sábado, 26 de janeiro de 2008

Bollywood: a Hollywood da India

Sim, a India tem uma vigorosa indústria cinematográfica, que apaixona o país e começa a ganhar mundo. Andei vendo que eles produzem cerca de mil filmes por ano, e a média diária de espectadores em sala é de 30 milhões! coisa à beça!

É um cinema absolutamente popular, em sintonia com a visão de mundo, os hábitos, os costumes e a estética indiana, de modo que todas as castas se reconhecem ali.

Filme de autor existe também, claro, mas ao contrário do modelo brasileiro, não é a base da indústria. Li que o sistema de financiamento também é diferente: não existe patrocínio. Os filmes se pagam com empréstimos em bancos, tomados a juros muito baixos.

E aqui vai uma amostra de Bollywood: o trailer de um filme de Pankaj Sharma, um desenho animado sobre o mito de Ganesh, divindade simpática e muito popular, o deus da boa sorte, do sucesso e da prosperidade.

15 comentários:

Anônimo disse...

Oi Glória,

Ah... que desenho lindinho !
Sei lá....mas parece que você já está se apaixonando pela India !

Um beijo
Fica na Luz

Anônimo disse...

Oi Glória, eu sei que
não tem nada a ver mas quero te
fazer um pedido, visita esse blog
http://el-clon.blogspot.com/
eu faço parte de uma comunidade mei doida sabe! são pessoas de vários países principalmente da argentina(onde estou morando atualmente.
Muito sucesso nesse novo projeto,
beijos.

Anônimo disse...

Olá,

Mandei uma mensagem para o email no Youtube, é sua mesma a página?

beijos

http://www.youtube.com/user/gfperez

GLORIA PEREZ disse...

Mara, adorei o blog!!!!!
bjs

Unknown disse...

Bom dia Glória, fiquei sabendo atravez da comunidade Brasileiros na India que você esta pesquisando para sua proxima novela, estaremos felizes em colaboarar com você, faça as suas perguntas e lhe daremos o nosso ponto de vista, de quem vive por aqui, pois acredito que a India vendida para o mundo é tão diferente darealidade, e essa sua inciativa talvez possa mostrar os dois lados da moeda e uma realidade que tão poucos conhece. Então é isso boa sorte na suas pesquisas!
Grande Beijo

Anônimo disse...

GLÓRIA, esse desenho é ótimo.
Estou pesquisando sobre a India e o Dubai, não só para colaborar, mas também porque adoro estudar sobre novos mundos.
Beijos.
Paulo Ascenção.

Unknown disse...

Oi Glória

Gosto muito de suas novelas, eu queria por favor que voçê me desse seu e-mail para contato eu agradeceria muito.

Unknown disse...

Que coisa boa saber que a sua próxima novela será sobre a Índia.Tenho certeza de que vai ser um sucesso, pois a Índia sempre foi um lugar que muitas pessoas adorariam conhecer, inclusive eu.Que Deus ilumine a sua mente para que pela ponta de teus dedos saia um linda história, que toque corações e emocione olhos. Um grande abraço made in Bahia.

Anônimo disse...

Gloria

Que povo exotico!!
Muito bom saber da cultura de povos tao distantes e ao mesmo tempo tao parecidos conosco, nao e mesmo?

* desculpa a acentuacao, meu teclado ta quebrado,rsr

beijos baianos!

Indi(a)screet disse...

Alem de Bollywood, temos mais 2 grandes centros cinematograficos na India, o total sao 3, embora os filmes de Bollywood sejam mais famosos os outros dois centros de producao de filmes nao devem ser ignorados pois produzem dezenas de filmes por ano.
Um chama-se Tallywood pois fica em Tallyganj em Calcuta e o ouro fica no sul em Chennai e ainda tem um menor que fica em Tamil Nadu.
OM Shanti

Bruna disse...

Olá Glória,

Engraçado você escrever uma novela sobre a India, desde de que comecei a namorar meu marido, que é indiano, muita coisa que vejo é sobre a India, coisa que antes nunca notei.
Fiquei muito orgulhosa e contei pra ele de seu projeto. Eu falo das novelas e eles dos filmes de Bollywood que adora.

Muito sucesso pra você e espero ainda estar no Brasil para assistir todos os capítulos.

Beijos,
Bruna

Anônimo disse...

Oi!
Adoro aquele movimento da cabeça tão caracteristico!
Ainda só vi um filme indiano, de quatro horas, "Lagaan". Simplesmente amei! Já tenho todas as músicas decoradas na minha cabeça e o actor Aamir Khan é simplemente lindo. Dizem que até o ex-primeiro ministro Blair adorou.
No Youtube tem vídeos das músicas. O director musical de Lagaan é bem conhecido fora da Índia - A. R, Rahman.

O tema do filme Mumbai é dele, e é perfeito, oiça se tiver tempo:
http://www.youtube.com/watch?v=pGvU4fdVb-w

Adeus!

Rosa Maria disse...

Glória,

Eu amo Bollywood!!!! Já assisti a vários filmes e sei um pouco de lá também!!! Se quiser uma ajudinha,m estou aqui (rsrs)!! Tenho muitos atores de minha preferência, mas sou apaixonada por Shahruk Khan..Entre as atrizes, adoro Aish e também a Kajol. Ficaria mega satisfeita se em sua novela, tivesse alguém de Bollywood...
Beijos e muita sorte...Vou assistir a todos os capítulos!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi, Glória. Não sou muito ligada nessa história de blogs, mas hoje enquanto lia algumas notícias sobre o caso Isabella me deparei com um comentário seu a respeito do caso e tive a 'curiosidade' de dar uma espiada no seu blog... e aqui estou. Queria sugerir, se ainda não viu, que veja um filme chamado A Noiva e o Preconceito. É lindo...

Um beijo e muita luz...


jomineira_mg@hotmail.com

Unknown disse...

OI GLORIA BOA NOITE!! ME CHAMO LUCIANA TENHO 27 ANOS ,E DESDE OS 9 ANOS TINHA REPORTAGENS E FOTOS DA DANIELLA PEREZ ...COM O TEMPO FOI PASSANDO NÃO ME RECORDAVA MAIS DESTAS FOTOS,ATÉ Q UM DIA DESTES MINHA AMIGA LEU O LIVRO DA PSICOLOGA ANA BEATRIZ B SILVA E ME INDICOU..NO LIVRO ELA RELATA VARIOS FATOS E O Q ME CHAMOU ATENÇÃO FOI OS CASOS.ENTÃO EU LI ESTE LIVRO EM 1 DIA EXATAMENTE DIA 8 DE JANEIRO SAINDO DO TRABALHO ATÉ CHEGAR EM CASA ACABEI UMAS 2 E POUCOS DA MADRUGADA.ANTES PORÉM JÁ SABIA DELE ATRAVÉS DE SUA NOVELA.MENTES PERIGOSAS (ADOREI ESTE LIVRO E A SUA PARTICIPAÇÃO PARA COM Q ELE VA AFUNDO !!! PARABÉNS (DESCULPE OS ERROS )BJS FIQUE COM DEUS !!!