quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cumprimentos na Índia

O mais usual é unir as mãos assim, como na foto e dizer Namasté, ou Namaskar. 

Beijinhos e abraços não são comuns, nem mesmo entre mulheres. Entre homem e mulher então, nem pensar: é tido como muito impróprio!

Da mesma forma que os árabes, os homens indianos costumam andar de mãos dadas ou abraçados na rua, e isso significa amizade. 

Já os casais não devem se abraçar nem dar as mãos em público. Muito menos diante da família. Qualquer aproximação física entre homem e mulher deve acontecer entre quatro paredes.

Ao cumprimentar uma pessoa mais velha, a pessoa deve curvar-se e tocar-lhe os pés, em sinal de respeito pelos caminhos que trilhou. Enquanto levanta, toca a mão no coração e depois na testa, fazendo, de maneira invertida, o gesto que conhecemos como se benzer.

Comentei isso com Shivani, nossa guia em Mumbai, explicando que, entre nós, a mão tocava primeiro a testa, depois o coração. E ela afirmou que não era correto, porque se você começa tocando a testa e abaixa a mão, está cortando a energia, e não liberando-a. 

Os indianos são muito atentos a tudo o que diz respeito à energia.

5 comentários:

Teca disse...

Gloria, estou amando o seu blog. Admirável.... rico em detalhes.
Sempre tive curiosidade em relação à Índia, mas já ouvi falar tantas coisas sobre falta de higiene e tais que cortou toda a minha vontade de visitar ou mesmo de quem sabe um dia morar lá.
Parabéns pela sua pesquisa antes pela internet e agora in loco.

edson disse...

Nossa eles são muito ligados a essa energia,e o bonito e saber que os homens podem se abraçar e andar nas ruas de mãos dadas em sinal de amizade, coisa que no Brasil correm o risco de serem agredidos...Enfim todas as nações tem seus altos e baixos...Gloria uma abraço...

Unknown disse...

É uma anergia fabulosa, uma verdedeira sincronicidade entre os chacras, um cumprimento belissimo de respeito para com o próximo.

Nasmate - O Deus que existe em mim, saúda o Deus que existe em você.

Existe cumprimento mais belo que esse? Eu desconheço.

Por isso, Gloria,

Namaste

Anônimo disse...

Glória, parabéns pela novela. Está linda, mas acaba aguçando a nossa curiosidade.
Como é, e o que significa aquele cumprimento feito pelas personagens Maya e Deva. Um com as mãos próximas das orelhas.
Boa sorte.

Aline Carolina Lima disse...

Pois é Glória...como se chama aquele cumprimento fofo da Deva e Maya e o que significa?