quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sunyedi: escute!

Outra expressão que a gente usa muito na novela é "sunyedi", que quer dizer "escute". E sabem porque? na India a mulher nunca deve pronunciar o nome do marido diante de outras pessoas: é desrespeitoso! Entao, quando querem se dirigir a eles, elas dizem "suno", ou "sunyedi, que é um "escute"mas respeitoso.

Nesse video, a Shivani fala um pouco sobre esse costume.

Shivani tem 19 anos, é uma indiana de Mumbai, filha de um construtor importante. E fala um português pra ninguém botar defeito. Aliás, a facilidade dos indianos para falar outras linguas é surpreendente, e qualquer hora vamos postar sobre isso.


Escutem a Shivani:

37 comentários:

Jonathan Marins da Silva disse...

Interessante, já tinha escutado algumas vezes fora da novela mas não sabia o que significava.

Abraços,
Jonathan
Diário de um pensador

Anônimo disse...

Olá Glória, mais uma vez é um imenso prazer estar aqui dando meus comentáios...

Amo a novela de paixão, vejo todos os dias e também adoro passar aqui no seu blog para aprender um pouquinho mais sobre a Índia.

Essas expressões são muito legais, eu já inclui algumas no meu dia a dia como o "namaste" e o "are baba".

Estou sentindo falta de uma coisa...nunca mais vi o estagiário...

Ahhh Glória dá umas chances para o Daniel mostrar o talento dele. Ele é lindo, inteligente, carismático. Todos estamos aniosos por vê-lo de novo.

Que Deus te abençoe muitoo!!!

Muito mais sucesso pra você.

Um beijão
Nilsa Almeida
nilsa.almeida@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Glória, com se chama aquele amigo do Bahuan que apareceu no capítulo de hoje e que trouxe a visita?? Sanjit?? Um moreno lindo, cara de indiano!! Ele tem que voltar!!! Adorei o capítulo hj e a revelação.

Scarlet εïз Tata disse...

menina, a novela está linda! essa cena de bahuan me deixou mto emocionada... me lembrou meu namorado, que é um doce, como ele. lindos! parabéns!

Unknown disse...

Adorei saber mais isso e o vídeo dela tb é muito bom!
Bjs Glória!

jackson alves disse...

Olá vc me deixa contente todas as vezes k posta meus comentarios.já vim aki elogiar, pedir e agradeçer a partir da proxima semana durante 2 duas noites nao assistirei sua novela por causa da facul...novo desafio para mim eu k sempre sou um telespectador assiduo das novelas das oito porem tambem vou p outra city aí meus post aki irão demorar um poukinho, mas toda vez k eu retornar a minha casa colocarei os pontos k mais me chamaram atenção na sua novela.
Hoje em campanha ao simpatico Daniel Marques, Gloria olha para esse rapz ele tem talento tem muitos trabalhos já realizados acompanho o blog dele ele é legal vc bem sabe k o eleitorado feminino adorou o rapaz. outro ponto achei maravilhoso a dança do brasileiro Thiago na novela super linda a apresentação vc é mesmo poderosa não é qualquer dia k o melhor d muindo da dança dar sopa por ai.
Amada te amoooooo, pela mulher k é, guerreira e determinada e pelos bens k tens feito em muitas vidas por este brasil agora
bjim

Anônimo disse...

Glória, eu tenho 16 anos e sou teu fã. A primeira novela sua que eu lembro q assisti foi "O Clone", e simplesmente adorei, tenho a trilha sonora até hoje, e as vezes ainda escuto rsrsrs
Bom, eu estou aqui para te parabenizar pelo seu trabalho e dizer que estou adorando "Caminho das Índias"! Por sua causa meu sonho é ser escritor, e agradeço muito por isso, pois hoje minha vida é escrever! rsrs
Continue sempre assim!
Bjs!

Unknown disse...

ola gloria,
hj to aki pra elogiar a cena da juliana com o marcio...realmente muito bem escrita e executada. juliana esta muto melhor interpretando MAYA com mais inocencia,q nos capitulos iniciais, ja ta bem melhor mas ainda falta alguem explicar pra ela melhor como sao esses adolescentes ou jovens "novos"indianos, eles sao bem infantis, inocentes a respeito das relaçoes amorosas...sao como pre- adolecentes de 12, 13 anos...é muito bonito. ela ganharia muito para a personagem, afinal uma heroina como essa na teledramaturgia e dramaturgia brasileira contemporanea so sendo uma INDIANA ou alguem dos anos 40 e 50, mesmos assim a gde maioria dos jovens e atores nao teriam base para entender e realizar isso com NATURALISMO.mas se ela conseguir entender este comportamento em todo seu tamanho ela tera a chance de interpretar umas das MELHORES heroinas da teledramaturgia pois é uma feminilidade ENCANTADORA .

o marcio fez a melhor cena dele,hj, na minha opiniao!!! todo a memoria emotiva contida no seu texto e ele contanto a passagem com os amigos de faculdade!!! mesmo assim ele ta deixando a desejar muuuuito pra mim. ainda ta longe de ser um indiano, ta um completo ocidental...ta bom ele tb conquistou um pouco mais de inocencia, mas ta tao SEM GRAÇA um indiano tem muita graça pra nossa malicia...era para os dois dar um show de diversao, pureza , inocencia, respeito, coragem...eles estao de alguma forma mas na na forma HINDU e é isso que eu gostaria q eles descobrissem e os DOIS tem TALENTO, MALICIA E MATURIDADE pra isso. ta faltando alguem explicar melhor, exemplificar melhor pra eles.
vc tem q me PERDOAR mas tendo morado lá eu vi, vivi, percebi coisas que nao passam nomeu julgamento..rsrsrsrs, todo o nucleo hindu ta perdendo muito no entendimento e execusao dos termos en hindi como TIQUÊ, ATCHA Hê, NAMASTÊ.... ta faltando muita propriedade e os trejeitos q eles usam ao falas esses ciches...quem ta treinando isto com les???!!!FALTA, FALTA!!!! e tb ta faltando muito a sonoplastia de fundo da india...ta um silencio santo qdo na verdade é um barulho infernal!!!o silencio deles eles encontram dentro deles, faltam luzes mais quentes e coloridade no nucleo indiano tb, tá muito claro, limpo...falta calor.

poxa eu poderia ajudar muito, de qq forma mesmo q fosse exemplificando com0 um indiano fala, ATCHÁ, CHUCRIÁ... etc, etc,para os atores.
da uma força gloria!!!eu to precisando, to numa fase pessima profissinalmente esse seu projeto tb é meu projeto, me deixa ajudar...por GANESH, por LAKSHIMI...me de uma chance ao menos de me apresentar a vc.
abçssssss,
mateusator@gmail.com

Matheus Costa disse...

Oie Glória... Quanto mais eu te acompanho, mais eu te admiro, como: mulher, escritora, e pessoa... É tão bom saber que existem pessoas assim como você que: ouve, que analisa, e que procura fazer sempre o melhor, isso me deixa tão grato de acompanhar seu blog, e de ser seu fã... Pois muitas pessoas podem falar o que quiserem, mais o difícil é estar aí, no seu lugar, tendo que todos os dias matar um leão, pra poder escrever a novela, muitas pessoas podem achar que é fácil, porém não é... Como pessoa e telespectador de “Caminho das Índias” e de seus trabalhos, quero dizer que você, como já disse, é MARAAA! Em todos os sentidos... Quero agradecer não sei ainda a que... Mas sei que cedo ou tarde eu o farei... Obrigado... Querida, sua novela ta demais, to adorando, agora então parece que a trama já está pronta pra estourar a boca do balão... Beijos sempre... E continue essa mulher fantástica que é...
Adendos, claro: Danieeell Marquesss!! Em “Caminho das Índias”... Esperemos ele, pois o cara é demais, um fera, e que eu já passei a gostar conhecendo-o por aqui, creio que ele mereça essa chance na novela, sendo que muitas pessoas que aqui comentaram acharam que com a continuação de seu personagem, ele poderia mostrar muito mais que numa cena, aguardooo... Beijos

Gilbamar disse...

Antes de Caminho das Índias não assistia novela, sempre me afastei delas talvez até mesmo por um preconceito impensado. Achava que era perda de tempo, com elas não aprenderia nada além de bobagens, gírias, chavões, etc, por isso preferia fechar-me a essa atividade. Novela, para mim, não passava de romancezinhos desvairados, enredo insosso e trivialidade na interpretação dos atores.
Quando vi as chamadas sobre Caminho das Índias senti cócegas no bichinho da curiosidade, vez que a cultura indiana e seus mistérios foram e continuam sendo a fascinação de minha vida. E pensei: o que Glória Perez irá mostrar, além de namoricos, triângulos amorosos, briguinhas que, no final, serão resolvidas como acontece nas demais novelas da Globo? Persistia, contudo, a ânsia da curiosidade para confirmar se você colocaria no ar os encantos e desencantos da cultura indiana, as tradições estranhas ao nosso pensamento ocidental, a beleza das paisagens, a diversidade das castas com seus preconceitos e amarras, enfim, a multifacetada face de um país transbordante de religiões as mais absurdas e de um povo que leva a sério seu modo de agir e pensar.
Bom, decidi assistir, ao menos, o primeiro capítulo certo de que logo desistiria e voltaria a conservar a mesma indiferença de sempre devotada aos folhetins globais. Qual não foi minha surpresa! Pois não é que gostei a ponto de, agora depois dos primeiros capítulos,chamar minha esposa quando a novela vai começar. Sim, é verdade, não perco nenhum, veja só! Quem diria, hein, logo eu que falava tão mal das novelas! Acredite, não perco um capítulo esteja onde estiver. Corro para a frente da primeira televisão que estiver ligada.
Dar parabéns para você pela linda novela e a maravilhosa mensagem que já começa a ser mostrada no tocante aos deficientes mentais, entre outras, seria malhar no ferro frio. Afinal de contas, do alto de sua experiência e sucesso você está habituada a receber elogios de gente importante. Mesmo assim, digo que no seu ibope, com essa nova novela, você ganhou mais um telespectador que se junta aos milhões de fãs de seu trabalho. Não é muita coisa, bem sei, mas é bom lembrar que uma gota dágua pode transbordar por ser excesso e quanto mais gente assistindo, no tocante à novela, melhor. Sou mais um a comentar por aí pela cidade o que cada personagem está fazendo e fará ao longo do seu maravilhoso folhetin. Que merece todos os elogios.
Bom trabalho, Glória, estamos cá e em todo o Brasil aguardando os próximos capítulos com ansiedade.

Abraços fraternos do agora seu fã

Gilbamar de Oliveira

Anônimo disse...

Olá Gloria!

Fiz um blog que gostaria que você conhecesse.
http://caminhodasindias.blog.br

Um abraço e parabéns!

Sayonara Salvioli disse...

Glória,
Estou a-d-o-r-a-n-d-o a novela!!! Aliás, o que não é surpresa, mas sempre uma deliciosa constatação... todos os dias.
Conhecer a cultura indiana tem sido ótimo, especialmente no contexto familiar, tão bem abordado por você, com os hábitos e expressões que, em algumas vezes, impactam; noutras, divertem... Ontem, por exemplo, adorei uma fala do magnífico personagem do Osmar Prado, para a mulher: "Você congelou o meu cérebro com a sua fala macia." Hahaha... Perfeito! Grande sabedoria oriental! Maravilhoso termômetro da Glória!
Parabéns, querida! Sua novela é um espetáculo contínuo!!!
Beijos :)

Anônimo disse...

Pois é ...
Esse é um pais machista
As mulheres das castas inferiores são violentadas e nesses casos a mulher é que é castigada como se ela fosse a culpada
A Glória Perez desvendou o veu da India romântica e pacífica.
Falta desvendar o veu da escola pública.
Da professora santa, pura, que não erra nunca e mesmo quando agride aluno, ele é que vai preso se revidar.

Anônimo disse...

glorinha, lá estou aqui de novo escrevendo mais um recadinho para minha grande espiradora. Estou adorando caminho das Indias Não Perdi Nenhum capítulo e nem Pretendo Perder. Muito Interessante Mesmo Alá Maste.
rsrsrsrsrs.
Não sei se já ouviu falar em brunei, e serra leoa. Eles são O Senário Da minha proxima novela.
Muito Lindo Vale A Pena vc ver.
Participe da Comunidade que Fiz para Daniella.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=81526701. Beijão Vou Ficar Sentido Com a Sua Pessoa Se vc Não Participar. rsrsrsr Beijão te Adoro. vc deve se Perguntar. Como ele me Ama me Adora sem nem Mesmo me Conhecer. Essa é a Questão Gosto tanto de sua pessoa que nem é precisso te conhecer. Te amo Muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.
Beijos de Eduardo Ianof Filho.

Anônimo disse...

Glória gostaria de pedir um grande favor tenho certeza que todos nós que apreciamos a novela torce por Bahuan e Maya, fazer ela gostar de Raj ou mesmo ficar dividida entre os dois não é legal.
Bahuan e Maya se merecem.

Anônimo disse...

A novela tá boa. Dou uma humilde sugestao. Parece ser que o aj vai acabar apoixonado pela Maya (quem nao se apaixonaria?), entao nao deixa a Dudinha sofrer muito (nem mata ela). Dá um final pra ela tipo Liz Huxley (é assim que se escreve?) que mesmo com um filho a tiracolo se casou com um indiano belíssimo e milionário! Gostaria de ver a Duda dá a volta por cima!

Débora Santos disse...

Glória vim elogia-la pela novela que está MARAVILHOSA e dizer que estamos (Nós acreanos) pela oportunidade que vc está dando p Brendha, ela com certeza conquistará o espaço dela por que quem tem competencia sempre se estabelece e isso ela tem né!!!Deus abençoes vc sempre...bjus

Doris Motta, produtora cultural disse...

"Sunyedi" Querida Glória,
Ontem tive o enorme prazer de acompanhar a gravação de algumas cenas no Projac. Belas interpretações, belo figurino, fortes emoções...
Estou adorando a novela e aprendendo com entusiasmo a admirar esta cultura e costumes!!!
Ansiosa para ouvir a belíssima gravação de "Não se esqueça de mim"!!!
Mta Luz no seu Caminho...
NAMASTÊ
Beijo
Doris

Anônimo disse...

Glória
Vi o capítulo de hoje e me lembrei sobre DESAPEGO.

Como é difícil quando o objeto consome demais energia. Que belissimo investimento libidinal!

Bravo!
abs

Eduardo
http://eduhonorato.wordpress.com/

Juliana disse...

ATCHÁAA Olaá Gloria,estou um pouco gripada,mas não consigo ficar parada,e sem entrar aqui no seu blog, hoje o capitulo foi muito bom! Acho que a Duda vai sofrer muuuuiiittttoo ainda …ARE BABA rsrsrsrs hoje no supermercado vi naquelas revistas de novela que o Raj vai se apaixonar pela Maya,é verdade Gloria? e a Duda? Aiiii meu Deus,lá vai a coitadinha sofrer a novela inteira.
A novela está ficando cada dia melhor,vi não lembro aonde que você quer chegar aos 60,70 pontos de ibope,pode ter certeza que vai chegar! a novela está muito boa,já prende a gente de um jeito que não da pra perder,vamos esperar pelos próximos capítulos,Gloria,estou com todos aqui em prol de ver o Daniel Marques novamente como estagiário do Dr Castanho,sabemos que ele é talentoso e lindo! Nos aqui do blog temos certeza que você que é uma pessoa iluminada,e vai dar um força para menino.

Bjkssss
Sua Fãnzona
Juliana MG

Artes da Marga disse...

Oi Glória! Estou aprendendo aos pouquinhos sobre a cultura indiana. Também acho muito lindo a beleza das cores. Os tons, todos em harmonia dão o toque final aos figurinos e cenários. Lindo trabalho o seu e de toda a sua equipe. Como sou assídua e sua fã, gostaria de te dar uma sugestão: Peça para o Dr Castanho contratar o estagiário (Daniel Marques), assim como a empresa que a minha filha trabalha fez. O sonho de quase todo estagiário é virar fixo. A classe estudantil vai te agradecer e o ator vai poder mostrar para o seu talento. Espero que vc pense e atenda.
Abraços
Margarida

Paixão da Mulherada disse...

Oi Glória! Tenho acompanhado a novela e adoro! É colorida, cheia de vida, histórias interessantes e que mostra uma cultura muito diferente da nossa, assim como expressões idiomáticas que muitos de nós jamais ouviram. Vi que colocou em seu blog algumas expressões que estão no dia-a-dia dessas personagens. Gostaria de publicá-la no meu blog, www.paixaodamulherada.blogspot.com, que é um blog de dicas. Tenho certeza que os leitores irão adorar conhecer expressões do idioma hindi e assim compreeder as que são usadas pelos personagens, quiçá usando-as no seu vocabulário também.
Parabéns pela novela!!!
Um beijo,
Fabíola Dutkiev

Caminho das Índias PT disse...

Olá Gloria. Um grande beijo de Portugal.

Estamos a gostar muito da novela, embora ainda não tenha estreado por terras Lusas na SIC, muitos Portugueses já estão a acompanhar a novela através da internet.

O nosso núcleo fã das suas novelas fez até um blog que deixo o link para dar uma vista de olhos.

http://caminhodasindiasPT.blogspot.com

Um muito obrigado por proporcionar excelentes momentos de televisão e continuação do óptimo trabalho.

Patty Silveira disse...

Nossa Gloria,

Que interessante, ela fala muuuuuito bem o portugues!!! E ela eh bem extrovertida, alegre e mto bonita!!!!

Estou adorando conhecer cada dia mais sobre a India, seja na novela, quanto aqui!!!!


beijos

Anônimo disse...

Mamãe disse que está chateada com vc.Vc não convidou seu filho (Francisco Carvalho, para sua novela ) FRANCISCO fez Moacir na sua Mini-série Amazonas.Ela tbm disse que eu sou o mais bonito dos seus 6 filhos.......imagine o mais feio.Queria tanto fazer essa novela
mas......paciência..Bjs. Francisco.

Marizete Antunes disse...

A Índia é rica em expressões.
Cada dia me apaixono ainda mais.
E pra vc ver pelo menos por aqui onde vc vai vê as pessoas já acrescentando o vocabulario da novela Caminho das Índias na sua vida pessoal,é muito emgraçado!
are-baba!


Namastê

Mari Antunes

Jaqueline Souza disse...

Glória td bem?olha tbm tenho um blog,fiz um post sobre a novela,e tem uns comentarios sobre anovela lá..se quiser da uma olhadinha...beijossss

http://jaclynsouza.blogspot.com/

Adoro a novela!!

COSMOPOLITA disse...

Olá Querida Gloria Perez!

“Quando os raios do Sol derretem a neve e aquecem o solo para despertá-lo, as sementes começam a germinar cobrindo os campos e vales com as cores de seus brotos e flores exuberantes. Da mesma forma, quando os raios da benevolência aquecem a vida fria dos homens, a exuberante flor da cultura humanística desabrocha no coração humano.” Nova Revolução Humana Vol.7

O “Renascentismo” produziu milhares de valores humanos e através da arte, da cultura, da filosofia, educação, ciências, política, pode iluminar a idade média e promover um desenvolvimento sem igual, descortinando uma nova era na história da humanidade e hoje nos beneficiamos infinitamente com o efeito desse movimento que se iniciou em Florença entre os séculos 13 e 17 e contagiou toda a Itália e depois toda a Europa.

Florença tinha 50 mil habitantes na época, com uma área de 100 km2 e o que será que fez desse município pequeno produzir tantos talentos geniais assim?

O que fez essa cidade contribuir tanto para toda a riqueza e prosperidade da humanidade?

Era a água? A comida? Região geográfica?

Sabemos que não.

O Brasil tem quase 4000 vezes mais habitantes e a extensão territorial é milhares de vezes maior. As condições são infinitamente maiores comparados a esse movimento revolucionário.

Minha decisão e desejo é que sob sua liderança na condução sa novela das 8 possa promover um sublime empreendimento para transformar o nosso querido e amado Brasil num jardim de flores de paz e da cultura, regando a revolução humana de cada um que exercerá o papel de protagonista na edificação do bem-estar social.

Vivemos tambem uma ópoca carente de líderes. Pessoa esta que deve identificar as necessidades, dificuldades, à vocação da sua população e buscar novas tecnologias, técnicas, conceitos, filosofias, idéias, projetos e outras ferramentas para promover a defesa social, a promoção social e o desenvolvimento social.

Sou empresário, mas minha formação é na área da educação, cultura, paz e meio ambiente para a criação de valores humanos que possam contribuir efetivamente na sociedade de forma sustentável e respeito a toda a humanidade.

Meus mestres me ensinaram valores como:

“O espírito da pacificação da terra encontra-se em de buscar a própria felicidade e ao mesmo tempo empenhar-se para a prosperidade social e para a construção de um mundo pacífico. A ascensão e a ruína de um povo ou de uma nação dependem inteiramente da educação. Isto é evidente na história da humanidade. Embora os resultados concretos dos esforços canalizados na educação apareçam após vinte ou trinta anos, são extremamente importantes por criarem e determinarem o futuro.”

“De toda forma, o desenvolvimento da educação depende da qualidade de suas diretrizes e do caráter dos educadores. Desejo que os profissionais da educação sejam os mais dignos protagonistas pela excelência do seu caráter e pela visão clara com relação às diretrizes e aos sistemas educacionais. Além disso, ao mesmo tempo em que se esforçam para serem brilhantes professores nas salas de aula, nunca se esqueçam de caminhar juntamente com as pessoas para crescer como educadores capazes de salvar as pessoas de seus sofrimentos e dificuldades.” Daisaku Ikeda

“O filósofo Sócrates falava não apenas sobre a vida em si, mas principalmente sobre a importância de se viver cada vez melhor como ser humano.”

“Qual então o objetivo fundamental da educação? Fazer com que as crianças conquistem uma vida feliz. Portanto, o objetivo principal é a felicidade das crianças e não o benefício do Estado.” Professor Makiguti

Na obra A Teoria do Sistema Educacional Soka pulsa o profundo e caloroso amor de Makiguti para com as crianças e para com os seres humanos. Esse sentimento é o ponto básico de sua teoria educacional.

Da mesma forma que é necessário promover a reforma pedagógica e o aprimoramento dos métodos de ensino, é preciso que os educadores promovam também a sua própria revolução humana.

Para as crianças, o melhor ambiente para se desenvolver o aprendizado é junto ao professor. Por isso, é indispensável que ele eduque a si mesmo a todo instante.

Makiguti qualifica a educação como a mais difícil arte e técnica no curso da vida cujo êxito se mede unicamente pela formação de excelentes valores humanos. Por essa razão, considerava os professores “artistas” e “técnicos” da educação. Defendia também que a vida humana é o supremo tesouro que nada neste mundo pode substituir. Ele afirma em sua obra que aquele que não tem coragem de ser inimigo dos malfeitores não possui a dignidade de ser amigo das pessoas honestas. Dizia também que aqueles que confundem o bem e o mal, movidos pela ambição, são desqualificados para exercer o nobre trabalho de educador; mesmo que tenham a distinta noção do bem e do mal, mas se lhes falta a capacidade de defender o bem do mal, privam-se do valor como educadores.

Professora e Grande Líder Glória Perez
Dei o exemplo de Florença somente para ilustrar as possibilidades que existem, mas a época, as dificuldades e cultura são outras. Vamos criar um modelo de nação em todos os aspectos. O mundo promoveu a competição militar, a competição econômica e nenhuma delas se mostraram perfeita, o que proponho é o desbravar de uma nova era a partir da novela Caminho Das Índias, pois esta proposta tem raizes na India e foram levadas via caminho da seda para a China e Japão.
Viva a “Era da Competição Humanística”.

Poderia discorrer muito mais, mas fico por aqui e desejo a você, a sua família, amigos e colaboradores um excelente 2009 e cheio de coragem, sabedoria e vitórias.


Viva a nova era do Brasil!

Viva uma das melhores autoras de novelas do Mundo!

Fabiano Isoppo
email: fisoppo@yahoo.com.br

Unknown disse...

Pelamor de Deus.
Glória Perez.Pelamor de Deus
De novo esse papo
De novo essa desculpa.
Essa desculpa dos professore é uma desculpa Jurássica.
Dizer que educação vem de casa
De novo?
Educação que se espera da escola e que a escola não dá, é a educação formal, que ensino aluno pelo menos a ler e escrever.
Coisa que não acontece nas escolas públicas
Dizer que educação vem de casa é uma desculpa para responsabilizar os pais.
Nós não queremos que os professores façam a nossa parte.
Que faça a deles.
E limites, será que os professores atuais tem alguma moral para falar em limites?
Eu li cuidadosamente tudo que se escreveu aqui
Vejo você se repetindo na novela
Acha mesmo que os pais estão gostando desse absurdo ??
Depois tem gente que diz que você não tem que se preocupar com a queda do Ibope.
Acho que tem sim.
Tem que rever essas posições.
Primeiro vem a infeliz da Berê agora vem essa diretora.
Para completar a mãe reclama que o ano passado o filho dela ficou um mes sem aula
Ela está chorando de barriga cheia
Que em São Paulo os alunos de escola pública não tiveram um mes de aula corrido.Foi ano eleitoral e se professora não é cobrada em ano normal, imagina em ano eleitoral, foi campanha por debaixo do pano, escola transformada em comitê, e tome falta e mais falta
Pelamor de Deus para com isso...

Anônimo disse...

Olá Glória,
Quero parabeniza-la pela novela... Está muito linda!!! Muito melhor que América (novela sua que não gostei, não).

Tou certo que a audiência vai decolar pra cima dos 40 pontos muito em breve, assim como aconteceu com a favorita (=d+).

A novela mais antiga que tenho em mente atende pelo nome de Explode coração... essa sua obra marcou a minha infância... eu me apaixonei pela dara. Algum dia brigue na globo pra ela ser exibida no vale a pena ver de novo.

boa sorte com a novela.........

Juliana disse...

Gloria

só passei pra dizer um oi! e para falar que adorei oque a Patricia Kogut escreveu sobre Caminho das Indias.

BJKSSSSS

TEM PERSONALIDADE

Numa época em que grande parte das novelas é norteada por pesquisas, o que faz com que todas elas se pareçam umas com as outras, “Caminho das Índias” surge como uma surpresa muito positiva. Em primeiro lugar, reafirma a capacidade de Glória Perez de se reinventar.

Nos bastidores, foi grande o investimento para que a equipe ficasse conhecendo bastante sobre a cultura de lá. José de Abreu está estudando sânscrito, por exemplo. Juliana Paes fez muitas aulas de dança. Todos se empenharam e se envolveram, mérito de Marcos Schechtman, diretor que já fez outras parcerias com Glória.

É possível ver o resultado no ar em interpretações comprometidas, sem artificialismos. Mas nada disso seria possível sem a pegada popular dela. A novela não tenta “ensinar” o que é aquele país para o público, o que seria uma bobagem. Em vez disso, dribla a chatice e vai direto ao assunto.

Personagens dizem bordões, falam palavras em hindi, sem tradução. É o truque da autora para que a novela caia na boca do povo com naturalidade. É também um de seus maiores talentos, quem lembra de Nazira (Eliane Giardini) dizendo que iria desfilar sua figura na medina em “O clone” sabe disso.

Há boas interpretações. Lima Duarte, Stênio Garcia, Antônio Calloni, Laura Cardoso, Eliane Giardini, Tony Ramos, Rodrigo Lombardi, Ricardo Tozzi, Nívea Maria, José de Abreu, Juliana Paes e Débora Bloch estão se destacando.

“Caminho das Índias” é bem-humorada e não tem medo de ser cafona. E nem precisa ter. Está mais para pop que qualquer outra coisa e a melhor tradução disso é a sua abertura, divertida e com uma canção contagiante.



Juliana MG

Anônimo disse...

Gloria traz de volta o ator Eduardo Paiva, ele fez o SANJIT, amigo de Bahuan nos EUA, o que trouxe a visita, o ator é talentoso, bonito e cara de indiando mesmo! Leva ele pra índia!!! beijos, Lívia.

Anônimo disse...

Oi Glória! Os amigos do Bahuan que apareceram no capítulo 15 podiam voltar e serem mais uma peda no sapato do dálit. Ou quando ele retornar aos EUA, caso consiga, ou os levdo para índia. Ia ser bacana! Bruno L.

Pétalas de esperança disse...

Olá Glória!!
Percebi o significaod da expressão depis que Indira chamou Opash para conversar no canto da sala...
Adorei sua explicação! Tá um show de cultura de aprendizagem da língua! Estou amando e cada dias mais com vontada de ir até à índia!
Queria muito poder trocar uns emails com vc, inclusive conhecer gente indiana.
Bjo grande!
Marcela. Recife-PE

Anônimo disse...

Oi Glória estou amando a novela principalmente da parte da que passa a Índia!
Está cada vez mais interessante, nos cativa cada dia! Gostaria de saber o significado de algumas palavras indianas exemplo:Chucriá já fiz algumas pesquisas mais sem sucesso!
Se naum for pedir de mais gostaria que o Raj ficasse com a Maya a historia deles são muito linda...

Desde já agradeço

Anônimo disse...

Olá!
Me chamo. Sueli . Sou de Santo Antonio do Monte, MG. Tenho 47 anos sou professora Estadual, e gosto muito de artes plásticas. Admiro muito seu trabalho e desde que perdeu sua filha, penso muito em você. Meu pai era Mineiro e minha mãe Fluminense, de Campos. Fui uma moça de esplendorosa beleza. Desde que me entendo por gente minha vida é sofrer. Sou do signo de leão, tenho muita carisma e sensibilidade, dizem que sou generosa. Quando assisti aquela novela “Senhora do Destino”, fiquei pensando que minha vida daria uma dramática novela. Eu preciso colocar minha raiva para fora, as vezes fico muito revoltada. Sou carente sinto muita falta de colo de mãe e colo de irmão e de homem. Tenho uma irmã de 45 anos. Quando eu tinha 06 anos e ela 04 nossos pais se separaram. Fiquei morando com meu pai na casa dos meus avós. Minha vó era cega, meu pai trabalhava o dia todo; eu me sentia extremamente sozinha e desamparada. Meus traumas emocionais são imensos. Para acabar de interar minha única irmã foi mora com uma tia. Senti-me rasgada, partida, arrebentada. A sensação de desamparo me acompanha toda a vida. Casei-me com 17 anos com um cara 1 4 anos mais velho. Apanhei muito por causa da minha beleza. Meu ex-marido é muito violento tive três filhos me separei aos 28 anos com uma filha de 09 anos uma d 07 e outra de 1 na. Ralei muito para criar meus filhos. Sempre fiquei com eles. Nada no mundo foi mais importante para mim que cria-los e ama-los. Chorei, sorri, bebi, orei, fui um pouco louca e muito responsável. Gostaria muito de ver essa separação de mãe e filha contada por você. A separação da minha irmã doeu muito mais do que da minha mãe. Eu só tinha ela. Minha caçula nasceu com deformação no coração. Aos 18 anos Cândice (a mais velha) sofreu grave acidente automobilístico, hoje tem seqüelas física e mental, meu filho Mozart tem 25 anos e é esquizofrênico, toma R$ 1.800,00 de remédio por mês. Joyce a caçula, morreu no dia do seu aniversário de 16 anos. Quando penso na minha historia, sinto um soco na minha barriga e dou vômito.
Eu acho que a vida me deve alguma coisa boa quero viajar... Aliviar a minha dor reparti-la, dividi-la me ajude!!! Estou sozinha.

Anônimo disse...

Oi Glória adorei a novela. Adoraria daqui a alguns anos assistir Caminho das Índias com a nova geração e seus conflitos. Exemplo: Ivone continuará dando golpes pelo mundo? O filho de Raj na adolescencia irá procurá-lo para conhecê-lo? E o segredo de Suia? Indra e Shandi vão engatar um namoro com um casamento? A irmã da Camila vai emplacar na terra do cinema? A filha de Suia mesmo conseguindo o divórcio terá paz para viver seu amor com o dálite? Julhinha que não tem um relacionamento muito amigável com murilo poderia viver com Raul que por ser jovem poderia constituir uma nova família. Os filhos gêmeos de Camila poderia ser meninos. Enfim, adoraria assistir um continuação da novela. Material para isso tem de sobra. Beijos