sábado, 24 de maio de 2008

tilaks, bindis e sindoor


Tilak é essa marca vermelha, que enfeita a testa dos indianos, representando a abertura de um terceiro olho, voltado para o conhecimento interior. Simboliza, também, a devoção a seu deus, de modo que os homens a recebem nas festas religiosas, e os mais devotos andam sempre com ela.

Você saberá a que linha do hinduísmo pertence um saddhu ou um sanyasis, através do desenho que o tilak faz em sua testa.

O bindi, que você vê nas caixinhas -existe em todas as formas e em todas as cores-, é indispensável para a mulher indiana.

E o sindoor é a marca vermelha, na divisão dos cabelos da mulher à esquerda. Corresponde ao que significa, para nós, a aliança de casamento.

Se uma mulher fica viúva, ali mesmo, diante do corpo do marido, o sindoor é retirado, e são quebradas as pulseiras, outro símbolo que as identifica como casadas

Veja AQUI a propaganda da pasta que faz a marca do tilak e do sindoor

13 comentários:

Beth/Lilás disse...

Poxa vida, que coincidência!
Ontem mesmo, assisti com meu marido a um filme no DVD, chamado The Namesake, sobre uma família de indianos e seus costumes confrontados pelos filhos criados nos EUA.
E a mulher usava este traço no meio da cabeça, bem vermelho, juntamente com o círculo no meio da testa.
Fiquei intrigada para o que servia e agora você me esclareceu. Legal!
Obrigada pela aulinha.
bjks

Deva Shakti (Dani) disse...

Wow Gloria amada..
Ainda continuo com nome da novela
TILAK ou Terceira Visao..
Acho que tem tudo a ve,afinal voce falar� sobre o HINDUISMO.
Voce foi bem esclarecedora ao falar na TILAK.
Alem do som forte tem um otimo significado.
Beijos amada..namaska..Deva

Anônimo disse...

Além destes, há o 'tikka'... um adorno usado na mesma linha onde é colocado o sindoor e fica com um pingente na testa. Todos são muito bonitos!

Anônimo disse...

Bom dia Glória!!
Muito interessante estes adornos indianos. E mais ainda a cultura deles. Parabéns pela riqueza das informações!!
Bjs

Anônimo disse...

Como é bonito o visual das mulheres indianas. Impecáveis. Quem sabe sua novela não traz de volta alguns adornos da cultura indiana. Seria maravilhoso.

Beijos
Thassy

Anônimo disse...

Gloria,

Sou super fã dos filmes indianos. Acho a fotografia e os costumes maravilhosos, as mulheres lindas e sempre femininas !

Parabens pelo blog, cheio de cultura !

beijos

Natália Soutto

Unknown disse...

Bom dia Glória!
Ontem li na coluna da Patrícia Kogut no Jornal "O Globo",que vc já definiu como protagonista de sua novela a atriz Juliana Paes, é verdade? Se for, parabéns pela sua escolha, além de ser bonita e possuir traços indianos, ela é talentosa.
Bjsss

Anônimo disse...

olá querida...linda surpresa teu blog...olha,realmente as mulheres indianas são maravilhosas...eu mesma adoro usar algumas peças com esta influencia...bem gostoso de ler teus textos,aliás como tudo que vc faz...

beijo magico

nell disse...

Olá Glória, estou escrevendo uma historia infnatil sobre a india, na verdade é uma série onde uma menininha viaja por varios Países
e acabei encontrando seu blog quando pesquisava sobre o Tilaka... Estou torcendo para sua próxima novela. Eu tenho um blog sobre cultura árabe, e como sou budista também tem material, ah e também sobre a Nigéria rss é DIVERSIDADE bjs parabéns

O Observador disse...

Olá Glória!
Meu nome é Ronaldo, sou de Venda Nova do Imigrante - ES, quero em primeiro lugar parabenizar pelas belas escolhas que tens feito na escolha do elenco de sua proxima obra de arte, estou ancioso para assisti-la. Venho também para ser repetitivo afinal todo mundo deve comentar isso, mas enfim, eu a admiro muito pela força pessoal mesmo diante de tantos problemas que você enfrentou na vida principalmente no caso absurdo sobre Daniela, eu não acompanhei na época pois era criança, mas tenho visto algumas coisas na internet e cada vez mais fica clara a impunidade deste país diante da cara limpa dos bandidos que já estão nas ruas como se nada tivesse acontecido. Quero lhe desejar muita sorte nessa sua nova caminhada e sugiro que você que em homenagem e principalmente para continuarmos lutando por justiça, coloque o caso Daniela na tv ou no cinema.

Anônimo disse...

Glória, é um prazer cair aqui!
Sem querer acabei dando uma paradinha e lendo muitas curiosidades sobre a India e da nova novela.
Pois é, eu estava fazendo umas pesquisas sobre Indía...eles são um povo fascinante, li já muitas coisas...mas realizarei um sonho que tenho de ir conhecer lá, muitas pessoas vieram me falar muitas coisas de seus costumes, que eles não davam muito valor a limpeza, mas e a parte cultural?nao é pelo que são e sim a história dos costumes, a maravilha da alegria do povo, o desligamento do bem material...sim, é um povo sagrado! Gostaria de parabenizar a vc por mais uma novela que com certeza vai ser um sucesso! O Clone foi maravilhoso e com certeza a próxima vai ser melhor ainda, um abração e muito sucesso...
Carla Esteves
RS - Flores da Cunha

Anônimo disse...

Oi Glória!
Sou Rosana Araújo, profissional de Mehandi e pioneira neste assunto no Brasil. Porquê não está mostrando mais esta arte tão comum no dia-a-dia do universo feminino indiano? Elas aplicam mehandi na manicure toda semana nas grandes cidades!Tem no salão de beleza!
Não vi a cena do casamento da Maia, mas meus amigos comentaram que não estava boa mesmo, muito menos para o que deveria ser uma henna de casamento, que é ainda mais especial!
Bom, gostaria de poder ajudar...
http://rosanaraujo.arteblog.com.br
Beijos!
Rosana

Anônimo disse...

A tilak não é sempre vermelha. Dependendo da linha religiosa ela é feita de diferentes materiais, como argila, cumcum e cúrcuma, e também não é sempre um ponto ou cículo; existem diferentes desenhos para tilakas. Comprei um livro na India sobre este assunto,
Rosana Araújo