domingo, 28 de setembro de 2008
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Paulo José: a volta do Profeta Gentileza

Sim, ele vai voltar em Caminho das Índias. O doce profeta Gentileza, com sua mensagem de amor e de fraternidade, revivido por esse esplêndido Paulo josé.

terça-feira, 23 de setembro de 2008
VACINA DA AIDS??? VIVA A ÍNDIA!!!

É ou não é a melhor notícia da década?
Namasté Gloria e Giovana
Como havia combinado com a Gio, estou mandando o email com a maravilhosa noticia sobre a descoberta da vacina contra aids na India, foi constatado que esta vacina desenvolvidada na India é super segura. Esta noticia era esperada com enorme ansiedade ,pela comunidade cientifica, no mundo inteiro.
Agora voces tem ela em primeira mao, em breve esta materia irá para a midia.
A conclusão com êxito dos ensaios clínico da vacina contra a aids desenvolvida em Chennai, indicou que tinha um nível de segurança aceitável e foi bem tolerada, afirmaram o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), National AIDS Control Organisation (NACO) e International Aids Vaccine Initiative (IAVI).
O ensaio foi feito com uma Vaccinia Ankara Modificada (MVA) com base no candidato vacinal (TBC-M4) contra a aids. Os níveis de resposta dos voluntários sugeriram que tem potencial, declararam as três organizações em um comunicado conjunto. A taxa de resposta de 100% é maior do que a verificada com a maioria dos candidatos à vacina contra a aids testada em seres humanos até hoje. Porém, a concentração e a diversidade das respostas imunitárias permanecem modestas.
“A Índia tem um papel significativo nos esforços mundiais para a descoberta de uma vacina global contra a aids, devido à nossa forte capacidade médica e científica. Existe uma necessidade em prosseguir os esforços para a criação de novos e fiáveis mecanismos de longo prazo na pesquisa de vacinas contra aids e outras novas tecnologias de prevenção”, disse S.K. Bhattacharya, diretor geral do ICMR.
O ensaio clínico da fase I foi iniciado em janeiro de 2006 no Centro de Investigação de Tuberculose (TRC), um instituto ICMR em Chennai, e foi concluído em fevereiro de 2008. Este ensaio foi conduzido sob a égide de um Memorando de Entendimento entre o Governo Central por meio do ICMR, NACO e IAVI. YRG CARE, situado em Chennai, colaborou com TRC para mobilizar a comunidade em torno do ensaio da fase I.
Abraços
OM TAT SAT
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
O Palácio dos Ventos

Foi construído pelo Maharaja Sawai Pratap Singh, para que as mulheres do harém e da realeza pudessem ver o movimento das ruas sem que ninguém as visse.
A construção tem 5 andares, e sua cor foi obtida com a utilização do arenito rosa,abundante na região do Rajastão.
O pálacio dos Ventos vai estar -é claro- em Caminho das Índias!
domingo, 21 de setembro de 2008
Dica para o domingo: Uma vida menos Ordinária

E ela escreveu sua vida: como foi abandonada pela mãe ainda criança, como seu pai a obrigou a casar aos 12 anos de idade, a situação de miséria e abandono que enfrentou despois que abandonou o marido para viver em Delhi, como empregada doméstica.
Tudo numa linguagem crua e direta -e nisso reside a beleza e a força de sua narrativa. Baby já é um sucesso, na Índia e fora de lá.
sábado, 20 de setembro de 2008
Bruna Abdalah, a Caminho das Índias

sexta-feira, 19 de setembro de 2008
O blog do Zé de Abreu

Ele está voltando de lá e conta tudo sobre essa experiência única.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
do Blog da Juliana: Naamkaram - a Cerimônia do nome
Ontem, 14 de Setembro de 2008, foi a cerimônia do nome do meu sobrinho, ou melhor o Naamkaram.
Segundo a tradição hindu, o nome da crianca só pode ser dado após pelo menos 10 dias do seu nascimento, normalmente acontece apos 12 dias, pois apenas apos esses dias é que o horoscopo da criança esta totalmente formado.
O hinduismo segue muito a astrologia e para dar nome ao bebe nao é diferente. O Pandit (padre) faz o mapa astral da data do nascimento da criança para saber quais nomes sao propícios para ele.
Durante a cerimonia são feitas oferendas aos Deuses e a Agni, Deus do fogo, para purificar o ambiente e o bebê. No altar, junto com as oferendas é colocado tambem o papel com o horóscopo (mapa astral) do bebê. Ao final da cerimônia, quando o nome ja foi decidido, o Pandit escreve o nome em uma folha, enrola, e pronuncia o nome no ouvido do bebê.
No final, como toda boa festa indiana, ha musica. Nada como uma Bhangra pra fazer o povo dançar.
Bom, para aqueles que ficaram curiosos o nome do meu sobrinho é: Aditye Kishore Thapliyal.
domingo, 14 de setembro de 2008
Horóscopo conflitante!

Em Caminho das Índias ela descobre o hinduísmo. E coitada da BERÊ (Silvia Buarque) -a professora realista, pé no chão-, quando além dos problemas que enfrenta diariamente com alunos e pais de alunos, tiver que conviver também com a casa das duas transformada num ashram (templo)!
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Momento Índia
Ela é a Gaumata -a mãe Vaca. Tem passe livre e é sempre bem-vinda, em todo e qualquer lugar!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Deixa que papai resolve

O resultado disso? bom... vai ser como na vida: desastroso.
Vamos aproveitar para falar de impunidade, falta de limites, de escrupulos e de ética: para o Cesar, vale tudo para safar o rebento!
sábado, 6 de setembro de 2008
Do Blog da Juliana: Rakhi, o dia do irmão
Vejam o que postou a Juliana, que é brasileira, casou-se com um indiano e vive em Delhi:
Ontem dia 16 de Agosto de 2008 foi a celebracao do Raksha Bandhan, ou Rakhi.
O Rakhi 'e considerado o dia dos irmaos.
A celebracao 'e simples. As irmas amarram uma pulseirinha chamada Rakhi no pulso do irmao como amuleto e lhe da um doce. Em troca o irmao garante a protecao a irma e lhe da um presente ou dinheiro. Segundo a lenda Hindu,ha milhares de anos em uma guerra entre deuses e demonios o demonio Brutra estava avancando e os Deuses liderados por Indra estamos se defendendo. Indra se aproximou do Guru Brihaspati para tentar achar uma solucao para vencer a luta entao, Brihaspati mandou Indra amarrar uma linha em seu pulso sobre os poderes de um mantra sagrado. Indra entao chamou sua rainha Indrani que amarrou a linha no pulso de Indra. Essa linha sagrada 'e chamada Raksha e ela ajudou os Deuses a conseguirem a vitoria.
Seguem algumas fotos da celebracao do Rakhi entre as criancas da minha familia.
http://jueboskie.blogspot.com/
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Cleyde - mãe guerreira!

Poucos dias atrás nos falamos, e ela me dizia outra vez que precisava parar um pouco e cuidar da saúde. Mas cadê que conseguia? Nesse sentido, Cleyde é mais uma vítima das balas que atingiram a Gabriela.
Lembro quando nos conhecemos. Eu liguei para abraça-la quando aconteceu a tragédia, e ela me disse que só teria sentido viver se conseguisse transformar sua dor numa luta. Queria saber por onde se começava.

Cleyde lutou bravamente para conseguir essas assinaturas. Conseguiu! e doi o coração da gente ver que ela se foi sem ter visto o projeto se transformar em lei, como lhe garantia a constituição!
Ela fica, na inspiração da luta de outras mães por leis mais justas e por um país menos violento!
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
O ritual da morte no Ganges

Morrer em Varanasi, às margens do rio sagrado, é uma graça para qualquer hinduísta.
A cidade está cheia de velhos e doentes, que vão pra lá esperar a morte. Todos os dias chegam corpos de todos os cantos da Índia: eles vem em trens abarrotados, ou presos à capota dos carros.
Morrer em Varanasi, ser cremado à beira do Ganges, aumenta em muito a possibilidade de escapar da roda das encarnações.
Você pode saber, pela cor das mortalhas, se se trata de uma mulher, se ela é solteira ou casada, de homem ou de um velho.
O ritual é comovente. Há um sacerdote que conduz a cerimônia -assistida só pelos homens da família. O filho mais velho deve raspar a cabeça e vestir o dothi, aquela roupa branca que vestia Gandhi. Cabe a ele acender a pira funerária, depois de dar 7 voltas pelo corpo do pai ou da mãe.
Começando a queimar, é preciso partir a cabeça do morto, e é nesse momento que a alma se desprende do corpo.
Depois, as cinzas são atiradas ao Ganges.
COMPLEMENTANDO
O Elson, consul da Índia em BH escreve complementando e fazendo algumas correções, Aqui vão elas:
"No rito hindu nao parte a cabeça nao, ela estoura com o calor do fogo, e ai sim libera o espirito.
Sao colocados äqua do ganges na boca,nariz,e ouvido, repetindo mantras apropiados, como RAM NAM SATYA HAI, que quer dizer Rama é a verdade
Em bramanes coloca-se ouro tambem junto com as áquas do ganges na boca ,nariz e ouvido.Por isso diversos dalits ficam penerando depois da cremaçao, pois a eles sao permitidos garimpar esse ouro.
Sadhus e outros santos , nao vao deitados de branco para homem e vermelho para mulher nao , eles vao sentados em uma armaçao propria como uma cadeira e muitos sao enterrados ou jogados no ganges.
A Derci Gonçalves devia ter alguma razao em querer ser enterrada, nao deitada e sim em pe"