sexta-feira, 23 de maio de 2008

do blog do Altino: índios isolados do Acre

Não sei se vocês sabiam, mas nós temos, no Acre, tribos indígenas que nunca entraram em contato com a civilização.

Pela primeira vez uma dessas tribos foi fotografada. Quem conseguiu o feito foi o sertanista Meirelles, que fez as fotos a bordo de um monomotor.

Olhem o que o Altino conta:

As mulheres e suas crianças fugiram para a floresta em busca de proteção, enquanto os guerreiros da tribo se posicionaram e reagiram atirando flechas no avião.
Leia mais no Blog do Altino

22 comentários:

Anônimo disse...

Oi gloria
Eu sabia ,já tinha ouvido falar,mas eu nunca tinha visto,e agora voce matou minha curiosidade obrigada rsss, gostei muito de ter visto isso
beijos Isa
Isabella barros

Anônimo disse...

Impressionante. Imagine as lendas que vão nascer da visão desse pássaro esquisito!
Murilo

edson disse...

Concordo com isso os indios tem que viver em seu habitat natural, com certeza la eles estão protegidos de todo o mal que a civilização vem sofrendo....

Agente da Comunicação disse...

Essa imagem é uma gracinha. Mostra a ingenuidade dos índios, tentando atingir com flechas uma aeronave da Funai. Esse sertanista José Meirelles é parente do cineasta Fernando Meirelles. É importante o trabalho dele de querer catalogar a tribo. É uma forma de defender os indios dos invasores que podem dizimar uma tribo inteira e ninguém saber se ela não estiver catalogada.

ALEX BYSPO disse...

TEM MUITA COISA INTERESSANTE PARA SE CONTAR MAS AS PESSOAS NAO DEIXAM MUITO OS AUTORES EXPOR SUAS IDEIAS SO O QUE FAZ SUCESSO SAO ESTA PORCARIAS QUE ESTAM NO AR., JA NAO AGUENTO MAIS HISTORIAS FOCADAS EM TRIANGULOS AMOROSOS MAIS FAZER O QUE., E SO ISSO QUE O POVO QUER VER!
NADA CONTRA O AMOR, UMA BOA CANCAO AJUDA MUITO, LINDO A JADE E A CANCAO "SOMENTE POR AMOR" NAO SEI QUEM MAIS ESTAO ESQUECENDO QUE MUSICA AJUDA MUITO NAS CENAS, COMO SUSPENSE ETC..
VC E UMA DAS MELHORES, SE NAO A MELHOR,GLORIA!
ALEX BYSPO

Anônimo disse...

Boa tarde, Glória Perez.
Quem lhe escreve é Bleno de Paula [16 anos], residente da cidade de Passa Quatro, Minas Gerais. Na minha cidade existe o Projeto Brasil Nota 10, que apresenta maquetes em miniaturas baseadas nas páginas históricas das minisséries da Globo, que nos permitiu usar sua imagem. Eu entrei nesse projto há 1 mês e, por gostar demais de história, estou sendo responsável pela edição de um opúsculo de cada assundo das nossas maquetes. Eu escolhi iniciar esse trabalho com a Questão do Acre, inspirada na imortal Amazônia - de Galvez a Chico Mendes. Queria pedir a senhora fazer uma revisão do que escrevi. Aguardo resposta para maior esclarecimento.
Nosso projeto será mostrado na Rede Globo em breve.
Meu e-mail: blenocaleb@yahoo.com.br

Cigana Rayo del Lunar disse...

Estou preocupada. Existe no orkut com o nome da Juliana o seguinte recado: ♥juliana paes♥:
oi pessoal em janeiro estaremos em Aracajú SE. Para novas filmagens, começaremos no bairo 13 de julho.. próximo ao Iate Club..Apartir do dia 05 de janeiro de 2009. comparesam as seleções que escolheremos um novo contracenante da novela... bjus da ju.. e levem identidade e CPF... estamos aguardando..
Desejo saber se de fato é verdade, pois minha entiada quer que seu pai se descoque do Rio para levá-la
à realizar seu sonho e fazer esse teste.
Por favor, entrem em contato com a Juliana para saber se estão usando seu nome e imagem!!!
Me mandem uma resposta pelo email: sololita9@gmail.com. Se haverá realmente esse teste nesse dia e local.

Anônimo disse...

Oi gostaria de perguntar, tenho um amigo que mora em bombai na india ele gostari de saber como ele pode assistir a novela lá pela internet?

obrigada!!!!

Anônimo disse...

Olá Glória,foi muita coincidência quando vi sua entrevista no programa " Mais Voce ",o assunto que irá tratar na novela Caminho das Indias.Voce abordará o tema sobre saúde mental, mais expecificamente o transtorno mental a esquizofrenia. Estou no último ano de enfermagem e vou defender a tese de monografia que é a inclusão social do esquizofrenico. Fiquei muito empolgada e espero que possa me esclarecer dúvidas quando surgirem. Admiro muito seu trabalho e acompanho sempre que posso. Sua admiradora Cida Santana.

Blog da Felicidade e Paz Mundial disse...

Oi! Glória entra em contato comigo tenho novelas e filmes escritos é meu sonho que um dia possam ir para o ar.
Beijos!

Parabéns!
Sucesso!

" Quando erramos é sinal que ainda estamos lutando pelos nossos ideais."
Monalysa
Beijos

Anônimo disse...

oi gloria sou sua fã , adoro suas novelas e tenho muita vontade de escrever também.
tenho muitas ideias boas mas nunca consigo montar a historia por não saber como .
gostaria que me desse algumas dicas pois esse é meu sonho desde manina.
queria muito ver uma novala minha na tv ...
beijos
Luciene Blascke

Anônimo disse...

Gloria adimiro muito seu trabalho ,e nessa novela voce esta abordando o tema sobre esquisofrenia,passei momentos muito triste porque um tio aposentado pelo exercito com 70 anos assasinou meu pai a facadas.Meu pai tinha 69 anos para mim ele tinha muito ainda para viver.Essa doença tem de ser exposta com muita clareza pois poucos sao os medicos que alertam as familias sobre este estado de violencia que chega o esquisofrenico que agridem as pessoas que mais eles gostam e estao proximas a eles.Gloria se o psiquiatra alertase nossa familia sobre esse fato meu pai estaria vivo,por favor alerte as familias atraves de sua novela,assim havera mais cuidado na convivencia com esquisofrenicos.

Anônimo disse...

Querida Glória, Estou muito feliz pois, finalmente esse assunto sobre a esquizofrenia está sendo abordado. Sou portadora da doença à vinte anos e o preconceito em relação à doença é enorme! A DOENÇA NÃO MUDA O CARÁTER DO DOENTE! E podem fazer coisas que pessoas sem o problema sequer conseguem, desde que haja tratamento e aceitação por parte de todos e, principalmente, do doente. Casei-me com um homem maravilhoso que me aceitou, tive três filhos lindos e saudáveis, procuro educá-los com muita sabedoria.
Terminei minha faculdade e estou fazendo pós-graduação, sempre me destacando pela minha inteligência e competência, mas não posso revelar meu problema. Já tenho o projeto para minha oficina de artes. Sou feliz porque me amo e sou amada e isso é que vale!
Te amo por essa atitude iluminada de sua parte,
Um beijo de sua admiradora esquizofrênica, JSLP.

Anônimo disse...

Querida Glória, finalmente eese assunto sobre a esquizofrenia etá sendo abordado. Sou portadora da doença à vinte anos e o preconceito em torno dela é grande. A DOENÇA NÃO MODIFICA O CARÁTER DO DOENTE! Nós podemos realizar coisas que pessoas sem o problema sequer conseguem, desde que haja tratamento e aceitação por parte de todos, principalmente do doente. Casei-me com um homem maravilhoso que me aceitou, tenho três filhos lindos e saudáveis, terminei minha faculdade e estou fazendo pós-graduação. Meu projeto de inaugurar minha oficina de arte, está em andamento e tenho certeza que será um sucesso como tudo que realizo na minha vida. Amo a vida, as pessoas e recebo isso em troca. É o que vale a pena! E te amo por você ter recebido essa iluminação divina.
Obrigada, em nome de todos os portadores da doença. Espero que depois dessa abordagem as pessoas possam se tornar menos ignorantes em relação à doença e, consequentemente, menos preconceituosas.
Um abraço de uma admiradora esquizofrênica e muito feliz.
JSLP.

Unknown disse...

Olá Glória!
Me chamo Sandra Marli Cadore , sou arte educadora e moro em Uruguaiana(700km de Poro Alegre - RS).Outro dia, assistindo a novela, me deparei com um CADORE. Não sabia o que pensar, o que dizer, pois nunca tinha imaginado tal experiência.Peço que sacie minha curiosidade - COMO FOI QUE VOCÊ CHEGOU A ESSE SOBRENOME?
Grande abraço para você, da Sandra Cadore

Unknown disse...

Gloria,adoro seu trabalho,você é a melhor autora,trabalha muito bem os seus temas.Parabéns por mais este trabalho!Gostaria te dar uma dica aqui... Sua novela é um sucesso,gostaria de indicar a musica Chaya Chaya como parte da trilha,essa musica é muito boa,foi tema de um filme de Bollyood e de um do Spike Lee,espero que minha dica possa ser de uma validade.
Tudo de bom..abraço!

Unknown disse...

Sou educadora de Ens. Fund. e Ens. Médio, ou seja, trabalho com crianças e adolescentes, e quero deixar meu depoimento com relação ao tema polemico do jovem que agride professores, colegas e demais cidadão que encontra na rua, e que recebe total apoio e incentivo da família, na novela "Caminho das Índias". Infelismente essa é a realidade que enfrentamos no dia a dia nas escolas.O educador tem que fazer o papel de pais, de psicólogos além da sua real missão: o de transmitir o conhecimento.Um abraço
Rosane Lima de Oliveira

Anônimo disse...

Olá, a parabenizo pelo enfoque dado ao problema da falta de respeito a professora em caminho das indias. É uma realidade muito comum nas escolas.
A sociedade se transformou, e, com essa trasformação familiar veio a transferência da responsabilida de educar da família para escola.
Sou professora de História de escolas púbicas e uma outra questão que ainda está muito presente, é a marca da escravidão. Gostaria que você em algum momento tratasse desse tema.
Professora Maria

Joao Batista Santos. disse...

Oi Gloria!!!!!!

Cada vez que fuço esse blog encontro novidades interessante.

Uma vez fui visitar um sítiozinho que a minha mãe tem em Rondônia e fiquei incomodado de ver vários indios bêbados e largados na cidade de Ji-Parana.

È bom saber que ainda existem indios que sofreram o contato com a civilização.

O governo deveria proibir a invasão desses missionários que corrói a cultura deles em nome de um Deus autoritário.

Anônimo disse...

oi gloria estou amando a forma que bahuam esta mostrando para raj que o ser humano ñ si milita as castas,como é conhecida pela cultura deles.
Muito legal essa atitude e tudo de forma simples e objetiva.

Anônimo disse...

GLORIA EU SEI QUE UM AUTOR TEM O PODER DE ENCANTAR E DE FAZER O PUBLICO ODIAR; ESSA É MINHA OPINIÃO BEM QUE VÇ PODERIA FAZER BAHUAM ENCANTAR NOVAMENTE POIS ELE ESTAR MUITO APAGADINHO;NOSSA O MARCIO SAIU DA RECORD PARA SOFRER COM ESSE PAPEL DE BAHUAM AI NA GLOBO!
E OUTRA COISA,A DUDA E O RAJ É MUITO CHIQUE ESSE CASAL;MINHA LINDA ENCANTA AI DE NOVO ESSE POVO SI Ñ ESSA NOVELA TERA COMEÇO,MEIO POREM VAI FICAR FALTANDO O FIM. SI Ñ NIGUÉM VAI ENTENDER É NADA DESCOMPLICA AI GLORIAAAA...
VÇ É TALENTOSA O BASTANTE PARA DAR UM A ZERO E ENSINAR ESSES AUTORES A FAZER NOVELA RSRSRS.

Anônimo disse...

Olá Glória, esta novela foi sua obra prima!!! O casal Raj e Maia foi o melhor casal que vc escreveu!!! Sinto pelo final da novela ter sido tão atropelado e com cenas e argumentos que ficaram muito aquém da qualidade da novela. Aquela cena em que Maia está à beira do Gandis e vê Raj depois se transforma... oque foi aquilo, uma pena vc não ter fechado uma trama maravilhosamente tecida de dourado com chave de ouro! Para um bom defecho faltou pelo menos mais uma semana de novela, que aliás se durasse mais um mês faria a felicidade de muitos!!! Mas parabéns, já tenho saudades dos maravilhosos atores e seus personagens. Na espectaviva para a próxima novela sua, beijão Mirela