terça-feira, 20 de maio de 2008

cenas da Índia


Ela é a Jhumuri, ele o Manu. O casal de macacos teve um casamento de príncipes: um banquete para três mil convidados, que custou 3.500 euros! Jhumuri vestiu-se de sari, à maneira das noivas humanas, com todos os adereços próprios para a ocasião: braceletes, enfeites com pasta de sândalo, tudo como manda o ritual, e ainda ganhou, de um dos convidados, um colar de ouro.

Manu veio ao encontro da noiva com toda a pompa, carregado em ruidosa procissão, como manda a tradiçao indiana.

Os dois foram criados por famílias diferentes, e depois da cerimônia,oficiada por um sacerdote, claro, ganharam a liberdade e partiram em lua de mel. A mãe da noiva chorou, emocionada, e declarou que sentia como se uma filha sua estivesse partindo.

Como vocês sabem, os indianos tem um carinho especial pelos macacos,a ponto de lhes dedicarem um templo, porque um dos seus deuses mais queridos, Sri Hanumam, o filho do vento, tomou essa forma.

Hanumam foi o amigo fiel de Rama, o herói indiano que representa todas as virtudes do homem justo, honesto, que age sempre de acordo com seu dever. A saga de Rama está contada no Ramayana, clássico da literatura hindu.

A esposa de Rama, Sita, foi sequestrada por um demônio, e Hanumam cruzou o mar para resgata-la. Ele representa a amizade desinteressada, a abnegação, o celibatário que esquece de si para servir ao outro, que põe a vida a serviço de um ideal.

Hanumam faz muitos milagres, mas recentemente os indianos descobriram mais uma de suas especialidades: ele agiliza vistos! isso mesmo: tem sido cada vez maior o número de devotos que, de passaporte na mão, vão ao templo, pedir a intercessão do deus -é o visto Hanumam. E dizem que não falha!

Incrediable India!

4 comentários:

Unknown disse...

Então foi esse o problema da Sol: ela era devota da Virgem de Guadalupe, e não do Hanumam! Que delícia saber dessas curiosidades!

Rita Fernandes disse...

Gloria,
Como sempre aprendendo um pouco mais da cultira Indiana com seus textos... A fé deste povo sinceramente me faz refletir que estamos pobres dela. Tenho a oportunidade de algumas vezes encontrar com nativos da India, e sempre faço perguntas á respeito de casamento e escolhas, uma coisa que não é concedida por lá porem a forma que as mulheres colocam o amor é algo incrivel, elas descrevem que se aprende a amar o companheiro escolhido, isso pelo que sei, elas só tem uma unica oportunidade de ver seu companheiro antes do casamento em uma especie de apresentação e mesmo assim conseguem pois são educadas á serem ESPOSAS e não mulheres.
Estou empolgada com sua nova trama, e lendo sobre o assunto que é facinante.

Abraços
Rita Fernandes

Anônimo disse...

Oi Glória! A Juliana Paes é uma ótima atriz realmente. Mas ela já está em uma novela, vai cansar a imagem dela demais. Tudo bem que pra carreira dela com certeza seria muito bom já que é uma protagonista de novela das oito. Acho que se ela estivesse agora em uma novela das 6 ou das 7, até num teria problema em tirar ela pra sua. Mas sei lá no mesmo horário num vai ficar legal. Sugiro pra vc a atriz Fernanda Machado ela é linda também e ótima atriz, e acho que merece uma protagonista pelos personagens que desempenhou ultimamente. Já deixa ela meio reservada também.
bjoe

Anônimo disse...

VIVA A ÍNDIA !!!



PAULO ASCENÇÃO