quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O verdadeiro Bahuan



Dar nome às personagens indianas de Caminho das Índias não foi nada fácil, porque a língua hindí tem sons muito diferentes dos nossos.

Quem me trouxe o nome do BAHUAN (Marcio Garcia), protagonista da nossa novela, foi minha amiga Laura Antunes, a de óculos escuros, no banco da frente do carro. Ela é jornalista de O Globo, foi passear na Índia, e o rapaz que você vê encostado no carro, o motorista que a acompanhou, chamava-se Bahuan.

Laura já escreveu pra ele, contando que virou galã de novela brasileira, e o Bahuan de verdade está que não se cabe.

Pedi a foto pra dividir essa curiosidade com vocês!

35 comentários:

Sollange Simas disse...

Imagino a felicidade dele em ter o nome conhecido em outro país, uma bela homenagem que a Laura fez a ele com sua contribuição. É bonito ver uma história de reconhecimento e amizade.
Bjs!!!!

Victor Moraes, disse...

hahahahahahahaha
ele deve estar se sentindo!

hum...a primeira vista a foto me
pareceu antiga, tipo anos 80.

ansioso pela novela!

Victor Moraes, disse...

[OFF]

Queria dar uma dica, sei que de India não tem nada, mas você poderia dar um conferida no CD 'Samba Meu' da Maria Rita. Tem músicas ótimas pra um nucleo 'carioca' da novela.
Indicações: 'Trajetória' e 'O que é o amor'. (Composição: Arlido Cruz)

Anônimo disse...

glória imagino como deve ser dificil, alias, td numa novela!
querida sou uma fã invetrada da atriz viviane pasmanter, queria tanto ela nessa novela, msm sendo uma parti. especial no começo ou o fim da nov.!!!

abraço

Carla Silva

Anônimo disse...

Oi Glória, bem que você poderia considerar a possibilidade de colocar como tema dos personagens da Marjorie (Tonia) e Bruno (Tarso) a música Fidelity da cantora Regina Spektor, é uma música tão delicada e ao mesmo tempo forte. Se você ainda não conhece, vale a pena ouvir, é linda. Bjs!!.

MBS English Teaching disse...

Os nomes são mesmo meio complicados. Tenho muitos amigos indianos. O nome de um deles é Prasenjit e é um nome muito comum por lá! Muito legal essa parte cultural que a novela vai passar. Estou ansioso. Já falei com meus amigos indianos sobre a novela e eles estão todo bobos!! Sucessos Glória

Arlete Pereira disse...

Ola Gloria,realmente eh muito dificil os nomes indianos,meu namorado eh indiano,o nome dele eh Abhishek,confesso que no inicio de namoro nao sabia pronunciar,demorei alguns meses para aprender,mas hoje tiro de letra.
Gloria quero te dizer que estou muito feliz com sua nova novela,estou anciosissima para ver cada capilo,sei que voce tem um talento fenomenal,suas novelas sao otimas!que Deus sempre ilumine sua vida,pois vc tem um dom maravilhoso.
obs: nao repare, esta sem acentos,estou em um note booke ingles.
com sinceridade,Arlet

Paloma disse...

Glorinha,
Como é que se pronuncia o nome?
hahaha...
Beijos

Giseli disse...

Oi Glória ,ficaria feliz vendo o nome do meu amor indiano na novela ,rsr o nome dele é Arun Chauhan ,apesar q lá tem muito desses nomes também ,como Ahmed amido dele Vaishla,e estou mandando um link com nomes masc e fem .indianos bjsssss

http://www.indiaexpress.com/specials/babynames/

Anônimo disse...

Oi, Glória!
A novela já é sucesso agora, acredito que quando começar vai ser melhor.
Já ouviu a música "pense em mim" tocada pela banda Darvin? Ótimo tema para Bruno e Marjorie, o que acha?
Beijos de Sorte
Aguardo a novela
Margareth Farias

Anônimo disse...

Gloria querida, à respeito do livro da dra. Ana, Mentes Perigosas, desde que li aqui em seu blog, divulguei-o para conhecidos, amigos médicos, e, inclusive para a proprietária da Nobel, aqui em minha cidade. Todos que lêem, realmente recomendam.
No meu caso, irei presentear duas amigas no Natal com o livro.
Parabéns, parabéns pela escolha dos nomes dos personagens, com certeza, trabalhosos, sim
Sucesso!
Meu grande abraço ...
Eliana Aparecida - Mogi Guaçu -SP.

Deva Shakti (Dani) disse...

Muito lindo saber que o nome tem dono e é um indiano.
Seria legal se ele participasse da festa de lancamento da novela,,,Realmente ai que ele nao se caberei de tanta felicidade...
Muita luz Gloria..Deva Shakti - Dani jp-ind

Anônimo disse...

A novela vai ser um sucesso,é bacana vê a cultura de outros países,mais não se pode esquecer do nosso,O Brasil tem diversidade em historias,seja no amor,na vida e na cultura é claro!,E sem duvidas são as mais curiosas e diversas.Boa sorte nesse novo sucesso Gloria!

Sayonara Salvioli disse...

Muito interessante, Glória! É bom ver as imagens que retratam todo o meticuloso processo de construção de sua novela. Como futuros telespectadores, nos sentimos próximos da produção e nos familiarizamos ainda mais com o contexto.
Realmente, a escolha de nomes é uma questão delicada, algo um tanto conceitual, contextual, não é mesmo? Recentemente, ao escrever um romance protagonizado por uma jovem africana, precisei de acurada pesquisa de nomes angolanos, ante um leque infindo de mais de trezentos dialetos/variações...
Caso tenha algum tempo e predisponibilidade, ficaria honrada se pudesse visitar o meu blog: http://www.sayonarasalvioli.blogspot.com/
ou através deste link/emissão :)
Obrigada!

Anônimo disse...

Gloria querida,sei que na sua novela terá amores proibidos,e adoro isso,ai vai uma dica pra trilha sonora de algum casal apaixonado,é linda a musica e a tradução também!A musica é goodbye my love,de James blunt,muiito linda,ainda mais nos romances proibidos!Vai ficar show!

Unknown disse...

Oi, Glória.

Adorei ler a observação sobre o Bahuan no seu blog.

Tive a oportunidade de conhecê-lo quando viajei pela Índia ciceroneada pelo primo do Bahuan (recomendado por ele). Meu guia se chamava Amar Singh. O nome também não é lindo?

O Amar tinha uma fita com músicas brasileiras das antigas. Era um cara ótimo!

Abs!

Unknown disse...

Ola Gloria. Bem é uma prazer enorme ecrever para vc, não sei muito bem usar ese lance de blog, portanto se quiser responder no meu e-mail ficaria feliz em ter seu e-mail e entrar em contato sempre. Bem gostaria de dizer q espero ancioso Caminho das Indias, indendifico-me muito com sua novelas axo que não deveria haver rodizio de autores deveria ser como na ABL, algo vitalício, vc deveria ser a unica fazendo novelas de todos os horarios. Queria dizer que em sua ultima novela America dois fatos curiosos aconteceram comigo , indentifiquei-me muito por conta de dois fatores: 1º na época eu tava tentando tirar visto pro EUA, vc retratou direitinho o q acontece naquele recinto chamado consulado. 2º eu morava em uma cidade chamad Itamonte é perto de São Lourenço, caxambu e eu tinha um colega em são lourenço que o pai dele era igualzinho tanto fisicamente quanto como pessoa, com o Seu Gomes. Eu não sei se vc acopanha futebol mais ambos tb sao iguais ao um torcedor nao me recordo se é do vitoria ou Sport que se chama zé do Radio.hahahaha. Que bom falar com vc espero q responda no meu e-mail: raulflu@hotmail.com sempre posso tentar te ajudar adoro aquelas cenas dos bairros cariocas é a minha cara. Beijos. Raul

Unknown disse...

Rabech é um nome legal

Anônimo disse...

Olá Gloria,é Daniela,te escrevi a um dia atrás,espero ficar feliz assim como o Bahuan em vê meu nome e minha historia!Espero ansiosa,meu email é dani_lacerda91@hotmail.com.Peço que não exiba meu email,nem esse comentario,desculpa o trabalho que estou lhe dando,mais é que você não imagina o quanto isso será importante para mim.Obrigada,abraços e beijos Daniela.

Anônimo disse...

Josy Suécia...
Glória eu estudo com uma indiana que tem como nome Yasprict Paul...
Beijosss...Ela tem um história interessante...Se tiver curiosidade pergunte-me...

vidavida73@hotmail.com

Anônimo disse...

Marivilhosa vai ser a novela
sucessoo!

Anônimo disse...

Nossa que nome liindo,to de nenem quem sabe coloco esse nome nelee
hahahha

Anônimo disse...

A novela parece que será legal,só não pode perder a originalidade do povo brasileiro,que é o melhor de sempre e pra sempre!!!
bjo

Anônimo disse...

Gostei do nome e do verdadeiro Bahuan!hauahahhhuahau.Eu gostaria de ter um motorista como esse
Beijão!

Anônimo disse...

Nossa marcio garcia nesta novela sera show de bola .Ele alem de lindo é um excelente ator e com a juliana paes formam um lindo par. Mas falta mesmo gloria perez a CAMILA MORGADO. o povo aqui de minas elucida ela. As pessoas estao ansiosas pra saber qual o nome da suposta vilã que esta sendo comentada em jornais e revistas .Dizem que ela seria filha de vera fischer que infernizará a vida do casal bahuan e maya .um grande beijo !!!

Anônimo disse...

GLORIA TODOS QUEREM SABER . CAMILA MORGADO FARÁ SUA PRÓXIMA NOVELA???ESTAO DIZENDO EM COMENTARIOS FORTES QUE ELA SERIA UMA BELA VILÃ CONTRA JULIANA PAES. ISSO PROCEDE?? SE CAMILA MORGADO NAO ENTRAR NESTA SUA NOVELA ME DESCULPE, MAS VC MOSTROU UMA COISA CHAMADA INJUSTIÇA POIS TODO O NUCLEO DELA DE AMÉRICA FOI CONVIDADO. VITOR FASANO, EVA TUDOR E CACO CIOCLER MAS ELA QUE FOI A QUE DEU UM VERDADEIRO SHOW COMO A VILÃ NAO FOI CHAMADA. PORQUE GLÓRIA PEREZ???ISSO REALMENTYE SERÁ UM PONTO NEGATIVO NA SUA NOVELA JÁ POIS CAMILA É FORTE COMENTARIO NAS RUAS EM SUA PROXIMA NOVELA!!!

Anônimo disse...

Acho que a verdadeira grafia tem um G e um W e nao um H.
Meu neto foi registrado com esse mesmo nome.Nós aprendemos uma pronuncia diferente: "BAGAVAM" ou "BAGWAM". Dependendo da região da India a pronuncia muda. BAGWAM é um dos nomes dados a Deus. Significa aquele que possui todas as opulencias. Ou as cinco maiores opulencias. Lembram se do Guru famoso nos anos 70, Bagavam Sri Rajnish? Pois é, é esse mesmo nome, que tem diferentes pronuncias. Os ouvidos de um brasileiro as vezes nao capta todos os "semitons "da pronuncia de um hindu.
Voces podem confirmar esse meu comentario com os indianos que estao orientando voces. Kamaduk

Anônimo disse...

Meu nome e irmã Debora morro na cidade de Montes Claros MG. Na chacara Joao Congo(da familia Pádua) funciona um trabalho com criancas carentes,gostaria de saber o que voce pode fazer para nos ajudar a levar este trabalho a frente,pois so temos algus socios com carnê e temos que pagar um aluguel de R$ 400,00.O trabalho tem o nome de Centro Social e Artesanal Maria de Nazare. Temos estatuto,cnpj e diretoria. Gloria, por favor entre em contato. Meu endereco e (irmadeboracsmn@yalhoo.com.br.) estou te aguardando,desde ja agradesco.

Anônimo disse...

Aproveito a oportunidade para parabenizá-la por mostrar certos valores espirituais, que todos estão precisando dessas palavras,valores,respeito, amor...
Desculpas, mas o personagem de Márcio Garcia não convence ele era para estar do lado do Rio de Janeiro e não na Índia.
A atriz Letícia Sabatella? Tinha um rosto algelical, agora colocou umas bochechas inchadas no rosto,ficou horrível!
Mas acima da crítica fica sempre o elogio a você,gosto das suas novelas! Repita o Gaiatri em uma das cenas, é maravilhoso!!!!!
Continue sempre com suas mensagens de LUZ!

Unknown disse...

Amada!!! Tenho pesquisado mais e mais em outros blogs para entender a trama e descubro que a trama é cada vez mais bem elaborada, trajes ricos ,costumes e tradicão , a personagem do Márcio , maravilhoso, raj e todo elenco indiano. è um sucesso.Namastê

Anônimo disse...

Maya e Raj juntos pra sempre!!!!

Anônimo disse...

Olá, querida Glória. Confesso que faz uns pares de anos q não acompanho uma novela inteira. "Caminho das Índias" me conquistou, e a meu marido. Não perdemos um só capítulo. Parabéns, vc é uma excelente escritora, criativa, sensível... Tudo de bom. Estamos torcendo pra q o Raj e a Maya fiquem juntos no final. Duda com um novo amor e o Bahuan humilhado e na miséria... Surya tbem deve sofrer humilhações. A Ivone não deve ser pega... Maravilhoso o enredo. Mais uma vez parabéns!

Anônimo disse...

Ola Gloria, tudo bem? me chamo Shauna, sou uma Brasileira da Irlanda, estou gostando muito da novela vejo todos os dias e se nao for pedir muito gostaria muito que voce focasse o filme slamdog"quem quer ser um milionario" muito otimo esse dramatico filme, la eh mostrado um pouco da "verdadeira India" sua pobreza e criancas que crescem na rua aleatoreamente, como muitas no Brasil sem familia catando lixo! Gostaria de dar uma dica, quem sabe voce nao pudesse colocar um pouco do filme no passado do Bahuan? Ficaria showwwww beijao!

Anônimo disse...

Cara Glória Peres,
Como vai? Espero que bem de saúde, e faço voto de plena recuperação.

Gostaria primeiramente de parabenizá-la por mais um sucesso (Caminho das Índias).
E sugerir alguns finais para determinadas(os) personagens da novela Caminho das Índias. Sei que o final está próximo e suas idéias para o final já devem estar “fechadas”. Mas, mesmo assim estou escrevendo...
Acredito que o final para a(o) personagem de Letícia Sabatella (a psicopata) não seja bom (nem imagino um final para ela de tão ruim que ela é). E gostaria que o comparsa dela fosse preso.
Que a(o) personagem do “badboy” esqueci o nome do ator ou da(o) personagem. Como eu já ouvi, ficasse temporariamente numa cadeira de rodas, e quando ficasse bom fosse cumprir pena com serviços comunitários. Que sua essência mudasse (amadurecesse), e que a partir daí suas atitudes servissem de exemplo, não somente aos pais (personagens), mas para a sociedade.
Que o Raj terminasse com Duda (assumisse seu amor). O Raj poderia até assumir o bebê (de outro) que ela está esperando. E que Duda não morresse como eu ouvi por aí.
Que Maia terminasse com Bahuam, pois ele se esforçou tanto, foi em busca de um “futuro” para os dois. Ele só não sabia que Maia estava grávida, foram muitos desencontros.
Acredito que Puja (?) vence as eleições.
A Chiara poderia terminar com o médico (personagem de Murilo Rosa), e como suas novelas têm sempre um toque de inovação (já aconteceu com a(o) personagem Rute (Ruth ?) da novela). Que Duda (melhor amiga de Chiara) pudesse doar óvulos (não sei se com os avanços das células troncos, é possível reproduzir óvulos (células germinativas) em laboratórios, acredito que somente células somáticas) para Chiara, e esse(s) seria(m) fertilizando numa clínica (com sêmen do médico), e implantado(s). E quanto à expectativa de vida (para cuidar do futuro bebê), hoje em dia, as pessoas estão vivendo mais, principalmente as mulheres.
Por falar em Rute, está mulher não vai “amolecer” o coração após o nascimento do filho, e deixar que o “doador” (ou pai) também tenha direito de “curtir” seu filho. Se ela não queria vínculo, porque então ela não procurou um doador anônimo (de qualquer maneira serviu de exemplo para outras mulheres...).
Fátima - RJ

marcos disse...

em primeiro lugar parabens.
caminho das indias ficara na historia.
torço para sua saude esteja melhor.
a novela foi um primor,,mas...
confesso q me interassava mais na trama o desenrolar da historia de
Bahuan. lamentei que o personagem
não tivesse sido mais explorado.

tudo de bom. sucesso sempre!