

Poxa que legal esse reconhecimento!!

Quero dizer-lhe que estou amando a novela, estou com um pouco de pena da Maya, ela não merecia sofrer tanto, mas ela não sofresse por amor não teria novela né.

Ahh Glória aquele ator que faz o estagiário, o Daniel Marques, ele é muito lindo, carismático, dê mais oportunidades dele mostrar o talento que eu sinto que ele tem.

Espero muito ver ele mais vezes e que ele possa ter mais falas para vermos o talento dele.

Um abração!

Anderson Brito disse...

Parabéns pela novela!
Gosto de todos os núcleos, especialmente o núcleo do Zeca, que retrata a realidade das escolas pública. Fui aluno de escola publica e sofri por causa de muitos Zecas que existem por aí. São os Zecas que determinam quando a aula deve começar, quando termina a aula, como os professores devem se comportar etc. Se você não participa do grupo do Zeca, eles te insultam, chama de boiola, marica, donzela e vc não pode dizer nada, tem que ouvir tudo calado. E o pior de tudo, quando os professores passavam trabalhos em grupos, os Zecas não participavam do desenvolvimento do trabalho, apenas apareciam no dia da apresentação, olhava todos os trabalho da sala para ver qual era o melhor, depois de analisar escolhia um deles e exigia que o responsável do grupo colocasse o nome dele no trabalho, caso contrario o Zeca enchia o garoto de porrada, e ficava por isso mesmo, sempre aparecia os puxas sacos para defender os Zecas. Muitas das vezes que apresentei os meus trabalhos na escola, os Zecas riam o tempo todo, criticava, falava mal do trabalho, eu ficava cada vez mais com vergonha, me sentia humilhado, me tornei uma pessoa tímida, e isso se reflete até hoje. Tenho vergonha de falar em publico, sempre acho que alguém vai ri de me, fico nervoso, começo gaguejar, as palavras custam a sair, é muito ruim viver assim. Espero que pelo menos esse Zeca da novela receba um castigo, mas se isso não acontecer, vou compreender, afinal de contas é o que acontece na maioria das vezes. Pelo menos a autora esta fazendo sua parte, denunciando os fatos.

Parabéns Glória!
Vc é uma mulher forte, batalhadora tem a sensibilidade para perceber e compreender as coisas como elas realmente são. O trecho do livro de Provérbios nos mostra realmente o que vc representa.
Provérbios 31:10-31
"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis... Dai-lhe do fruto das suas mãos e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."
Abs,
Anderson Brito

Prescila Alves Pereira disse...

Olá Glória: na índia é possível às mulheres a traição? Pergunto isso por causa da atriz que não consegue engravidar e é espezinhada pela família do marido por causa disso. E apesar da medicina comprovar que o marido é estéril, eles preferem ignorar tal fato. Assim sendo, acredito que ela deveria engravidar de outro não acha? Rsrsrsrsrs...
Abraços Glória, estou amando sua novela.

Anônimo disse...

Gosto muito da forma como a Glória Perez trata em suas novelas, as diferentes culturas, trazendo conteúdo e informação (não suporto novela que tem briga de mulher ou mulher sendo chamada de vagabunda!). Gostaria de sugerir que o excelente ator Douglas Silva não fizesse só elenco de apoio e tivesse um papel de destaque, pois ele é um dos melhores jovens atores que temos no Brasil.

Anônimo disse...

Internacional Glória!!!
Como vc está ultrapassando barreiras hein?! Estou muito feliz por saber que a escritora que tanto admiro é reconhecida e bem vista fora das nossas barreiras geográficas.
Você merece, é guerreira e excelente profissional. Continue
nos dando a Índia maravilhosa que habita nos seus sonhos e por favor não se esqueça do Dani Marques,nosso estagiário que tb estamos torcendo por ele.
Parabéns pelo reconhecimento

Abraços
Sarah

Anônimo disse...

Glóoooooooooria, lindaaaaaa, maravilhosaaaaaaaaaa. Olha Glória, não adinata, sei que aqui não é o lugar mais adequado, mas sou atriz e quero trabalhar em uma das SUAS obras PLEASE, nem que seja participação de um minuto. Tenho DRT , estudei na oficina de atores da rede globo, e meu sonho é trabalhar nas suas obras Tem como fazermos contato por e mail ou na maneira que vc preferir PLEASEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE., LINDA, MARAVILHOSA, ESTA NOVA NOVELA SUPEROU TODAS AS OUTRAS. QUANDO PENSAMOS QUE VC FEZ O MELHOR TRABALHA, PAÇA ALGUNS MESES E VC LANÇA AINDA MAIS RICO E APAIXONANTE,. PARABENS MINHA RAINHA. SOU TUA FÃ NUMERO UM....RESPONDE AO MEU PEDIDO PELO E-MAIL ypaulas@hotmail.com., não me ignore por favor tá!!!
Desculpe me escrever aqui, mas te procuro a anos e nao consigo contato, e decidi falar por aqui mesmo. Pronto falei, agora fico no teu aguardo. Ti amu maravilhosa.

Unknown disse...

Oi Amada , não podia deixar de parabenizar vc pelo reconhecimento da mídia indiana , que maravilha , vc merece tudo de bom que possa lhe acontecer e saiba amada que seu público torce por isso. Namastê

Unknown disse...

Oi Amada , não podia deixar de parabenizar vc pelo reconhecimento da mídia indiana , que maravilha , vc merece tudo de bom que possa lhe acontecer e saiba amada que seu público torce por isso. Namastê

Matheus Costa disse...

Olá Glória!! Concordo com o comentário da Edna (Love me 2 times) e da Marga: quando uma fala em polêmica, outra fala em proporções que a novela atinge o público brasileiro. Esta novela é bárbara, em termos de criatividade e dificuldade, também, e é tão bem administrado pela Glória que se coordena sozinha, isso é fantástico, mil méritos. Como a Glória mesmo diz em vídeos, da dificuldade de se escrever uma novela, do isolamento, e do interesse do tema, o quanto isso a alimenta pra seguir com aquela história, porque como Glória diz: “Só vale escrever sobre aquilo que te interessa, porque à medida que você escreve você está refletindo sobre aquilo, está aprendendo com aquela história”. Enganam-se quem acha que é fácil. Às vezes me pergunto: o que é que “nos” público queremos na verdade?! Se os autores ficam naquela mesmice, o público reclama, se investe em outros ares, ele reclama também! Como assim? A novela está cumprindo o papel de mostrar o que deve ser mostrado. Por isso acho que a Glória é fantástica em termos de texto, porque ela é uma das únicas autoras (es) que consegue representar outro país com tanta fidelidade, como já fez em outras novelas, e a Glória faz com que a gente se sinta muito íntimo desse povo, que ao mesmo tempo está tão distante, é lindo. Parabéns Glória.

A Edna dá várias idéias interessantes, em relação ao personagem de Daniel Marques, o Marcelo. Essa de se apaixonar pela Cissa é uma boa, gostei bastante, não sei os rumos que a Glória está definindo para esses personagens, mas de longe seria legal ver o Daniel contracenar com o personagem “Tarso” e com a “Cissa”, quem sabe. Mas desde já deixo aqui meu comentário em favor do personagem do Daniel, que é fantástico, torço pra que o papel dele aumente. Beijos Glória.

Anônimo disse...

Bom dia Gloria Perez

Meu nome é Julia e como não tenho blog, mas me disseram que o seu é ótimo vim visitar.

Estou acompanhando a novela Caminho das Indias , que está perfeita, marca tão peculiar que voce já deixou na teledramaturgia.
Em todos os núcleos a aborgadem é bem interessante ao ponto de trocarmos ideias com nossos amigos, uma discussão mesmo dos assuntos.

E tem outra coisa, também sou amiga do DANIEL MARQUES, que faz participações como estagiário da clínica. Gostaria de particiar da campanha pra ele continuar na novela.
Eu sei bem que voce sabe escutar as pessoas e tem um bom radar, não deixaria de dar oportunidade de um bom ator se revelar na sua novela, né.

Como a reportagem nos jornais da India podem comprovar, o sucesso da novela já está sacramentado, e torço por vc nisso.

Um grande abraço da fã
Julia

Anônimo disse...

Glória! Não é preciso que eu te conheça pessoalmente para me certificar que tem um pouco de Deus dentro de vc e muito de anjo. Como? Pela imensidão de seu amor pelas pessoas. Leio os comentários aqui e noto que vc os publica após ler eu sei, todos, por valorizar cada fã que vê seu trabalho ou que senta diante de uma máquina só para te elogiar. Para mim vc é a protagonista da sua própria novela porque nenhum autor é tão lembrado assim pelas pessoas. Só uma autora com essa capacidade consegue recompensar com felicidade as pessoas que lhe amam. Li inúmeros pedidos para que coloque o Daniel definitivamente na novela e percebi que você não está deixando seu público prá lá. Um dia aqui, outro ali, e lá está o rapaz. As pessoas fortes, com grande amor para dar, também são capazes de estremecer ao choro de criancinhas. Atenda seu público dando oportunidade ao moço. Hj dedico à vc "Retrato de Mulher" (autor desconhecido) que eu adoro ler.
Um abraço
Sua fã

Anônimo disse...

Glória, promova uma aparição do dançarino indiano Prabhu Deva na novela. Por favor!

Antônio

Anônimo disse...

Glória
Venho fazer minha reivindicação!
Deixa a Maya fugir com o Bahuan vai, please!
Não é justo que ela se case com o Raj
=)

Anônimo disse...

Atualmente eu estou detestando os dois pares "românticos" da novela. O Raj é um grande sacana, que mesmo sabendo das tradições de seu país, enrolou uma brasileira idiota, que por ele largou tudo... afê nem parece que estamos no século 21, quem já viu... uma mulher larga tudo para ir atrás de um homem do qual ela sabe muito pouco. Do outro lado, Bahuan comeu da fruta e agora está abandonando-a a própria sorte. O exemplo perfeito do grade patife. Em pleno século 21, com uma quase-esposa que fala inglês, já trabalhou, o suposto "amor da vida" dela larga a Maya dizendo que ele não quer que ela fique sozinha... como se ela não pudesse fazer amigos nos EUA... e não pudesse arrumar um emprego para tornar o "sonho dele" o "sonho deles". Outra idiota. Nenhum dos protagonistas é homem o bastante.

Anônimo disse...

BOA NOITE AMORE!!!
Tenho Fases como a lua...
Fases de ser sozinha...
Fases de ser só sua...
BEJINHOS E SONHA COMIGO....

Andrea disse...

Parabéns Gloria,você mais uma vez ultrapassando fronteiras,gostei da reportagem do jornal já era de se esperar,a novela é um sucesso! Isso é reconhecimento do seu extraordinário trabalho,fico indi guinada quando pessoas vem aqui no seu blog para meter o pau no seu trabalho.você está conduzindo a historia brilhantemente,tudo bem as pessoas virem aqui e colocarem suas opiniões,mas.... desrespeito não! Acho o cumulo do absurdo pessoas anonimas entrarem aqui para usar palavras com Merda e etc...

Gloria não se abata com esses comentários maldosos pois você é maravilhosa!

É claro que a historia de uma novela tem disso,ainda mais se tratando de Gloria Perez que mexe com temas sócias,sempre tem discussão. Acho que o Bahuan ter deixado a Maya para pode viajar sozinho foi uma coisa brilhante da sua parte,tenho certeza que irá ter muitas reviravoltas ainda! É por isso que a novela é o máximo,não fica na coisa obvia,e isso só você sabe fazer.

Continuamos pela campanha do ator Daniel Marques,o estagiário da clinica do Dr Castanho,gosto muito do entrosamento que os dois tem ,é muito engraçado! tenho certeza que você terá ótimas idéias para os personagens deles.
Se você me permite Gloria,gostaria de sugerir que o estagiário da clinica tenha mais cenas engraçadas,e também que ele se apaixone por uma das personagens da novela. Por ex a Júlia neta do Cadore, ou derrepente a Leninha que é filha da Aida,seria muito interessante! É claro que não deixar ele fora da clinica para que o Dr Castanho puxe a orelha dele as vezes rsrsrsrsrsrsr é ilário!

Gloria parabéns por mais uma vez ultrapassar fronteiras,nosso brasil está muito bem representado lá fora,sem duvida nenhuma você é uma das maiores escritoras do mundo!

Beijos Andrea SP

Márcio Vito disse...

Olá Glória.
Achei um post de um blog português.
Chama-se Hare Baba. É meio desbocado,
mas interessante e divertido o que ela diz. O link é esse abaixo. Abraços.

http://euqueriaseramelia.blogspot.com/?psinvite=ALRopfUO06-8BtLhnhaZ1_S61NKOhN1fj97qnKhWiSN-o9NSSHMgpgQA2y-18RSPzKhlSJlyL38FPzxBUTIxfSZZv2yDrjbcvQ

Unknown disse...

Não "mate" a personagem Cadore de Elias Gleiser :o) Ai, é tão bom ver um ator mais velho em novelas de horário nobre. É sinal de respeito a maturidade. Um dia chegaremos lá e espero com a mesma vitalidade de Elias. Dá um jeito dele(a personagem) infernizar a vida da "amiga" da Silvia(esqueci o nome da personagem :o) Gostei muito de vc. colocar um "velhinho" astuto, pra mostrar que nem só de "mocinhos" vive novela das 21hs.

Semeador do Poder da Paz disse...

Boa noite Glória, sou uma profunda apreciadora do seu trabalho. Parabéns pela novela que tem encantado milhões de brasileiros!!
Preciso de algumas informações, e nada melhor do que obtê-las com quem passou 6 meses ou mais na Índia! O que significa os termos "Kyunki", "K-Series", "TRPs", "saas-bahu", "chalta hai", "mehndi" e "dholaks" que aparecem no recorte da reportagem? Preciso desses significados para trabalhar com os meus alunos, pois sou professora de inglês, e um pouco leiga na cultura indiana.
Desde já agradeço!
Atenciosamente, Francelise.

Maria do Carmo de Souza disse...

Só está faltando falar de Yoga na trama... Isso está fazendo falta mesmo.
Fica aí a dica!

Namastê.

Fica com Jesus.

Beijos

Unknown disse...

Acompanho a sua soap-opera com muito prazer.
Só me pergunto onde foi que a produção da novela ouviu a pronúncia dálit, quando tenho a impressão de que o correto é dall-eet ou dalíit. Não foram todos à Índia? ou só conhecem a palavra or escrito e inventaram uma pronúncia à americana.
Saudações.
Carlos

Anônimo disse...

QUERIA SABER DE UMA DESSAS MARIA DO CARMO DA VIDA SE NESSA NOVELA A TRAMA CONTINUARA SENDO O AMOR PROIBIDO(ROMEU E JULIETA DISFARÇADO)SE TERÁ O PERSONAGEM COM A DOENÇA FATAL, O MALVADO E O BONZINHO(CAPEUZINHO VEMELHO E O LOBO MAL)O PERSONAGEM QUE DARÁ O GOLPE NA EMPRESA DE RENOME A CRIANÇA COM SEXUALIDADE JÁ FORMADA COISA QUE ESSES AUTORES QUEREM QUE TODOS ENGULAM A QUALQUER PREÇO.HÁ TAMBÉM QUERIA SABER SE TERÁ O QUE NÃO PODE FALTAR DE MODO ALGUM; O RELACIONAMENTO HOMOSSEXUAL.EM RESUMO A GLORIA PERES MAIS UMA VEZ IRA REPETIR A MESMISSE Q A TRÊS DECADAS É TRANSMITIDA EM HORARIO NOBRE E FAZ COM QUE O PAÍS NÃO EVOLUA DE FATO; TENDO POR CONSEQUÊNCIA VÁRIAS MARIAS DO CARMO DESPROVIDA DE SENSO CRÍTICO. SE EM UMA DAS 10 X 99999.... CHANCES; NÃO SE REPETIR O ENRREDO SUPRACITADO POR FAVOR ME RESPONDAM MARIAS DO CARMO

Anônimo disse...

QERIA SABER DE UMA DESSAS MARIA DO CARMO DA VIDA E TAMBÉM DE UMA DESSAS FRANCIELE QUE SE INTITULA PROFESSORA SE NA TRAMA DESSA NOVELA CONTINUARA TENDO COMO ENRREDO O AMOR PROIBIDO, SE TERÁ O PERSONAGEM QUE DO NADA APARECE COM A DOENÇA FATAL SE TERÁ O MALVADO E BONZINHO(CAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO MAL) O EMPREGADO QUE DARÁ O GOLPE NA EMPRESA DE RENOME SE TERÁ A CRIANÇA COM SEXUALIDADE FORMADA E POR FIM O QUE DE MODO ALGUM PODERÁ FALTAR; O RELACIONAMENTO HOMOSEEXUAL.EM RESUMO: GLOTRIA PERES VC IRÁ MAIS UMA VEZ REPETIR O QUE É TRANSMITIDO EM HORÁRIO NOBRE HÀ TRÊS `DÉCADAS.IRA MAIS UMA VEZ FAZER COM QUE ESSAS MARIAS DO CARMO E FRANCIELES CONTINUEM SEM SENSO CRÍTICO ATE MESMO PRO ÓBVIO E PIOR PASSEM ISSO PRA NOSSAS CRIANÇAS? SE NÃO OCORRER O ENRREDO SUPRACITADO POR FAVOR ME RESPONDA PARA ENTÃO DIVULGAR QUE O NOSSO PAÍS NÃO TERÁ MAIS A MESMISSE TRANSMITIDA EM HORÁRIO NOBRE E DAÍ PROGRIDIRÁ

Anônimo disse...

Oi, Glória! Parabéns por abordar a doença mental e os novos dispósitivos de tratamento que não seja o hospital psiquiatrico, ex: os Centros de Atenção Psicossocial-CAPS, NAPS, dentre outros. Vocês tem retratado bastante a esquizofrenia, entretanto, vale ressaltar que as neuroses graves também são de difícil manejo. Sugiro ampliar ainda mais as intervenções com demais membros da equipe técnica(Assistente Social, Psicologa, terapeuta ocupacional, dentre outros) pois, na atual conjutura o tratamento não é apenas medicamentoso. É necessária uma assistência integral ao usuário e familiares no aspecto biopsicossocial. Faço parte de equipe técnica de saúde mental do Norte de Minas, no interior a nossa realidade (trabalho) é tão difícil, espaço físico indequado, falta recursos para o desenvolvimento de trabalhos com familiares, comunidade e até com os usuários, às vezes falta até o medicamento. Avaçamos muito com a reforma psiquiatrica, parabéns aos colegas militantes por esta causa, mas há muito que ser conquistado. O 18 de Maio (dia da Luta Antimanicomial) se aproxima, esta é uma data de mobilização e reflexão. Glória, parabéns pelo trabalho.

Unknown disse...

Ola Gloria Perez, tudo bem?Meu nome é Marcia e li que voce colocar um rapaz que veste de Xuxa e pede dinheiro nas ruas do Rio na sua novela.Esse rapaz estava num sinal na Av. Atlantica e eu parei meu carro e estava distraída e nao vi que ele bateu no vidro do meu carro.De repente esse rapaz porque nao dei atençao chutou meu carro e o e amassou. Eu abri o vidro e gritei "voce tá maluco, amassou meu carro" aí ele veio e me cuspiu.Nao acho que ele seja exemplo para voce colocar na novela.Inclusive seiagora que atraves da reportagem que o nome dele e Ivy Lima e vou fazer queixa formal na delegacia. Um grande abraço

Ana Maria Padilla Sbrissa disse...

Glória, parabéns por mais um sucesso na TV, abordando temas diversificados e conseguindo tecer com categoria todas as tramas da vida. Pediria, no entanto, que colocasse no ar a figura encantadora do Profeta Gentileza,tão bem representado pelo magnífico Paulo José.
Bjs,
Ana Maria Padilla Sbrissa-pedagoga