sábado, 19 de janeiro de 2008

Rumo à Índia e Dubai

É por onde minha imaginação anda viajando.

Há tempos a idéia me fascina. E, meses atrás, quando Mário Lúcio voltou a me lembrar que minha vez na escala de novelas não estava tão longe -quem é que lembra de prazos quando está de férias?- tive certeza: é esse o assunto.

Escrever sobre um universo é uma maneira de refletir sobre ele. A velha Índia, seus deuses, suas castas, sua visão de mundo tão diferente da nossa, esse constraste talvez mais acentuado que em qualquer outro lugar do planeta, entre indústrias de ponta e costumes tribais, essa sociedade que desponta como uma das maiores economias de um futuro próximo, mantendo tradições ancestrais, é ou nao é fascinante?

A verdade é que a convivência entre o novo e o antigo sempre me instigou, e foi ponto de partida de muitos trabalhos meus: Barriga de Aluguel, O Clone, Explode Coração, De Corpo e Alma.

Dubai entra em cena como representação desse mundo futuro que, ao que tudo indica, vai ter seu coração na Ásia.

Mas é importante deixar claro que não quero semelhanças com O Clone. Tanto que não vamos vamos falar dos muçulmanos na Índia: em matéria de religião, ficamos com o hinduísmo e o budismo

E aqui estou eu, a todo vapor, mergulhando nesse universo!

67 comentários:

Sonia H. disse...

Oi, Gloria,
Gosto muito do teu blog- e é claro, das tuas novelas :-)
A India também me fascina. Não sabia, por exemplo, que o sul da Ïndia tem uma maioria católica - tenho um amigo desta região e foi a maior surpresa quando ele me deu de presente uma Santa Ceia talhada na madeira de presente. E aí foi quando descobri que ele era católico.
Uma autora que descobri no meu curso de mestrado e adorei é Bharati Mukerjee. Vale a pena ler a literatura dela. Ela mora nos Estados Unidos mas seus enredos sempre falam da Índia. O primeiro livro dela que li vale a pena! Chama-se Jasmine. Outra escritora maravilhosa que você já deve conhecer é Arundati Roy. Ela escreveu "O Deus das pequenas coisas".
Um grande beijo,
Sonia Horn

Kenia Mello disse...

Glória, se você me permitir, gostaria de lhe sugerir a leitura de 'A distância entre nós', romance de Thrity Umrigar, cujo enredo evidencia muito bem a questão das castas indianas.

Desejo-lhe sucesso nessa nova empreitada. Adoro suas novelas.

Beijo.

Anônimo disse...

Muita sorte gloria,mamãe tem material sobre tal assunto e posso mandar para você se nao for incomodo
mil beijos
Isa

GLORIA PEREZ disse...

Kenia, eu li A Distância entre nós. É ótimo mesmo
Vou procurar esses que a Sonia indicou.
Isa, vamos conversar, então!
Tudo o que vocês puderem sugerir será de muita valia pra mim!

Unknown disse...

Oie Gloria, que legal essa sua iniciativa de mostrar a cultura da India,é um país do qual passei um ano estudando, uma das cidades que me chama muita atenção é Agra, por toda sua história em relação ao Taj Mahal, do qual tb comento em meu blog.
Muita luz nessa sua jornada!
Se eu puder te escrever sobre alguns mistérios que me fascinam na India, iria agradecer! bjo
Mara

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oie Gloria, eu estava lendo seu blog, e vendo Dubai lembrei que meu amigo viajou pra lá e ele estava comentando comigo q lá é tudo maravilhosooooo, e ele tirou foto de vários lugares, se vc quiser te envio, ele ficou apaixonado pelo o lugar por todas aquelas obras faraônicas, é um principado fantástico com certeza. Fiquei impressionada pelos seus vários dialetos e por suas linguas, e suas religiões Hindu e muçulmana, onde o Hinduismo é predominante, uma amiga foi para um daqueles festivais religiosos que reúnem vários peregrinos lá em Allahabad, ela disse que é fantásticoooooo, não vejo a hora dessa novela começar.
Tirando q a índia é a terra do chá, coloquei isso porque amo chás.

Bjo pra vc!
P.S. Espero não estar incomodando escrevendo tantas coisas.

GLORIA PEREZ disse...

Mara, escreva sempre, vc nem imagina o quanto me faz bem esssa troca!

Duh Secco disse...

Glória!
Sucesso nessa nova empreitada..

Bjuu grande!

well disse...

Glória, no final do ano passado o SBT e a Record, mostrou muitos especiais sobre Dubain. Fascinante! Vi tanto que se me soltassem lá de olhos fechados...
Bem, mas gostaria de me justificar pelo meu comentário anterior. Não esperava despertar a fúria de ninguém. As coisas tomam uma proporção, não é?
Manifestei minha preocupação com você, pois quando a gente não está bem, não consegue trabalhar bem. É a minha opinião. Quis levantar o seu astral. Sem pretensão.
Acredito que o escritor deva ser como médico. Se diante de um acidente ele ficar pensando em sofrimento, e não arregaçar as mangas e tentar salvar as pessoas, já pensou? Essa foi a minha linha de pensamento.
O que eu comento é o que sinto, e tenho por você muito respeito, e, descobri a palavra, orgulho. Era isso que eu queria passar. E que quando você escreve modifica vidas. E quem sabe quantas vidas – sério – você não modificou, e até a história das nossas leis, é claro. Era isso que eu queria dizer. Se todos trabalhassem seriamente, e não ficassem sentadas lamentando, as coisas seriam diferentes. E eu quero ver você trabalhando muito!
Desculpe-me se ofendi alguém.

Anônimo disse...

Oi, Gloria. Também estou com saudade.

Segundo a Wikipédia, Goa ainda tem gente que fala português e é o estado com maior renda per capita da Índia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goa

Deve ser um lugar interessante, marcado pela nossa cultura (portuguesa, católica) e pela cultura oriental. E tem até missa em português.

http://www.janelanaweb.com/viagens/goa.html

Unknown disse...

Estou ficando cada dia mais fascinada pela religião Hindu, inclusive postei uma foto no meu blog da oração em Homenagem a India, vou ser se coloco a foto no seu orkut, enviarei por scrap, como vc ainda n me aceitou não consigo escrever por depoimentos algumas coisas que gostaria, mas aqui no blog sei que posso desabafar, começei a me interessar por diversas religiões quando meu filho Pedro veio a se tornar um anjo, que por sinal acredito muito q está sempre ao meu lado, desde então tenho buscado a chamada paz interior e tentar entender coisas que até hj não consigo compreender, fui criada dentro do Cristianismo, mesmo tendo uma tendência já desde criança para o espiritismo, pois sentia coisas, sentia presenças, mas isso foi se afastando a medida q minha mãe me levava mais a Igreja, anos depois logo após a morte de meu filho, fui a três coroas conhecer o templo budista, lá no RS, e ainda assim não compreendi muita coisa, depois voltei ao espiritismo e eles me explicaram coisas das quais fiquei assustado e até hj fico, o que não vem ao caso comentar aqui, enfim... e desde então procuro essa paz interior, tenho uma estranha mania de observar as pessoas, quando a conheci vc me chamou atenção, por vários motivos que também não vem ao caso postar aqui, mas quero desejar a vc toda a paz do mundo, porque eu sei que precisa e sei que merece. Me perdoe se eu desabafei tanto, vou colocar aqui algo que achei interessante sobre o Hindu.

.................................
A base do hinduismo é a Vedanta, ou verdade ultima, ou seja, conhecer a verdade sobre você e o mundo. “Quem é você e o que esta fazendo aqui”, se você assistiu Matrix o filme, vai ter uma idéia do que o hinduismo afirma, alias Matrix foi inspirada no hinduismo, a musica final Asato ma sad gamaya. Tamaso ma jyotir gamaya. Mrtyor ma amrtam gamaya é um texto hindu ( significa: leva-nos da inexistência para a existência, da escuridão para a luz e da morte pra imortalidade), então o hinduismo afirma que o mundo não é o que aparenta ser nem você é o que você pensa que é.

***********************************

Muita luz!

P.S. E se vc permitir continuarei postando aqui, bjo no seu coração!

Mara Lígia

Unknown disse...

Ahh Gloria são tantas coisas que queria escrever, sobre essa cultura rica, como as mulheres utilizam a meditação para "conquistar" seus parceiros, a religião católica existente na india, muito pequena, mas existe, são muitas coisas, vou escrevendo aos poucos, se vc permitir é claro.

Bjãoooooooo

Luz!

Mara

GLORIA PEREZ disse...

Mara, fala um pouco dessa utilização da meditação para conquistar o homem!

Unknown disse...

A maioria utilizam a meditação do despertar do Kundalini (que alguns chamam de a Deusa adormecida), li isso em um livro há muito tempo atrás...utilizam tb as técnicas do pompoarismo de diversas formas, não sei se estou conseguindo me expressar bem, não sei como falar aqui no seu blog já que é público, mas sei que é uma arte milenar, já li muito sobre o Kundalini e tentei exercer essa meditação com o meu ex, e a coisa é muito boa, mas é claro que eu não tenho muita experiência nessa meditação até porque requer uma imensa concentração de ambas as partes, e dizem que tem que ter muito cuidado antes de exerce-la, eu tentei a minha maneira e adoramos...Posso te enviar várias matérias que encontrei sobre o Kundalini.

Mudando para o que se refere ao cinema Indiano encontrei coisas que eu desconhecia e fiquei surpresa, encontrei uma matéria bem bacana se quiser eu te envio pro seu e-mail, por exemplo, desconhecia que na Índia se encontra a maior indústria de cinema do mundo. A revista francesa "L'Express" conta que em 2001 foram realizados por lá 1.014 filmes. A média semanal de público chega a 150 milhões de espectadores. Com uma produção maior do que a de Hollywood (300 filmes em média), a fábrica de sonhos sediada em Bombay ganhou o apelido de Bollywood.

Tenho mais informações sobre esse artigo!

Luz!


P.S. Vc viu a oração com a foto que postei no meu blog??

Vou virar uma mala sem alça no seu blog, quando eu estiver incomodando me avisa, ok! bjim

Mara

Unknown disse...

Eu talvez não tenha me expressado bem em relaçao ao Kundalini, até porque quando se lê sobre ele existem termos muito metafóricos, e eu não saberia te explicar em uma linguagem mais popular e direta, mas quem domina essa arte se consegue entrar em contato com essa "serpente adormecida" , que seria conseguir atingir o ápice do orgasmo sem meias palavras.Que é um contato de total inconsciência consigo mesma ou com o parceiro. Já fiz e consegui. Mas infelizmente só consegui sentir essa sensação uma vez.

Mara

José Vitor Rack disse...

Glorinha, fuce a biografia do George Harrison. Esse gênio da música foi um dos maiores entusiastas da Índia e da religião hindu. É uma história linda e enriquecedora pra quem quer se debruçar sobre o assunto.

Beijo.

Vitor
http://sinopseinacabada.blogspot.com/

Anônimo disse...

Glória primeiramente agradeço por mais uma obra para nossa TV brasileira, precisamos muito de seus trabalhos.

Dubai, pelo que li em alguns sites é um local lindo, com uma arquitetura maravilhosa e deslumbrante, um lugar rico de dinheiro e de hábitos antigos, realmente fascina muito. Tomei a liberdade de fazer alguns estudos e estou fazendo um material para lhe enviar e quem sabe ajudar em sua obra, tenho um amigo que nasceu na Índia e contou que Dubai é rico em história e ele me falou que vai me mandar alguns arquivos que tem sobre o local.

Bom, é isso aí, espero que tenha um bom trabalho e que você consiga atingir à todos com sua obra.

Sonia H. disse...

Gloria,
O meu amigo que mora em Kerala tem o sobrenome "Varghese" e ele me explicou que este nome vem do português 'Vargas'. Achei incrível, como em todas as partes do mundo há um dedinho da cultura portuguesa.
Beijos,
Sonia

Odele Souza disse...

Quando entro em um blog, alem dos posts leio os comentários. Todos. É impressioante como se pode conhecer as pessoas através do que escrevem. Os comentários deste seu post Gloria, mostram o bom que é essa troca que os blogs permitem.

A Índia é mesmo fascinante.Desejo sucesso para seu novo trabalho.

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Glória
Que bom uma novela sua focalizada na India !
Eu conheço razoavelmente a cultura indiana por namorar um indiano há 5anos e já ter estado lá 3 vezes. Tomo a liberdade de te sugerir um excelente blog, de uma brasileira, professora, casada com um indiano que reside há mais de 6 anos no país,ela se chama Sandra Bose. Nunca li nada mais completo sobre a India http://indiagestao.blogspot.com/
Para falar sinceramente, ela entende tudo da India, atual e passada.
Um abraço
Lakshmi

ju disse...

Oi Gloria,
Eu moro na India e sou casada com um indiano. Achei muito interessante voce falar da India em sua proxima novela por ser uma cultura riquissima e variada. Cada parte da India tem uma caracteristica diferente, uma cultura diferente, uma lingua diferente. As castas ainda existem e estao muito presente principalmente quando se fala em casamento e ate o dote ainda 'e muito presente.
Nao sei se voce ja leu mas se nao leu recomendo que leia o Ramayana e o Mahabharata q sao as duas obras literarias basicas para o entendimento da cultura indiana e do hinduismo.

edson disse...

Gloria o que tenho a dizer e parabens por escolher esse tema, a INDIA e um pais fascinante, e vindo de voce sera mais um grande sucesso na nossa tv...sorte e muita saude no novo trabalho...Ja estou curioso...Abraços.

Anônimo disse...

Com certeza, é um tema que pode acrescentar bastante, já que nem todos os brasileiros conhecem esse 'universo', inclusive eu!

Glória, uma idéia... que tal lançar um pequeno concurso, para selecionar uma trama coadjuvante pra sua novela? Tenho certeza que conseguiria coisas legais, o pessoal do orkut é beem criativo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Deixar registrado que sou sua fã Glória! Um abraço! Marga!

Anônimo disse...

Imagine!!!!
O hinduismo o tanto que tem pra se mostrar, os hindus idolatrando seus cabelos, rolando quilômetros e mais quilômetros para cumprir penitencia, os animais, o respeito com as vacas!
Vc vai ter é muito trabalho pra "garimpar", são tantos os diamantes daquela cultura que vc vai se perder em tamanha riqueza!
Mas tenho certeza que como sempre vc vai lapidar o mais belo diamante e colher os louros!!!

Anônimo disse...

Olá, Glória. Incrível a sua capacidade de descobrir novidades. Parabéns! Meu propósito para 2008 é te conhecer e quem sabe compartilhar as minhas idéias literárias (sem pretensões) com vc. Esse foi o primeiro passo!

Unknown disse...

Poxa Glória, vim aqui te desejar um feliz Ano Novo e vejo que seu Ano Novo está produtivo e muuuuito próspero e feliz! Que tudo continue assim. E a participação de todos! Fascinante!
Então, também vou dar meu singelo pitaco ;)
Você já leu "O Deus das Pequenas Coisas"? Uma gracinha de livro. Não lembro o nome da autora, mas muuuito delicada. Adorei.
E sobre Dubai, fiquei impressionada como ascende a chama do "TER". Explico-me: Meu primo, de 10 anos, vai estudar muito para poder comprar uma das tais ilhas artificiais! Gente, ilha artificial!?!?! O mundo é muito doida e as crianças vão na onda...
Beijão procê.
E seu Acre continua lindo e os acreanos, muuuito receptivos! Gente, que povo bom para nos receber. É indicado para quem estiver sofrendo de carência, a gente se recupera rápido ;)
Beijão

encanto de renascer disse...

A India nos transmite riqueza de cultura.
Riqueza de um universo curioso que ainda pode ser explorado magnificamente por vc!

Seu sucesso esta garantido querida!
boa sorte!

Aparece menina !

Anônimo disse...

Posso sugerir um nome para a novela?

Que tal Taj Mahal?

Denise

Ivy Farias disse...

Oi Gloria,
Acho que você não se lembra de mim, mas quando morava nos EUA mandava algumas histórias para você.
Entrei no sue blog hoje pela primeira vez e tive dois sentimentos totalmente distintos: tristeza e alegria. Me emocionei muito com o seu post da Daniella. Mas me alegrei muito em ver todos os seus posts por Justiça. Eu faço direito na PUC-SP e já tinha estudado a sentença do Juíz Manuel. Mas gostei muito de seus comentários sobre todos os casos, principalmente os impunes. A impunidade é o nosso câncer, corrói e destrói este país dia após dia.
Existem muitos casos que merecem ser lembrados. Os meninos que tocaram fogo em Brasília, cadê? E os estudantes de medicina que afogaram o estudante da USP? E os meninos de classe média carioca que bateram numa empregada no ponto de ônibus pensando se tratar de uma prostituta? E todas as agressões físicas que os homossexuais sofrem e sequer são divulgadas?
Quanto à Índia, é meu sonho de consumo desde os 14 anos. Nós sempre lembramos da Índia como um país pobre ou do Taj Mahal, mas acho importante lembrar que existem homens vencedores e riquíssimos pelo mundo a fora. Sem contar que eles exportam mão de obra barata para os EUA.
E Dubaí... nossa, que Emirado é aquele? Sabia que tem muito brasileiro por lá? Tem fábrica da Sadia e da Perdigão e tudo!
Beijo grande,
Ivy

Anônimo disse...

Vem coisa boa por aí ...

Anônimo disse...

Olá, Glória

Sou fã das suas novelas e também sou autor de novelas em Portugal. Neste momento, está no ar uma novela da minha autoria, chamada «Fascínios» (que é líder de audiências) e cuja história arrancou em Goa, na Índia, falando também das diferenças culturais entre oriente e ocidente, entre os costumes da casta brâmane (representada por um homem rico, dono duma empresa de tecnologias de ponta, mas arreigado às suas convenções)e os portugueses. Há uma memória afectiva que liga Portugal à Índia e a perda de Goa e a fuga de alguns portugueses de lá foi o ponto de partida para a história. Há também a paixão proibida entre a filha dum brâmane por um português. Ela prometida em casamento pela família. Por ser fã das suas novelas, estou a passar-lhe este comentário, para que a Glória se possa distanciar da novela que estou a escrever e eu a possa acompanhar com todo o fascínio que a Índia me merece.Se quiser saber mais, visite: www.tvi.iol.pt
Bom trabalho,
António

Unknown disse...

Oi, Glória, fiquei muito feliz de saber que irá fazer uma novela sobre a índia, estudo a cultura de lá também, tenho amigos que moram lá se precisar de alguma coisa pode contar comigo.
Já estou louca para assistir.
Abraços

Anônimo disse...

Gloria,Sou seu fã. Adoro seu trabalho. Quero te fazer um pedido de fã e indicar um filme sobre a India que achei muito bonito. Meu pedido é o seguinte: Os valôres de nossa sociedade estão todos desvirtuados. No Braisl,bandido é herói e ser honesto e seguidor das leis é ser otário. Por isso, peço que , se possível, crie um herói para nossos garotos que estão com valôres invertidos; Alguém que lute contra o mal, desonestidade, injustiça e que tenha em seu íntimo que ser correto e honesto é o normal e não a exceção. Bem, minha indicação de um filme muito Bonito:Cidade da Esperança (City of Joy) com Patrick Swayze. Não é um graande Filme, mas é bacaninha.Neste filme, um exemplo de herói para mim. É a história de médico que ajuda necessitados na India.Acho que você vai gostar.
Abraços e muito sucesso nesta nova empreitada.
Mauricio

Anônimo disse...

Sucesso, viva a India e o Dubai !!!
Paulo Ascenção.

Martica disse...

Muito boa a idéia de usar a Índia como tema de sua próxima novela, mas não romanceie muito, claro q um pouco é necessário. Gostaria de pedir q mostrasse a verdade e não a Índia idealizada. Não sei se vai mostrar brasileiros vivendo lá ou qual será o tema norteador, mas não gostaria q vc fosse mais uma a disseminar uma Índia falsa - acho q seria interessante q os brasileiros conhecessem a pluralidade da verdadeira Índia!
Obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

Gloria maravilhosa,descobri seu blog atraves do blog da miha querida Sonia Bose do Indiagestao.adorei saber que vc esta interssada em escrever sobre a India e Dubai,mas falar sobre Dubai sem citar o isla seria um pouco dificil pq os Emirados sao hoje o pais mais centrado no isla moderno,eu por motivos obvios amaria ver uma outra novela mostrando o lado bom dos muculmanos,depois de tanta tragedia envolvendo nome da religiao de meu marido.Enfim,parabesn,ficarei ligada em vc agora,beijos poderosos

Carol Parisi disse...

Gloria, atualmente moro na India, em Chennai, e espero estar de volta quando a novela for ao ar para ver a India por seus olhos.... a India é um pais muito dificil de se morar e estranhamos de mais, sentimos muita falta de tudo o que estamos acostumados no Brasil. Moro 5 meses na India e venho 1 para o Brasil, cada vez que chego aqui é um alivio...bjs

Paulo Vilmar disse...

Glória!
Belo teu blog! Acho interessante na Índia a pluralidade de pequenas Índias! O convívio do secular com a ponta da tecnologia! Minha filha(19 anos) conversa via msn com um rapaz indiano de vinte e cinco anos. Apesar de ser programador e trabalhar na indústria altamenta moderna de desenvolvimento de Softwares, ele achava "normal" sua irmã ter sido vendida para a família do marido!
Leio e estudo muito sobre a Índia, por curiosidade! Terás, certamente, um belíssimo tema em mãos!
Voltarei a te visitar.
Beijos.

Anônimo disse...

Em têrmos de dança tb, a India é mestra. Veja ou re-veja aquele filme sensacional do Toni Gatlif: Gadjo Dilo (Boa Viagem!), que viaja do sul da India(Barathanatyam) até Sevilha (Flamenco) dançando nos pés dos ciganos.

Unknown disse...

O Indi(a)gestão é realmente muito bom... Devore o site! =)

Jorge disse...

Nossa, Glória...seria super interessante!
Mas polêmico também pq os homens são machistas e acham q a mulher tem q ser virgem até o casamento!
Sem falar q ainda rola o casamento arranjado!
Fiquei sabendo dessas coisas no blog Indiagestão e nesta comunidade do orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=508931
Outra coisa, nessa comuna descobri q os indianos são bem parecidos com os brasileiros pq adoram fazer amizades.
Beijos e sorte!
Luciana

Anônimo disse...

com toda certeza, não terá boi bandido na nova novela, porque na Índia o boi é sagrado!

GLORIA PEREZ disse...

verdade, anonimo. Mas por outro lado, o que tem de vaca abandonada porque ficou velha!!!!!!
aposentadoria, como eh praxe para os bois de rodeio? nem pensar: deixou de ser util, rua!

CARLOS CASTELLO BRANCO disse...

HOLA GLORIA SOU EU O LUIZ..... QUE LEGAL SABER DESSA SUA NOVA IDEIA ESPERO QUE SEJA UM DOS GRANDES SUCESSOS QUE SAI DESSA SUA CABECINHA ABENÇOADA POR DEUS.... BEIJOS DO CARLOS CASTELLO BRANCO.

Dimas S Sousa disse...

aguardo ancioso um contato,estou no orkut também.dimassousa@hotmail.com

Renato Machado disse...

Olá Gloria, fiquei muito feliz em descobrir esse blog e que posso tc com vc, adoro suas novelas e não perco uma. Estou nervoso em poder lhe mandar uma mensagem. E ainda em poder tc com uma pessoa libriana e que faz aniversário no mesmo dia que eu 26, nossa é demais...

Ps.: Se puder me envie alguns e-mail para que possa continuar tc com vc, pois nem sei como consegui chegar aqui.

Fique com Deus,
Um grande beijo.

Unknown disse...

Olá,Dubai é inspiração pura mas nada mais fascinante do que a organização social em choque,mundo político conturbado os cheiques, sultões, príncipes e a influência do ocidente (jeans, os carrões,danceterias)minando a cultura e colocando Dubai sob a mira do novo, os NÔMADES já tem uma grande tenda(Dubai)resta saber para que rumo a tribo irá com suas crenças costumes e tradição.Vou pesquisar e direi numa próxima chance aqui do blog da Flávia,sucesso!(não tenho um blog)
JORGE ANTÔNIO-RO

Anônimo disse...

Olá!
Pode ser que você o leia ou não.Mas na dúvida, vou escrever.Não digo que sou seu fã, porque essa idéia de fanatismo não é legal, digamos que eu seja um admirador dos seus trabalhos desde DE CORPO E ALMA, quando eu tinha oito anos.Tudo que você escreve me surpreende, mas confeço que seus personagens cômicos surpreendem mais a cada novela, atenção especial nesta última para o CARREIRINHA e a CREUSA.O trio de MARIAS BRETEIRAS também merece destaque.Vou conferir a novela sobre a ÍNDIA.Um abraço!

Anônimo disse...

A próxima novela sua será com temática focada na Ìndia?

LISA MORAIS disse...

Olá Glória ,admiro seu trabalho e qdo fiquei sabendo que ia escrever sobre a ÌNDIA (por acaso numa entrevista ao AMAURY no carnaval) ,não hesitei em entrar em contato ,pois além de ter descêndencia HINDU ,minha bisa era de NOVA DHELI e morreu com 120 anos (lá é muito normal ser centenário) ,mas o quero salientar é que quero muito ter oportunidade de fazer parte deste trabalho ,seja como for ,pois sou apaixonada pela cultura indiana ´,e além disso sou atriz(cenógrafa e arquiteta) ,moro aqui no RIO a pouco tempo ,mas sei que DEUS me reserva algo especial ,pois como diz os meus ancentrais : é raro um indiano deixar sua casta ,assim sei que terá um papel para mim,nem que seja para amarrar saris(bricadeira e tbm verdade) ,pois qdo se tem amor por uma causa o esforço nos impulsiona,quero muito poder ajudar e sei que terei um papel nesta fascinante descoberta ,falo com sinceridade,se quiser posso mandar meu material e ir em seu encontro ,da maneira que preferir ,tenho cadastro na emissora e minha agente é a DORIS MOTTA ( não sei se conhece... ),obrigada por estar dando esta homenagem á este país intríseco e maravilhosamente desnudo,bjs de adimiração!LILISANE(Lisa MORAIS),ANANDA para ti!!!

C.Carolina disse...

Olá Glória,
Namaste.

Estou duplamente feliz, por amar a India e ser apaixonada por seus trabalhos!
Sempre fui muito ligada a essa cultura, porém só agora optei por me envolver mais no assunto.
Sou viciada no Indiagestão, a Sandra é uma pessoa muito especial, não a conheço pessoalmente, espero um dia ter esse privilégio.
Se você me permite, tenho duas dicas de filmes pra você...Ambos são da Mira Nair, pessoa extremamente criativa e iluminada.
São filmes fáceis de encontrar aqui no Brasil: "Casamento à Indiana (Monsoon Wedding)" e "Nome de Família (Namesake)". Eles retratam muito bem a cultura punjabi e bengali, seus costumes, ritos e sentimentos de família.
Agora, tenho procurado os originais Earth, Fire e Water da indiana Deepa Mehta, soube pelo blog da Sandra que devido aos temas polêmicos abordados em seus filmes, ela foi banida da India e vive agora no Canadá.
Ficam as sugestões e o pedido de poder sempre interagir com você, através do blog.
Ah, se você costuma aceitar idéias para as estórias, tenho várias e ficaria muito feliz de reconhecer a mais pequenina delas em seu trabalho.
Estou ansiosa por ver um tema tão mágico ser trabalhado por alguém de tamanha competência, sei que vamos encontrar a costumeira atenção dada aos detalhes, por menores que estes sejam, isso é o que a torna tão diferente e completa.
Abraços,
Cíntia

Ennio disse...

Gloria!!!!!!!!
fiquei mto feliz ao saber q vc vai ecrever uma novela tendo a india como tema!!!!!!!
esse mundo facina a mtos!!!!!!!
tenho visto mto a influencia indiana no Brasil nas raves q costumo ir!!!!!
c eu puder ajudar d alguma maneira!!!!!!
mugunha@hotmail.com
abraços

Thávinho Henriques disse...

Oi, Glória!!

É uma honra estar escrevendo esse e-mail para a maior novelista brasileira! Sempre admirei seu trabalho, desde Barriga de Aluguel até a minissérie Amazônia!!
Adoro tudo que vc escreve!!

Eu tenho uma dúvida...
Como se escreve uma sinopse verdadeira e um capítulo de novela??
eu passo horas e mais horas tentando saber como um cap. de novela é escrito!!
Gostaria muito, se não for incomodar você, de receber qualquer cap. escrito da novela América, só pra eu sanar essa minha curiosidade de como é escrever cada página!!

E também, parabenizo você de ser a única autora a escrever sozinhaa mais de 200 capítulos!! Isso não é para qualquer um mesmo!!
Desde já te agradeço a atenção!!
Um forte abraço!!
meu e-mail: tavinhohenriq@hotmail.com

Anônimo disse...

India é um lugar muito interessante, ano passado fiz um trabalho sobre o Hinduísmo a cidade sagrada Verenasi me fascinou.
Gloria suas novelas sempre são profundas, O Clone foi uma das poucas novelas que de fato acompanhei, a Giovanna arrasou! Adoraria ver a Grazi Massafera em uma novela sua, adoro essa menina =D

Unknown disse...

ola glória sempre assisto suas novelas [america foi a melhor]
espero que essa nova novela seja um sucesso estrondoso e tambem espero que escolha a FERNANDA LIMA para participar dessa nova novela que para mim e uma das melhores atrizes da nova geração. BJS......

Anônimo disse...

A Gloria sumiu!!

Sera que ela ja esta na India???

Anônimo disse...

Oi Glória,

Espero que também dê um pulinho à Goa, Damão e Díu - ex-colónias portuguesas - onde também se fala a nossa língua.
E se for fã de contos, leia o "Pachatranta"!

Sorte!

P.S: Se tiver com tempo: Há uma coisa que não me saí da cabeça desde que vi "O Clone"! É sobre a ligação entre o Dna, a Imortalidade e a Memória.

Dejá-Vù!

Marcella disse...

OLÁ GLORIA!!! ESTOU MUITO FELIZ QUE VC VAI VOLTAR COM SUAS LINDAS NOVELAS. ADORO!!!! METE BALA NA SUA INSPIRAÇÃO QUE É PRA GENTE SE EMOCIONAR NA FRENTE DA TELINHA.SE QUISER SUGESTÃO DE ATORES AÍ VAI ELIANE GIARDINI , REINALDO GIANECHINI, DALTON VIGH , SUZANA VIEIRA , STENIO GARCIA , ALINNE MORAES , PRISCILA FANTIN ,MALU MADER , WAGNER MOURA , FERNANDA MONTENEGRO ,GLORINHA PIRES , TONY RAMOS ETC…CONLUSÃO ,SÓ FERA PARA COMPOR SUA NOVELA. QUEM SABE , ADORARIA VÊ-LOS ENCARNANDO UM DE SEUS PERSONAGENS. BEIJÃO!!!BOA SORTE!!!

Anônimo disse...

Correcção "Panchatranta", uma série de fábulas organizadas em cinco livros sobre ciência política "raja niti". Os famosos escritores de fábulas foram em influenciados por esta obra em sânscrito. Reza a lenda que um rei tinha três filhos relapsos e resolveu chamar um sábio para lhes educar sobre os assuntos éticos aos filhos.

Fez lembrar do "Sermão de Santo António aos Peixes"!

As pessoas sempre se influenciaram e se misturaram umas com as outras, por isso é que preconceito racial, cultural e religioso é completamente absurdo! "Todos diferente, todos iguais".

Observação: Se a Europa é "A Velha" o que é a Ásia? :)

Anônimo disse...

olá,sou de Barra do Piraí(Estado do RJ),sou professora de Yoga e ja fui a Índia.Lá fiz cursos de métodos para aulas de yoga e meditação,andei por lá de norte à sul e fui para katmandu(nepau),onde meditamos com monjes tibetanos.

Li sua reportagem sobre a novela e adorei reviver...

tenho todos os registros com fotos,vestimentos e objetos da cultura deles.Caso precise de figurante ou qualquer outra informação ficarei muito feliz em ajudá-la.

Estando à sua disposição...

desde já agradeço a atenção!

Dilurdes Coimbra Rizkalla

enviei um
e-mail para vc e lá deixei meu tel..e algumas fotos de quando estava na india.meu
e-mail é dilurdes_coimbra@hotmail.com obrigada pela atenção..um grande beijo.

Giseli disse...

Glória seria muito legal se vc escrever algo sobre namoro com brasileiras ,e casamentos tem muitas Brasileiras e Indianos q se casam ,tenho certeza q muitas irão se indentificar,eu sou uma delas!parabÊns pelo talento!!!

Unknown disse...

OI GLORIA TUDO BOM? GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE MESMO QUE ATRIZ LETICIA SPILLER VAI ESTAR MESMO NA SUA NOVELA E QUE SOU FA DELA TENHO MAIS DE 11.0000 MIL FOTOS DELA NUNCA A VI PESSOALMENTE MAIS QUEM SABE UM DIA NE? POR FAVOR MIM RESPONDE JA FICO NO AQUARDO TA FICA NA PAZ

Unknown disse...

Olá, Chará e minha conterrânea. Quanto prazer em acompanhar mais um bonito trabalho seu. Por aqui, bairristas e amorosos que somos, ficamos mais do que ninguém na espectativa dos seus trabalhos que tanto respeito e admiração merecem.
Somos muito orgulhosos de você, principalmente por não negares as suas raizes. Parabéns e boa sorte sempre. Te adoramos.

informações concurso disse...

Olá Glória,
É um prazer poder entrar em contato com você.Aqui em nossa casa, como em milhões de lares brasileiros, admiramos eternamente seus trabalhos e,desejamos que eles possam estar presentes sempre na telinha da Tv.Com relação à novela Caminho das Índias, embora um pouco tardio, quero aproveitar essa oportunidade para fazer meus comentários.
Bom,por início não há necessidade de falar sobre o sucesso já que foi reconhecido mundialmente.Mas , preciso falar que fiz amizade com muitos indianos e,continuamos a nos falar todos os dias. Com sua novela pude satisfazer parte da fascinação que tenho pela Índia,e a cada dia que passa a vontade de viajar para Índia aumenta. Agradeço por todo o brilho que nos oferece.T adoramos.Beijos.Rosana