segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Calma, gente!


O assunto virou polêmica, e tenho recebido, aqui no blog, cartas de mães indignadas, que identificam o Zeca como uma personagem criada para demonizar  alunos e santificar  professoras!

Calma, pessoal! o colégio é apenas um aspecto da vida do Zeca: a função da personagem é mostrar onde pode dar a falta de limites na criação de um jovem. O Zeca é um aprendiz de pitboy, não é o retrato do aluno padrão!

As personagens que, no momento certo, vão levar para a telinha as reinvindicações de vocês, são o Indra e o Maico.

Lembrem também que a escola da novela não é a escola típica brasileira: é um projeto experimental, onde duas professoras bem intencionadas (concordem que elas existem), tentam
implantar a escola ideal.

Por isso é que a escola leva o nome da Vera Lucia Flores, a Vera de Acari, uma mãe que morreu lutando por um mundo mais justo, e pelo respeito aos direitos de cidadania!

Continuem mandando suas contribuições, elas terão espaço. Com certeza.

440 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 440 de 440
Joao Batista Santos. disse...

Dizer que não existe Pitboys nas escolas, é querer tapar o sol com peneira.

Tenho uma filha que em breve vai entrar na universidade e já tenho receio desses trotes.

Já tive notícias de garotas que perdem tenis e meninos que até morrem, nessa “brincadeira”.

Me lembro de uns alunos formandos em medicina da UEL-Universidade Estadual de Londrina, que importunaram os pacientes da HU-Hospital Universitário de Londrina.

A maioria dos estudantes são vítimas dessa gente que as vezes nem precisam da Universidade gratuita.

BjOs

Ccde disse...

João Batista
Você está confundindo as coisas
Não estamos tratando de Trotes, que é outra situação e outra realidade.
Estamos afirmando que NÃO existem Zecas nas escolas;As escolas os expulsam.Eles não aprontam isso que o Zeca apronta.
Ninguém disse que eles não existem.
Existem sim, mas não nas escolas
Deu para entender?
E a dona Passinato.
Já foi resolver o problema la da comunidade dos seus coleguinhas, minha querida ??/
Vou refrescar sua memória
A comunidade se chama
EU SOU PROFESSOR
Ah, não posso deixar de dar o recadinho para a Gloria
Em casa as crianças morrem de rir com a Norminha, elas não entendem muito bem a malandragem da personagem, mas até eu rio muito.
Ela é hilária....
Acho que no fundo ela gosta do Abel, sim.

Cristiana Passinato disse...

Ccde, eu não sou Dona, e sim Professora Cristiana, por favor, ok?
Respeito, pois não desrespeitei ng aqui, e não é problema meu, até pq não participo da comunidade.
Um abraço,
Cristiana

É possível que existam Zecas disse...

Tenho lido que alunos como o Zeca não existem na Escola pública, porque já teriam sido expulsos. Não necessariamente. Pelo menos aqui em Minas Gerais (na rede estadual) há regras da legislação que interferem, por exemplo, a do número mínimo de alunos. Imagine que uma turma esteja no limite. E nesta turma exista um ''zeca''. Se a escola o transferir, a SRE manda reunir aquela turma com outra. E para evitar isso, muitas vezes a escola contemporiza, pois quando há fusão de turmas, não só professores perdem suas aulas, como até a escola tenha de mandar embora auxiliares de serviços gerais. Por outro lado essa contemporização que a escola faz para não prejudicar professores e funcionários e os próprios alunos, que não gostariam de ser reunidos a uma outra turma contra sua vontade, contribui para aumentar a sensação de impunidade e o desconforto dos professores.

Professor João Paulo disse...

Vi também que a Professora Cristiana foi chamada de omissa por uma mãe. Vou discordar porque não cabe a ela denunciar se não preencher as três condições para o ingresso de uma ação: Possibilidade jurídica do pedido, Interesse de agir e Legitimidade para entrar com o pedido(legitimatio ad causam). O Código de Processo Civil é bem claro. O artigo 3º do mencionado CPC, indica o interesse e a legitimidade como condições. E o artigo 267, inciso VI, menciona a possibilidade jurídica do pedido. Sem o cumprimento desta última formalidade o processo é extinto sem julgamento do mérito.

Aconselho a que antes de condenar a Professora Cristiana, procurem se informar melhor.

Cristiana Passinato disse...

Aqui no blogger da Gloria tem 1 selinho no final que leva pra esse site, mas não custa, pq ajuda:

Contra qualquer tipo de crime virtual denuncie:

http://www.safernet.org.br/site/

Clique aqui!

Anônimo disse...

Boa tarde Gloria perez,

Meu nome é Maria de Fattima Modesto e sou psicóloga clinica
com especialização em Psicoterapia de Grupo - HUPE/UERJ, alem de outras formações.
Primeiramente gostaria de dizer que estou torcendo pela pronta recuperação de sua saude. Tenho certeza de que voce, como mulher de fibra que é, tirará isso de letra.
Gostaria tambem de deixar registrada minha satisfação ao ver temas como psicose e desagregação familiar sendo tratados com tanta sensibilidde e respeito, como voce vem fazendo na novela Caminho da Indias.
Veja, bem sei que não sou uma psicologa famosa, mas tambem sei o quanto me dedico e me esforço para fazer sempre um bom trabalho. Inclusive com formação em carater permanente, pois entendo que quando se deseja ser um bom profissional, casamos com o estudo constante.
Nestes tempos de crianças e adolescentes com "comportamentos inadequados", agressividades exarcebadas, excessos de toda sorte..., cada vez mais é preciso "cuidar" deles desde muito cedo. Mas para isso ja existem profissionais suficientes cumprindo essas tarefas.
Assim, desenvolvi um Projeto de Apoio Psi para Pais e Educadores -
GAPPE - e o coloquei num site que entrou no ar no mes de abril.

www.apoioapais.com.br

Então gostaria de lhe pedir que fizesse uma visita ao meu site e, se gostar e desejar maiores esclarecimentos, entrasse em contato comigo.
Bem sei que pode parecer abusivo de minha parte pedir isso a voce, mas amo o que faço e sei da capacidade do meu trabalho. Então gostaria de poder divulgá-lo em algum veiculo de respeito e qualidade como o seu.
Ou seja, estou pedindo apenas uma
oportunidade de divulgar o meu trabalho. Então pensei que "quem sabe voce pode colocar algum tipo de informação no seu blog, em relação ao meu site.
Certa de sua compreensão, desde ja agradeço pela atençao, sds, Maria
de Fattima Modesto

Cristiana Passinato disse...

Fáttima, li seu depoimento, e gostaria de entrar em contato pra efetivarmos uma parceria de sites, e tb indicar os seus serviços e do grupo que indicou a referência pra pais que necessitam de tal apoio, pois sinto uma carência imensa de profissionais dessa área que sejam sérios e pouco comerciantes.
Os meus alunos têm tido alguns problemas como esses relatados e as mães por não saberem como tratar e a quem dirigir-se acabam castigando ou castrando seus filhos e causando maior e pior revolta ainda.
Gostaria de manter contato e parceria, que tal?
Meu site e blog: http://crispassinato.wordpress.com
http://pesquisasdequimica.com

e-mail: crispassinato3@gmail.com

Um abraço

Cristiana Passinato disse...

Telefone para Denúncias de abuso sexual, violência com menor, abuso moral, qualquer tipo de crime e violência contra crianças:

0800-990-500

Se encontrar mais coisas trago pra cá!

Um abraço

Joao Batista Santos. disse...

Qual é a diferença entre um pitboy e um veterano que humilha os calouros???

Cristiana Passinato disse...

2334-5634 - Sistema de Defesa ao Jovem, Adolescente, Criança, vi na porta de 1 dos departamentos ou diretorias do Bloco A do 1º andar da UERJ e lembrei de tirar 1 foto do celular, mesmo correndo, pra trazer pra cá pra vcs, pais que dizem que não estou nem aí e que não dou pra vcs algum caminho pra proteção dos alunos, crianças, nossos jovens, caso eles venham a ser violados, violentados, agredidos, isso se ocorrido, pode, deve e existem diversos canais para que se defendam!

Um abraço

Cristiana Passinato disse...

Ações de diretores já em escolas:

Professor de Química, em Niterói, é demitido possivelmente pela didática da piadinha => http://migre.me/1d3k

Vejam como já está influenciando tal discussão!

Cristiana Passinato disse...

Repassando => [Twitter] @Ticostacruz (http://twitter.com/ticostacruz) => http://migre.me/1gdO => para quem quiser informação sobre a DELEGACIA DE CRIMES DE INTERNET, ridicularizada pelos GÊNIOS que me clonaram.

Cristiana Passinato disse...

O esclarecimento do caso da demissão do professor Brasil em Niterói: http://crispassinato.wordpress.com/2009/05/18/esclarecendo-e-apresentando-profº-brasil/

Joao Batista Santos. disse...

São 23:40.

Está começando o "Profissão Reporter".

Espero que que alguém, além de mim esteja assistido. hehehehehe...

Leiam e façam comentários no meu blog, valeu?

http://pelejanopaisdocarnaval.blogspot.com/

Bjos

Anônimo disse...

Gente,por favor vamos raciocinar.Olhem para o mundo atualmente,do mesmo jeito que vocês assistem novelas,acredito que assistam e leiam jornais, onde mostra filhos matando pais,filhos desrespeitando pais,filhos que se drogam.Olhem o nosso paìs,vejam como andam os jovens atualmente,cada dia tem mais e mais jovens envolvidos com drogas.Os país de hoje em dia(é um absurdo,mas é a vdd)tem medo dos filhos,hoje em dia vc não vê um pai ou mãe falando mais alto com um filho qdo necessário,estão sempre passando a mão na cabeça do filho:Ahh tadinho do meu bebê,meu filhinho.Esse seu bebê,seu filhinho, vai crescer um dia e vai achar que pode fazer qualquer coisa que passar pela cabeça,pq os pais que são os responsáveis,não tiveram coragem lá atrás de dar limites à uma criança,pq invéz disso eles diziam: é uma criança e não sabe o q faz.Mas educar tem hora, se passar da hora não adianta chorar dps,qdo tiver que visitar um filho na cadeia.Toda criança precisa sim, de limite e puxões nas orelhas,para aprender a diferenciar o certo do errado,aprender a ter limites e respeitar os outros.A intenção da Glória não é criar um monstro com a personagem do Zeca e sim, alertar as atitudes dos pais que mimam demais, não dão limites, fogem da responsabilidade que lhes cabe de EDUCAR seus filhos.E futuramente viram ZECAS da vida, se vocês acham que o personagem do ZECA é o demônio,então parem pra refletir, pq o ZECA é o retrato do resultado da falta de limites. Então, vocês podem estar formando um demônio, reflitam, todos que tem filhos,até que ponto é saudável mimar demais.
Parabèns, Glória!!
O personagem do Zeca é uma maravilha, pena que algumas pessoas não entendam o propósito verdadeiro, realmente é uma pena, porque seria a grande chance de melhorarmos muitas coisas que acontecem aí fora.
Um grande beijo!!!

Cristiana Passinato disse...

ABSURDO! Não se faz mais criança como antigamente :( -> http://migre.me/1paA

Thaís Lôbo disse...

Bem,

Eu sou professora da rede pública há 10 anos e não tenho filhos ainda. Como eu trabalho à noite, nem sempre acompanho sua novela.

Sobre essa discussão, eu prefiro dizer que há pais sendo punidos no Brasil e no exterior pelo mau comportamento de seus filhos na escola:
http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=1822
http://brasilcontraapedofilia.wordpress.com/2007/08/26/pais-podem-ser-punidos-por-mau-comportamento-dos-filhos/

Eu posso fazer algumas sugestões de temas que você, como autora, também pode abordar:

1 - a obrigatoriedade do alunos serem avaliados em uma escola onde eles passam sem estudar (em países do 1o mundo não há essa necessidade e os alunos vão longe: Noruega, França e Inglaterra, por ex.);

2 - a discriminação social sobre os alunos da rede pública (só porque são pobres, havendo prostitutas e bandidos entre eles, eles são menos do que um "pitboy" e não merecem a chance de recuperar-se estudando?);

3 - a escola particular é melhor do que a pública porque os alunos de classe média são "mais cidadãos" do que os das classes populares?

4 - a influência da mídia sobre o comportamento dos alunos (já que uma "fruta" ganha mais dinheiro "rebolando" do que um professor, por que eles vão estudar?

5 - a facilidade com que os alunos, das classes média e populares, estão ganhando dinheiro por meio do sexo (há até homossexuais entre eles, não por opção, mas para ter dinheiro para sair, para vestir-se e comer melhor);

6 - a violência que é estudar e trabalhar em uma escola depredada por alunos revoltados com sua condição social (a escola onde trabalho foi pintada, os quadros negros substituídos por brancos, as instalações elétricas substituídas, mas recebemos alunos de cidades mais distantes que já pixaram e depredaram quase tudo nela);

7 - a agressão a que o professor submetido através da mídia pela leviandade das autoridades públicas e da mídia quando:

- elas o julgam "picareta" sem tê-lo submetido a uma processo judicial antes como está previsto na Constituição (isso é um assédio moral muito preocupante, pois os alunos levam esses comentários para a sala de aula e procuram usá-los contra seus professores);

- a mídia retrata alunos apaixonados por seus professores sem discutir a questão ética de haver um namoro entre professor e aluno (isso estimula o assédio sexual dos alunos aos professores?);

- a mídia não procura valorizar a profissão que tornou possível a qualquer cidadão ler, escrever e fazer as melhores escolhas que fez em sua vida (não é à toa que ninguém mais será professor no futuro. Se não houver uma valorização responsável dessa profissão, teremos alunos da classe média sendo educados por qualquer um, menos por um profissional licenciado...);

8 - agora sim, posso falar dos pais, eu testemunhei nesses 10 anos como professora na rede pública alguns pais que diziam sobre o mau comportamento de seus filhos: "ele(a) não é mais meu filho", "ele(a) não é mais problema meu", entre outras declarações.

Esses "filhos sem pais" fizeram proezas nas escolas em que trabalhei, mas tiveram um fim triste: ou estão na cadeia ou foram assassinados antes de ir para a cadeia.

Infelizmente hoje eu constato que há alunos que sequer têm o direito de ir para a cadeia, mas são assassinados antes disso. Parece que ir para a cadeia tornou-se mais um privilégio para eles.

Eu tenho ótimos alunos à noite, pois nossa clientela é EJA e, por isso, há alunos adultos. Eles ficam chocados com o comportamento desses "alunos sem pais", mas a verdade é que esses meninos não tiveram o privilégio de ter uma família que cuidasse, protegesse e amasse seus filhos de verdade.

Aliás, seus pais não aprenderam isso em casa. Como vão dar para eles o que não têm para oferecer? (isso acontece indenpendentemente de sua classe social, não é mesmo?). Esses alunos apresentam desajustes sociais sim, mas ficam tão felizes quando os chamo pelo nome e quando lhes desejo uma boa noite e lhes pergunto como foi o seu dia...

Anônimo disse...

Sugestão para a punição do Zeca, tipo matar dois coelhos com uma cajadada só. Ele aprontar uma sem saber com os próprios pais, e os pais tambem sem saber que foi ele, ir atrás de seus direitos, levando assim o Zeca a responder pelo erro junto a justiça. Pois esse pais do Zeca levam tudo como se fosse brincadeira de criança, pois não se sentem afetados, e apoiam o filho a praticar tudo de errado. Se eles cairem na própria armadilha serem vitimas será que vão achar que é brincadeira de criança.

Anônimo disse...

Gloria a parte mais horrivel da novela e o Zeca e o apoio que os pais dele dão aos atos errados que ele faz. Cade o castigo, cade a mudança, a conscientização dele, a valorização dele com o professor, com o ser humano, vc sabe que a mídia cria comportamentos, moda, ele vira exemplo, então queremos realmente esse mau exemplo para nosso filhos, esse mau tratamento para o nosso professor. Espero e tenho fé que você como uma escritora justa mude essa situação e que a esperança de mudança exista e que ela aconteça. Vivemos em sociedade temos direitos e deveres, e o Zeca não sabe o que é um ou outro. Por favor não deixe terminar sem um bom exemplo.

Anônimo disse...

Glorinha!

Acho que está mais do que na hora do Zeca ser punido de alguma forma, pra mim ele é um dos personagens mais crueis da novela...o de pior caráter, se for bem analisado...Ele não tem respeito, noção de limite, educação e amor ao próximo...Só não posso afirmar que ele é tão psicopata quanto Invony, porque sei que psicopatia se trata de uma doença mental e pra que alguém seja classificado como tal existem características próprias...mas ele é cruel tanto quanto...E aredito que se continuar aprontando na novela e se safando todas as vezes porque tem um pai influente, a sensação que me da é que não há mesmo solução e que o jeito é se conformar com os Zecas da Vida....Além do mais, acredito que dessa forma ao invés de alertar a população quanto a educação de um jovem,esses poderão se sentir incentivados a cometer bárbaries acreditando não serem punidos!jamais!!!!TA NA HORA DO ZECA COMEÇAR A PAGAR GLORINHA!!!!!!
Beijo enorme!

Anônimo disse...

SOU PROFESSOR HÁ 10 ANOS, E DIGO: LUGAR DE GENTE COMO O ZECA É NO PRESÍDIO, E NÃO NA ESCOLA!!! AS MÃE-ZONAS QUE DEFENDEM ESSE TIPO DE ATITUDE, DE PIT-BOY, SÓ PODEM SER DOENTES MENTAIS, BURRAS-CHUCRAS, DEFENSORAS DE BANDIDOS, E COISA QUE O VALHA... POR CAUSA DESSAS MÃE-ZONAS É QUE AS ESCOLAS ESTÃO CADA VEZ MAIS LOTADAS DESSA GENTE ESTÚPIDA, SEM-CULTURA, SEM-RESPEITO E SEM-CARÁTER. MELHOR: MAU-CARÁTER, POIS DERIVA DA EDUCAÇÃO QUE RECEBERAM EM CASA! MÃE-ZONAS: SE NÃO SABEM OU NÃO QUEREM EDUCAR SEUS FILHOS, POR FAVOR, NÃO OS TENHAM!!! E SE TIVEREM, NÃO OS MANDEM PRA ESCOLA PARA ATRAPALHAR O TRABALHO DOS PROFESSORES E DAQUELES QUE VEÊM AINDA ALGUM VALOR NO CONHECIMENTO, POIS AFINAL DE CONTAS, É ISSO QUE NOS DIFERE (UM POUQUINHO...) DOS ANIMAIS.
PARABÉNS À AUTORA, AOS ATORES E ATRIZES PELO ÓTIMO TRABALHO, QUE MOSTRA A REALIDADE DA SALA DE AULA COMO EU NUNCA VI ANTES. PARABÉNS!!!

Cristiana Passinato disse...

http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/index.shtml

Bullying na escola, Veja fala sobre o assunto num especial on line!

Cristiana Passinato disse...

CHEGA DE SILÊNCIO, EDUCADOR: http://falaeducadorfalaeducadora.livreacesso.net

Campanha onde o Educador pode falar o que quer e pensa, denunciar e se expôr sem medo!

Eni disse...

Glória,

A novela está ótima, abordando questões culturais importantes, tanto do Brasil quanto da Índia. Educação lá e cá é dos temas mais quentes e que devem ser tratados com mais profundidade. Isto é possível, em função do veículo de comunicação em uso, e da penetração da novela... Por favor, abra mais o diálogo. Professor, hoje, é profissão de risco, imagine o quanto a educação está pedindo por um repensar de toda a sociedade. Seria excelente se essa discussão pudesse ser mais aberta e aprofundada.

Um grande abraço

Profa. Eni

Unknown disse...

Oi Glória,
Referente ao personagem Zeca, da novela, fico indignado como as pessoas aqui, do blog, parecem proteger o personagem. Não vejo como proteção do corporativismo professores o que a autora da novela quer mostrar, e sim o espelho de uma situação real e atual do que está havendo em nossa sociedade.
Aluno questionador, sim, os alunos devem ser questionadores, mas não agressivos. Zeca é repugnante e deve ser, espero, no final da novela ser punido de alguma forma.
Eu mesmo já fui agredido na escola que estudei e tanto a coordenação, quanto a direção da escola nada fizeram para punir os agressores e quando reagi, ainda queriam me expulsar da escola.
Acho um absurdo, atualmente os pais não darem limites aos seus filhos e acharem que a escola tem que resolver todos os problemas de falta de educação de seus filhos.
A escola é uma continuação da formação do cidadão, no o princial centro da cidadania.
Parabéns Glória, pelo tema exposto.

Thaís disse...

Olá Gloria gostaria de dizer a você que não estou gostando do rumo dos personagens da Duda e do Raj, afinal a Duda ama verdadeiramente o Raj, é uma batalhadora, é a verdadeira mãe do filho dele a agora essa palhaçada que ele vai querer tirar o filho dela? isso é um absurdo! essa criança nasceu no Brasil, esta protegida pelas leis brasileiras, ele não pode simplesmente querer a guarda da criança, acho que esta na hora dele pedir perdão para a Duda e assumir esse amor, esta na hora dele valorizar essa grande mulher que é a Duda.

Grata

Luciana Aguiar disse...

Parabéns Glória, sou professora da escola pública, estou achando sua abordagem maravilhosa, podemos ver vários temas que são o retrato da nossa realidade e as Índias trás pra gente um resgate de valores, fazendo-nos refletir em várias questões, sobre a esquizofrenia, principalmente na atuação da família frente a esse problema, o retrato da escola. Na sua entrevista você diz que tem que ter uma aliança familia X escola, você não poderia ser mais perfeita. Nós professores principalmente da escola pública, estamos com a responsabilidade de ensinar e educar, a segunda aqui mencionada é uma tarefa da família, claro que podemos complementar, mas é necessário que o aluno seja assistido pela família. Outra questão que estou achando espetacular nos lares indianos são, o respeito aos mais velhos, o respeito a religião, a preocupação com a família, enfim, são pontos a ponderar dentro da cultura ocidental, que perdeu suas referências. Parabéns mais uma vez, está realmente fazendo um trabalho de muito valor! Grande abraço!

Anônimo disse...

Olá Gloria,admiro seu trabalho e por isso te escrevo.Em relaçao ao capítulo no qual o Dr.Castanho diz a personagem Tonia que a doença esquisofrenia nao tem cura gostaria de dar meu depoimento de que já existe a alguns anos um medicamento próprio para este mal e a pessoa que fizer uso do mesmo pode ter uma vida normal.Tenho um parente muito próximo que faz uso ha varios anos e cuida até da mãe que tem alguns sintomas de Alzeimer!Um abraço!

Angela disse...

Em conversa com colegas na sala de professores de um conceituado colégio particular, comentei a minha preocupação. Havia percebido a realidade da novela de forma oposta aos comentários aqui postados. Quando via as cenas das professoras tentando encontrar mais e mais e mais e mais e mais caminhos para chegar aos alunos (O que faço todos os dias!) pensei "Poxa, vamos institucionalizar que o professor tem que fazer tudo sozinho? Cadê a família? Cadê a direção da escola?" Pois bem... Confesso que estou contente que alguns pais estejam agonizando por causa de uma novela e sofrendo pelos "pobres" filhinhos da nossa sociedade-tiro-no-pé! Estou cansada mesmo! Cansada de tentar ajudar meus alunos (que os pais abandonaram com babás e com o computador)e bater de frente com uma classe mais ou menos e mimada.

A escola só vai mudar depois que ocorrer o mesmo com a sociedade. A sociedade só muda depois da família. Lidar com isto é inevitável. Continuar tratando a educação como um produto (o que pais, donos de escolas e até professores que sucumbem a tanta pressão fazem) perpetuará o estado de caos.

Anônimo disse...

A autoridade existe para ser respeitada. Hoje existe nas nossas escolas e no mundo, uma inversão total de valores, cultuado pelas desmandos que vemos todos os dias. A função do professor é ensinar e neste mister ele vai ter, muitas vezes, que por ordem na classe. Aluno tem que respeitar e aprender, essa é a sua função. Aluno que agride professor tem que ser colocado para fora da classe e eu acho inclusive que com os recursos de hoje, cada classe deveria ter a sua câmera de circuito fechado para que pudesse ser averiguado de fato o que está acontecendo. Do jeito que vai, daqui a pouco ninguém vai querer mais dar aulas.

Anônimo disse...

Hahahahaha...

A maioria de pais acha que um professor deve ficar de 50 a 100 minutos com seus filhos mal educados em sala, enquanto que eles atolam as crianças com cursos, esportes e outras atividades e delegam à babás as funções que deveriam ser de pois por não conseguirem ficar apenas um segundo com eles. A maioria nem sabe dizer nem o que o seu filho está aprendendo na escola. A preocupação é apenas com a prestação de contas: APROVAÇÃO FINAL, para que todo o investimento financeiro, de um ano letivo, não seja jogado fora!!!

AneroldoAvesso disse...

Oi Iluminada Gória tudo bem?
Bom estou aqui mais uma vez falando a vc que tenho assistido sempre a novela e fico presenteada em poder ter uma novela linda. Sou tambem fã de um ator que estava fazendo o amigo do Gopal, e até esses ultimos capitulos ele não tem mais aparecido. poxa ele é tão bom ator, já vi muitas participações dele e ele merece um papel bem bacana. o nome dele é Renan Monteiro. Ele é lindo tambem, nossa! E estava bem legal a dupla com o André Gonçalves. Are Baba!dois gatíssimos e boníssimos atores... Querida Glória desde já, obrigado pela atenção e olha, escreva mais cenas para ele. Muita luz para vc... Sucesso Sempre!

Anônimo disse...

Glória

Suas novelas são excelentes...gosto muito de novelas que apresentam diferentes culturas, acompanho esse nova tendência desde o clone. Tenho aé uma um enredo marcante de uma novela assim sobre diferentes modos de vida. Mas este comentário é dirigido a atuação do personagem Zeca, no ínício ele era interessante, real, mas agora já se tornou insuportável, vejo muitas pessoas dizendo não aguentar mais tanto falta de educação, apesar de nosso país ser um poço de injustiça, não é apenas uma pessoa que faz são vários e o personagem do zeca ( z minúsculo)exagerou, cansou, precisa mudar um pouco ter ele recebendo de volta alguma coisa que fez com os outros. Nosso mundo não é assim tão maluco como a novela está apresentando, a realidade escolar não é só assim malucos no pedaço, tem muita gente, pra dizer a verdade agora, tem muita, muita gente lutando e tentando uma vaguinha no mundo e através do Enem, todos estão tendo a mesma change... KD os exemplos dos bons alunos? KD um aluno que luta por uma vida melhor? Poderia ser o irmão do Demi.Fico a pensar porque mostrar tanta falta de educação e desrespeito em algumas profissões, sou professora e estou aqui para expressar minha insatisfação quanto ao mal exemplo do meu espaço trabalhista, quero ver um modelo de um aluno que se esforça e luta pelo seu futuro. Precisa-se mostrar a face das duas moedas. Dos profesores que dominam e amam sua profissão, da valorização de todos os profissionais passarem pelas mãos bancos escolares, ninguém aprende a ler e escrever sem um professor, qualquer tipo de profissão!!!!Quero ver o Enem e os alunos lutando por um lugar ao sol, já que a novela quis debater o assunto aluno-professor. Não existe só zecas na escola, existe Josés, Marias, Glórias, Cristianes, exemplos do que deram certo, e isso também é escola.

Paula Cristina Passos disse...

Oi Gloria,queria lhe dar os parabens pela novela, principalmente pela hitoria da esquisofrenia. Infelizmente a novela chegou tarde para nossa familia, pois meu irmáo täo jovem acabou tirando sua propria vida por conta da doença. Todos nos sofremos muito e agora percebemos que muitas vezes näo agimos de maneira correta com relaçäo a doenca. Espero que agora as familias que passam por esse problema saibam lidar da melhor maneira possivel para que näo aconteca o pior. O ator que faz o personagem tmb esta perfeito no papel. Todas as vezes que assistimos suas cena sempre nos emocionamos. PARABENS

Anônimo disse...

Olá!!
sou uma jovem e tenho que concordar em todo colegio existe um zeca!! isso é fato!! é muito bom a novela poder mostrar isso!!
o que a novela mostra é a pura verdade. nao tem nenhuma mentira. eu acho que voce ate ta pegando leve em relaçao ao zeca porque a realidade nas salas de aulas e bem mais pesado. e o resultado é drogas,crianças na rua, violencia etc.

Anônimo disse...

Sua novela é extraordinária!
Mas quero falar do personagem do Zeca. Eu sei que há jovens que fazen exatamente isso, desrespeitam a sociedade de forma genérica, porém, de uma certa forma esse personagem não está incentivando muitos outros,por conta do Zeca sempre sair ileso, sempre escapar? Isso ao seria um exemplo ruim?
Zeca precisa ser punido pelo que ele faz para que não vire um heroi e seja um exemplo para muitos jovens. Aos poucos ele deveria ficar bom,com boas atitudes e moral e ele mesmo ensinar aos pais o que é correto. Abraços Glória, Você é o Máximo!

Anônimo disse...

Sou uma mera estudante de um colégio classe média de salvador, e como uma simples expectadora da novela Caminho das Índias, venho por meio deste, tentar entender qual é realmente o objetivo da criação do personagem Zeca na novela, ele é o menino bonito, de família endinheirada, sem limites. Na escola, se envolve com brigas, hostiliza colegas, cria transtornos durante a aula. E costuma se safar, a maior parte das vezes, com apoio ou conivência dos pais. Sei que é um fato real, porém ele é o incentivo pra esse tipo de pessoa. Entendo que a função do personagem era mostrar onde pode dar a falta de limites na criação de um jovem, todavia, por causa desse personagem passei por um problema E TANTO. O aluno da minha mãe, baseando-se nele, criou um Orkut com fotos minhas, invadindo o Orkut de algumas amigas, e criou comunidades horríveis relacionadas a mim e a minha mãe - vale ressaltar que minha mãe é uma professora bem intencionada - Crendo que assim como na novela ele também continuaria sem punições, mesmo com tentativas pra retiradas, ele persistiu. Gestos semelhantes ao do Zeca ocorreram por vários dias, mas com o desfecho diferente, pois foi necessário a policia do bairro e a delegacia de menor infrator da cidade, para resolver a situação. A questão é, quando é que vão aparecer as consequências das atitudes incoerentes e irresponsáveis dele? Não é possível que como toda novela as consequências só apareçam nos últimos capítulos! QUANTOS E MAIS QUANTOS BASEADOS NAS ATITUDES DO ZECA APARECERÃO? Me preocupo com isso, pois não são somente os riquinhos que estão nessa situação, muitos alunos de escolas publicas estão seguindo o mesmo rumo.

- Esse texto foi um desabafo do tormento que aconteceu nos últimos dias, gosto muito das novelas de Gloria Perez, mas esse personagem vem criando situações fora do cotidiano. Obrigado, Gabrielle Mota, 14 anos.

And disse...

Glória Perez,

Eu me vejo obrigada a parar e te parabenizar, mesmo sabendo que talvez esse comentário não faça muita diferença, pois, afinal, você recebe inúmeros e a novela atingiu muitos pontos de audiência. Mas eu venho aqui me colocar não é para te parabenizar pelos pontos, apesar disso ser necessário para que ela seja de fato eficaz. Eu quero te parabenizar pelo seu trabalho excelente, mas fundamentalmente pelo seu caráter e pela sua preocupação em conscientizar as pessoas e educá-las dessa maneira tão sutil que você faz. Você é maravilhosa, eu te admito demais, li tudo sobre sua vida, virei sua fã incondicional. Voc~e consegue abordar diversos temas tão importantes à nossa sociedade e faz as pessoas, de todas as classes e culturas discutirem e pensarem e se modificarem. Isso é o verdadeiro educar. Adorei as personagens Ivone e o se final, elas são assim mesmo e é importante que as pessoas se toquem para isso. Os Zecas também existem aos montes com seus pais protetores. Enfim, você se superou, rezo mesmo para que você fique boa e possa logo em breve fazer outro trabalho. Parabéns, parabéns, parabéns, parabéns, parabéns, parabéns, parabéns...

Anônimo disse...

http://migre.me/7AbO => Professora obriga aluno a pintar parede pichada no RS

Espero que visitem e comentem, a sra tb, Glória!

Um beijo carinhoso!

A discussão continua e a novela é sempre lembrada através da personagem Zeca e da professora (veja comentários)

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 440 de 440   Recentes› Mais recentes»