quarta-feira, 16 de setembro de 2009

mais um recorde de Caminho: consumo de energia

O caderno de Economia de O Globo de hoje traz uma noticia curiosa:

"A audiência recorde de Caminho das Indias alterou até com a curva do consumo de energia do país. Conhecido como "rampa de carga", o fenômeno ocorre sempre que o Brasil interrompe a rotina e para em frente da TV, caso de jogos da seleção na copa e, em menor intensidade, de finais de novela."

e sobre a novela em particular:

"nos oito minutos seguintes à despedida de Maya e Raj, deu salto de 4.200 MW, informa o ONS, responsável pelas operações do sistema. É como se todo o Grande Rio se acendesse ao mesmo tempo"

56 comentários:

Simone K. F. disse...

Oi Glória! Primeiro, gostaria de dizer que sou admiradora e grande fã do seu trabalho. Gostaria de saber se podemos marcar uma entrevista - nem que seja virtual - com você. Estou me graduando em Comunicação Social e minha mono aborda os bordões de telenovela e sua permanência na linguagem popular. Seria enriquecedor e uma honra ter comentários seus sobre o assunto. Desde já, obrigada!

Priscila Nogueira disse...

Glória, suas novelas serão sempre SUCESSO! Adoro tudo relacionado ao seu trabalho. Sou acriana, moro em Rio Branco e torço muuuito por vc viu?! Meu twitter: www.twitter.com/priihnogueira
Bjo grande!

ednavelho disse...

Mas foi sua a luz que iluminou o Brasil! Parabéns!

Caroline Cardozo disse...

Glória, encontrei uma das Ivones da vida real. Obrigada por nos apresentar esse tipo de pessoa da qual não tínhamos conhecimento.
Assista:

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=rastros-de-um-crime--incendio-criminoso-04023166C4813366/user=yaq680z51683/date=2009-09-15&&list/type=tags/tags=23053/edFilter=all/

Unknown disse...

Como eu já postei no seu Twitter... Pra mim não é surpresa este recorde, afinal, Glória é "glória"!!!

Márcio Vito disse...

Atchaá!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gloria quando crescer quero ser cmo vc!!
bjs e se cuida
obrigado por sua grande Amizade!!

Anônimo disse...

Sinto muita saudade do Caminho ...
foi uma novela encantada , e eu que não gostava de ver novelas ...me vejo assim saudosa ... parabéns pelo lindo trabalho .

Michele disse...

Olá Glória... Eu queria fazer coro e te parabenizar por Caminho das Índias, dizendo que já estou com saudades... Achei muito legal o jeito de ensinar uma cultura diferente da nossa, de uma maneira muito bonita, sem cenas de sexo despudoradas, nem violência escrachada... Foi incrível... há tempos não me envolvia tanto com uma novela... Parabéns!!!

jeanbarauna@uol.com.br disse...

Glória há tempos deixamos de assistir novelas devido ao roteiro serem iguais as outras. em se tratando de uma cultura diferente da nossa, recebi diversas mensagens falando das coisas que acontecem lá e que vocês não mostram. por curiosidade passei a assistir e achei interessante que ela estava tendo um roteiro diferente, tinha um enredo mais familiar e algumas coisas que nós filhos deixamos de fazer com os nossos pais, a obediência.
eu pude ver que você tratou com bastante propriedade os casos dos psicopatas, da loucura, da diferença religiosa entre outras coisas.
a maioria das novelas sempre tem um protagonista que se apaixona por uma mocinha bonita e, geralmente, a esposa dele não vale nada e o país fica torcendo para que ele largue a esposa e fique com a boazinha, é o caso desta novela que está substituindo caminho das índias, onde um casamento de 30 anos foi desfeito e ele vai começar a vida com uma garota mais nova e a tendência é que quando ele ficar mais velha ela o trocará por um outro e assim a vida continua.
quero te parabenizar pelo trabalho e que Deus continue te abençoando.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Violeta disse...

E o que dizer sobre sua rampa de carga? Se fosse um fenômeno mensurável, veríamos que são equivalentes.

Pedro disse...

Parabéns ,Glória!Adorei Caminho das Índias vou sentir tanta falta...Mas qual é a música que a banda toca durante os cortejos nupciais.obrigado

Gy Camargo disse...

Que notícia chocante, hein?
Sinceramente, nunca havia pensado na possibilidade de uma novela interferir até na rampa de carga!
Ô glória!
Bjks,
Gy

Jalul disse...

BELO TRABALHO!!! BELÍSSIMO!
VÁ PENSANDO NO PRÓXIMO, VIU?
GRANDE ABRAÇO
LEILA JALUL

Unknown disse...

Olá Gloria adoro seu trabalho , too feliz por ter encontrado seu Blog ,
espero um dia poder trabalhar com voce , se Deus quiser .. Sou jandinete moro no interior da Paraiba , sabeh Gloria aki tem muita beleza ..Beijo fica com Deus e Sucesso voce mereçe .. aa tenho 17 anos.;. Te Adoro

Anônimo disse...

Como é pretenciosa.. quer ficar alimentando seu ego é? Com esses puxas - sacos dizendo que sua novela foi maravilhosa? rs

não há para onde correr, sua novela foi uma bomba, ninguém nem lembra mais! Se eu fosse você criava melhores histórias e escolheria uma direção melhor.. dik

beijos querida

Matheus Braga disse...

Nossaaaaa....Mexeu em tudo....Principalmente na nossa rotina...Ai que "SAUDADES de Caminhos das Índias"....Ontem deu pra matar um pouco a Saudade, a Norminha e o Raj no casseta e Planeta, foi muito Bommmmmmmmmmmm....Rsrsrsrsrsrs...Sucesso que vai demorar muito pra se esquecer...!!! Saúde e fique com Deus Glória Perez...
Abr. Matheus Braga...!!!
www.matheusbraga.com.br /
www.montenegroeraman.com.br

Unknown disse...

Oi, parabéns pelo seu trabalho, uma novela que vai deixar muitas saudades, a sensação é que acabou e eu quero de novo. Glória para o seu proximo trabalho eu gostaria de sugerir um assunto dificil, as escolas publicas desse pais, é uma calamidade, os alunos não respeitam ninguém na escola, e os pais também não, nós professores sofremos pressões por resultados e indices para ganharmos bonus, mas do aluno nada é cobrado, apenas ganha bolsa familia, material. Eles conhecem bem os seus direitos mas os deveres eles não conhecem, nós na escola perdemos o tempo pedagogico com sermos e indisciplinas, brigas, xingamentos, falta de respeito, falta de educação e a culpa é do professor, a educação tem que vir de casa, por favor aborde esse assunto e pesquise mais sobre isto que você vai descobrir coisas horríveis, quem sabe os pais assistindo uma novela, não toca no coração deles a importancia do estudo e do respeito com os professores.

Caroline Cardozo disse...

Glória, o jornal Bom Dia São Paulo mostrou ontem uma "Ilana" da vida real. Veja:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1124738-7823-MP+VAI+INVESTIGA+BRIGA+ENTRE+ALUNAS+EM+ESCOLA,00.html

Lori disse...

Glória, amei a novela, sinceramente!!!!
Mas...eu queria saber, no último capítulo da novela, se a Ivone permaneceu fugida da cadeia ou se foi presa depois, e também se já foi descoberta a farsa da Surya...
Bom, mas a novela acabou, e eu adorei!!!Todos adoraram, tanto que , como você falou, bateu recorde de audiência!! Pois é.
Beijos para você, para a Manu e para a Malu!!!

Tom Reis disse...

OI GLORINHA... Ô EU DE NOVO!RSRS.
ISSO FIA E O RESULTADO DE UM TRABALHO MUITO BEM FEITO POR VC E TODA SUA EQUIPE,DESDE ATORES E DIREITORES ATÉ FIGURANTES...
DIGO ATÉ FIGURANTE,POIS TENHO UMA AMIGA QUE FEZ A FIGURAÇÃO DO ÚLTIMO CAPÍTULO TANTO DO NÚCLEO DA INDIA COMO DO BRASIL; ELA FALOU DA EMOÇÃO DOS ATORES DE TODA A EQUIPE NO FINAL DA GRAVAÇÃO!
UMA EQUIPE COM VONTADE DE FAZER E DE QUE TUDO FICASSE BOM,COMO FICOU.
BEIJOS NO CORAÇÃO;FICA COM DEUS E ATÉ MAIS...

Elisangela Lima disse...

Olá Glória,
Sou fã dos seus trabalhos e estou aqui para lhe parabenizar pelo sucesso que foi Caminho das Indias, amei não perdi um capitulo e tem todos gravados, assim assisto qdo tenho saudades.
Ficou um imenso vazio com o fim da novela, espero que em breve faça outra novela e se possivel colocar o Rodrigo Lombardi...
Bjs

Julia disse...

GLÓRIA! tô morreeeeeendo de saudade de caminho das índiaaaas! depois de tanta cultura e aprendizagem vai ser difícil ver a outra novela...
gostaria que você fizesse outra novela mostrando outra cultura! é tão maravilhoso! sempre gostei disso...vivemos em um mundo onde há distintas visões de mundo e acho interessantíssimo aprendermos com ela!
atchá! fico feliz com os recordes da novela!
com saudades
ps: TEM que passar no vale a pena ver de novo um dia!!! hahaha

catia almeida disse...

A novela foi ótima...já estou com saudades...
Bjs
Catia Almeida.

Paula Ferraro disse...

Glória:

Pelo que pude ler, não é só na minha casa que estão sentindo falta de Caminho das Indias. Ouvi um comentário na fila do caixa, no Supermercado, que na casa da telespectadora, na hora habitual do CDI, parece um velório. Sabemos que você é humana e precisa de um descanço, mas volte logo com outra obra, porque o teu público não vai aguentar esperar. Mantenha o elenco, porque foi maravilhoso. O povo brasileiro precisa que a "rampa de carga" suba por uma razão justa.
Sua super fã,
Paula Ferraro
São Paulo - SP

Cau Logrado disse...

Vc podia escolher uma outra cultura para sua próxima novela, e nos mostrar da forma como mostrou a Índia. Foi bom demais conhecer e ver tanta coisa que nos fez pensar. Nunca havia visto uma novela assim, que nos deixasse reflexivos. Parabéns! Vc é um presente para nós!

Sayonara Salvioli disse...

Glória querida,

Caminho das Índias "acendeu as lamparinas do entusiasmo e da audiência no Brasil"!!!

Saudações iluminadas :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
monica disse...

Glória, você é fantástica.
Na última, semana da novela, eu sonhei com alguns personagens, e uma mensagem divina, desculpa, não me lembro as palavras, mas vou resumir o que lembro.
Dizia que você é iluminada, para fazer novelas.....

Beijos

elza disse...

Gloria parabens pela novela caminho das indias.
gloria minha mae tem 80 anos ,e era apaixonada pela novela america. nao da pra repetir em vale apena ver de novo?.
ela ta com problema de depressao e isso iria ajuda-la muito.
beijos

Unknown disse...

" Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40.31.
Que Deus te ilumine!!!

Unknown disse...

Gostaria de um dia poder te dar um recado pessoalmente. Fica com Deus!!!Bjs

Anônimo disse...

Que a sua novela foi maravilhosaa... é indiscutivel, consenso absoluto e verdade pura. Mas o último capitulo, a galera não gostou nao, faltou muito desfecho de personagem (de varios), foi meio confuso, nem a dona cidinha apareceu... eu do último tb nao gostei mas de segunda a quinta foi M -A -R-A-V-I-L-H-O-S-O. parabens pelo sucesso.

Anônimo disse...

Glória..Caminho das Indias está me fazendo muuuuuita falta todos os dias! :( A novela foi maravilhosa!!!!!! Que saudade dos personagens todos...principalmente da parte indiana...adorei!!! Parabéns mais uma vez a vc!! Felicidades..Cris!

paulo newton disse...

are baba, chefa!
glória pérez para ministra das minas e energia!

dani disse...

Glória sua novela foi demais, vc é demais...beijos....

Unknown disse...

GLÓRIA, NÃO EXISTE PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE FOI CAMINHO DAS ÍNDIAS, EU E MUITOS BRASILEIROS SÓ TEMOS QUE AGRADECER! É MUITO TRISTE LIGAR A TV Á NOITE E NÃO PODER TER O PRAZER DE ASSISTIR A NOVELA, OBRIGADO MESMO, FIQUEI APAIXONADO PELA CULTURA INDIANA! VOCE É A MELHOR ESCRITORA DO MUNDO, BEIJO!

Renata Dias disse...

hahhahhaaaaa rampa de carga???? nunca ouvi falar, mas já amei saber que até nisso vc mexeu...abalou as estruturas kkkkkk

e aí, dona gloria, curtindo suas férias???? hehehe
acho q sim né???
viu charles aznavour kkkkkk tá lendo jornal..ate´caderno de economia kkkkkkkk are babaaaaaaaa
o tempo tá sobrando?????? ATCHÁAAAAAAAAA

OLHA...pois eu te confesso que tô em depressão kkkkkkkk
desde de q acabou cdi, minha vida ficou num vazio só....o que vou fazer às nove???? kkkkkk tenho ido dormir mais cedo....
que saudade da adrenalina que corria nas minhas veias, todo início de semana, esperando ver os próximos capítulos kkkkkkkk e nada!!!!! ai que sufoco, q angústia que era kkkkkkk
EU AMAVAAAAAAAAAAA...kkkkk
veja bem, que vc se revigore e que neste período ausente da tv, vc curta bastante a vida e se encha de muitassssss inspirações....(tô louca pra ver cdi no vale a pena ver de novo ou sua próxima trama....)
Arebaguandi, só cuidado pra naum se expor muito pq vc sabe :" num é brinquedo naum pois cada mergulho é um flash !!!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ai que saudade...Jesus me abanaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkk

beijossssssssss Gloriaaaaaaaaa

eu vou e volto hein......kkkkkkkk
Renata Dias - Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Glória... você me fez sentar para assistir novela, sensacional! Eu sou daquelas que acha que tem uma vida muito agitada, sem tempo pra isso ou aquilo, e normalmente sem a menor paciência para sentar em frente à TV e ficar acompanhando tramas que se arrastam ou, mais elegantemente, se desenrolam, sem maiores atrativos pra mim. Desta vez, porém, fiquei 5 meses em casa por conta do nascimento de minha filha, e me rendi ao hare-baba! Fiquei bem impressionada com a sua capacidade de desenvolver tramas tão complexas, entrelaçadas e reveladas com muito humor e um toque de cronista. Quando eu crescer (rs) posso dizer que você foi uma das inspiradoras para a retomada do meu projeto de ser escritora.

Um grande abraço, parabéns e namastê!

Mariana

Anônimo disse...

gloria e agora, vc me deixou sem divertimento, como vai ficar minhas noites, gostava muito de assistir caminho das indias, olhar as fofocas das revistas de novelas, estou sem rumo... solucao, caminho das indias 2 ou entao em dvd. bjs

Juliana disse...

Poderosa Gloria!!!

Faz pouco tempo que Caminho das Índias terminou e eu ja estou aqui morrendo de saudades das historias,amores,dos personagens e do Marcelo é claro.... hAHhaHAHah

Desejo que logo logo você volte com uma nova bela historia.

Nos da comunidade estamos aqui torcendo para que isso aconteça o mais breve possivel!!!


Receba nossas boas energias!!!

Te adoro
bjksss
Juliana

Unknown disse...

Isso é a prova de como uma novela pode conquistar uma nação. E a sua foi espetacular! Eu, particularmente, gostei mais dessa do que O Clone. Parabéns.

Unknown disse...

Isso é a prova de como uma novela pode conquistar uma nação. E a sua foi espetacular! Eu, particularmente, gostei mais dessa do que O Clone. Parabéns.

My Life disse...

Oi Gloria estou aki pra fala do seu lindo trabalho que e escrever novelas,eu só muito fã seu e estou aki pra fazer um pedido muito importante que vai me ajuda muito a reconquistar uma pessoa que eu amo muito mais do que minha propria vida.
Gloria eu te peço de todo o meu coração que quando você for fazer outra novela que faça um papel pra uma pessoa que sabe atua muito bem mais a televisão não deixa ela mostra o trabalho dela o nome dela e Isabela Megiolaro ela e atriz já tem algum tempo e o grande sonho dela e participar de uma novela e o meu tambem quero dizer e o sonho de quase todos os atores e atrizes jovem e não jovens...
Eu namorava essa menina mais eu fui um idiota e a gente termino e eu já fiz quase de tudo pra gente volta mais ela tem medo de eu fazer ela sofrer dinovo...e é por isso que eu estou aki pedindo pra você que realize o sonho dela...ou ajude ela realiza o sonho dela,dar conselhos pra ela...
e só isso te amo muito
e um beijo do seu grande fã...

Unknown disse...

Gloria Caminho das índias inesquecivel!
beijão te amo muito!
fique com deus!
amei a novela
abraços!

Unknown disse...

Glória, nunca nenhuma novela me eimpressionou tanto como essa. Tinha muita curiosidade sobre a Índia e a partir da sua novela, saciei-a em parte. Minha opinião é que, com os personagens maravilhosos que você criou - lógico também que o elenco contribuiu - você podia criar um Caminho das Índias 2. Sinto saudade da família dos Ananda e de todas famílias indianas retratadas, até da Surya. Mesmo aqui no Brasil, com a história do Tarso, da continuação de Yvone e Raul, você teria ainda uma longa estrada para nos envolver. Sinto muita pena que acabou e nem consegui ver um capítulo inteiro da nova. A Globo já teve uma novela, Esperança, que, digamos, teve continuação. Por que não fazer isso com o Caminho? Aí teríamos o Opash, a Indira, a Maya, o Raj, o Shankar, a Shanti, o Indra, as Najas, as crianças e, lógico, as dancinhas. Sua novela foi tão boa, que possibilitou até ao Casseta e Planeta fazerem a melhor paródia de uma novela que ele já fizeram.
Sinceramente, parabéns!
Sou compositor e luto já há décadas para ver alguma música minha reconhecida. Fiz uma inspirado em sua novela, mas, apesar de tentar, não consegui fazê-la reconhecida. Agora, se você puder me dar a honra e o prazer de assisti-la, ficaria muito agradecido. Ela está em http://www.youtube.com/watch?v=aBv3lSbnKQM
e no Faustão, http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1110646,00.html
Não precisa publicar esse post, pois o principal motivo de tê-lo escrito é te parabenizar e te desejar muita paz e muita saúde, para continuar sempre nos presenteando com a sua maravilhosa imaginação!

Patricia F disse...

Parabéns pela excelente novela, eu a adorei, e ela tinha tantas tramas interessantes que daria até uma continuação! Grande trabalho, num momento especial da sua vida.

Anônimo disse...

Que saudades do Raj e da Maya heheheh .... fizeram falta essa semana. Todos os dias eles apareciam na telinha as 9 h. heheheeh

Um beijo !

Anônimo disse...

Glória

Assisti a sua novela com minhas duas filhas. A mais nove, de 12 anos, simplesmente chorou aos prantos depois do último capítulo!A mais velha até hoje sente falta do "nosso horário" juntas!
Obrigada por tantas emoções e ter mostrado uma novela linda e sem violência...

Fique em paz
Om shanti

Fátima

Anônimo disse...

saudades do trasinho,norminha,de tds do nucleo da indiaa,ate me acostumar com maneco...rs
parabens pelo sucesso!

Anderson Alvesil disse...

Hare baba, bastou alguns capítulos para que estivéssemos repetindo essas expressões que tomaram conta de todo o Brasil...

Unknown disse...

Olá Glória, parabéns por seu trabalho!Adorei e que saudades!!
A novela encantou pela história, qualidade dos atores,cultura indiana, músicas, vestuário, abordagem de problemas de forma objetiva, consciente sem ser pedante e nem pesada... enfim foi uma feliz somatória de vários aspectos que juntos propiciaram algo que conquistou e agradou muito!
Assisti a entrevista que concedeu a Patricia Poeta e é fantástica a sua postura frente aos desafios da vida. As pessoas carecem de bons referenciais desse tipo - escolha assertiva diante das situações.
Desejo férias fantásticas e muita inspiração para o próximo trabalho.
Grande abraço e tudo de bom !!

Anônimo disse...

Gloria!!!!
Já estamos c sddes de Caminho das Indias.....
Não vejo a hora de ver outra novela sua!!!
gnde beijo!
saúde!

Sônia Regina disse...

Glória,
gostaria de parabenizá-la pelo capítulo final da novela Caminho das Índias. Me emocionou bastante. Você realmente sabe escrever novelas que nos fazem sonhar. Estou esperando ansiosamente sua próxima novela.
Saúde para você e muito sucesso.