segunda-feira, 3 de março de 2008

Lavanderia em Mumbai


Dhobi Ghats, é como se chama essa imensa lavanderia que funciona assim, ao ar livre! são milhares de trabalhadores aqui. Ainda não encontrei muitos dados sobre a maneira como funciona.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Gloria, pelo o que eu pesquisei,o município de dhobi ghats, que fica próximo a estação ferroviária suburbana de Mahalakshmi, é uma enorme lavanderia a céu aberto(conforme vc já citou acima). Cada manhã, a lavagem de toda Mumbai é levada lá, para ser jogada no sabão, são pilhas e pilhas de roupas, para serem batidas pelos dhobi-wallahs(residentes do município- na real eles moram na lavanderia, em barracos e pelas lajes), e depois colocadas nos inúmeros tanques de concreto, são milhares de barris e barracas dentro do complexo.

No dia seguinte, após ser arejado, batido e dobrado no jornal com linha de algodão, os pacotes retornam de onde vieram, valendo ressaltar que até roupas de cama de hotéis vão para lá.
O segredo atrás desta operação lisa é um símbolo marcado em cada peça de roupa, cada dhobi-wallah tem seu próprio código - invisível ao olho nu, mas compreendido por todos no negócio de lavagem, que assegura a passagem segura pela lavanderia.


Bjooooooo

Mara Ligia

MatheusS disse...

O bom é que vai dar para acompanhar um pouco da tua pesquisa sobre a Índia, fiquei sabendo nessa semana que o universo indiano vai dominar a sua próxima obra.
Eu sempre acompanho os seus trabalhos, gosto muito!
Abraços do conterrâneo Matheus.

C.H disse...

Nossa, minha professora de yoga conta cada coisa da Índia.

Aguardo pela trama, também.

bjo

Anônimo disse...

Gloria
Q coisa interessante e diferente,mostrar isso na novela seria legal..
tenho lido muito sobre a India bjs
Isa
Isabella barros