quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Modernos?

sábado, 15 de setembro de 2007


Hoje passei pelo centro da cidade. As ruas antigas, os casarões coloniais com suas sacadas, seus azulejos, tudo tão maltratado que dói na gente. A avenida Rio Branco não tem mais nenhuma semelhança com aquela retratada por Malta. Restam poucas construções que lembram a nossa belle époque: a maioria delas foi derrubada para dar lugar a edifícios imensos, e ali onde estava o belo palácio Monroe, hoje temos um estacionamento.

Outros países preservam seu centro histórico e constroem o moderno para além daqueles limites. Entre nós prevalece uma mentalidade que confunde o antigo com atraso, a natureza com atraso. E quanta coisa tem sido sacrificada a essa idéia falsa. A Amazônia, inclusive.

Na Rio Branco onde me criei as ruas eram arborizadas com mangueiras frondosas. Pois bem. Um dia, pouco depois que deixei o Acre, um prefeito disposto a modernizar a cidade mandou derrubar todas elas.

Fiquei sabendo pelo acreano Carlito Melo que a gameleira, marco da fundação de Rio Branco, escapou da derrubada graças à Diná, mulher do nosso médico, o dr Augusto, que armou-se de um machado e se postou à frente da árvore centenária, ameaçando abater quem levantasse a mão contra ela.
Grande Diná!

OBS. Hoje, 19/09, Carlito escreveu fazendo uma correção. Aí vai ela:

Glorinha, a salvação da gameleira foi comandada pela mulher do Rufino Vieira e não foi com um machado e sim com um terçado.Ela disse ao prefeito o sr. derruba e lhe degolo.

Um beijo grande,

Carlito

Nenhum comentário: