terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Do Blog da Sandra Bose: Barriga de Aluguel


Encontrei a notícia no blog da Sandra Bose Indiagestão, que é uma exelente fonte para quem quer saber mais sobre a Índia. 

Me impressiona, porque escrevi uma novela sobre o assunto, Barriga de Aluguel,  e sei o quanto de sentimentos contraditórios uma experiência como essa envolve. 

Reproduzo para vocês o artigo da Sandra: 

FICAR GRÁVIDA VIROU EMPREGO NA ÍNDIA

O jornal USA Today fez uma reportagem sobre um emprego cada vez mais requisitado na Índia, a barriga de aluguel. Desde 2002 esta prática é legal no país, assim como em vários outros como os Estados Unidos, mas o que leva casais do mundo todo a procurar estas mulheres é o baixo custo. Enquanto uma americana gastou com a fertilização in vitro na Califórnia cerca de 200 mil dólares e ainda precisaria pagar mais US$ 80 mil para alugar uma barriga por lá, ela pagou apenas 20 mil pelo procedimento na Índia. Deste valor a mãe de aluguel recebeu somente US$ 4.500.

Na Índia este procedimento está muito industrial, com clínicas batalhando pelo menor preço (tem clínica dando 20% de desconto). Com um salário que chega a 25 dólares por mês as mulheres estão fazendo fila na porta da clínica para se candidatarem a uma vaga. Os proprietários se defendem dizendo que só aceitam mulheres que já tenham filhos e que todas as despesas médicas são pagas pelos pais adotivos, mas com os preços caindo existe uma preocupação de que isto vá se refletir no atendimento médico às mães.

A clínica visitada pelo jornal, dá casa, comida e atendimento médico a 15 mulheres e já fez o parto de 40 bebês. Imagine a quantidade de clínicas que existem na Índia e se em todas existe algum foco no bem estar das grávidas.


Colaborou: Júlio de Almeida


Foto: Internet/Google


11 comentários:

Anônimo disse...

a pouco tempo atrás, li a mesma notícia na marie claire inglesa. é uma forma de emprego sim e, muitas vezes, uma forma de mudar de vida: vi mulheres que faziam isso para pagar o 'dote'das filhas e assim casá-las com homens 'de melhor posiçao social.'

Jamine

edson disse...

Isso me deixa um pouco assustado um mercado de barriga de aluguel crescendo rapidamente e com promoção de preços e tudo e isso tudo e legalizado, na sua novela Barriga de Aluguel a gente acompanhou esse assunto de perto, deu pra ter uma noção do que realmente se trata, sera que a mulher que carrega durante 9 meses uma criança em seu ventre nao cria um vinculo de amor?Mas pro outro lado tambem existe mulheres que sao capazes de abandonar e jogar filhos em lixos e lagoas...O ser humano e muito falho...Gloria um abraço...Sucesso....

Anônimo disse...

Gloria, eu me surpreendo cada vez mais que entro no seu blog e leio as materias. essa da india em especial.
estou ansiosa para seu proximo trabalho, sucesso sempre!

eu ainda sonho em ser atriz em uma de suas novelas, amo o teatro, mais por codiçoes financeiras nao tenho como mudar de goiania agora.
quem sabe um dia poderei a oportunidade de fazer um teste para sua novela!

abraço.
Maiana Maia

Anônimo disse...

Não dá para passar pela India sem o livro "A Cidade da Alegria. Dominique Lapierre, 1985" e me impressionou muito a narrativa sobre o trabalho dos "Dom", que comercializam os esqueletos dos indianos. Atividade comercial remunerada ... e outras narrativas!
Estou adorando essa atualização sobre a India, feita pelas suas mãos!
Denise
www.dmot.zip.net

Unknown disse...

Oi Gloria, estou ficando cada vez mais impressionada com as coisas que tenho lido sobre a India, isso então é incrivél, só que eu fico me perguntando como elas trabalham esse lado afetivo, é complicado, e quanto a Dubai, estou verdadeiramente impressionada com muita coisa q tenho lido.
Eu consegui te explicar como a mulher indiana usa suas técnicas, ou ficou meio vago, pq existe essa "filosofia" da Yoga do Kundalini, como tb existe outras, tenho ficado verdadeiramente impressionada!

Quero agradecer a vc, porque através desse seu blog, tenho estudado mais, pesquisado mais, e me apaixonando por esse País, isso tem me acrescentado muito, obrigada!

E se eu estiver incomodando, avisa viu, bjão

Luz

Fica c/ Deus!

Mara

Anônimo disse...

Impressionante como é "humano" explorar a pobreza.
Paulo Ascenção.

Anônimo disse...

Gloria querida
sobre o assunto de sua proxima novela,uma opiniao de quem entende muuuito da India,musica e filmes,nao deixe de estudar sobre esse assunto que eh a paixao dos indianos,beijos,nossa to tao feliz de ter encontrado seu blog.

Paulo Vilmar disse...

Glória!
Esta blogsfera nos apresenta tantas surpresas, no meu caso, até agora só experiências boas!
Ao entrar neste espaço, não havia visto o nome - Glória Perez - vi o espaço acima, com a fotografia e distraído que sou, pensei: Esta mulher não me é estranha! Será alguma amiga? Depois, rí de mim mesmo, pois logo vi seu nome e então os neurônios funcionaram...
Leio muito sobre a Índia e sobre este assunto, posso dizer que jávem ocorrendo há anos. Existem casos de quebra de contrato, onde as recém nascidas são simplesmente largadas em via pública(não muito diferente deste nosso Brasil)!
Gostei do Bo Blog!
Abraços...

Indi(a)screet disse...

Me disseram que vc havia mencionado o Indiagestao e vim aqui xeretar.
Fico feliz em saber que o meu blog tem ajudado nas suas pesquisas.
Sao mais de 600 postagens uma mais interessante que a outra. Aproveite!
obrigada por indicar o Indiagestao.
Om Shanti
Sandra Bose

Blog Taís Araujo disse...

oi Glorinha , tenho a certeza que essa trama inspirado na cultura indiana vai ser mais um sucesso garantido...

Anônimo disse...

ola gloria sou marisa tenho 32 anos sou solteira e tenho 2 filhos a quero muito alugar minha barriga para um casal me ajuda contato 11 89588337 bjs