sábado, 7 de fevereiro de 2009

A Índia que fala portugues

Goa foi a capital do Império portugues na Índia.

Lá atrás, no século XV, na época dos grades descobrimentos, Vasco da Gama, procurando o "caminho das Índias", acabou chegando a Calcut e iniciando a dominação portuguesa, que só terminou completamente em 1974, com a revolução dos Cravos, quando Portugal, finalmente, concordou que a India anexasse os últimos territórios que mantinha ali. Goa inclusive. 

Por isso, ali em Goa, a gente encontra indianos com sobrenomes bem conhecidos nossos, e também se fala o português!

Vejam só esse conjunto musical de lá. Cantam até músicas do nosso carnaval:

42 comentários:

Anônimo disse...

Glória se você encontrar mais vídeos como o do último post sobre a vida dos intocáveis , ou até mesmo de outras castas, coloque em seu bog para que possamos ver. É muito bom , pois assim nos familiarizamos mais ainda com a novela.
Um abraço,
Elaine.

Anônimo disse...

Oi glórinha, como vai? Estou com saudades de você, mas me conformo rsrsrsrs sei que apesar de longe de vc, vc tá bem.
Beijos e eu quer dar uma sugestão: aqui no seu blog, vc poderia postar artigos a noite e madrugada também, tem muitos internautas que no horário nobre da internet, vão adorar saber que vc, uma deusa, está online ao mesmo tempo...
Você poderia me enviar um email com a lista telefônica da barra da tijuca, ou quem sabe, os números de condomínios? É meio urgente e sei que vc é do bem e da comprrensão, não é mais uma robô copiadora de televisão. Parabéns pelas atitudes. Olha, se puder, num tempinho fazer o que te pedi em relação ao catálogo telefônico da Barra da Tijuca, Deus te pague com mais felicidades ainda. Te amo de coração. O meu email é: "secoc_12@hotmail.com" ou "mundoagora@hotmail.com".
Obrigado mesmo e boa sorte em tudo aí!

Anônimo disse...

Como culturas diferentes nos chocam, não é? fico imaginando como deve ter sido estudar e conhecer esse povo, e mesmo diante de tanta tristeza vc ainda consegue enxergar uma ìndia, bela, encantadoroa, interessante e culturalmente muito rica... Glória, seu olhar sobre o mundo me encanta... vc é uma mulher de muita, muita fibra! Ficamos tão pequenos como ser humanos ao ver vídeos como os desses dalits... como vc disse, a vida de Bahuan teria sido daquela maneira... e aí fico pensando.. todos nos só precisamos de OPORTUNIDADES. Minha mae trabalha com educaçao e em escola pública, e é impressionante como é dificil a vida de quem nao tem nada e o mundo tb nao aceita e recebe essas pessoas... Ah, e ela manda dizer que sim, os alunos andam cada dia mais abusados por falta de educaçao e limite dos pais, e disse que hoje em dia, ainda sobra pra escola o papel de educar; não só ensinar, mas educar; um trabalho que deveriam ser dos próprios pais mas eles hoje nao fazem mais. pelo menos, alguns deles. Continuo seguindo a novela, to adorando demais e esperando mais uma vez o ator Daniel Marques, que tb está esperando a sua oportunidade... todo mundo só quer um espaço pra crescer. ele é carismático e o núcleo da clínica está cada vez mais gostoso de assistir... tomara que quando o foco for mesmo a clínica, ele esteja sempre... Até pensei numa coisa engraçada: será que ele não podia começar a pegar as manias do dr Castanho, já que é assistente dele? ia ser divertido!
ah, e preciso comentar uma última coisa... a cena do caloni na clínica com o ademir e depois com a totia foi hilária!!!! vc arrebentou!!!!! com carinho
Sarah

Anônimo disse...

Olá Glória, não achei outro local para lhe agradecer, então vai por aqui mesmo. Saiba que fiquei honrado pela citação na novela! Muito Obrigado! Assim que eu conseguir o trecho do vídeo, com a autorização da Globo, publicarei ele no Pergunte ao Urso.

Marizete Antunes disse...

Ola Gloria!
Tudo bem?
Cada dia aprendo um pouco mais sobre a india.
É fascinante saber que o português se faz presente tb na india.



Um beijo.

Mari Antunes

Andrea disse...

Concordo com a Sarah,culturas diferentes chocam mesmo,pensar que isso existe mesmo,como é triste pensar que ate hoje em dia as pessoas são discriminadas,lá na Índia pelas castas,e aqui no brasil pela cor da pele,pela classe social. a novela está maravilhosa.
Glória,Addoorreeiii!!! a ideia da Sarah,de o estágiario pegar as manias do Dr Castanho seria muito bom!!!! Glória poe aquele par de olhos verdes para que a gente possa ficar olhando e sonhando.

Andrea

jackson alves disse...

olha eu aqui d novo com uma ou alias duas lenhas p/ por na fogueira... todos os noticiarios d país apresentaram nesta sexta e sabado dois casos d alunos "pequenos, ignorantes, mal educados e preconceituosos".o 1º um bando d irresponsavéis universitarios d curso d direito d uma renomada facul paulistana em um "trote" cruel, chutam um bebado e ainda raspam a cabeça do mesmo.
O 2ºalunos d uma escola d Brasília marcam uma briga pela internet gravam a mesma e despois exibem como s fosse um trofeu.
Amada eu so escrevi isso pois achei isso o cumulo d insurportavel aond está o respeito pelo proximo pela dignidade humana?
Como será estes profissionais no futuro. Cadê estes pais a base familiar? Por tudo querem culpar a escola, os professores mais na maioria até os 7 anos d idade quem é a primeira escola d filho, não é a família?
hoje ser é educador ou é por vocação mesmo ou é por alta necessidade pork não é qualquer um k aguenta dar a cara p bater todos os dias.
Isso é uma vergonha, ainda fica nossos amados políticos gastando milhões k despesas futeis enquanto a saúde e a educação deste páis vive um inferno.
É trite... só lamento...
GLORINHA obrigado por tudo...pois é revoltante ver k muitas vezes milhares de"dalits" são humilhados só por pensar e agir diferente. tomara k depois muitos aprendam ver o outro um ser igual a ele e sem diferenças.
bjim e sucesso

Lucia Premal disse...

Oi, Glória!
Tenho visto a novela... está linda!
Faço parte de uma Banda brasileira que canta mantras indianos, misturando os estilos. Gravamos 2 CDs ... o primeiro já vendeu 3000 exemplares sem nenhuma propganda...
Seria interessante a mistura na novela... se vc quiser ver temos em dois links http://www.myspace.com/nadaprem
e no nosso Blog http://nadaprem.blogspot.com/
- qualquer coisa, podemos mandar material e estamos ao seu dispor
Belíssimo Trabalho!
Parabéns!
Premal

Anônimo disse...

Olá Glorinha é o Eduardo estou Passando aqui pra te Mandar o salmo do Dia.
não sei qual é sua Religião, mas Acredito que vc crê em deus Criador do seu e da terra.
Posso te Mandar a Mensagem Hoje Tocou Profundamente a te Mandar o salmo 23, Acho que vc Conhece.

Salmo de Davi

O senhor é Meu Pastor; Nada me Faltará.
Ele me Faz Repousar em Pastos Verdejantes;
Ele me Conduz Mansanamente a água de Repouso.
Restaura Minha Alma; guia-me nas Veredas da Justiça por Amor do Seu Nome.
Ainda que eu Ande pelo Vale da Sombra da Morte, não Temerei Nenhum Mal, Porque tu estás comigo; Tua vara e teu cajado me Consolam.
Preparas Uma Mesa Perante Mim Diante de Meus adversários; unges minha cabeça com Óleo, meu cálice Transborda.
Somente Bondade e Misericórdia me Persigam Todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do senhor eternamente, Amém.

Glorinha quero te dar um puxão de orelha vc já está participando da comunidade que criei pra dani.
Mudando de assunto Como está nossa novela.
eu como Autor Penço Assim que Maya, Irá ter uma Noite de Amor Com Bahuan, Mas se Casará com Raj, e o Mesmo Criará o Filho que Pença ser Seu. ele é Fruto do amor de Maya e Bahuan.
E Maya Também Irá Comprar Briga Com Surya Por ter Dado um Filho Homem primeiro que ela.
é isso. ou estou fantasiando de mais.
á glórinha, o chái é café com leite. ou é Igual Para Nós Rom (cigano). Cháio é Chá.

Glorinha se vc Puder depois Responder Minha Mensagem ficaria super Elogiado.
De Todas Suas Novelas Quais que vc Mais Gostou.
Eu Adoro Todas suas Novelas más O Clone e América é Tudo vão concordar.
Eu Adoro o Tema de Sol. Você de Marina Elali.
Sempre que Estou escrevendo Minhas Tramas, Ouço Ela é Linda não é ?
Glórinha queria saber se vc Gosta Mais de América ou de Explode Coração.
Por Favor Mata Minha Curiosidade.
à Glorinha Como Estive Falando com Amitabh, Não quero nem saber rsrsrsrr Quero meu Convite de encerramento da Nossa novela eh Pode Deixar a Notadinho lá Eduardo Ianof Filho.
Não sem Brincadeira más te Peço Só Isso na Minha Vida e Nada Mais.
Adoraria te Conhecer, Mas não posso Mentir como um Bom Evangelicó. Estou Louco para Tirar Algumas Fotos com a ju. Bem que vc Pudia Deixar eu entrar nas Filmagens e Tirar Umas Fotos com Aju.
Mas Tudo Bem espero até odiá de Encerramento da novela. Apesar de que ao mesmo tempo que estou Ansioso esperando a Festa de Encerramento para conhecer vc s.
não quero que esse dia chegue pois vai aCabar minha Novelinha que estou Gostando Tanto.

Glorinha mudando mais uma vez de assunto, Não se se vc Conhece uma Romi (cigana) Chamada Mirinha, vc é Amiga dela ou não?
a Mulher do tio da Minha, é Prima dela Nunca á vi vc a Conhece?. me Disser ão que Ela te Ajudou no Processo de Criação de Explode Coração.
é Verdade.
Sei que Os Vacits te Ajudarão.
Depois me Responde Amore se Cuida Fica Com deus.

Eduardolho@hotmail.com




Glorinha vc tem mesmo uma Pagina no Orkut ou não?
Sei que estou Parecendo a Rani que só Fica perguntando.
Mas vc tem ou não rsrsrsrsrsrsr
Beijão de seu grande fã.

Anônimo disse...

Querida Glória Perez,

Tenho acompanhado seu trabalho e sempre gostei dos temas selecionados para o desenvolvimento de suas novelas.

Você é admirável, mesmo após sorver do cálice da tristeza causada pela dor mais profunda que uma mãe pode sentir, você não deixou de transmitir informação, cultura, alegria para o povo brasileiro. Mostrando com inteligência, sensibilidade, humor e respeito às diferentes culturas e tradições, dando destaque à arte, dança, diálogos ricos de sabedoria, enfim a
esta diversidade que tanta beleza mostra a generosidade de Deus.Além de tratar temas tão importantes para a humanidade,como inclusão social, drogas,diferença no tratamento com as mulheres, o contraste do respeito às pessoas idosas no oriente e o desrespeito vivenciado no ocidente. E como percebo que você é uma pessoa que se interessa pelos problemas que afligem à humanidade e que através do seu trabalho contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Gostaria que você soubesse da existência da comunidade Bahai que trabalha para o estabelecimento de uma nova ordem mundial, onde prevalecerá os princípios revelados por Baha'u'llah fundador da fé Bahai que dentre outros, citam-se: igualdade de direitos dos homens e das mulheres, a unidade na diversidade,paz mundial, unidade das religiões, eliminação dos extremos de pobreza e riqueza, a criação de uma língua universal. Para os bahais " A terra é um só país e a humanidade seus cidadãos." A fé bahai é uma fonte inesgotável de sabedoria, luz e inspiração para obtermos qualidades especiais aos olhos de Deus. Especialmente, na Índia existe um templo bahai muito lindo, inspirado na flor de lotus. Talvez você tenha conhecido. Caso tenha oportunidade visite o site bahai.

Felicidades! De sua admiradora,

Jussara Cristina- Belo Horizonte

Anônimo disse...

Olá Glória, estou amando a novela!!!

A cada capitulo me surpreendo com os costumes da Índia!!! Eu não sabia que em alguns lugares da Índia se falava português e gostei desse conjunto musical da Índia que canta músicas do nosso carnaval!!

Acabei de ver no blog do Daniel que ele gravou novo. Estou muito emocionada por você ter aceito os nossos pedidos de colocar ele de novo!! É muito legal da sua parte de atender as sugestões do público.

Vou ficar de olho nos capitulos para não perder nenhum detalhe da novela e também para ver o estagiário mais lindo. Obrigada Glória por esse presente!!! Espero que muitas e muitas vezes ele apareça, porque além de ser uma gracinha ele é super talentoso né!!

Muito sucesso pra ti!!!

Beijão!

Nilsa Almeida
nilsa.almeida@yahoo.com.br

Unknown disse...

olha tem uma menina que eu conheci ela ta fazendo uma historia sobre eu e ela.
porinquanto tem 27 paginas.
eu queria muito que voce olha-se isso .
si tem como me responde .
gosto muito das tuas novelas.
olho todos os dias.

Juliana disse...

GLORIA,VOCÊ É MESMO DEMAAAISSSS.

Você sabe realmente reconhecer um talento,vi no blog do ator Daniel que ele gravou novamente,que demaiss!!! fico sem saber oque dizer,você ouviu meus pedidos e dos nossos amigos aqui do blog.
A cada dia gosto mais de você querida Gloria,não vejo a hora de vê-lo novamente ele é Liiinnnddooo! Espero que ele continue aparecendo muito ainda....por favor Gloria. Em qual capitulo ele vai aparecer novamente????

Obrigada por atender nossos pedidos.

Por isso que Gloria Perez ,é Gloria Perez!!!!!!

Marcos Antropólogo disse...

Glória, a novela está maravilhosa! É tão bom a gente poder conhecer outros costumes, outras visões de mundo, e o elenco então? Todos tão ótimos, mas o Lima Duarte, a Letícia Sabatella e a Chris Torloni estão simplesmente divinos! Olha, vi no jornal que o Zeca e sua trupe vão agredir uma travesti lá na frente, por que vc não insere uma personagem hijdra fixa no núcleo da Índia? Seria tão bom, a cena em que o Opash fala delas pra Anusha foi bem interessante, com gosto de "quero mais"! Beijo!

Anônimo disse...

Goa dança ao som da música tradicional portuguesa!

Goa/Portuguese Folk Dance 'CORRIDINHO' 'Ò MALHAO'

Bjs!

Anônimo disse...

Goa dança e canta música tradicional portuguesa!

Ò Malhão, Corridinho
http://www.youtube.com/watch?v=RPX5tRSsV6s

Jessie disse...

Glória boa noite!
Resolvi deixar esse comentário pq hj estava explicando a um garoto de 17 anos, o que aconteceu à sua filha, e vi você dizer o quanto as inverdades sobre o assassinato desnecessário e absurdo de Daniela, a magoam.
Pois bem mas o motivo é a Índia, essa Índia q fala alto ao meu coração já há muitos anos e que agora vem sendo atacada por pessoas maldosas que expõem as mazelas da Índia, tentando passar uma imagem distorcida desse país. Não que as fotos q estão circulando por e-mail, sejam falsas, mas quem as reuniu foi extremamente maldoso e hipócrita. Por isso fiz um post, em meu blog, mostrando que o que há de triste lá, também existe cá e não estamos em condições morais de criticá-los.
Ah, queria muito que vc citasse meu querido Sathia Sai Baba, esse amigo querido q nunca pude tocar, mas que sinto chegar perto de mim, numa brisa perfumada de jasmim, a me dizer que laços que se formam na paz, não se desfazem nunca
Hare bol!

Anônimo disse...

Jackson
Acho que você não entendeu as queixas que os pais estão fazendo
E antes que me esqueça,visite a página no Orkut EU SOU PROFESSOR!!!
Lá tem um tópico onde eles ridicularizam nomes como o seu.
O que os pais querem é que os professores cupram a sua parte.
Coisa que não estão fazendo.
Se você reler, eu relí, várias vezes, vai ver que eles reconhecem que tem na escola pública excelentes educadores.
Os pais não estão negando a responsabilidade da familia, apenas estão reagindo aos conceitos que educação vem de casa.Que educação é um conjunto.
Seria bom que educação viesse de casa e que a escola não tivesse nenhuma responsabilidade, assim estaria maravilha e o aluno ia para a escola pronto.
A escola tem sua responsabilidade no ensino formal e não estão cumprindo.
O que os pais denunciam, são os abusos e todos nós sabemos que eles existem sim e , aos montes.
Tive a curiosidade de visitar os blogs sugeridos aqui, e eles me pareceram bastante sérios.
Eles batem forte nos maus professores e, e isso assusta um pouco. Não estamos acostumados, estamos acostumados a ver e ouvir pessoas tratando professores como se não fossem seres humanos e, eles são humanos.
Acho que é isso...
Não adianta enfiar a cabeça na terra feito um avestruz.
Essas pessoas que denunciam elas mostram provas aos montes.
Agora mesmo em São Paulo estão pipocando denúncia de corrupção na escola pública de arrepiar os cabelos.
Achei admirável a posição da Glória Perez.Ela deu espaço aos pais e alunos assim como aos professores.
Ocorre que os professores não tem apresentado argumentos consistentes e nem podem desmentir esses pais.Se limitam a fazer a queixas velhas, fossilizadas.
Que a familia é culpada da escola ir mal.
Que não são reconhecidos.
Nota que eles nem mais se queixam de salário, nem podem.
A queixa dos professores não se sustentam diante da força da queixa dos pais.
Estão se mobilizando, parece que timidamente, mas é esse o caminho.
Então, respeitosamente, com todo carinho.Releia os textos dos pais...
Eu também como cidadão, venho prestar minha gratidão a Gloria Perez por permitir que os dois lados se manifestem...
Não sei por quanto tempo, ela com certeza vai sofrer pressão da corporação, mas o que ela já fez, é digno de nota.

Anônimo disse...

Ois!

Não foi só Goa! As últimas regiões a serem descolonizadas na Índia:

Goa (1510-1974)
Damão(1559-1974)
Díu (1523-1974)
-------------

Unknown disse...

Muito interessante este último post assim como o de Bahuan que é um dalits! Estou amando muito tudoo! A produção também está maravilhosa! Grande beijoo

Anônimo disse...

Muito legal esse vídeo do último post, assim como o de Bahuan! Estou achando muito interessante a vida dos indianos. Estou amando muito tudo, além da produção, que está maravilhosa! Um grande beijo.

Anônimo disse...

gloria adorei a ideia de um centro de estetica na novela .........acho que da super certo e ilana é hilaria como a dona .....gostaria de saber o que vai rolar por la ....... massagens , tecnicas , atores ......beijos

Artes da Marga disse...

Oi Glória! Acabei de ler que o Daneil Marques gravou novamente. Fico feliz por você incluir aos poucos o personagem na trama. Tenho certeza que logo, logo ele ficará de vez, pois sei da sua capacidade em acolher o que seus fãs pedem e dar oportunidade aos novos talentos. Sou uma professora aposentada que teve uma filha como estagiária em uma empresa distribuidora de petróleo. Tudo a ver com os temas desenvolvidos na sua história. Se você colocar o Daniel na novela definitivamente e fazer o Duda Nagle se regenerar enquanto aluno a classe docente te agradecerá. Parabéns pelo belo trabalho seu e da equipe e grata por nos dar atenção.
Um abraço
Margarida

Love me 2Times disse...

oi Gloria

Partindo de vc, eu nem me surpreendo com a quantidade de informações... Vc sabe dividir o seu conhecimento com os outros de uma maneira tão generosa que eu tenho muito a agradecer.Realmente muito bom saber essas coisas e ver que o Brasil atravessa oceanos com as nossas músicas, gostei do grupo.

E como eu sempre estou pedindo pra vc aumentar a participação do ator Daniel Marques, como estagiário da clínica do Dr. Castanho... acabo de passar no blog dele e fiquei sabendo que eu gravou mais uma participação. TE AGRADEÇO DE CORAÇÃO!!!

O Daniel merece mesmo a oportunidade de fazer sucesso em uma obra sua, ainda mais tão rica como está sendo o Caminho das Indias.

Parabéns pelo belo trabalho e muito obrigada por atender ao meu pedido.

Um grande abraço
Edna

Bianca disse...

Glória,
Trabalho no Sindicato dos professores e gostaria de conversar com você sobre a personagem Berê, de Caminho das Índias. Seria possível passar o seu contato para: biancaargenta@gmail.com
Att
Bianca

Noah disse...

Oi Glória,
Te admiro profundamente, tua história e tua proposta...tudo que gostaria de te dizer, como mãe, daria um livro...
Mas o que aqui me trouxe foi pedir permissão para manter o link que coloquei em meu blog de artesanato - Álbum da Artesã, uma espécie de catálogo de gosto pessoal- de guardados, pois não vendo nada e nem anúncio comercial há.
Caso não concordes é só me avisar que o retirarei.
Grandeeeee abraço e toda a força e sucesso que neste mundo possa haver para ti.
Concordando ou não, te sugiro não publicar este comentário pois se tem tudo a ver com a tua super novela, nada também tem a ver com um blog de artesanato.
A única coisa que quero é tua autorização.
Bjux

Anônimo disse...

Gloria,todos nós ficamos muito felizes quando uma amiga trouxe a notícia que o ator Daniel Marques,filho dessa terra que tanto amamos vai aparecer novamente,nós aqui estamos parabenizando você pela grande oportunidade concedida a ele.
Somos fãs do seu trabalho,trabalho social de compromisso e de entretenimento,estamos acompanhando tudo aqui,gostaríamos que o papel dele tenha mais e mais destaque.
Nossa amiga aqui escreve para um jornal,nossa cidade tem quase 160 mil habitantes,ela sempre publica materias sobre a novela,gostaríamos de ver mais vezes o Daniel na novela,é um orgulho para nós,é um pedido de todos aqui.

Sucesso sempre.

Rafael Kafka disse...

A diversidade cultural da India é enorme como é enorme teu coração, Glória, terminei de ver o Lima defendendo o garotinho Dalit, citando o verdadeiro Hinduísmo, e me lembrei pequeno e cheio de sonhos tendo que escolher entre comer um saquinho de pipoca ou beber um copo de suco na escola, sofrendo muito menos que esse garotinho mas sofrendo com a intolerância e preconceito até 12 anos depois, depois de uma longa jornada, apoiado por espíritos de Luz como o Shankar, passar na OAB.

Nenhum autor no Ocidente, com a sua dimensão, teve a sua coragem ao mostrar tudo isso, os dalits, as viúvas...

DEUS te abençõe!

Anônimo disse...

Prezada Glória, boa noite.
Acabei de assistir no capítulo de hoje, a cena onde Maya e sua família fazem oferendas no rio Ghanges. E minha dúvida é: Realamente os atores estiveram dentro do rio, já que recebi fotos das águas poluídas do mesmo, com imagens de urubus pousando sobre cadáveres dentro dele.
Agradeço desde já sua atenção.
Janice.

Matheus Costa disse...

Glória, eu não posso dizer que me surpreendo, mas digo que estou feliz: fiquei sabendo no blog do Daniel Marques que ele voltou a gravar, ou seja, atendeu ao pedido de todos nós que comentamos aqui, ou não, quem sabe você já não pensava nisso. Mas nossa parte, em relação em comentar em favor do Daniel, aqui a gente o fez, e fizemos com carinho, pelo menos falando de mim, depois que o conhece por aqui, o achei um ator espetacular, jovem, que merece uma chance, e o bom foi que você viu isso, soube perceber isso... Não sabemos o que pretende ainda em relação ao personagem, pois ainda não foi pro ar a cena, mas torço para que continue ainda mais na trama, que possa atender as nossas expectativas e surpreender a todos nós com seu talento... Glória eu realmente venho aqui te agradecer, pois fico feliz em saber que você leva em conta o que dizemos aqui, e muito mais, quando falamos de coisas sérias e legais para os outros. Torcemos durante muito tempo aqui pelo Daniel, comentado, falando dele, para que você pudesse ver o quanto seria legal falar sobre os estagiários, nesse momento, ou em simplesmente apreciar o trabalho desse jovem ator... Digo que já sou fã do Daniel, e que acompanharei sempre seus trabalhos, e ficarei muito feliz se o primeiro for, realmente em sua novela, onde sabemos que a autora é espetacular e muito competente, por isso estou muito feliz em saber que o Daniel já gravou de novo, e que lhe foi dada mais uma oportunidade em sua novela, e quem sabe, não o veremos de novo em cena em “caminho das índias”, contracenando com feras da dramaturgia como: Stenio Garcia, Eva Todor, enfim, quem sabe ele não aparece de novo, creio que desse vez ele poderá expressar mais ainda sua vontade de estar na pele do estagiário, Marcelo... Glória, mil beijos, muito obrigado, mesmo... Agradeço em nome de todos que aqui comentaram, e do Daniel também, que deve estar muito feliz em poder voltar à novela... Beijos Glória, que bom saber que você nos ouve aqui, Obrigado.

Artes da Marga disse...

Oi Glória! O capítulo de ontem foi de cortar o coração de tanta veracidade na cena do menininho dalit na aula. Até seus personagens mirins dão show de interpretção. Também vi o vídeo real aqui e me impressionei. Creio que pelo menos na ficção eles vão dar a volta após tanto sofrimento. Eu e minha família estamos vendo a novela na esperança de reencontrarmos com Daniel Marques em nossa sala. Para isso só podemos contar com você para fazer essa mediação rsrsrsr!!!!
Abraços
Marga

Anônimo disse...

Glória, falando de português na Índia, eu não concordo com uma coisa que estão fazendo na novela: a pronúncia e escrita dos nomes das castas. Quando eu aprendi na escola sobre a Índia, o livro trazia escrito "xátrias" para a classe dos soldados, "vaixás" para comerciantes e "sudras" para servos. Essas palavras têm cerca de 300 anos de idade na nossa língua, visto que os portugueses foram oprimeiro povo europeu a chegar lá, não é necessária a importação delas do inglês. Além do mais, essas palavras aportuguesadas têm uma pronúncia mais familiar à língua do brasileiro e uma escrita muitíssimo mais simples. Espero que considere meu ponto de vista.

Anônimo disse...

Olá, Glória...
Quero parabenizá-la e dizer que sinto fortemente que vale a pena ver novelas quando se trata de obras como as suas que admiro por demais porque elas são ricas em: cultura, entretenimento, diversidade, beleza, realidade e valorização profissional. E é sobre este último item que quero comentar. Entre os vários profissionais, especialmente na área de Humanas que você está mostrando ao público, encontra-se uma psicóloga. Finalmente, esta profissão tão fundamental para o mundo de hoje está sendo retratada. Na novela, entendemos a necessidade e viabilidade em apresentá-la como uma pessoa comum: cheia de defeitos, neuroses, assuntos pessoais mal resolvidos... mas como sugestão, aproveitando esta rara oportunidade, sugiro que você valorize esse profissional que, muitas vezes anônimo, tem ajudado profundamente pessoas a viverem neste mundo caótico. Caso seja possível, procure valorizar o trabalho terapêutico, de orientação, aconselhamento e foco na busca da felicidade, da auto-estima e do auto-conhecimento. Esse profissional, muitas vezes desvalorizado por se passar por "médico de loucos" (ou por louco...rs) merece ser visto pelo público comum como um profissional sério e acessível. Pode e deve ser visto como uma pessoa comum que também deve fazer terapia e que, com sua vocação, pode e tem por dever ajudar o ser humano. Banalizar essa profissão, a meu ver, seria até tirar das pessoas a esperança de serem mais felizes.
Peço que reflita sobre isso e transforme o papel dessa profissional em facilitador de processos internos, de uma forma que só você sabe fazer. Parabéns e um abraço!

Ibirá Machado disse...

Glória,

Em Goa não se fala mais o português... existe, sim, grupos musicais que cantam músicas em português, mas a maior parte nem sequer sabe o que signifca o que estão cantando. Quando Goa foi reanexada à República Indiana já mal se falava o português por lá. Hoje nem mais os mais velhos não falam a língua.

O que se fala em Goa é a língua chamada konkani, que é também falada, de forma geral, em toda a costa oeste da Índia, de Goa a Mumbai, na região chamada como Konkan.

É isso.

Ibirá

Unknown disse...

Oi Glória desculpa a invasão, achei por acaso seu blog. Te parabenizo pela tua novela e pela tua sensibilidade em tratar de assuntos tão nossos, mas que fazemos de conta que só podem acontecer com os outros. Vi uma certa semelhança entre o nosso país e a bela Índia, que parece ser tão distante em muitos aspectos, mais muito vizinha em outros. Não sei se você chegou a assistir mais te indico um filme com o Patrick Swayze: City of Joy (Cidade da Esperança). Que retrata a Índia de uma forma real, sem deixar de lado suas belezas, tradições e dificuldades.
Que seu trabalho continue esplêndido e cheio de vibrações positivas...
Bárbara Fortaleza-CE

Anônimo disse...

olá Glória!
Sou fã incondicional de suas novelas.
Assisto com grande alegria sua novela "Caminho das Índias". Acho maravilhosa, principalmente, as cenas na Índia.
Tenho um filho músico e há tempos compôs uma música que tem tudo a ver com a novela. Eis aqui um trecho da música:

"Por esses dias
Saio dessa trilha
E faço a barca andar desse oceano
Vou para as Índias
noutro elefante
Traficar o que se quer
Especiarias
Eu faço fé e compras
Num mercado de ilusões

Eu ouço anjos que anunciam..."
Valdo Aderaldo- "Coca cola e iguarias"

Anônimo disse...

se gostar da música me retorne: celiabenevides@yahoo.com.br

Felicidades!

Anônimo disse...

Estou adorando o Zeca
é o retrato dos alunos mesmos
quero que mostra a hora que os pais dele falam
vai lá filho e quebra tudo na escola
vai lá e espanca a professora
vai lá e agita mesmo a galera
Que pai de aluno de escola pública principalmente faz isso
São todos bandidos e querem que seus filhos sejam bandidos também

Anônimo disse...

Oi Glória Perez, te admiro demais! Queria te fazer um pedido...Não deixa a Maya ficar com Bahuan! Quero que ela fique com o Raj! Eles podem se apaixonar afinal. Beijos

Anônimo disse...

Oi Gloria, sou professora e estou admirada pela maneira tão realista que você está colocando na novela a situação do professor hoje.Lá mostra uma escola de elite, agora imagine o que nós professores da rede pública vivenciamos! Quero te dar os parabéns! Continue mostrando em suas novelas o que é real. Te admiro demais!

Anônimo disse...

Carlos Dimitris disse: Acho que e o unico lugar que se fala o portugues na India no resto do país o povo so fala o Hindu e o Ingles. Alias tem que tomar cuidado para o idioma portugues nao perecer como pereceu na china aonde tinha um estado que falava portugues e hoje praticamente ninguem la fala mais o idioma....

Anônimo disse...

Gloria, parabéns pela novela! Emocionante!!

Pessoal, sou mestranda da ECA-USP e pesquiso a recepção internacional de Caminho das Índias. Ou seja, a recepção por brasileiros que estão atualmente fora do Brasil.

Porfavor, acessem meu blog e postem suas experiências.

Grande beijo a todos e todas!!!

http://caminhodasindiaspt.wordpress.com/

Meu e-mail: deniseofreire@gmail.com