terça-feira, 4 de março de 2008

Nós e o festival Holi


Tudo isso é Holi, o festival das cores que acontece agora, na lua cheia desse final de março, para saudar a chegada da primavera e pedir a proteção dos deuses, para a colheita seja boa e a terra fértil.



Vai cair exatamente no dia que tínhamos programado passar em Agra, indo de manhãzinha e voltando à Delhi quando chegasse a noite. De trem, são duas horas de viagem.



O bom senso obrigou a mudança: durante o holi as ruas da Índia ficam pra lá de animadas, ninguém escapa dos banhos de água e pós coloridos, que os indianos atiram entre si e nos passantes.



É bonito o resultado: as pessoas ficam parecendo elementos de um quadro vivo, de uma explosão de cores!



Mas é melhor curtir o festival em Delhi, onde, depois de participar da brincadeira, e de também pedir aos deuses pela boa colheita em nosso trabalho, ao invés de pegar um trem assim, molhados e coloridos, podemos ir ao hotel para trocar de roupa!


10 comentários:

Anônimo disse...

Ola, Glória Perez.
Tudo bem?
Sou Rafael Daher, moro em brasilia.
que bom é poder visitar seu blog. Gosto muito de seu oficio e, também, de ler suas coisas.

Passo para, alem de lhe visitar, recomendar meu blog sobre poesias que escrevo. Espero que goste.

Recanto dos Versos: http://recantodosversos.blogspot.com/
Um abraço e até breve.
Rafael.

edson disse...

Com certeza os frutos que vc colhera com esse trabalho serão os melhores possiveis,pois tera sempre a proteção de DEUS e todos que te adoram, mas se vc se sujar com esse explosão de cores mostra a foto pra todos nos...Um abraço e sucessos...

ju disse...

Gloria, que bom que decidiram passar Holi aqui em Delhi. Desde ja esta convidada a passar a festa aqui em casa. Os amigos e alguns familiares do meu marido costumam passar aqui entao fica bem movimentado. 'e bem divertido.
Nos vemos logo.
Abracos
Juliana Thapliyal

Gustavo Krawser disse...

Ah, eu ia adorar estar no meio disso!

Ana Bárbara Elias disse...

Oi Glória! Tudo bem? Meu nome é Ana Bárbara e fiquei feliz em saber que vem mais uma novela sua por aí? Tenho uma pergunta, por favor, já começaram os testes de elenco? Como os atores devem fazer? Quem devem procurar? Muito obrigada.

well disse...

Que engraçado. Também cheguei a Índia pesquisando sobre esse povo colorido, acreditavam existir pessoas sagradas de pele realmente azul, mas acho que esse festival deve ser como o nosso carnaval não é?
Ei, Glória, havia uma novela que terminava assim: Deus fez o homem para ser feliz. Havia uma novela que começava assim: uma abertura chocha, uma heroína murcha e um clima soturno. Foi aí que “alguém” teve a idéia de colocar uma música pra cima, deu vida, trouxe alegria, fez o sol brilhar. Essa é a minha Glória.
Gloria, hoje foi demais pra mim. Você nem imagina. Depois conversaremos sobre icebergues. Por enquanto é melhor deixá-los no oceano. Temos muito trabalho nos esperando, você o seu, eu o meu. E o trabalho é a melhor maneira de mantê-los no oceano. Conte sempre comigo.
E depois de assistir a um programa tão perfeito, tão vivo e tão de verdade como foi o de hoje com o Stênio, você não sai de casa muito mais disposto, muito mais você?

catia almeida disse...

Oi Gloria sou Catia Almeida e fiquei maravilhada com as cores das fotos. Dá vontade de se jogar no ritual também...
Bjs.

Unknown disse...

Oi Gloria!
So um comentario sobre a viagem a Agra... muita gente nao sabe e acaba descobrindo da pior maneira.
Como o Taj Mahal e um monumento mulcumano, ele nao abre as sextas feiras. Entao sugiro nao remarque sua viagem a Agra para dia 21 de Marco.

Unknown disse...

Oi Gloria, tudo bem??

Que colorido hein!Com certeza a colheita será maravilhosa, essa obra será fantástica, eu estou aqui maravilhada, estou lendo O Rastro do Sândalo, fantásticooooooo, tô com o Paixão pela Ìndia tb, que ainda n começei a ler, mas parece ser maravilhoso, e agora fico pelo pc escrevendo e ouvindo o aúdio book de Gandhi, que é lindo!

Sem sombra de dúvida esse trabalho terá uma maravilhosa colheita!

Bjos

Mara Lìgia

catia almeida disse...

Esta sua viagem para à Índia tem me enriquecido bastante... tudo aí transpira cultura, mistério, coisas milenares que são tão atuais que chega a dar um frio na barriga.Quero continuar acompanhando.
Bjs, Catia.