quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tem gente que não perde a chance! Um certo sr Papandreu acaba de lançar um livro apresentando uma nova versão para a morte da menina Isabella. Na sua fertil imaginação tudo não teria passado de um acidente doméstico -Isabella se atirou sozinha pela janela.

Pelo que vi no Fantástico desse domingo, a defesa do indefensável casal Nardoni, depois de desmentida por todas as evidencias, está propensa a agarrar-se a essa tese surreal: Isabella teria ido à cozinha, onde pegou a tesoura, foi até o quarto cortar a tela de proteção, voltou à cozinha para guardar a tesoura e retornou ao quarto para atirar-se pela janela!

Fala sério: não era mais inteligente convencer os clientes a confessar de uma vez?

Tin Tin

Essa orquídea linda eu ganhei ontem, no jantar com o pessoal da produção de Caminho das Indias.

Nao pudemos festejar juntos o final apoteótico da novela por conta do meu tratamento, mas ontem festejamos duplamente -o sucesso do tratamento e o sucesso de Caminho!

Foi uma noite de muitos risos, lembrando os percalços, as historias engraçadas de nossa convivência, todas as pequenas coisas que fazem de algumas etapas da nossa vida, uma grande lembrança!


domingo, 27 de setembro de 2009

Entrevista para a revista ÉPOCA

Como as entrevistas editadas ficam sempre menores, aqui vai a íntegra das respostas que foram mandadas por mail:
- O que faz quando uma novela termina? Já começa a pensar em outra?
claro que nao! só penso em descansar, em cuidar da minha vida, sem nem pensar nisso! e a um determinado momento algum tema captura você, e aí voce sabe que começou a gestaçao de uma proxima novela. Acredito nisso: a gente nao escolhe os temas, eles nos escolhem
- Sempre que uma novela novela sua começa, algumas pessoas dizem a mesma coisa: "que mistura, que confusão", etc. Mas depois é sempre o mesmo desfecho: o sucesso vem e público e crítica adoram. Como você lida com essa crítica inicial (e mesmo com as que não mudam)?
chega a ser bandeiroso, nao é? uma verdadeira militancia! Vc precisa ver o que eles diziam quando fiz Explode coraçao: tratavam a internet como uma invençao de lunatica. O que me espantou mais nao foi nem isso, foi o fato de terem abominado a ideia da rede! como eu lido com esse tipo de "critica"? rio e guardo para os meus netos rirem mais tarde!
- Quando você descobriu o linfoma, já estava escrevendo a novela? Em algum momento achou que não conseguiria continuar?
foi por acaso. Percebi o aumento de tamanho da tireoide e o médico recomendou a retirada. Era uma cirurgia muito simples, a recuperaçao se dava em 24 horas. O que ninguem esperava é que houvesse um linfona enclapsurado nela. É claro que me assustei diante da palavra "maligno", e da possibilidade da quimioterapia. Pra minha geraçao a palavra câncer ainda tem o peso de uma condenaçao, e a quimioterapia de uma sessao de tortura. Quando cheguei ao dr Daniel Tabak, nem precisei falar, ele adivinhou a primeira pergunta:-vc quer saber quanto tempo vai viver, nao é? com o que vc tem, vai viver tanto tempo quanto viveria se não tivesse nada! Entao eu descrevi minha rotina de trabalho, e perguntei se teria condiçoes de continuar escrevendo a novela. Ele respondeu que nao só eu podia continuar, como era essencial, para o sucesso do tratamento, que continuasse, e mantivesse a mesma rotina. A partir dai, entrei em contato com muitas pessoas que enfrentaram a mesma situaçao sem abrir mao de suas ocupaçoes. Pensei: se foi possivel pra elas, haverá de ser possivel pra mim tambem! E graças a Deus foi!
- Como foi sua rotina de tratamento e em que estágio você está agora?
fiz 6 aplicaçoes, e fiquei no grupo dos que nao tem nenhuma reaçao colateral maior, mais extensa. É claro que durante uma quimio você conduz seu trabalho com mais dificuldade. Mas conduz. É o que importa. Escrevia meus capitulos durante as sessoes, e isso nao era nada incomum: as outras pessoas ali tambem resolviam seus problemas pessoais e profissionais enquanto tomavam suas aplicaçoes.
- Você tem crença religiosa? Isso a ajudou quando descobriu o linfoma?
fui criada entre uma avo profundamente religiosa e um avo anarquista. Fiquei no meio. Diria que tenho um comportamento cristao.
- Você acredita na ideia de que o câncer é uma doença psicossomática?
nao faço ideia. Nao perguntei isso ao dr Daniel.
- Você perdeu cabelos? Isso e outros efeitos colaterais do tratamento mexeram com sua vaidade?
isso foi o de menos. Cabelos nascem de novo. Quando o que está em jogo é sua cabeça vc nao pensa em cabelos!
- Gloria Perez virou referência entre as famílias de vítimas da violência. Várias vezes entrevistei pessoas que foram até você e com quem você ficou ligada, como a Cleyde, mãe da Gabriela (uma grande figura que, infelizmente, se foi) e elas falavam muito em você, na sua força. Estar com essas pessoas é bom para você ou apenas faz sua dor aumentar, lembrando-se de sua filha?
Nao fujo da minha realidade. Pela minha história de vida me tornei referencia para que outras maes resistam e lutem por justiça, e estou sempre disponivel para ouvi-las e participar de seus movimentos. A ideia da campanha de assinaturas, que utilizou um dispositivo da constituiçao para conseguir a primeira emenda popular da historia do pais, (a inclusao do homicidio qualificado entre os crimes hediondos), foi uma semente que deu muitos frutos. Apontou um caminho, uma direçao, um meio para que a sociedade civil possa fazer mudanças, que tem sido utilizado por muitas outras maes depois de mim. O problema está no pouco respeito que nossas autoridades demonstram pela vontade da sociedade civil. A Cleyde conseguiu juntar as assinaturas tambem, levar para o congresso, e até agora nao vimos a emenda popular que deveria ter nascido dali!!!!!!
- Li recentemente sobre assassinos que te sugeriram uma "senha" ou coisa parecida para matarem o assassino de Daniella na cadeia. É verdade? Em algum momento isso lhe pareceu tentador? A morte seria o melhor desfecho para ele?
Nunca me pareceu tentador participar de assassinatos.
- A outra assassina, Paula Thomaz (pelo que sei, posso estar errada), ainda mora no Rio de Janeiro. Você teme cruzar com ela nas ruas, ou com os pais dela. Teria alguma reação?
Espero que Deus me poupe de mais essa!
- Você tem algum tipo de "comunicação" com seus filhos falecidos? Não digo comunicação espiritual, mas outras coisas: você conversa com eles, há presença deles no seu dia-a-dia?
Há a presença deles na minha alma. Um filho nao se apaga nunca. Faz parte de você, estando ou nao estando mais nesse mundo!
- Já pensou em escrever mais, para o teatro ou para o cinema
penso muito, quero muito e está em tempo de me dedicar a outros projetos
- Você diria que suas novelas têm uma mensagem em comum? Qual seria? O que você sempre está buscando ao criá-las (além do entretenimento)?
sempre achei que se um folhetim tem a capacidade de fazer com que um pais inteiro discuta com quem vai casar a mocinha, seria ótimo usar essa força para beneficiar pessoas, por isso introduzi, nas novelas, essas campanhas que hoje se institucionalizaram sob o rótulo de merchandising social. A primeira grande campanha que fiz foi em Carmem, na Manchete, por volta de 86/87. Esclarecia sobre a AIDS e combatia o preconceito que cercava os que tinham adquirido o virus. O porta-voz da campanha era o Betinho.
- O que as diversas culturas em que você sempre mergulha para fazer seu trabalho te ensinam?
que nosso umbigo nao é a janela mais ampla pra se enxergar o mundo! que a minha maneira de viver, de ver as coisas, é só mais uma!
- Que cultura você gostaria de mostrar ao Brasil em uma futura novela?
nao tenho nada em mente e nem necessariamente me atenho a retratar culturas. Essa é uma lenda recente, só porque, antes falei dos muçulmanos em O Clone. Minhas outras novelas nao tem nada a ver com culturas diferentes. Pelo contrario, o que há em comum entre elas é que falam dos novos conflitos humanos, introduzidos pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Conflitos que as geraçoes anteriores a nos nao conheceram, e que temos que aprender a viver sem nenhuma referencia no passado (como barriga de aluguel, transplante de coraçao, etc etc) Nao tenho formulas, aliás tenho pavor de formulas. Se vc me perguntar o que meus trabalhos tem em comum eu te diria que é um empenho em trazer para o público alguma coisa diferente!

. - Você tem temperamento centralizador ao escrever? Costuma escrever quase sempre sem colaboradores?

nunca escrevi com colaboradores. nao porque seja centralizadora, simplesmente porque nao sei dividir fantasia
Voce acha que sua vida daria uma novela?

a vida de ninguém merece ser contada como uma novela. Novela é folhetim. E como folhetim, deve privilegiar sempre o sensacional, o que seria um desrespeito a qualquer vida.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Compartilhando com vocês

Sim, estou rindo à toa!

Fiz o último exame (o PET), e deu tudo certo, estou novinha em folha!!!!!


Dolce far niente!

Olhai o Alex Lerner e a Bia Aydar curtindo as férias em Taormina (Sicilia). Os dois contaram que lá, como aqui, está chovendo a cântaros!

Alunos X Professores

Os noticiários tem mostrado o caso da professora, alvo de manifestação de pais e alunos, por ter punido o adolescente que pixou a parede da escola récem pintada!

Enquanto pais enxergarem a escola como inimiga e não como aliada, fica difícil falar em educação!


E AQUI, a entrevista com o pai do aluno pixador


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Coisa de novela?

Tem coisa que só acontece na vida real, porque em novela ninguém acredita!

É o tal caso: a ficção precisa ter alguma verossimilhança, a vida real nenhuma!

COMPLEMENTANDO

Estão vendo? o Lucas Nobre mandou um caso igualzinho, acontecido aqui no Brasil!

domingo, 20 de setembro de 2009

contra a intolerância religiosa

A passeata foi bonita! E Viva a liberdade de culto e de pensamento!

a camisa da ABRALE

Essa é a camisa da ABRALE, a camisa da campanha pelo diagnostico precoce do linfoma. Vale a pena insistir nesse assunto. Sao problemas que podem ficar imensos e podem nem existir, se a gente detectar e cuidar deles a tempo!

Vamos dar uma força pra campanha! clique AQUI



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

e lá vou eu!

El Clon, a versão latina de O Clone, feita pela Telemundo, vai ser apresentada no MIPCOM. Estou indo pra Cannes no começo de outubro, celebrar esse bom momento. Conto tudo de lá!

do Blog do Boni

Uma aula do Boni que vale a pena reproduzir.

Escrito em:16/9/2009
FAZER TELEVISÃO É FÁCIL. COMUNICAR É DIFíCIL.

Criar cenários, iluminar, cortar, gravar, editar, etc…etc são funções artísticas importantes e fundamentais na produção de um programa de televisão. Mas todas elas, mesmo executadas com perfeição, não fazem necessariamente um bom programa. Uma boa produção é indispensável, mas não é tudo. Julio Gouveia, o pioneiro produtor de televisão, dizia com propriedade que se um livro fosse muito interessante ele resistiria a uma boa leitura frente as câmeras, sem um corte sequer, sem qualquer produção. Bastaria um narrador competente. Infelizmente os recursos de produção fazem alguns profissionais acreditarem que forma é mais importante do que conteúdo. O espectador não é bobo. Não adianta apostar em móveis, cadeiras, escadas, elevador que não vai a lugar algum, carros, barcos, novidades tecnológicas, cenários mirabolantes,cidades fantásticas, desertos, rios e montanhas. Também não adianta berrar com quem está em casa porque se baixa o volume, muda de canal ou, simplesmente, desliga. Nem gritos, nem sussurros. E é bom lembrar que bater palmas para o próprio umbigo é tão ridículo como uma “merchandising” mal feita. O que importa é a capacidade de comunicar. É não ser egoísta pensando no produto apenas como mais um produto. É fundamental pensar em quem está do outro lado, em casa, com o controle remoto na mão. Não basta um produto bem realizado. É preciso que ele seja realizado para quem vai ver. Que interesse e… muito. E que seja capaz de prender o interesse. Que tenha potencial para durar o tempo para o qual foi projetado, para não encher linguiça. Minutos, horas, meses ou anos. O Max Nunes quando lhe apresentavam um novo programa, sapecava: Me conta como vai ser o décimo segundo. Um programa bom pode resistir ao tempo, mas não pode ser como um restaurante velho “sob nova direção”. Ou aquele sabão de sempre “agora em nova embalagem”. Uma novidade formal é bem vinda, mas não pode ser anunciada, promovida e alardeada como se fosse a descoberta da pólvora. Basta que seja percebida. Só vale a pena botar a boca no mundo e dar tiro de canhão se a novidade for de conteúdo. Nereu Bastos, na velha TV Tupi, quando algum produtor exagerava nos pedidos de materiais, costumava retrucar: Pergunta na sua casa se alguém já ligou a TV para ver o sarrafo da TV Rio, o pano da Tv Excelsior ou a mesa da Globo? Um exagero do Nereu, mas com um fundo de verdade. O que se quer ver mesmo é alguma coisa que atravesse a tela do televisor e mexa com a gente. Fazer televisão é fácil. Comunicar é difícil.

Boni

Sessão Nostalgia

olhem que preciosidade: 1966. Nessa noite, Jair Rodrigues dividiu o primeiro prêmio com A Banda.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

mais um recorde de Caminho: consumo de energia

O caderno de Economia de O Globo de hoje traz uma noticia curiosa:

"A audiência recorde de Caminho das Indias alterou até com a curva do consumo de energia do país. Conhecido como "rampa de carga", o fenômeno ocorre sempre que o Brasil interrompe a rotina e para em frente da TV, caso de jogos da seleção na copa e, em menor intensidade, de finais de novela."

e sobre a novela em particular:

"nos oito minutos seguintes à despedida de Maya e Raj, deu salto de 4.200 MW, informa o ONS, responsável pelas operações do sistema. É como se todo o Grande Rio se acendesse ao mesmo tempo"

terça-feira, 15 de setembro de 2009

o dia do Linfoma

Pois é, eu também não sabia: o linfoma tem um dia reconhecido mundialmente. É hoje, 15 de setembro. Um dia dedicado à conscientização da importância do diagnostico precoce.

A gente costuma nem dar muita importância quando aparece aquela íngua, aquele gângliozinho inflamado. E é comum tratar com receitas caseiras ou então esperar que desapareça por si. Mas ali pode morar o perigo. Ali pode se esconder um linfoma que, tratado precocemente, dará a você todas as chances de cura!

Saiba tudo sobre o assunto aqui, no site da ABRALE.

Curiosidade: média últimos capítulos

O Clone................................................................... 62

Esperança............................................................... 51

Mulheres Apaixonadas......................................... 59

Celebridades........................................................... 64

Senhora do Destino................................................ 60

América................................................................... 68

Belíssima.................................................................. 60

Páginas da Vida...................................................... 53

Paraíso Tropical..................................................... 56

Duas Caras.............................................................. 47

A Favorita............................................................... 50

Caminho das Índias............................................... 55

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Maya e o elefante

Não resisti a essa foto que a Sandra Regina mandou. Maya conquistou mesmo o elefante! Hare baba!

Ultimo Capitulo: mais recordes!

Fechamos a média do share, no último capitulo, em 79%. E 55 de média, com picos de 59 nos pontos e de 81% no share! É muita coisa! Há muiiiitos anos não se vê esses números em novelas!

Hare baba! sem nenhuma falsa modéstia, até porque, como dizia meu velho professor Roland Corbisier -toda modéstia é falsa- fizemos bonito!

Tin Tin, Marcos Schechtman, e toda a equipe de Caminho das Indias! vai o brinde virtual, já que não pude estar lá com vocês, na festa de despedida, para abraçar a todos pessoalmente.




sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Batemos 59!!!!! Hare baba!

No capítulo de ontem: 55 de média, 59 de pico e 76% de share!!!!! Atchá!
Tem muitos anos que não se vê disso!!!!!

Cora e Noblat no TWITTER

Assistir o último capítulo de Caminho das Indias no twitter, com a Cora e o Noblat de comentaristas, é imperdivel! Passem por lá!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Caminho das Indias e o telemarketing

Olhem que bacana o video que o pessoal da Veganet mandou pra nós:

Olá Glória,
temos a honra de te informar que a novela Caminho das Índias serviu como inspiração para os operadores de telemarketing da Vega Net.
Há algum tempo eles promoveram um dia temático, quando todos os funcionários foram trabalhar caracterizados como os personagens da novela.

Para imortalizar o dia e a trama Caminho das Índias a equipe de comunicação da VegaNet, em conjunto com seus funcionários, produziram um vídeo homenagem para a novela.

ontem mais recorde!

Caminho das Indias bomba na internet! ontem batemos outro recorde: 2.757.183 acessos!!!!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

recorde na internet também


A noticia chegou agora. Batemos hoje todos os recordes (site de novelas) em todos os tempos: 2.500.000 acessos!!!!!
Hare baba! por Lord Ganesha!

outro recorde:

batemos 57 pontos
e 74 de share!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ontem no Estudio: Ana Maria

Ela é a responsável pela belíssima produção de arte de Caminho das Indias: Ana Maria Magalhães. A nossa mammy.

Ontem no Estúdio: o bolo Taj Mahal

olhem que mesa linda! aí estou eu com a Sonia (da Doçuras da Sonia), a maga que faz tudo isso! é tão gostoso quanto bonito, acreditem!

Ontem no Estúdio: alegria, alegria

Ontem no Estúdio

Gravações das últimas cenas. Aqui, visitando Schechtman na sala de corte:

domingo, 6 de setembro de 2009

Yvone na vida real

Essa semana a Ana Maria Braga levou ao seu programa um casal vítima de uma uma Yvone da vida real. Um caso praticamente igual ao da novela.

E o mais bacana: o casal identificou a perversa e se reconciliou, lendo o livro da Ana Beatriz e assistindo Caminho das Indias!

a maratona

passando por aqui:

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

outro recorde

ontem, quinta-feira, batemos outro recorde:

52 de média
56 de pico
73% de share!

na página da internet também, foram 1 937 000 acessos. Recorde de todas as novelas em todos os tempos, segundo informaçoes da equipe!

e vamos nós!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Atchá!

Aqui estou eu na última aplicação da quimio! acabou, gente!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

comemorando com vocês

Atcha, gente! andei sumida, concentrada nos últimos capitulos! Acabei de escrever FIM!!!!!

Ufa! a gente se fala logo mais!