terça-feira, 6 de maio de 2008

Aarti

Aarti é uma cerimônia coletiva de veneração aos deuses, realizada em dias especiais para as pessoas que participam dela: membros da família que se queira reverenciar, récem casados, quando se vai empreender algum negócio importante, tomar alguma decisão de vida.

O objetivo do ritual é pedir sabedoria, riqueza, sorte, saúde, paz, aos deus a quem se oferece a homenagem. A cerimônia é sempre presidida por um brâmane, casta mais elevada, que tem por dharma (dever moral), realizar as cerimônias religiosas.Pode ser feita tanto no templo quanto nas casas.

Vejam como é bonita, alegre, e como flui de maneira leve e amorosa o relacionamento do indiano com seus deuses:

11 comentários:

Anônimo disse...

Gloria, que cerimônia bonita e como eles são alegres mesmo.Não vejo a hora de começar essa novela.

Mauricio

Anônimo disse...

olá Gloria Peres, eu adoro vc, mas vou falar sobre a sua novela na india,É sò uma dica:
personagens que se encaixam perfeitamente seria juliana paes,ou a atris "LUCIANA PACHECO COM JULIO ROSHA" QUE TEM OS TRAÇOS DO ORIENTE.Pense nisso vai ficar perfeito.pense com carinho!
um enorme beijo!
atenc:Silwia ( silwiashahar@terra.com.br)

Anônimo disse...

Glória, tudo bem?
Não adie sua novela...vi vários comenbtários com sugetões de atores. Como vc sempre traz o novo, traga novos rostos pra nossa TV!Para acabar com as disputas.
Talvez vc tenha receio, um personagem grande..mas o Brasil é repleto de talentos.

Não adie não, estamos ansiosos...Vou lançar um abaixo assinado para que vc não adie...risos

Beijos

Graça

Anônimo disse...

Olá Gloria..vi em vários tópicos falando sobre isso.

Existe mesmo a possibilidade de adiar a sua novela?

Fiquei em pânico, fico até a favor do abaixo assinado.

Beijos

Patricia Alves

GLORIA PEREZ disse...

de onde saiu essa história, Patricia?não tem adiamento não!

Anônimo disse...

Oi Gloria, saiu no Jornal Extra aqui do Rio de sábado e em alguns sites também. Entro no seu blog sempre, adoro todos os seus "post". Estou ansiosa com a novela, por isso resolvi pesquisar e vi outras pessoas falando também.

É pq não tem como colocar aqui o scan do Jornal, mas na reportagem diz que a emissora está em alerta e que inclusive acionaram o proximo autor da sequência. O motivo seria que vc estaria disposta a adiar para ter a Juliana Paes no papel principal.

Eu dou maior apoio a Graça, do post anterior. É melhor fazer testes que adiar. Nossos corações não irão aguentar de tanta ansiedade.

Beijos
Patrícia

Professora Rosane disse...

Olá Glória! Que bom encontrar esse blog!
Sou professora de História, no interior da Paraíba, e como não tenho dinheiro para viajar achei o máximo sua viagem á Índia, assim posso trabalhar melhor com meus alunos.
Obrigada! Grande abraço!
À propósito, seu entendimento a respeito do que ocorreu com Isabela Nardoni é muito lúcido. Lembro quando sua filha foi encontrada morta muitas pessoas criticavam você ter colocado Daniela na novela.... Hoje, questionam a postura da mãe de Isabela: alguns a acham fria, outras com aparência de aliviada. Que absurdo! É interessante que no meio de tanta tragédia as pessoas ainda encontrem tempo para criticar quem gerou um filho, quem educou, passou noites de sono, cuidou enfim, amou.
Lembro-me de uma personagem que havia na novela América, interpretada por Cristiane Oliveira em que em certa situação outra personagem perguntava porque ela seria tão mau caráter, se seria traumas da infância e outra personagem respondia: assim como existem pessoas que tem deficiência física, outras nascem com deficiência de caráter. E, acredito que é assim existem pessoas que simplesmente não vêem o semelhante como extensão de sí mesmo, ao contrário, vêem apenas a sí mesmos.
Mais uma vez um grande abraço e todo sucesso do mundo!

Anônimo disse...

Ola Gloria,

Estava pesquisando sobre sua nova novela e vi que quer usar atores de Hollywood - entao sou atriz aqui em Hollywood e adoraria fazer um teste. Por coincidencia estou indo para a India este mes.
Voce esta fazendo um trabalho de pesquisa maravilhoso - muita informacao bacana sobre a cultura Indiana no seu blog.

Adorei!

Vera Kopp
vera@verakopp.com

Anônimo disse...

Eu não sei se eles escrevem de outra forma, mas conheço como Arathi quem vem do sâncrito, esta cerimônia é realizada com a queima da cânfora, que simboliza a pureza e a eliminação de todo o mal, ela também está atrelada a uma das facetas do Lord Shiva, pois ele é o Deus transformador, aquele que destrói nossas tedências negativas, as eliminando e as transformando em aspectos positivos, por isso a cerimônia é propícia para qualquer tipo de pedido. No vídeo o Arathi está sendo realizado em nome da Deusa Durga, um das facetas de Parvati, consorte de Shiva, que se manifesta em seu aspecto mais poderoso e feroz, junto de si, ela carrega armas imbatíveis, e está montada em seu tigre, que representa o domínio total do ego.

Adoro realizar este ritual..no final desta cerimônia realmente me sinto leve!!!

Jay Mata Durga!!!

Beijos de Luz..

Om Sai Ram!!

Nara.

Anônimo disse...

Glória, vc está de parabéns.A novela está maravilhosa! É muito interessante conhecer a vida, a religião e os costumes dos indianos.A minha irmã foi casada com um deles e teve um filho, ou seja, um indiano com uma firengue estrangeira rsrs.
Outra coisa que vale a pena ressaltar é a violência nas escolas.Vejo isso crescendo e nenhuma atitude é tomada. Professores passam por isso todos os dias. É lamentável!

Beijos

Contemplation disse...

Namastê
sou Cristão, yogue e pratico um cristianismo hindu, e faço diariamente este ritual do arati para o quadro de Jesus que tenho dele na postura de lotus... no sul da ìndia muitos cristãos também fazem este cerimônia do Arati que é aprovado pela igreja católica no aspecto de inculturação hindu dentro do cristanismo. neste site de Pe Bede Griffiths que foi saniasin e padre ao mesmo tempo dá para entender melhor que estou colocando aqui www.bedegriffiths.com