sexta-feira, 28 de março de 2008

Varanasi- rituais do amanhecer

De madrugada voltamos ao Ganges, para assistir aos banhos rituais e a entrega das oferendas aos deuses.

Os hinduistas, de onde estiverem,  costumam saudar o sol quando ele nasce, cantando mantras, de modo a entrar em sintonia com ele e fortificar o corpo e o espírito, através da comunhão com sua poderosa energia.
As oferendas são assim,  como essa que a Claudia está se preparando para entregar ao Ganges: em forma de pequenas cuias feitas com uma espécie de folha, recheadas de flores e tendo, ao meio, uma vela acesa.

A pessoa deve voltar-se para o sol e depositar sua homenagem nas águas com delicadeza.

Podemos ver que do outro lado do rio não há construção nenhuma: isso porque, na concepção do hinduísmo, tudo o que vive e prospera deve estar voltado para o sol, nunca de costas pra ele.

7 comentários:

Unknown disse...

Nossa Glória que lindo, deve ter sido emocionante essa experiência, que belo!

Tô encantada com tudo isso!Saudades!
bjoo

Namaste

Mara Ligia

catia almeida disse...

Linda a foto do amanhecer... e o ritual das oferendas ao rio Ganges é comovente.
Bjs, Catia Almeida.

Anônimo disse...

Varanasi é uma das cidades que mais gostei na Índia. Apesar do caos de multidões e carros, riquixás e vacas disputando espaço nas ruas, uma magia indecifrável permanece em cada canto dos altares, da devoção, do rio Ganges. Já estou com saudades daí...

Unknown disse...

GLORIA PEREZ...E COM MUITA ALEGRIA QUE FIQUEI SABENDO DA SUA NOVA NOVELA!!VOCE GOSTA DE DESAFIOS!!POR ISSO E BRILHANTE!!E COM SUCESSO CERTO!!MORO NO JAPAO E VOU PARA INDIA,EM JUNHO, FAZER UM CURSO DE AYUVERDA,PRA PODER TRABALHAR NO BRASIL.ACREDITO MUITO NESSA CULTURA MILENAR!!E FICO FELIZ QUE ELA VAI CHEGAR AO BRASIL DE UMA MANEIRA MUITO LINDA...POR UMA NOVELA...QUERIA PODER ENCONTRAR COM VOCE NA INDIA!!!MEDITAREI PARA ISSO...SERIA MAIS QUE UM SONHO!!!BEIJOS DE UMA FA INCONDICIONAL... TATIANY SHEILA

Odele Souza disse...

Minucioso e impressionante seu relato com tanta riqueza de detalhes. E certamente você voltará enriquecida dessa viagem que certamente também ficará para sempre em sua memória. Para sempre.

Um beijo.

Gustavo Krawser disse...

AHHHHHHHHHHHHHH EU TAMBÉM QUERO COLOCAR UMA BURCA!!!

PAULO ASCENÇÃO disse...

As fotos estão maravilhosas...
Quem é o artista?
Bjs
Paulo Ascenção.